Perdido em Marte

Perdido em Marte Andy Weir

Resenhas - Perdido em Marte

Felipe 12/12/2022

Resenha - Perdido em Marte
Depois de muitos anos eu decidi tirar esse livro da estante e começar a leitura, foram diversas tentativas até eu conseguir terminar, mas dessa vez foi!

Eu achei a história bem interessante, ver a busca pela sobrevivência do personagem, ter a ideia de estar sozinho em um local fora do alcance da humanidade, a escassez de recursos, a fidelidade dos personagens e o que tudo isso representa dentro do livro.

O contexto é bem construído, porém, como era de se esperar, o livro aborda diversos temas técnicos que, ao menos pra mim, foram extremamente cansativos e isso foi motivo pra eu querer parar de ler diversas vezes, mas eu insisti por conta da curiosidade em saber como iria acabar.

O que mais me chamou atenção foi a forma como o Mark lida com os problemas aparentemente impossíveis de resolver. No geral, o livro passa diversas mensagens interessantes de se refletir e mesmo as vezes sendo cansativo, é uma boa leitura.

Douglas Brilhante 22/11/2022

O livro é bom, mas o filme é melhor. Um pouquinho triste em ter de dizer isso.

O plot é: um astronauta que foi deixado para trás pelos companheiros de tripulação após um acidente que deveria tê-lo matado. Mark Whatney é engenheiro e botânico e vai usar 31415926% das suas capacidades cognitivas para permanecer vivo enquanto toda a Terra se mobiliza em uma ação de resgate.

A trama é beeem original e é o primeiro livro, inacreditavelmente, do autor (Andy Weir). Acho que ele pecou um pouco pelo excesso de cálculos e dados técnicos em detrimento dos possíveis e prováveis abalos psicológicos que Mark Whatney supostamente deveria ter tido. Acho que o filme contornou isso e deixou na medida correta.

Para aficionados e engenheiros, é um prato mais que cheio.

Doug indica para quem assistiu ao filme e ficou querendo saber mais detalhes, ?cenas cortadas? e tal. Vale a pena sim. Espero que essa resenha não te desmotive.

Sa Klabacher 08/11/2022

Minha jornada com esse livro compete com a jornada do Mark em Marte, porque olha...
Num geral eu gostei do livro, a escrita é boa e fluida e acho que as alternâncias entre a Terra e Marte foram bem colocadas. Mas, depois de um tempo, parecia que eu estava lendo o livro há mil anos, porque, no fundo, a sequência de acontecimentos em Marte seguia a mesma fórmula: paz, trabalhos, algum problema, depois paz, mais trabalhos, outro problema... acabou ficando cansativo.
Isso e o fato de o protagonista ficar detalhando demais as contas que ele fazia me fez diminuir as estrelas.
Mas um ponto positivo é que o humor do Mark era muito divertido e dava uma quebrada nesses momentos mais "mais do mesmo".
O final é muito incrível e tem um ritmo perfeito! Agora quero assistir ao filme, que me parece ser tão legal quanto.

Rodriguês 08/11/2022

O livro é muito bom e bem escrito, e mesmo com uma linguagem científica bastante presente dá para entender bem para quem é leigo. O único problema é que ele se apegou muito ao lado científico e técnico ficou muito repetitivo em algumas partes, e sinto que faltou explora mais a condição de Mark Watney como o único homem em Marte, o ponto mais alto do livro é as adversidades que Mark passa e sua astúcia de resolver.

Wania Cris 05/11/2022

Andy Weir, meu coração é seu!
O autor me conquistou em Devoradores de Estrelas, o melhor livro de sci-fi já escrito no mundo (sim, sou exagerada) e me despertou interesse em ler tudo o mais dele. E Perdido em Marte não decepcionou.

O livro tem um protagonista tão azarado quanto divertido e muito, muito inteligente, capaz de tirar água de combustível e vice versa. Genial!

Em boa parte do livro temos apenas Mark com seus problemas cada vez piores e, ainda assim, o livro não é entediante. O protagonista segura muito bem a narrativa e o livro evolui de uma maneira encantadora. A inserção de outros personagem apenas acrescentam na trama, deixando ainda mais interessante. O final então, Deus do céu, que tensão, que desespero, que doido!!!

A tradução de Marcello Lino é uma pintura! Manteve a leveza e didática da estória sem comprometer a fluidez.

