Criações sombrias

Criações sombrias Orfeu Brocco

Resenhas - Criações sombrias

Nu e As 1001 Nuccias 27/04/2016

Resenha do Blog As 1001 Nuccias - Humbert, meu anti-herói preferido!
Criações Sombrias traz pra gente a história de Humbert, ou Humbs para os íntimos, um escritor de comédia em uma fase bem decadente da sua vida. Recém-abandonado pela sua noiva, em vias de perder o emprego de professor de Geografia e atrasado com o prazo na editora, Humbs se afoga em vodka, cigarro e cocaína.

Sua vida começa a mudar quando, numa dessas saídas loucas na noite de São Paulo com seu amigo boliviano Maxwell, ele conhece Olívia. Juntos com Billy Negão, o primo de Max, e uma das namoradas loucas do amigo, ele tenta se ajeitar e arrumar seu apartamento, quando começa a ter visões sobrenaturais. Uma delas é de seu tio e torturador já falecido há tempos. A outra é de uma criatura estranha, totalmente nua, sem rosto definido, com fendas no lugar da boca e um apetite voraz para pombos crus.

Enquanto tudo isso se passa na Grande São Paulo, lá em Humbertlândia (a explicação está no livro, não vou contar!) no interior de MG, um sobrado praticamente abandonado e visto pela cidade como mal-assombrado está despertando de verdade para este mundo. Coisas nadicas de nada naturais se rastejam movem e se preparam. Este mesmo sobrado, o de número 23 da Rua dos Inocentes, foi a casa de infância de Humbs...!

Também da cidade, Padre Ambrósio lida com seus próprios demônios. Com a fé abalada pela falta de interesse e caráter da congregação, tem de cuidar de alguns enfermos que apresentam uma moléstia desconhecida. Ajudado por Daniel, um amigo de infância de Humbert e um estudioso do mundo oculto, eles se tornam amigos e juntos tentam desvendar o que ocorre com a cidade. As primeiras mortes acontecem, são horríveis e tem detalhes muito, mas muito nojentos e o investigador Evandro não sabe bem como lidar com tudo isso.

Após a conversinha com o fantasma do tio e um pequeno incentivo da recém-namorada, Humbs decide pegar o busão e retornar ao "lar". Nem que seja pra mijar no túmulo do infeliz do tio (palavras dele!). Já hospedado no hotel de Luigi, um italiano boa-pinta, simpático, apaixonado por ópera e por maconha, Humbs vai dar uma volta pela cidade e descobre que muitos conhecidos morreram vítimas da peste desconhecida. Resolve, por fim, ir ao cemitério e lá recebe um aviso do estranho de cabelos ruivos que conheceu assim que saltou do busão: uma vez que não foi embora, agora não poderia mais sair da cidade.

"- Seu ódio por essa cidade foi o início de tudo e agora será o fim. Você está pronto para ver o fim?"

A situação da cidade fica cada vez mais caótica, com isolamento total devido à doença misteriosa, profanações, incêndios e criaturas surgindo do nada. E tudo que acontece e surge tem causa na infância de Humbert. Há um bocado de cenas de luta e ação, explicações e viagens astrais, ocultismo a perder de vista e tudo muito bem amarradinho.

Entendam que eu fiz um resumo muito enxuto do livro! Há vários detalhes e acontecimentos importantes que deixei de fora, porque explicar tudo seria estragar a leitura de vocês.

Então, estava lá eu acostumada a ler Stephen King e Joe Hill, e O Exorcista, A Entidade e coisas assim, quando um livro nacional de terror caiu em minhas mãos e eu... me apaixonei!

Amei o jeito como o personagem vê o mundo de uma forma bacana, sempre esperando o melhor das pessoas, mesmo no estado deplorável em que estava. Também o achei bem educado e muito gentil para um usuário constante de drogas que vivia sendo criticado pela senhoria do apartamento, pelos médicos dos hospitais. É um cara amigo, companheiro, que vê a vida de um jeito simples e, ao mesmo tempo, com toques de poesia.

Gostei da forma como os personagens interagiam e como conversavam, suas lutas internas e externas. Gostei das descrições das cenas de terror e de sexo, especialmente. Sangue e baratas em uma página, beleza e poesia em outra. Deu perfeitamente pra me inserir naquele mundo e querer ajudá-los nessa luta contra a Escuridão Perfeita.

Aos amantes de terror, este é um belo exemplo de livro para leitura. Acho que até os leitores que não curtem o gênero iriam gostar. Com personagens cativantes, um toque de drama, e romance, cenas picantes (sensual e não sexo exagerado), cenas de dar nojo profundo e um humor leve e irônico, é uma pedida certa! Vai por mim!

Cabe informar aqui rapidamente que o final foi espantoso, um bocado louco, mas verossímil (coisa difícil de fazer) e que haverá uma continuação! Aguardem!

site: http://1001nuccias.blogspot.com.br/2016/04/resenha-livro-criacoes-sombrias.html