Perdido em Marte

Perdido em Marte Andy Weir

Resenhas - Perdido em Marte

Paula.Leite 21/09/2020

Imperdível
Ok, você não precisa de uma descrição desse né??!! Eu acabei de passar por uma viagem de 369 páginas. Foram intensas. E eu amei cada segundo. Querem alguém que escreve bem? Andy Weir, que baita escritor. Absolutamente tudo foi fantástico, cada momento científico que eu tive que parar e reler para entender, cada decisão fantástica, assustadora e difícil que o Mark (e a NASA) teve que tomar, e cada uma das batatas. Não só isso, o cenário desse livro é incrível, foi muito difícil de imaginá-lo, mas que aventura. Ainda por cima, é maluco o quão acreditável tudo é. Eu me peguei conversando como se tudo tivesse acontecido, como se nós já tivéssemos ido para Marte. O tempo todo eu estava grudada no livro, doida para conseguir espremer o máximo possível de cada momento. Eu amei todos os pontos de vista e quão bem eles foram orquestrados.

Eu estou apaixonada por esse livro e, assim, ele é simplesmente um dos melhores livros que eu já li.
Definitivamente: LEITURA OBRIGATÓRIA!

Com amor, Paula em uma Estante ?

@danielbped 22/09/2020

?Me dei conta de que Marte é um deserto estéril e de que estou completamente sozinho aqui.?

Durante uma das missões tripuladas da NASA, com o intuito de expandir os horizontes, em Marte, os astronautas foram surpreendidos por uma tempestade de areia que até então não era um problema com o qual eles deveriam se preocupar, de acordo com as estimativas. Porém, a tempestade chegou a uma velocidade que comprometeu a missão, fazendo com que eles tivessem que abandonar o planeta imediatamente, caso contrário, a tempestade iria virar o veículo espacial de lado, os prendendo em Marte por tempo indeterminado. Durante a volta para o veículo espacial, uma antena é desacoplada e atinge um dos astronautas em cheio, o arremessando longe da visão dos outros astronautas. A Comandante Lewis cogita arriscar tudo para resgatar Mark Watney, mas os sensores de seu traje indicam que ele está morto. Com muito pesar, eles entram no veículo espacial e abandonam o planeta vermelho.

Após algum tempo, Mark Watney acorda, ao ser atingido pela antena, ela fincou em seu tórax e por um momento seus sinais vitais zeraram, mas seu sangue coagulou e, por sorte, fechou a abertura que havia entre a antena e o seu traje.

Os astronautas possuem um kit de primeiros socorros, e em Marte, havia alguns preparativos para a missão que foram deixados para trás. O Hab, que é basicamente uma casa, com todos os preparativos para seis astronautas passarem o tempo necessários para a missão. Então Mark utiliza tudo o que está a sua disposição para sobreviver, utilizando seus conhecimentos, pois todos os astronautas possuem duas especializações, e Mark é botânico e engenheiro mecânico.

Ele precisa lidar com vários problemas. Primeiramente, ele precisa avisar ao mundo que está vivo, mas a antena que de comunicava com a Terra foi a mesma que o atingiu. E, também, Mark precisa racionalizar a alimentação, o oxigênio, a água, entre outras coisas, se quiser sobreviver até que possa ser resgatado, se é que isso possa acontecer.

Sem dúvida, Perdido em Marte foi um dos melhores livros que li este ano. Mark tenta lidar com esta situação sempre com ironia, e termina não sendo muito abordado o psicológico dele. O livro é bastante científico em suas explicações, o que torna a experiência bem próxima da realidade. Cada solução que ele utiliza para sobreviver é bem detalhada, o que para alguns pode ser um pouco chato.

Pode esquecer alienígenas e coisas do tipo, o livro é bem focado na realidade, Mark é o único ser vivo em Marte (ele e suas batatas).

Aqui você vai rir, vai ficar preocupado com que vai acontecer a cada imprevisto, e vai se emocionar. Recomendo muito, principalmente para os amantes de ciência.

