Perdido em Marte

Perdido em Marte Andy Weir

Resenhas - Perdido em Marte

Pam 07/06/2021

Para quem gosta física, química e botânica irá amar, também quem não gosta pode gostar.
Tem vários momentos engraçados, como momentos sérios e referências a cultura pop.

Rhuan 07/06/2021

Muito bom, mas uma coisinha me incomodou.
Perdido em Marte traz uma história que a gente já sabe o final. E isso não tem nada a ver com filme, mas sim com a obviedade do enredo. Um livro sobre um homem que ficou para trás em Marte após uma tempestade de areia não deixaria nada mais nada menos que um resgate no fim. E não, não tem como isso ser um spoiler.

Enfim, a história é cativante e em resumo posso dizer que Mark Watney pode aderir como lema de vida a frase "desgraça pouca é bobagem". O autor trouxe à história a autenticidade presente na personalidade de Mark, em suas piadas, ironias e em sua persistência, trazendo leveza e um toque divertido para a história. Mas isso também me incomodou um pouco, pois é impossível alguém ficar tanto tempo em Marte e não passar por uma bad pesada (se a gente na pandemia tem passado por isso, imagina sozinho em um planeta deserto?!). Ao meu ver, faltou essa humanidade no personagem. Por incrível que pareça, isso não diminui a obra.

Perdido em Marte vale muito a pena. Carrega uma lição que me confrontou muito sobre o quanto nós colocamos dificuldade onde não existe e até mesmo como nós desistimos com facilidade das coisas. Com certeza, se fosse qualquer um de nós dentro desta história no lugar de Mark, não teríamos passado de Sol 6.
Bruno 07/06/2021minha estante
Interessante. Por mais positiva que a pessoa seja, estar em Marte sozinho não é coisa legal. Tenho a acreditar que ela vai perdendo a alegria, chegando a depressão.
Quero esquecer um pouco o filme na memória ainda pra ler esse livro ?

Rhuan 08/06/2021minha estante
pois é, é estranho ficar muito tempo sozinho e não surtar algumas vezes.

Tonha 07/06/2021

Angustiante e incrível
Foi sensacional acompanhar a jornada de sobrevivência de Watney, que é um protagonista simpático, inteligente e muito engraçado. As cenas finais me deixaram ansiosa, como se estivesse realmente acontecendo, e em seguida emocionada. Apesar de envolver bastante ciência, o livro é muito gostoso de ler, e os personagens incríveis. Gostei muito!!

Rapha 04/06/2021

Só faltou dosar algumas informações
Acho que a quantidade de informações científicas e cálculos sobre a engenharia de tudo o que estava lá em marte cansa um pouco. Por outro lado, senti falta de uma melhor descrição de outras coisas, como por exemplo do tamanho dos materiais e máquinas que Mark estava manipulando ou vendo. Ficou meio difícil de visualizar às vezes. Mas é um bom livro (fiquei surpresa ao saber que é o primeiro do autor!) e eu gostei do humor do personagem principal e da tripulação também. Os últimos capítulos me prenderam bastante! Se tornou um de meus livros favoritos.

Vinicius Nathan 28/05/2021

Um bom livro, que prende o leitor do início ao fim, pois relata diversos detalhes do dia a dia de um astronauta perdido, como um diário, no qual vamos descobrindo o destino deste e pensando em qual tipo de solução ele irá encontrar. Apesar de ter assistido o filme primeiro, acredito que seja um bom complemento do livro.

Michele.Ventura 20/05/2021

Esse livro é incrível! A linguagem científica as vezes faz a gente se cansar, mas pra quem gosta de ciência é prazeroso acompanhar todos os raciocínios tidos por pessoas tao inteligentes. Quando vai chegando mais no final vai ficando ainda melhor! Fiquei nervosa e ansiosa lendo como se estivesse vivendo as situações. Só acho que poderia ter abordado mais o psicológico de Watney ao viver tanto tempo sem companhia humana, acredito que foi a única parte não tao realista: o entusiamo, humor e tranquilidade mesmo passando tanto tempo sem contato com outras pessoas. No mais: incrível!

vnunes 15/05/2021

Bom, mas um pouco cansativo
Muito boa a história. Eu tinha visto o filme, mas não lembrava da história, então fiquei ansioso o livro inteiro. Algumas partes acabam sendo cansativas por ter muitos detalhes

Felpz 15/05/2021

Perdido no meu quarto com a mente em Marte
Andy Weir tem um espaço no meu coração como o meu autor favorito de ficção científica. Sua obra não perde uma página se quer, com bastante física, química e biologia, Perdido em Marte é uma verdadeira aula de Ciências da Natureza com aquele professor palhaço que faz piada em toda frase. Repleto de tensão e reflexões, seu livro mostra o lado mais forte do homem, como a solidão pode salvar e como nós temos a capacidade de adaptação que superar qualquer animal. Mark Watney é um botânico que acaba sendo deixado para trás como morto e tem que se virar para sobreviver num planeta desconhecido e sem comunicação alguma com outro ser humano. Perdido em Marte tem lugar reservado na minha prateleira, juntamente com Artemis, porque Andy Weir sabe realmente te ensinar enquanto causa questionamentos e muita risada. Já coloquei Project Hail Mary na minha lista, lançado dia 10 de maio de 2021, entrei em contato por email com o autor e ainda não tem previsão de lançamento no Brasil, mas ele escreve tão bem que vou me desafiar a ser em inglês. Recomendo totalmente

