Perdido em Marte

Perdido em Marte Andy Weir

Resenhas - Perdido em Marte

Dijair Antonino 20/02/2022

Início e fim muito bons, já o meio...
Um livro com uma história bem legal. Porém, algumas partes achei muito técnicas e descritivas demais. O início e o fim são empolgantes, mas o meio do livro é muito monótono. Se o autor queria mostrar como Mark Watney se sentia sozinho em Marte, ele conseguiu. Mas no geral o saldo é positivo.

Gabriela.Jeronymo 16/02/2022

Não é o meu estilo que gosto de leitura...
No geral eu achei um livro bem legal, mas por não ser o estilo de livros que eu costumo ler, achei um pouquinho cansativo, muito explicativo.
Não entendo muito sobre o assunto, o que fez com que eu pulasse várias partes das explicações para mim terminar de ler.
Mas pra quem gosta, tenho certeza que vão amar.

Babi 16/02/2022

Esperava mais.
Dei 2 estrelas e meia pq eu realmente esperava mais desse livro. A partir do capítulo 21 eu fiz leitura dinâmica, pois não aguentava mais a história. É um livro muito técnico, que traz detalhes de coisas que, sinceramente, eu não quero saber. Provavelmente pessoas que gostam de entender mais a fundo as partes técnicas, vão gostar do livro, mas pra mim nao funcionou. Outra coisa que me irritou foi o fato de ter umas piadinhas muito fora de hora. Estamos falando de uma pessoa que ficou sozinha em Marte, o que tem de engraçado nisso? Deveria ter muito mais conteúdo sobre o psicológico e o emocional do astronauta. Acho que teria sido bem mais emocionante.
Mais um ponto que me desanimou muito: várias vezes (principalmente nos capítulos que se passam na Terra) existem alguns personagens que dão uma de "Prof. Roteiro". Isso é: acontecem diálogos que jamais aconteceriam naturalmente na vida real, mas que existem no livro simplesmente para explicar algo do roteiro para quem está lendo e, eu acho que existem formas mais inteligentes de contextualizar o leitor.

Thamires.Tecila 14/02/2022

No começo me incomodou um pouco os detalhes mais técnicos, mas em dado momento passei a me importar com o Watney e sua história e a parte mais teórica foi ficando em segundo plano.
Estava com esse livro parado há bastante tempo, com preguiça pra ler, por isso parti pro audiobook e foi uma ótima decisão!

Cortina 09/02/2022

Muito bom, recomendo a leitura a todos Consegue envolver o leitor e você não vê a hora de terminar o livro.

Giu. 09/02/2022

Perdido em Marte.
Livro recheado de ciência, humor e referência de cultura pop, pra quem gosta de sci-fi "hardcore" é uma ótima leitura.

Eu particularmente fiquei fascinado pela narrativa, gostei demais como o escritor conseguiu criar problemas inteligentes e resolvê-los no decorrer do livro (problemas de engenharia e sobrevivência com bastante base técnica).

Muitos momentos tensos e engraçados ao mesmo tempo. Recomendo muitíssimo.

Myllene Felix 06/02/2022

Melhor livro lido de 2021
[Estranho pensar que eu sempre resenho tudo que leio e exatamente o melhor do ano, deixei de resenhar. Haha
Isso aconteceu, pq terminei no meio das provas e achei que ele merecia uma resenha decente, agora se passou tanto tempo que talvez eu não consiga mais fazer jus a grande obra que é, mas vou tentar.]

Não tenho palavras pra descrever a genialidade do autor, chega a ser espantosa. Logo corri pra ler mais sobre ele e tentar entender como ele tem tanto conhecimento sobre tantos assuntos, foi um show de aprendizado isso aqui.
Como tive a oportunidade de cursar disciplinas de fisica, quimica, matematica, biologia na faculdade, consegui acompanhar muito bem a leitura, não sei se qualquer pessoa vai alcançar os raciocínios, pq tem muita coisa especifica a nivel de ensino superior, mas acredito que lendo com calma seja possível, o Andy foi bem didático.
Eu me deliciei nessa narrativa como se estivesse comendo um bolo, não li tudo de uma vez, todo dia lia um trecho na maior calma e muitas vezes joguei no google pra enxergar as reações químicas, eu mergulhei no universo. Em certo momento acabei devorando, claro, mas inicialmente fui apreciando com pequenas doses diárias e foi uma leitura perfeita.
A narrativa é envolvente e o autor domina o conteúdo cientifico. O protagonista tem um lado muito divertido e cativante, não tem como não torcer por ele. Uma obra impecável, escrita por um gênio. Sem mais.
Todo meu respeito a esse grande autor, quero ler tudo dele e vou pregar a palavra a todos que surgirem na minha frente. Gratidão imensa.