?Talvez decretem um dia de luto nacional em minha homenagem e minha página na Wikipedia vá dizer: Mark Watney foi o único ser humano que morreu em Marte.?

Ize 16/10/2020

Lento, contudo não é cansativo
O livro conta a história de tripulação que está em uma missão em Marte. A missão foi abortada devido a uma tempestade de areia. Na hora que eles estavam indo embarcar no veículo espacial que vai levar eles para nave, uma antena se solta e acerta Mark. Os outros tripulantes entram na nave e acham que Mark morreu, mas na verdade ele está perdido em Marte.

Way 23/07/2020

Guia de escoteiro...em marte
Se um dia alguém se perder em marte, este seria um belo manual. Me divertir lendo

Valt 21/11/2014

PQP! Esse livro é otimo
Nas primeiras 50 paginas eu quase abandonei a leitura, pois foi muito confusa devido a varias citacoes de quimica ( e eu nao entendo nada de quimica). Mas depois esse assunto ficou de lado e a leitura foi simplismente incrivel. Ja nao bastava a historia ser boa por ser passar em marte o autor fez um personagem muito bem humorado que foi o diferencial. Teve um dia em que eu estava lendo no ônibus, voltando do trabalho, e eu estava na pagina 64 e nao me aguentei e comecei a rir.
Espero que o cinema nao mude a historia, na minha opinião o livro ja é um roteiro pronto.
Luan 21/11/2014minha estante
Quero ler!

Valt 21/11/2014minha estante
tu vai gostar ;)

Leonardo 22/11/2014minha estante
Quero muito ler esse livro !

Giancarlo 21/12/2014

Perdido em Marte – Andy Weir
Finalmente uma boa obra de clássica ficção científica. Não lembro a última vez que li algo tão empolgante em ficção científica.

O único dano foi (talvez o maior pecado do autor) tenha sido situar a história numa data muito futura se comparado aos aparelhos e os recursos tecnológicos que os personagens utilizam. Falar em celular, utilizar tablets e Palmtops, além da transmissão limitada entre a Terra e Marte nos situa no tempo presente ou, no máximo 10, talvez 20 anos no futuro. Não acredito que isso tudo existirá quando o homem puder realizar missões tripuladas ao planeta vermelho, principalmente quando se tratarem de viagens no estilo “ônibus espacial”.

Apesar disso, a obra é excelente. Ele pode parecer meio chato no início quando começa explicar como transformar CO2 em H2 e depois em O2 e coisas do tipo, mas o autor afirma que os modelos apresentados no enredo são cientificamente comprovados, possíveis. O que realmente nos prende, é o drama do astronauta dado como morto e sua impressionante capacidade de adaptação a um ambiente hostil, sem qualquer comunicação com a Terra. Cada dia acontece uma tragédia e seus cálculos para racionar comida e produzir comida são deprimentes, mas reais. Aprende-se bastante com o lado prático do livro, mas o astronauta Watney tem tudo para se transformar num personagem de Hollywood. Quem sabe algum dia alguém diga: “Finalmente um bom roteiro de ficção científica que dará um ótimo filme de ficção cientifica.”

Uma leitura empolgante para fãs desse gênero literário.
Amadeu.Paes 18/01/2015minha estante
Concordo foi muito empolgante esta aventura.

uma hard scifi com boas doses de humor.

Max 31/05/2015

Por que o Aquaman controla baleias? elas são mamíferos, não faz sentido. ( Mark Watney)
Matemática, Química, Física e Engenharia aparecem constantemente nesse livro, o que o torna para pessoas não dotadas de um nível de inteligência acima da média ( como eu) um pouco difícil de compreende-lo. Mas essa linguagem técnica não interfere em nada na história, ainda é possível compreender sua mensagem.
É um livro extremamente engraçado. confesso que ri muito do começo ao fim, o bom humor de Watney, personagem principal, parece não ter fim, mesmo com tudo conspirando contra ele, ele não perde o humor.
É uma leitura cativante, que te prende do começo ao fim, que faz você não querer parar de ler ( li ele em dois dias). Apesar do final bastante óbvio ( spoiler: ele é resgatado), diante o desenvolver acontecem situações que te surpreendem, que vão te fazer ficar triste e feliz por Watney.
Pra quem ama ficção científica e astronomia, e um ótimo livro, sem exageros e situações absurdas ou impossíveis. Andy Weir escreveu um dos melhores livros que já li

