Perdido em Marte

Perdido em Marte Andy Weir

Resenhas - Perdido em Marte

Saulo.Jedi 23/03/2021

Sem dúvida bem melhor que o filme
Se você pelo acaso gosta muito de ciências como química, biologia, cosmologia, física e também de umas gambiarras brabas, esse livro com certeza é para você. Nossa, muito bom mesmo esse livro, a ideia de viver em Marte é algo tão anormal que ficamos admirados com determinação, inteligência e das maneiras que o Watney sai dos problemas de viver num planeta estéril.

Michel 19/03/2021

Resenha perdido em marte
Um livro perfeito para amantes de viagem espacial que mostra como um homem, dado como morto, conseguiu sobreviver a uma vida solitária no planeta vermelho

Yas 19/03/2021

Já adorava o filme e o livro então nem se fala!
Muito divertido acompanhar a jornada do Mark Watney em marte. Ao mesmo tempo que você se assusta com as coisas que ele passa, você está rindo também, porque toda narrativa é cheia de humor. Mesmo que eu já tenha assistido o filme antes, torci cada minuto para ele voltar para casa, como se fosse a primeira vez que tivesse visto essa história.

Amanda 15/03/2021

Perdido em Marte
É um livro muito bom, percebe-se o esforço do autor em mostrar detalhes, apesar de que foi bem confuso certas partes por ter muito detalhes técnicos, mas entendo que o livro foi escrito em formato de diário de bordo - intercalando com ponto de vista em terceira pessoa -, um diário de bordo que, no livro, futuramente seria lido pela Nasa. Então, obviamente, deveria conter os detalhes técnicos, gostando ou não.
  Mark é um personagem maravilhoso, com um senso de humor que faz a gente rir enquanto lê. Muitos reclamam que o seu estado emocional não é mostrado como deveria, mas minha opinião é que o autor mostrou sim, o estado emocional de Mark, mas apenas de um jeito diferente, e isso tudo juntando o fato de Mark ser sempre muito positivo, e como eu já disse antes, o livro é em formato de diário de bordo, e Mark não ficaria dando muitos detalhes do seu estado psicológico para a NASA.
  Quanto ao final, acho que ele poderia ter sido desenvolvido melhor, não foi um fim que me marcou.

Raul 14/03/2021

FIQUEI PERDIDO EM MARTE COM TANTOS CÁLCULOS E NÚMEROS
Pela primeira vez confesso que gostei mais do filme que do livro. Não me arrependi de ter lido, é uma boa trama, embora achei exagerados os termos científicos e técnicos descritos pelo autor, além de uma infinidade de cálculos que me deixou às vezes boiando.
Pra mim faltou mais emoção, mais suspense, o autor tinha muito campo pra desenvolver e não quis explorar. É logico que o propósito primordial Mark Watney era sair do planeta, mas durante as suas andanças o cara não viu nada no planeta que chamasse sua atenção, inclusive na sua viagem de mais de 3000km para chegar a Schiaparelli.

Alisson 08/03/2021

Já conhecia a estória pelo filme homônimo mas mesmo assim consegui me prender na vida desse botânico que ficou perdido em Marte durante uma tempestade de areia em que seus outros colegas astronautas achavam que ele estava morto.
Depois de desafiar a química, física e biologia em outro planeta, Watney ainda consegue nos fazer sorrir.
A moral do final mostra muito do ser humano e que tanto estamos precisando nesse momento atual.

Pedro.Melo 03/03/2021

Cientificamente acurado
Livro muito interessante pra quem gosta de ciência. O autor realmente estudou pra escrever essa história. Além de todo suspense que daz você virar uma página após a outra

Jucilene 24/02/2021

Nostalgia do ensino médio nas aulas de química e física ?
A ideia do livro é muito boa e o autor se esforça para apresentar dados técnicos bem plausíveis para as dificuldades que aparecem, contudo isso deixa o livro um pouco maçante e denso. A narração do livro é quase toda em primeira pessoa (do Watney), ele tenta expor de forma simples e direta suas ações e como elas vão ajuda-lo a sobreviver. Com o foco mais na parte técnica sobra pouco espaço para o desenvolvimento psicológico dele. Com raríssimas exceções, ele se mantém sempre muito positivo, nem parece que está preso num planeta sozinho. No entanto, é um bom personagem, a meu ver preferível a alguém que só reclamasse.
Gostei da adição dos outros personagens e suas visões da situação, pois ajuda a criar uma atmosfera de maior tensão quanto a possibilidade de resgate (apesar do personagem saber e insistir que pode morrer a qualquer instante, ainda assim não me despertou a sensação de urgência).
Esses detalhes a parte, foi uma ótima leitura, e Watney entra fácil no meu hall de personagens que eu gostaria de conhecer.

RNA 20/02/2021

Ótimo livro, tão bom quanto o filme.

Cinti's 06/02/2021

Bom, mas...
A trama do livro é bastante interessante, porém o que a torna um pouco cansativa e os termos técnicos que tomam mais da metade da história. Não temos descrição de nosso personagem principal, e nem mesmo seu estado psicológico em está perdido em um planeta completamente só e sem muita perspetiva de ser salvo.

June Nony 29/01/2021

Notas de uma leitora...
Apenas incrível, conheci a história pelo filme e depois soube do livro, e mesmo sabendo da história e do fim pelo filme não estragou de nada a experiência pelo livro. Watney melhor personagem, não têm como não amar ele e torcer por ele do início ao fim, uma história narrada incrivelmente que fluiu super bem e já quero ler mais livros do autor.

FabianoRS 19/01/2021

vale a pena, leitura para fim de semana
realmente o livro e o filme compartilham boa parte do enredo, inclusive o filme foi muito bem adaptado, óbvio que tem divergência, mas nada gritante, na verdade só o final do filme foi bem bosta, pq o do livro é MUITO melhor.
ou seja, leia o livro e veja o filme ???

Jade 18/01/2021

Achei espetacular como a ciência é aplicada visualizando um possivel futuro
Lucas 18/01/2021minha estante
Sendo intrometido: Vi que leu Sapiens, do Harari.
Te recomendo muito a leitura de Homo Deus, também dele.
É uma espécie de sequência de Sapiens, também sobre um possível futuro da humanidade. ?

Seguins 05/01/2021

Os homens são de Marte...
Um dos melhores livros que já li! O autor mostra ter conhecimento do que escreve, com uma linguagem técnica mas nem tão confusa, e a forma a qual o livro é escrito facilita a leitura e nos faz sentir como o personagem principal. É um dos livros de ficção que já li que mais se aproximam de ciência de verdade. Recomendo muito. E não se esqueçam, se forem pra Marte é bom conhecer um pouco de Engenharia Mecânica e Botânica ?

@patryckadrien 30/12/2020

Perfeito para amantes de exatas!
É um livro muitooo completo em detalhes, e mesmo sendo quase um manual de sobrevivência científica ele não perde a eletrizante narrativa com muito suspense e humor. Com certeza o melhor livro de ficção que eu já li até então, para quem ama exatas como eu, acjo muito difícil não amar e devorar esse livro em poucos dias.