Perdido em Marte Andy Weir

Resenhas - Perdido em Marte

Julia.Roloff 23/05/2022

Você já se sentiu sozinho?
A história acompanha Mark Watney, um astronauta que foi deixado em Marte. Sozinho.
E isso é tudo que você precisa saber.
—----------
Andy Weir é o rei das gambiarras! Com o conhecimento desse autor, garanto que ele consegue montar uma bomba caseira usando uma batata e uns fios.
Perdido em Marte é um livro que prende, uma leitura rápida e dinâmica que conseguiu me manter presa em todo o livro.
Mark, o protagonista, é genuinamente engraçado. Um cara positivo e meio maluco que faz a gente torcer por ele como se fosse nosso conhecido.
Esse livro me envolveu tão bem que eu chorei?! Sério, um bom escritor faz loucuras com o coração dos leitores.
Recomendo mil vezes, é divertido, traz reflexões, é uma história ótima para conhecer.

Michel 19/03/2021

Resenha perdido em marte
Um livro perfeito para amantes de viagem espacial que mostra como um homem, dado como morto, conseguiu sobreviver a uma vida solitária no planeta vermelho

brol13 15/08/2021

Demorei um pouco para fazer essa resenha, pois quis rever o filme. Não é atoa que a Fox pegou o direito desse livro, é espetacular. Lendo o livro você entende melhor as informações e é bem bacana que um complementa o outro, no final do filme você vê o que acontece após o resgate, no livro termina com o resgate. Mas é perfeito, amei muito.
Lara.Furini 15/08/2021minha estante
Ótima resenha, só não se esqueça de avisar sobre spoiler nas próximas :)

Katia Albus 07/01/2016minha estante
É isso aí, Hugo. E quer saber da pior? Muitas das informações que ele passa em excesso estão erradas porque o autor não estudou o suficiente... SciFi precisa ser levada mais a sério, e isso não tem nada a ver com piadas no meio do enredo.

keilasantos 28/08/2021

Não entendo praticamente nada sobre as características de foguetes e ônibus espaciais, mas o autor soube escrever de forma tão simples sobre o assunto e envolver com a história do personagem principal, que até uma leiga como eu entendeu a história e sofreu com o personagem.

Elisa.Lorena 18/11/2020

Parece um panfleto da NASA
Ponto positivo: dá para se divertir com esse livro. A leitura é fluida, mesmo com uma quantidade gigante de detalhes técnicos. Esse livro de algo de visual, de Hollywoodiando, parece de fato um pré-roteiro patrocinado pela NASA.

Ponto negativo: a construção psicológica do personagem é rasa. Ele não demonstra deterioração mental, emocional, nem estresse, tristeza. É como se ele fosse um adolescente jogando videogame no quarto, não um náufrago do espaço. Ok, são relatos por escrito, mas eles parecem propositalmente leves e cheios de piadas bobinhas, para tentar cativar o público jovem. Na realidade, todos os personagens são rasos, mas o único que a gente tinha expectativa que fosse profunda, era o protagonista. Nesse ponto, foi uma decepção.

Das questões contemporâneas: esse livro faz um progresso, dentro do gênero ficção científica escrita por homens, ao incluir mulheres em postos de comando, e mais personagens femininas (33%) do que a média. Todavia, ele objetifica 3 das 4 personagens femininas, com passagens misóginas e de assédio. O único personagem latino é o babaca que faz comentários hipersexualizados, isso é uma forma de racismo, do estereótipo de latinos serem menos respeitosos, menos civilizados. Se trata apenas de uma observação, não reduzi a nota do livro por isso. Somos frutos do nosso tempo, ainda que seja um livro escrito no séc XXI, o autor cresceu no séc XX, então, sem grandes expectativas nesses pontos.

Enfim, parece um panfleto de propaganda da NASA, e da "superioridade branca americana", mas dá para se divertir. "Vamos salvar porque a vida dele importa", não "vamos salvar porque a opinião pública influencia na continuidade de verba dos projetos".
Qnat 27/11/2020minha estante
Gostei do título. "panfleto da nasa". Isso!
O filme pelo menos tem o carisma do ator!