Daniel 11/06/2015

Retorno à boa e velha Ficção científica de raiz
DIÁRIO DE BORDO: SOL 526

Acabei de terminar um dos melhores livros que li há tempos. É um retorno às origens da verdadeira ficção científica, te faz lembrar dos clássicos. Um livro que te deixa realmente angustiado e ínfimo em relação à imensidade da solidão . Deste livro só posso tirar uma coisa, além do grande amor pela ciência

"Se um excursionista se perde nas montanhas, as pessoas organizam uma busca. Se um trem colide, as pessoas fazem fila para doar sangue. Se um terremoto arrasa uma cidade, as pessoas em todo o mundo mandam suprimentos de emergência. Isso é tão fundamentalmente humano que é encontrado em todas as culturas, sem exceção. Sim, existem babacas que não se importam, mas são uma ínfima minoria. E, por causa disso, bilhões de pessoas ficaram do meu lado"

(trecho do livro)

evaniobauer 23/06/2015

Deliciosa ficção científica!
Quando li a descrição do livro, pensei: "- Caramba, entregaram toda a estória!" Ledo engano. Era só o pano de fundo de uma estória incrível! Muito bem escrito e divertido! Já estou ansioso para ver como será a adaptação pro cinema! Recomendo para quem gosta de ficção científica e suspense!

@retratodaleitora 19/10/2015

Andy Weir. Guardem esse nome!
"Então, esta é a situação: estou perdido em Marte. Não tenho como me comunicar com a Hermes nem com a Terra. Todos acham que estou morto. Estou em um Hab projetado para durar 31 dias. (...) Então, é isso mesmo. Estou ferrado."

O Programa Ares tem como intuito explorar o planeta vermelho enviando tripulantes devidamente treinados para estudar e expandir o horizonte da raça humana. Duas missões tripuladas foram executadas com sucesso; a terceira acabou se tornando um pesadelo.

A Ares 3 é uma missão que deveria durar dois meses em solo marciano, mas que acabou abruptamente no sexto dia, em decorrência de uma forte tempestade de areia com ventos de 175km/h. Em meio à inesperada tempestade, o astronauta Mark Watney foi atingido por uma antena arremessada em uma velocidade assustadora. O restante da tripulação, certos de que ele tinha morrido, abortou a missão e, seguindo os protocolos criados pela Nasa, abandonou o cadáver de Watney em Marte.

Ferido, sozinho e sem contato com as pessoas na terra, Mark Watney está certo de que será a primeira pessoa a morrer em marte, mas não naquele dia.
Munido com suas habilidades em botânica e engenharia, além de um raciocínio rápido e um humor inabalável, Mark terá que usar toda sua inteligencia para tentar entrar em contato com a Nasa usando nada mais que seus cálculos, sua genialidade e fita adesiva.

Mesmo em contato com a Terra, demoraria anos até que outra missão chegasse ali; até lá seus mantimentos já teriam acabado e Mark estaria morto há muito tempo. Para não morrer de inanição ele irá plantar batatas em Marte. Sim, nosso engenhoso astronauta irá plantar batatas em um planeta famoso por nada crescer ali.

Iremos acompanhar seu dia a dia através de seus diários de bordo, que começa a escrever confiando que alguém, um dia, irá lê-lo. Ele provavelmente já estará morto, mas ainda assim quer que todos fiquem ciente de tudo o que ele realizou ali.

“Foi uma sequência ridícula de acontecimentos que quase me fez morrer, e uma sequência ainda mais ridícula que me fez sobreviver.”

Além das atualizações de Mark em seu diário, acompanhamos também o que está acontecendo na terra e com a tripulação da Ares 3, que se culpa por ter deixado um deles para trás com vida, mesmo que não pudessem adivinhar isso na hora.

