Perdido em Marte

Perdido em Marte Andy Weir

Resenhas - Perdido em Marte

@serrarebeca 11/09/2023

Todo ser humano tem um instinto básico de ajudar os outros.
Pedido em Marte é aquele livro que te faz querer ver com pessoas reais o que está acontecendo. Embora (em muitas partes) o livro seja maçante e traz informações que podem facilmente ser descartadas, não deixa de ser uma boa leitura, você se pega torcendo pelo personagem e fica apreensivo por qual façanha Marte vai aprontar para tentar mat@r ele. ?

OBS: Vi algum resenhas aqui que diziam que o autor deixou de lado as questões de cunho emocional e isso realmente aconteceu. Como uma pessoa que foi deixada sozinha em um planeta não habitado se sente? Você consegue dormir a noite? Como fica sua ansiedade sabendo que está prestes a morrer?

Se o autor tivesse abordado questões como essa e tivesse deixando de lado algumas informações ?científicas? o livro seria um 5 estrelas facilmente.

Erick Macedo Pinto 16/01/2024

Facilmente perdido de amor por esse livro
Tags de recomendação: ficção; ficção científica; aventura; aventura espacial; humor;

A humanidade avançou tecnologicamente. Conseguimos chegar com mais facilidade até Marte. Através de um programa chamado Ares, missões tripuladas são enviadas para o planeta vermelho afim de realizar diversas pesquisas e extrair mais conhecimento sobre o planeta que atrai tanta atenção e provoca a imaginação do homem.
As missões Ares 1 e 2 foram bem sucedidas. Seus tripulantes as completaram e ao retornar à Terra, foram recebidos com pompas. O mesmo não acontece com Ares 3.
Após chegar com tranquilidade e segurança em Marte e começarem a executar as atividades de exploração previstas para a missão, ao 6° dia são surpreendidos por uma tempestade de areia de grandes proporções. Os ventos são mais fortes do que os equipamentos podem suportar e a missão precisa ser abortada.
Entretanto, durante o processo de evacuação, uma antena atinge o botânico/engenheiro mecânico, Mark Watney, arrastando seu corpo para longe dos companheiros e danificando a transmissão de dados seu traje especial sobre seu estado de saúde e posição com relação aos demais membros. Com a tempestade diminuindo drasticamente a visão, dificultando o deslocamento e ameaçando danificar irreversivelmente o veículo que poderia tirar os tripulantes de Ares 3 de Marte, não existe outra alternativa senão deixar o corpo do companheiro para lá e sair o mais rápido possível de lá, abortando a missão.
Porém, contra todas as expectativas e indícios, Mark sobrevive ao acidente e à tempestade. Mas, ele está completamente sozinho em Marte.
Esse é um livro que me ganhou fácil e rápido. Ainda no início da aventura não tinha dúvidas de que seria um livro gostoso demais de ser lido e que ganharia meu coração. De fato, no decorrer das páginas, tudo se concretizou. Que leitura leve, divertida, emocionante. Repleto de termos e conceitos de áreas como matemática, química, física, botânica, etc, a leitura não cai no perigo de ser massante, chata, lenta. Muito por conta das quebras desses momentos de "apresentação técnica" (com explicações), com momentos de ação e humor. E tudo isso só é possível graças ao personagem principal e seu humor peculiar. Que personagem é Mark Watney! Inteligente, inventivo, criativo, engraçado!
Foi impossível não se envolver com a história dele, não torcer por ele, não ficar impressionado com a quantidade de conhecimento e capacidade de se virar e improvisar na sua luta pela sobrevivência (muitas vezes ao melhor estilo MacGyver). E, tá aí, uma referência. Outro artifício muito bem usado ao longo da obra. Seja da cultura geek, histórica, da música, literatura entre outros. Tem referência e influência para todos os gostos.
A escrita do autor é muito boa, sempre mantendo o nível de ação, nunca deixando as coisas ficarem paradas, mornas. Mark tá sempre resolvendo bem os problemas que aparecem pra ele ou se ferrando com algo dando errado ou não saindo da forma que ele esperava. Até mesmo o desenrolar da história na Terra não faz a obra perder o ritmo. Foram muitos momentos incríveis e inesquecíveis de leitura. Por diversas vezes dei gargalhadas com o que estava acontecendo ou emocionado com a tentativa de resgatá-lo, de alguma forma.
É um livro ágil, inteligente, divertido e que dá uma sensação muito boa. A mensagem final é tocante. Ainda nas primeiras páginas eu já queria recomendar para conhecidos e desconhecidos.

Monica 26/06/2020

Original e engraçado
O livro narra os desafios que o austronauta Mark Watney precisa superar para sobreviver em Marte, após ser deixado para trás por uma tripulação que julgava que ele havia morrido.

Da perspectiva do protagonista (extremamente irônica), acompanhamos o raciocínio por trás das soluções de problemas,o que é feito da forma mais simples possível, sem perder a verossimilhança. Ao alterar a perspectiva para os demais personagens em Houston ou para a tripulação da Hermes o livro cai um pouco.