Doida pra ler Artemis agora!!

Eduarda Valéria 23/10/2022

eu assisti o filme antes de ler o livro e eu fico impressionada quando um é fiel ao outro. é muito legal como é fidedigno a realidade do que provavelmente aconteceria no espaço.

Josias.Galdino 12/10/2022

Muito bom, engraçado, nerd e técnico sob-medida.
Livro muito bom. Em muitos momentos muito mais interessante que o filme, em outros momentos a narrativa se torna mais prazerosa de acompanhar nas telinhas. Mas foi um ótimo livro, que talvez não tenha mais interesse em revisita-lo. Como comprei pelo kindle, acho que ficou como uma lição aprendida, ou consiga de forma gratuita ou compro físico para poder trocar ou revende-lo . Nota 4, já que o livro as vezes é um pouco massante pelo linguajar técnico, que cai bem para a proposta do livro

Fabrício 18/09/2022

Incrível
Muito bem escrito e de fácil compreensão para qualquer aficionado em viagens espaciais. Toda a leitura científica é usada de forma muito leve e compreensível.

Anabs7 11/09/2022

Perfeito!
Literalmente o meu primeiro livro e juro... prende muito na leitura e faz você viajar junto para Marte e sofrer tbm!!

dica: lê o livro e dps vê o filme!! vai te surpreender...??

maripls 07/09/2022

Me surpreendeu positivamente.
Otima leitura!!! Muito bem escrito, pensei que meu cerebro explodiria com algumas partes da ciência e dos cálculos, mas ao decorrer da leitura começa a ficar mais "facil" a compreensão do que esta acontecendo. ?

Achei que não iria gostar da leitura, mas me surpreendi. Amei o senso de humor do personagem principal, quebrou os vários momentos de tensão. Acho que preciso ver o filme agora também!

Rod 04/09/2022

Melhor que o filme na minha opinião
Li o livro antes de ver o filme (desta vez foi uma releitura). A base é a mesma porém gostei mais do livro pois existem mais situações que precisam ser resolvidas.

Lommy 28/08/2022

Lindo
Foi simplesmente muito bom ler esse livro, a experiência e a emoção durante toda a leitura. Apesar das partes mais técnicas e científicas, foi divertido demais e mesmo sabendo a história por já ter assistido o filme, foi simplesmente muito incrível.

dieizon 16/08/2022

Após um acidente numa missão em Marte watney acorda e se vê sozinho em Marte, e portando dedica todos os momentos a sua sobrevivência, enquanto na terra com ajuda da tripulação começam uma corrida contra o tempo para tentar salvar o astronauta.

Larissa Benevides 15/08/2022

?Perdido em Marte - Andy Weir ?
?"Se um tripulante morre em Marte, ele fica em Marte."

A maior parte do livro é em formato de diário. O diário de bordo de Mark Watney, o astronauta que está preso em Marte.

Em menos de 10% do livro já estava completamente presa na história. O personagem principal consegue encantar de tal maneira que você fica na torcida como se todo o acontecimento fosse real. Mark é o meu astronauta favorito.

O livro é recheado de explicações e a cada capítulo aprendi algo novo. Física, mecânica, botânica, astrofísica ou química temos de tudo um pouco. Em certos momentos as explicações podem pesar um pouco e deixar o capítulo maçante, mas a maior parte dele traz explicações condizentes com o andamento da história.

Além disso, como Mark está completamente sozinho em um planeta, vamos acompanhar todo o abalo emocional que essa situação traz. Mas o personagem é o próprio alívio cômico da história, Watney tem várias tiradas enquanto escreve seu diário de bordo.

Um livro de ficção científica com a pegada de um filme de ação!

?"Mark Watney é um especialista em sobrevivência em Marte. Se existe alguém capaz de sobreviver lá é ele."

site: https://www.instagram.com/p/ChTBn9JLu5G/

Max 15/08/2022

MacGayver em Marte!
Após um incidente nosso personagem é deixado sozinho em Marte, a seu favor, há estruturas já montadas pela sua equipe, que permite sua sobrevivência. Porém, perde a comunicação com a nave de transporte na órbita de Marte, e consequentemente com a Terra.
Comunicação, comida, ar, água, transporte... todos problemas q nosso engenhoso astronauta consegue resolver com bom humor e muito cagaço!!!!