Thiago.Moretti 26/12/2021

Perdido em Marte é uma Sci Fi escrito por Andy Weir, um autor novo. A trama é bem construída o enredo bem bacana faz com que você se preocupe com os acontecimentos. O humor é bem colocado e para quem gosta de cultura pop tem diversas referências. No entanto achei cansativos no decorrer do livro onde é utilizada diversos nomes técnicos e formulas químicas, acredito que a maioria dos leitores são leigos e assim nao acrescenta a história. No geral recomendo a leitura para quem gosta do tema.
Marcianeysa 26/12/2021minha estante
Não consegui ler

Fabio 01/03/2022

O que falar de Andy Weir?
Depois que terminei este livro, senti um vazio, e sabia, já antecipadamente, que durante muito tempo, não haveria tão cedo, um livro, que preencheria o vazio de terminar um livro incrível como este, pior, logo após outro livro ainda mais incrível do mesmo escritor. Devoradores de Estrelas, ainda é melhor. Parece o possível, mas é.

Cleiton da Rosa 30/07/2020

Perdido em Marte
Me surpreendi com a qualidade desse livro, leigos podem achar a leitura arrastada,mas o livro tem um embassamento cientifico muito bom,que me fez pensar o tamanho da pesquisa que o autor teve que fazer pra escrever o livro.
Se você tem um conhecimento básico de fisica,quimica não terá problemas em entender o livro.Eu classificaria esse livro como um sci-fi ''pé no chão'', pois a ciência aplicada no livro é a que temos nos dias de hoje com todas as limitações que uma viajem a Marte tem hoje em dia.Concluindo não seria nada fácil resgatar alguém Perdido em Marte.
Rozangela 30/07/2020minha estante
Sou péssima em física e química, mas amei a leitura.

GustavoDC 23/06/2022

Uma agradável releitura!
Foi uma boa releitura. Pude relembrar as partes as quais eu tinha já esquecido.
Não tem como você não se envolver e torcer pelo regate do astronauta M. Watney!
Ao longo da história, eu ri, torci e fiquei apreensivo com as situações que Watney passava em Marte.
Os únicos pontos que me desagradaram um pouco foram pelo excesso de dados envolvendo matemática e química durante algumas passagens na história para explicar alguns procedimentos que o astronauta estava fazendo.
Estou entre dar 4.5 ou 5.0, mas vou optar por 5 estrelas, visto que tanto na minha primeira leitura há 7 anos como a dessa vez, eu curti bastante as aventuras de Watney em Marte!
Nota 5.0 em 5.0 estrelas.

Tamirez | @resenhandosonhos 12/01/2016

Perdido em Marte
Em Perdido em Marte vamos conhecer a história de Mark Watney, um botânico astronauta que faz parte da missão Ares III que partiu para Marte. Após alguns dias no planeta uma grande tempestade de areia se aproxima, sua equipe é obrigada a abandonar a missão e começar o seu retorno de volta à Terra. Porém, antes que ele alcance o veículo que vai os tirar da órbita do planeta, Watney é atingido por uma antena do acampamento que se soltou devido aos fortes ventos.

Com Mark ferido, seu traje perde oxigênio e emite um sinal para seus amigos avisando que seus sinais vitais cessaram, indicando assim sua morte. O resto da equipe imagina que não pode fazer mais nada para ajudá-lo e parte de Marte devastada pela perda do companheiro.

Porém, o que eles não sabem é que Mark teve o rasgo do traje comprimido pelo sangue do ferimento e o manteve oxigenado o suficiente para recuperar a consciência e voltar para o Hab, a residência deles em Marte, e é ai que a verdadeira jornada começa.

Sendo o único ser humano em Marte, ele agora precisa achar uma forma de racionar a comida que tem e ainda sobreviver mais quatro anos até que a próxima missão, a Ares IV, chegue ao planeta vermelho, além de também avisar a Terra que está vivo e também encontrar uma forma de resistir às dificuldades e a solidão.

“A situação não está tão preta quanto parece. Não se engane, ainda estou na merda. Mas não tão atolado.”

Com a história narrada em primeira pessoa do ponto de vista de Mark e com alguns capítulos direto da equipe da Nasa na Terra, vamos acompanhar em modelo de diário a jornada desse astronauta que vai passar por maus bocados, mas sempre de forma divertida e otimista.

Capa e Edição
Eu li o livro em e-book e agora, com o lançamento do filme, estou naquela jornada impossível de achar a edição física com a capa antiga, pois gosto muito mais da original, como já é de praxe. Acho a capa original tudo a ver com a história, com o astronauta flutuando na imensidão vermelha e agora, apesar do Matt Damon ser bem apresentável, achei meio DEMAIS só o carão dele.