Ainda assim, um bom livro: original, bem humorado e interessante.
Leitura e . 26/06/2020minha estante
Oii... Bom diaa..Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... te espero lá...?
Obrigado.
@leituraeponto

Rose 07/10/2021

Esperava mais
O livro foca muito em cálculos, química, biologia e como usar tudo isso para resolver os problemas técnicos que surgem e esquece do drama que um ser humano viveria se ficasse preso em outro planeta isolado e com poucas perspectivas de salvação.

O protagonista tem humor, os coadjuvantes da terra e também da nave são cativantes, mas não os conhecemos realmente, nos é apresentado somente seus nomes e cargos, nada de passado, suas histórias de vida, nem mesmo do protagonista.

O protagonista não surta em Marte, não conhecemos sua família, ele não revive histórias do passado, seus traumas e desejos pro futuro, o foco total do livro é resolver os problemas tecnológicos para sair de Marte.

Para quem é engenheiro, cientista, matemático e áreas afins deve curtir o livro, como não faço parte desse grupo não tive uma boa experiência.

A premissa do livro é excelente, o foco escolhido para contar a história não me envolveu.

Larissa Benevides 15/08/2022

?Perdido em Marte - Andy Weir ?
?"Se um tripulante morre em Marte, ele fica em Marte."

A maior parte do livro é em formato de diário. O diário de bordo de Mark Watney, o astronauta que está preso em Marte.

Em menos de 10% do livro já estava completamente presa na história. O personagem principal consegue encantar de tal maneira que você fica na torcida como se todo o acontecimento fosse real. Mark é o meu astronauta favorito.

O livro é recheado de explicações e a cada capítulo aprendi algo novo. Física, mecânica, botânica, astrofísica ou química temos de tudo um pouco. Em certos momentos as explicações podem pesar um pouco e deixar o capítulo maçante, mas a maior parte dele traz explicações condizentes com o andamento da história.

Além disso, como Mark está completamente sozinho em um planeta, vamos acompanhar todo o abalo emocional que essa situação traz. Mas o personagem é o próprio alívio cômico da história, Watney tem várias tiradas enquanto escreve seu diário de bordo.

Um livro de ficção científica com a pegada de um filme de ação!

?"Mark Watney é um especialista em sobrevivência em Marte. Se existe alguém capaz de sobreviver lá é ele."

site: https://www.instagram.com/p/ChTBn9JLu5G/

Lidiane 28/11/2020

Achei que seria um livro chato, mas foi muito divertido. O protagonista é um dos motivos. Ele é engraçado e consegue explicar o que está fazendo sem ficar muito confuso (embora ainda não seja tão claro assim).

@danielbped 22/09/2020

?Me dei conta de que Marte é um deserto estéril e de que estou completamente sozinho aqui.?

Durante uma das missões tripuladas da NASA, com o intuito de expandir os horizontes, em Marte, os astronautas foram surpreendidos por uma tempestade de areia que até então não era um problema com o qual eles deveriam se preocupar, de acordo com as estimativas. Porém, a tempestade chegou a uma velocidade que comprometeu a missão, fazendo com que eles tivessem que abandonar o planeta imediatamente, caso contrário, a tempestade iria virar o veículo espacial de lado, os prendendo em Marte por tempo indeterminado. Durante a volta para o veículo espacial, uma antena é desacoplada e atinge um dos astronautas em cheio, o arremessando longe da visão dos outros astronautas. A Comandante Lewis cogita arriscar tudo para resgatar Mark Watney, mas os sensores de seu traje indicam que ele está morto. Com muito pesar, eles entram no veículo espacial e abandonam o planeta vermelho.

Após algum tempo, Mark Watney acorda, ao ser atingido pela antena, ela fincou em seu tórax e por um momento seus sinais vitais zeraram, mas seu sangue coagulou e, por sorte, fechou a abertura que havia entre a antena e o seu traje.

Os astronautas possuem um kit de primeiros socorros, e em Marte, havia alguns preparativos para a missão que foram deixados para trás. O Hab, que é basicamente uma casa, com todos os preparativos para seis astronautas passarem o tempo necessários para a missão. Então Mark utiliza tudo o que está a sua disposição para sobreviver, utilizando seus conhecimentos, pois todos os astronautas possuem duas especializações, e Mark é botânico e engenheiro mecânico.

Ele precisa lidar com vários problemas. Primeiramente, ele precisa avisar ao mundo que está vivo, mas a antena que de comunicava com a Terra foi a mesma que o atingiu. E, também, Mark precisa racionalizar a alimentação, o oxigênio, a água, entre outras coisas, se quiser sobreviver até que possa ser resgatado, se é que isso possa acontecer.

Sem dúvida, Perdido em Marte foi um dos melhores livros que li este ano. Mark tenta lidar com esta situação sempre com ironia, e termina não sendo muito abordado o psicológico dele. O livro é bastante científico em suas explicações, o que torna a experiência bem próxima da realidade. Cada solução que ele utiliza para sobreviver é bem detalhada, o que para alguns pode ser um pouco chato.

Pode esquecer alienígenas e coisas do tipo, o livro é bem focado na realidade, Mark é o único ser vivo em Marte (ele e suas batatas).