Ps: forte candidato a ser meu livro favorito da vida, mas ainda estou confusa a respeito.

Marcos.Santos 01/02/2022

Após quase abandonar esse livro, enfim finalizei. Não que o livro seja ruim, longe disso, mas algumas partes são monótonas e técnicas até demais, o que leva a um cansaço na leitura. Por exemplo, em Solaris, não passei por essa mesma canseira, pq o livro é conciso, trata daquilo que é importante para o enredo da história. Aqui, muitas vezes, quase me vir lendo um livro de ciências, e não de ficção científica. Os pontos fortes aqui, são a escrita perfeita do escritor e o carisma do personagem principal. O enredo de sobrevivência em Marte tbm são peças chaves para a conclusão da leitura.

Cecile.Dutra 30/01/2022

A melhor pessoa que poderia ir para Marte
A leitura é um pouco difícil no começo, vai um tempo até se adaptar ao assunto espaço/marte/NASA mas depois que isso acontece vale muito a pena! Ficamos ansiosos com cada sol que passa para que Mark seja enfim resgatado.

Giovanni 25/01/2022

"Eu estou basicamente fodido."

"Diante de perspectivas tão adversas, só me resta uma opção: Vou ter de usar a ciência para sair dessa."

É um livro muito bom, e eu amo o filme.
Recomendo para qualquer leitor.

Duda 11/01/2022

Razoável
A narrativa da história é super bem contada e te prende inúmeras vezes, algumas eu sentia a sensação de estar em Marte com Mark...
Me decepcionei pela falta de sentimentalismo na parte do protagonista, são poucos os momentos em que o autor trata o psicológico do personagem como importante, o livro em si foca muito em informações tecnológicas, experimentos, botânica e química.
Para quem ama um livro conteudista, é esse que eu recomendo! Mas para quem ama escutar as experiências, as frustrações de um ponto de vista HUMANO e não de um "robô nerd", pode ter certeza que esse livro não é para você!
Ele é sim, super bem formulado e com muita história, mas me deixou entediada muitas vezes, por isso dou minha nota "razoável" com duas estrelas e meia.
Enfim, esperava mais!

Laura 01/01/2022

Perdido Em Marte
Sendo bem sincera, pensei que seria diferente, achei que fosse mais "ficção"
O livro tem bastante cálculos e coisas técnicas, as vezes bem complicadinhas de entender.
Não fala nada sobre a parte psicológica do Mark, afinal ele está preso em Marte sozinho, é meio obv que ele teria alguns surtos, mas o livro não toca nesse assunto, é quase como se fosse super normal. Mas em geral eu gostei bastante do livro mesmo assim, ele me entreteu bastante, passei sufoco, fiquei aflita, enfim, senti várias coisas.
Eu não vi o filme ainda, mas imagino que seja muito bom tbm.

Rauta 28/12/2021

Thriller de sci-fi??? Aqui tem!!
Puta merda o que dizer da TENSÃO que esse livro me deu.
Era merda atrás de merda e a gente torcendo pelo Watney a todo momento e quase arrancando os cabelos PUTA MERDA.
Uma coisa eu posso dizer: Andy Weir escreve thrillers MUITO bem, e a parte científica também é admirável (embora tenha me entediado as vezes no livro e eu só queria pular essas partes).
Artemis ainda continua sendo meu livro preferido dentre esses dois, já que no que se refere a termos técnicos, tem bem menos e para pessoas leigas como eu é BEM melhor, mas Perdido em Marte não deixa de ser maravilhoso!!
Dei 3.5 estrelas pelo livro ser maravilhoso, mas arrastado em algumas partes. Tudo bem que o Mark estava sozinho em Marte mas eu senti falta das emoções, sabe? Das conexões dele com outras pessoas. Mark Watney é obviamente aquela pessoa que tenta esconder seus sentimentos com piadas, e nós, na grande maioria do livro, acompanhamos seu próprio diário de bordo, mas o que impede que a narrativa mude (o que mudou diversas vezes sendo um narrador em terceira pessoa) para que possa ser mais expressa os sentimentos desse biólogo solitário? Creio que essa tenha sido uma das faltas que senti na obra, a saudades, a loucura de se estar sozinho, o pesar.
Mesmo mostrando esses pontos, a leitura é muito gostosa. Watney é um personagem extremamente engraçado e bem humorado. Não se preocupe se outras mulheres não te querem por apenas ser um biólogo, eu quero!!! (tô betando personagem fictício, mereço mesmo).
Se você tem uma bagagem maior em relação a sci-fi, esse livro é perfeito pra você!! Mas se você ainda tá começando, vai pra Artemis que é do mesmo autor e é sensacional também!!