Livro x filme
Eu li Perdido em Marte para a estreia do cinema e fui assistir o filme apenas algumas horas depois de ter terminado o livro e digo uma coisa, o filme ficou muito legal. Mas, como toda adaptação cinematográfica, há diferenças e coisas que poderiam ter sido melhores ou piores. Pra mim os principais pontos foram a sobrevivência, o humor e o final.

Me pareceu no filme que Mark não sofreu tanto e por não ter sofrido aparentemente tanto quanto no livro, sua jornada foi mais fácil. E nossa, como ele sofre. E é nesse sofrimento que descobrimos que a palavra que define Perdido em Marte é SOBREVIVÊNCIA. Me parece que a moral da história, que pelas descobertas recentes à data de lançamento do mesmo sobre a existência de água em Marte ganhou um foco diferente do real, é de como nós seres humanos somos capazes de sobreviver frente a muitos obstáculos, independente de quão difícil eles sejam. Mas no filme, parece que faltou uma das cenas mais importantes da história, que é um dos momentos mais perigosos pra Mark em seu caminho até o ponto de chegada da missão ARES IV.

Sobe o humor, acho que algumas piadas só foram entendidas por quem leu o livro. Me vi, por duas ou três vezes, rindo somente na companhia de mais umas 5 pessoas na sala de cinema, e isso me fez perceber que talvez tenha ficado faltando alguns gatilhos para que todo o humor estivesse conciso e funcionasse pra todo mundo. Mesmo assim, a forma como Watney leva tudo na esportiva é um espetáculo a parte e sabemos que é o seu bom humor que faz com que ele sempre mantenha a cabeça erguida. Mais uma lição para levarmos pra vida.

E por último, porém não menos importante, o final. E sim, acreditem, apesar de ter dado cinco estrelas pra Perdido em Marte, acho o final do filme melhor que o final do livro. Ele arremata tudo e faz muito sentido, ao contrário do livro que nos deixa sem uma visão do futuro, o filme nos dá um vislumbre disso e faz com que tudo caia melhor e saibamos que sim, há pelo que seguir em frente. Sobre as mudanças que ocorrem no finalzinho, no último plot, também aprovei, ficou mais emocionante.

Sei que houveram erros em algumas coisas e que alguns especialistas caíram matando, mas sempre é importante levar em consideração que é uma obra de ficção e há muita coisa que somente sendo realmente da área para ser completamente correto e também há o fato de que desconhecemos muito ainda sobre o resto do universo e os demais planetas.

Minha opinião
Já fui palpitando aos poucos enquanto apresentava os tópicos e acho que o mais interessante sobre essa história é a forma como o autor conseguiu transformar algo que era uma completa tragédia, em algo divertido. Porque a quem queremos enganar? O CARA FOI ABANDONADO EM MARTE. Não tem o que comer, não tem como falar com a terra e não tem como fabricar comida suficiente. Então, se você analisar bem, é só tragédia e dificuldade, mas o livro é engraçado, o Mark é perseverante e bem humorado e isso dá uma alegria imensa ao leitor.

Outra coisa que não pode ser ignorada são todas as referências a musica disco, seriados clássicos, livros, e cultura pop. Quando eles foram na missão puderam levar um pen drive com coisas que quisessem ter para passar o tempo de folga e cada tripulante escolheu algo ao seu gosto. Porém, como saíram as pressas de Marte, deixaram isso pra trás, e Mark que ia ficar muito tempo lá esperando a vida passar, só tinha o conteúdo desses pen drives como fonte de entretenimento, o que nos rendeu boas risadas e ótimos comentários.

E é claro que não posso deixar de mencionar que ele não tem papas na língua, o que torna tudo ainda mais cômico. Ele fala tudo, mesmo quando passa a ser “ouvido”, e isso se mostra mais um adendo super bacana à personalidade desse protagonista tão cativante.

“É, isso mesmo, Marte, vou mijar e cagar em você. É a minha resposta às suas tentativas de me matar.”

E quem iria sobreviver a dois anos comendo batatas? Nossa, eu com toda a certeza não iria. Mas é claro que eu também nem saberia COMO plantar batatas, então certamente ia morrer ao fim dos 100 dias, quando a comida racionada da tripulação acabasse. E olha, nem os cálculos químicos loucos que ele faz pra descobrir como fazer água ou oxigênio me incomodaram. Eu realmente gostei desse livro e dei 5 estrelas para ele lá no Skoob.