O mundo inteiro acompanha o desenrolar dessa história com ansiedade e medo. Mark, em poucos dias, se torna uma celebridade mundial e todo e qualquer recurso do governo será usado para trazê-lo de volta, e com vida.

Um diferencial da narrativa que fica logo em evidência é que toda a situação do nosso protagonista, apesar de extrema e com poucas chances de um final feliz, quase não é dramatizada. Isso se deve ao bom-humor e carisma que fazem de Mark Watney um dos melhores personagens já criados, em minha opinião.

Tudo o que pode dar errado na estadia dele em marte, dá errado. São dezenas de situações perigosíssimas que são contornadas pela criatividade e instinto de sobrevivência de Mark. Ele sabe que está em perigo e sabe que são pouquíssimas as chances de sobreviver até a chegada do resgate, mas o que ele pensa é: se for para morrer, morrerei lutando.

A narrativa tem um embasamento científico detalhado e realístico. Tudo o que o personagem faz ganha uma explicação à altura. São assuntos realmente muito difíceis de entender, o que requer mais atenção durante a leitura. Muita física, muita química e muita biologia. Porém, apesar de toda essa carga científica, o autor tem uma escrita muito fácil e consegue prender o leitor do começo ao fim. É certo de que a leitura se torna um pouco massante nessas partes, mas nada que comprometa o entendimento e divertimento do leitor no restante da obra.

O final foi muito bem planejado e deixa margem para uma possível continuação, mesmo sendo um livro único; e ainda assim não existem muitas pontas soltas. Logo que concluí a leitura senti uma imensa vontade de reler, só para não ter que me despedir da maravilha que é essa narrativa.

Perdido em Marte é, no mínimo, genial. A construção do enredo é de uma precisão técnica incrível, e a mesma precisão se repete com os personagens, diálogos e etc. Andy Weir, em seu primeiro livro, dá um show de ficção cientifica da mais alta qualidade. Um prato cheio para os fãs do gênero, sem sombras de dúvida.

Com o filme já nos cinemas, o livro foi relançado com o cartaz do mesmo. Eu não tenho problema algum com capas de filme, e definitivamente não tive em relação a este. Aliás eu adorei! A tradução está ótima e a revisão também. As páginas são amarelas e diagramação está boa.

Para os fãs de ficção científica ou curiosos do gênero, fica aqui minha indicação.
Andy Weir. Guardem esse nome!

site: http://www.osnosdarede.com/2015/10/resenha-perdido-em-marte-andy-weir.html

Luiz 15/04/2020

Livro muito bem escrito, com uma quantidade absurda de detalhes técnicos que enriquecem a historia, porem algumas vezes acaba tornando ela um pouco lenta para quem não entende do assunto. O senso de humor que do Mark Watney é provavelmente a parte que mais gostei do livro, sempre fazendo piadas n importando o quão terrível sua situação esta.
Uma boa leitura para essa quarentena

Marcela115 09/06/2020

Para quem gosta de ficção científica é uma leitura otima, flui facilmente, e o enredo é atrativo. Achei a leitura em alguns momentos cansativa, mas foram necessárias, pois a narração é feita pelo Mark, e ele vai contando, escrevendo em seu diário, tudo o que está fazendo. Tem um jeito irônico e divertido de levar a vida, o bom humor e a determinação são importantes e que não pode nunca desistir facilmente das coisas.

Roberta 18/06/2020

Acho que o título não faz jus ao livro, deveria ser algo como "Desventuras em série no planeta vermelho", kkk. Enfim, amei. Demorei mais do que levaria em um livro simples porque o fator curiosidade me levou a converter algumas medidas simplesmente para saber se era plausível kkkk. É o tipo de ficção que não parece ficção (o que muito me agrada), a história acaba se tornando "possível" na visão do leitor. E, acho digno dizer que a narração foi muito bem feita, o time do autor em relatar as situações foi excelente. Pois bem, 5 estrelas porque nao tem como dar mais!