Lendo no mato 12/04/2021

Um MacGyver espacial sensacional
Acho que a primeira coisa a se dizer sobre esse livro é que ele é muito maneiro. Muito mesmo. Me animei de lê-lo após terminar minha última leitura (Revolução das plantas, que tem resenha aqui).

Eu já conhecia o filme, já o tinha visto, mas o ele não me marcou muito. Lembro que concorreu a alguns Oscars e tal, mas a mim não foi tão sensacional. Um bom filme entre outros.

Comecei o livro meio que com essa ideia na cabeça. E quando você começa a ler e vê toda aquela ciência espacial, sei lá, jogada na sua frente, você vai ficando meio doido. Mas relaxa que passa. ?

Lembrando que o livro conta a história de Mark Watney, um astronauta, botânico e engenheiro que após um acidente acaba sendo 'largado' em Marte sozinho pelos companheiros que achavam que ele tinha morrido.

O que essa sinopse não conta e o filme não me expôs tanto, é que o tal do Mark Watney é o Macgiver do espaço. Porque vou te contar, o cara faz de tudo num ambiente inóspito onde tudo conspira contra ele. Fora seu eterno pensamento positivo. Eu não sobreviveria nem 20 páginas Marte.

O livro traz, ao meu ver, uma ficção científica hard core, mas consegue contar uma história incrível que deixa o leitor sempre instigado com o porvir. "Como Mark vai sair dessa?!" Essa sensação de angústia e expectativa é o que leva o leitor a torcer cada vez mais pelo tal do Mark Watney. É um personagem que devia ser brasileiro, porque esse não desiste nunca mesmo!

Mass...Apesar de tudo, a maior ficção do filme para mim foi a Nasa e todo o planeta Terra colocarem a vida de uma pessoa acima do dinheiro que seria necessário para seu resgate. Isso é realmente difícil de engolir. Todo o resto científico até vai. ?

Mass (2)..o livro termina com uma mensagem que vai diretamente em resposta a esse pensamento que eu tive. Escritor safado que previu isso! ?

Lemiranda 08/04/2021

Interessante
Li por indicação de um amigo, jamais teria escolhido esse livro para ler por gosto próprio. Confesso que no início quase desisti, achei muita informação técnica demais, muitos cálculos que eu não entendia, e achei que o livro todo seria sobre isso, mas no fim, e apesar disso estar presente do primeiro ao último capítulo, não foi o que realmente importa no livro.
Na minha opinião o ponto alto é sem dúvidas a personalidade do protagonista Mark. Ele é um cara espirituoso, divertido, inteligente e que nos ensina a rir da nossa própria desgraça, repetidas vezes.
Pra mim a mensagem do livro é: não espere nada e nada será tudo. Serve para vários momentos não?

PS: Mark Witney é meu primeiro oficial crush literário.
Gustavo Rodrigues 08/04/2021minha estante
É igual ao filme ou tem diferença?

Lemiranda 10/04/2021minha estante
Bem parecido Gustavo! Só que com mais detalhes é claro

Antonio.Augusto 28/03/2021

"Toma essa Neil Armstrong"
Para aqueles que gostam de ficção científica e ciência, o livro é um prato cheio. O livro adentra toda a ciência envolvida com mais qualidade queno filme.
Outro ponto favorável é que o filme dramatizou muito o final, e os finais são diferentes.
Mas a saga de Watney no planeta vermelho é instigante, emocionante. Um botânico muito sagaz e inteligente!

Carol 28/03/2021

"(...) Me dei conta de que Marte é um deserto estéril e de que estou completamente sozinho aqui. Eu já sabia disso, é claro. Mas existe uma diferença entre saber e de fato vivenciar algo. À minha volta, não há nada, apenas poeira, pedras e um deserto infinito em todas as direções. A famosa coloração vermelha do planeta vem do óxido de ferro que cobre tudo. Portanto, não se trata apenas de um deserto, mas de um deserto tão velho que está literalmente enferrujando."

Daniiy 27/03/2021

Será que em algum ponto ele esteve perdido?
Tive a curiosidade em ler após assistir o filme (sim, eu inverti a ordem hahah), e posso dizer que ambos são absolutamente maravilhosos.

A questão da solidão no livro é bem explorada, imagina ser a única pessoa num planeta inteiro? As adversidades e o brilhantismo do personagem em diversas situações é o que mantém o ritmo acelerado o tempo todo.

Admito que me perdi um pouco no meio de tantos termos científicos, mas é uma leitura prazerosa e eletrizante em muitos momentos.