Aqui você vai rir, vai ficar preocupado com que vai acontecer a cada imprevisto, e vai se emocionar. Recomendo muito, principalmente para os amantes de ciência.

?Talvez decretem um dia de luto nacional em minha homenagem e minha página na Wikipedia vá dizer: Mark Watney foi o único ser humano que morreu em Marte.?

dieizon 16/08/2022

Após um acidente numa missão em Marte watney acorda e se vê sozinho em Marte, e portando dedica todos os momentos a sua sobrevivência, enquanto na terra com ajuda da tripulação começam uma corrida contra o tempo para tentar salvar o astronauta.

Paula.Leite 21/09/2020

Imperdível
Ok, você não precisa de uma descrição desse né??!! Eu acabei de passar por uma viagem de 369 páginas. Foram intensas. E eu amei cada segundo. Querem alguém que escreve bem? Andy Weir, que baita escritor. Absolutamente tudo foi fantástico, cada momento científico que eu tive que parar e reler para entender, cada decisão fantástica, assustadora e difícil que o Mark (e a NASA) teve que tomar, e cada uma das batatas. Não só isso, o cenário desse livro é incrível, foi muito difícil de imaginá-lo, mas que aventura. Ainda por cima, é maluco o quão acreditável tudo é. Eu me peguei conversando como se tudo tivesse acontecido, como se nós já tivéssemos ido para Marte. O tempo todo eu estava grudada no livro, doida para conseguir espremer o máximo possível de cada momento. Eu amei todos os pontos de vista e quão bem eles foram orquestrados.

Eu estou apaixonada por esse livro e, assim, ele é simplesmente um dos melhores livros que eu já li.
Definitivamente: LEITURA OBRIGATÓRIA!

Com amor, Paula em uma Estante ?

Ize 16/10/2020

Lento, contudo não é cansativo
O livro conta a história de tripulação que está em uma missão em Marte. A missão foi abortada devido a uma tempestade de areia. Na hora que eles estavam indo embarcar no veículo espacial que vai levar eles para nave, uma antena se solta e acerta Mark. Os outros tripulantes entram na nave e acham que Mark morreu, mas na verdade ele está perdido em Marte.

Kênia 02/10/2015

Não é resenha...
É muito Mcgyver pro meu gosto. Apesar de teoricamente possível, tudo foi muito bonito, otimista, certo e com o timing perfeito pro meu gosto... (o cara estava sozinho e ferrado em MARTE!!!) até nos erros e catástrofes. No fim, tive a sensação de um conto de fadas em Marte. Algumas partes engraçadinhas... aliás, tudo muito engraçadinho. Muito Poliana no Jogo do contente...Sei lá.
Kaue 03/10/2015minha estante
Tudo que acontece com o Mark é conveniente, até no azar o cara tinha sorte.

Lemiranda 08/04/2021

Interessante
Li por indicação de um amigo, jamais teria escolhido esse livro para ler por gosto próprio. Confesso que no início quase desisti, achei muita informação técnica demais, muitos cálculos que eu não entendia, e achei que o livro todo seria sobre isso, mas no fim, e apesar disso estar presente do primeiro ao último capítulo, não foi o que realmente importa no livro.
Na minha opinião o ponto alto é sem dúvidas a personalidade do protagonista Mark. Ele é um cara espirituoso, divertido, inteligente e que nos ensina a rir da nossa própria desgraça, repetidas vezes.
Pra mim a mensagem do livro é: não espere nada e nada será tudo. Serve para vários momentos não?

PS: Mark Witney é meu primeiro oficial crush literário.
Gustavo Rodrigues 08/04/2021minha estante
É igual ao filme ou tem diferença?

Lemiranda 10/04/2021minha estante
Bem parecido Gustavo! Só que com mais detalhes é claro

ric 08/07/2021

Rocket maaaan, burning out his fuse up here alone ?
Começa bem, mas acaba terminando de um jeito medíocre. O personagem principal é unilateral e raso, sua construção é apenas baseada nele ser o cara engraçado (que é um humor bem questionável, aliás). A descrição científica podia funcionar, porém ela somente torna a narrativa maçante e os diálogos artificiais. Confesso que, no fim, já não ligava mais se Mark sairia de Marte ou não.

(Música do título: Rocket man - Elton John)
joi 08/07/2021minha estante
teve lacre sim bb

ric 08/07/2021minha estante
e vai ter que aceitar viu

Gabis 05/03/2018

Achei bem ok
Diferente da maioria, achei o o começo mais interessante que o restante, onde ele faz aqueles cálculos e estratégias para prolongar seu tempo de vida(alimentos). E tive dificuldade de visualizar algumas cenas referentes a estrutura do veículo espacial, porém sou iniciante em ficção científica.

Gui 16/07/2021

É um livro muito bom, eu amo o filme. O livro tem uma linguagem bem científica e explicativa, mas para quem não entende nada de física e química, da pra pra entender tranquilamente. É escrito com leveza e com uma porrada de plot Twist e todos são maravilhosos. O final é muito bom, mas queria saber mais da volta dele