Então, se você curte ficção científica e está buscando uma história com um quê maior e ao mesmo tempo divertida, vá de Perdido em Marte, pois tanto o livro como o filme estão ótimos.

site: http://resenhandosonhos.com/perdido-em-marte-andy-weir/

Raniere 24/12/2014

Um livro arrebatador!
“Perdido em Marte” é um livro irônico, eletrizante, inteligente e tão realista que agradará até o nerd mais cético e exigente. Tudo bem que, provavelmente, este nerd é fã de Star Wars, onde coisas pegam fogo no vácuo (eu não sou tão herege a ponto de dizer que Star Wars é ruim, até por que eu amo esta série, mas o absurdo citado é uma verdade).

O livro conta a história de Mark Watney, que é dado como morto em uma tempestade de areia, durante uma missão em Marte. Para salvar o resto da tripulação, a comandante Lewis resolve interromper as buscas por Watney e parte do planeta. O problema é: Watney não estava morto! Para sobreviver, Watney precisará de todo seu conhecimento de botânica, engenharia e de seu afiado senso de humor.

Ai vocês podem se perguntar: “Senso de humor? Enquanto ele está sozinho em um planeta, sem comunicação com a Terra?”. Sim! E isso é explicado pela psicologia! Porém, abordarei esta explicação mais à frente.

Andy Weir nos conta esta história de diferentes pontos de vista: em alguns momentos, a narrativa é em primeira pessoa, através de diários de bordo escritos por Watney; em outros, a narrativa é em terceira pessoa, quando o livro aborda as pessoas na Terra (Nasa, etc.) e o restante da tripulação que está voltando para casa. Essa mudança de perspectiva torna a história mais dinâmica.

No meio da leitura, resolvi ler algumas resenhas, para ver se os demais leitores estavam gostando tanto quanto eu, e acabei lendo algumas coisas que discordei. Vou falar sobre isto aqui:

Em uma resenha (muito positiva), houve uma crítica quanto ao senso de humor irônico e sarcástico de Watney. O leitor reclamou que este era desnecessário e que, ao final do livro, ele se torna excessivo. Bom, é verdade que o senso de humor de Watney e suas ironias aumentam em momentos de tensão (como o final do livro). E isso é explicado pela Psicologia!

Ao perguntar sobre este detalhe à uma amiga psicóloga, esta me explicou que, como a personalidade de Watney é irônica (ele é reconhecido por outras pessoas assim), o uso (às vezes excessivo) deste senso de humor é necessário para que a identidade da pessoa seja mantida e, assim, a sanidade seja preservada. Ou seja: Andy foi tão sagaz que, ao escrever este livro, explorou esta característica da psicologia! Genial!

Teve outra resenha, um tanto absurda, que dizia que o livro “parecia uma aula de biologia, que o autor precisava explicar tudo”, e disse que o autor precisava explicar a fórmula da água, etc. Após me recuperar do choque de ver tantos erros de português reunidos em um único lugar, acabei chegando à conclusão que sim, esta crítica pode surgir em outros leitores.

Ao meu ver, a existência de explicações como estas (sem o exagero do resenhista citado) é extremamente necessária, para que se mantenha a veracidade da história contada. No livro, Watney precisa criar soluções desesperadas para problemas críticos, e, se o autor não explicasse o raciocínio do personagem, o leitor não entenderia o que realmente foi feito, e a história ficaria confusa. “Perdido em Marte” é um livro complexo, que envolve várias questões de física, botânica, química, matemática, engenharia, etc. Para entender o que se passa na história, o leitor precisa ler estas explicações.

Enfim, este livro é muito recomendado para todos os fãs de ficção científica, aventura, suspense e para nerds fascinados por astronomia.

site: https://www.facebook.com/EncontrosLiterariosRJ

Ludmila 21/09/2021

MUITO bom! A agonia das últimas páginas ainda não passou...rs... só tirei meia estrela porque tem muita parte técnica e, mesmo ignorando (até porque não entendo nada mesmo), atrapalha um pouco o ritmo de leitura.

Jhones Rocha 12/09/2015

Chorando onde não há atmosfera
"É tanta física que parei no início do livro." Esse foi um dos primeiros comentários que recebi ao falar que iria ler o livro. Têm física. Muita física. Detalhada. Mas também têm química. Biologia também. E emoção. Perdido em marte faz com que as mentes mais científicas se encham de emoção, é realmente impressionante como você entra no mundo de Mark Watney e torce por ele, e vibra com ele e sofre com ele.
Leitura altamente científica porém impressionante e nada cansativa, cada página um suspiro ou um sorriso.