Spartacus, O Gladiador

Spartacus, O Gladiador Ben Kane

Resenhas - Spartacus: O Gladiador

Léo 04/08/2020

Bem fraco no que se propõe
Depois que terminei os dois livros do Spartacus, fiquei pensando se iria valer a pena perder tempo falando desses livros. Depois de decidir que sim, não sabia se falava individualmente sobre os dois, apenas sobre o segundo (que é bem ruim) ou se falava dos dois aqui já no primeiro. Optei pela última.

Spartacus tenta ser um livro de ficção histórica, porém falha em tudo a que se propõe. O conteúdo histórico é fraquíssimo, os personagens são bem desinteressantes, Ariadne chega a ser insuportável. Os diálogos são bem raros e nada impactantes. Parecem diálogos de filme de sessão da tarde dublado. O autor parece ter preguiça de descrever as batalhas, já que avança na maioria delas para o resultado final. Achei que veria muito dos gladiadores na arena, mas nem isso teve também.

O volume 1, apesar de ser melhor que o 2, começa de forma bem clichê, com bandidos emboscado o "herói" em maior número. O resultado disso vocês conseguem prever, obviamente. Aliás, o autor parece adorar esse tipo de situação, já que ela se repete em vários momentos do livro, com diversos personagens.

Optei por comentar sobre os dois livros aqui, pq, se ainda assim tiver coragem de começar a leitura desses livros, saiba que o volume 2 é totalmente decepcionante. Além de repetitivo.

Jefe 02/03/2023

Ação do início ao fim do livro. As batalhas bem detalhadas, vários personagens ativos nas histórias.
E o melhor é que no final do livro tem algumas páginas escritas pelo autor contando sobre a história real do Spartacus. Sobre o que ele tinha que era verdadeiro e tbm o que ele precisou inclui na história.

Thiago Alves 06/11/2022

Ótima leitura
Para quem gosta de leitura com gladiadores, irá gostar desse livro, com uma leitura tranquila e cheia de lutas.

Rodrigo Fernandes 07/06/2023

Spartacus não é gladiador neste livro!
O livro é bom, apesar dos 10 erros de digitação.
Mas neste livro Spartacus não é gladiador em nenhum momento desta história. Diferente da história que conhecemos. É capturado como escravo, vendido ao ludo, treinado, organiza uma rebelião e foge junto com os demais escravos. Não luta na arena em nenhum momento! Então o título, a capa... não condiz com os acontecimentos do livro.
É bem escrito, dose certa de ação e cenas de batalhas.

Andre.Vieira 01/09/2021

A PERFEIÇÃO É ESSE LIVRO.
Meu, eu amei esse livro de demais! Se tornou meu favorito antes de eu chegar na metade desse livro espetacular. Porquê eu demorei de ler? Aqui tem tudo que os amantes das guerras antigas gostam. Brutalidade, carnificina, ignorância, lei da espada, deuses... O autor foi perfeito. No final do livro, ele fala sobre as inspirações, de onde ele buscou as informações. O livro feito através de pesquisas do autor e isso é muito bom.
Sobre o Livro fala quando Spartacus estava voltando a sua cidade, depois de 10 anos servindo às hordas Romanas,descobre que o rei, o filho e o pai de Spartacus foram assassinados. Ele procura vingança e acaba traído por um dos amigos. O rei vende ele a um traficante de escravos e vai parar na arenas de gladiadores. Após algum tempo em sua rotinas de treinos e lutas, convence alguns gladiadores a fugir e derrotam muitas tropas Romana, juntos com outros escravos fugidos.
Mas nesse livro não é narrada apenas na perspectivas de Spartacus e sim de muito outros personagens. Minha leitura foi maravilhosa, 448 páginas em 4 maravilhosos dias. O único lado negativo desse livro, foi porque ele acabou ?.
Spartacus, grande herói que libertou centenas de escravos ???????????? excelente líder! Um gênio!
Minha nota? Infinito! Hahahhaha

Giancarlo 05/04/2015

Spartacus bem imaginado
Um Spartacus diferente do Kirk Douglas hollywoodiano da década de 1950. Menos focado no Ludo e mais detalhista nas batalhas travadas contra os exércitos romanos, o que deixou os Senadores de Roma enfurecidos, pois não havia força militar que fosse capaz de subjugar esse escravo Trácio fugido com 71 outros amigos e que acabou acolhendo milhares de escravos e agricultores que sentiram que era o momento e a única oportunidade de vencer Roma. Leitura agradável e contagiante. Imersão de época. Boa descrição de ambientes. Recomendo para quem gosta de Ficção Histórica. Spartacus existiu e, apesar de ter poucos documentos oficiais relatando suas façanhas - afinal quem registrou os fatos foram os Romanos - há quem defenda que sua história não foi tão detalhada pelo simples fato dele ter sido um rebelde de ofendeu o grande império, caso contrário existiriam diversas obras sobre o mesmo. O escritor já avisou que terá continuação, o que achei ótimo.

A geógrafa 27/01/2024

Spartacus, O gladiador
Na primeira vez que li, dei 5 estrelas. Diminuí um pouco pq dessa vez foi lento e me prendeu em poucas partes.
Apesar de não ter sido tão emocionante na releitura, a história do Spartacus continua sendo muito inspiradora. O cara desafiou a ganância de Roma e provou o seu valor e o de seus seguidores. Ele foi um verdadeiro líder e sua força e ousadia contagiou gerações.

Maurício 11/07/2020

Justiça com as próprias mãos
Esse livro é sensacional. Informações históricas no meio de um romance muito bem escrito.

Fabi.Fischer 25/01/2021

Amei!
A muito tempo um livro não me prendia desse jeito. É um livro forte, com uma narrativa Maravilhosa, conseguia até ouvir as espadas e sentir o cheiro da guerra! Durante as batalhas até perdia o fôlego. Gostei muito, e já estou louca pra começar a ler o segundo livro da série.
É importante destacar que tem muitos gatilhos de estupro.

Gisele.Varotti 17/02/2022

Era para ser, mas não é
*Vou postar a mesma resenha para os dois volumes*

Primeiro de tudo, o livro era para ser ficção histórica, mas pendeu para o lado de aventura - só não direi fantasia porque os personagens foram pessoas reais.

Não é um livro ruim e cumpre muito bem o que propõe, mas senti falta de alguns elementos e o que mais me decepcionou foram as cenas de batalhas. São curtas, rápidas, sem emoção e nem imersão. Talvez tive essa estranheza por ter sido mimada com as batalhas do Bernard Cornwell.

Diverte? Diverte. Mas não espere mais que isso.

Aviso: o livro tem gatilhos de violência sexual. Nenhuma novidade para a época e cenário retratados na narrativa, mas achei importante alertar.

bruthethe 26/12/2021

Um pouco decepcionado
Fiquei apaixonado pelo personagem em 2011, com a série. Tendo lido o livro de 1950 de Howard Fast e visto o filme de Kubrick, a paixão só aumentou.

Achei que este livro seria o ápice da representação de Spartacus. E não foi. Nem de longe. Mas talvez seja culpa minha e da minha expectativa.

De qualquer forma escrita é atropelada, parece que falta muita coisa, que ele esqueceu frases no meio. Pareceu na verdade, meio amador.

Lerei o segundo pelo amor por Spartacus, mas sem expectativas.

Victor Oliveira 07/12/2022

Da série de TV para os livros (vice e versa)
Uma aventura tendo como pano de fundo a história de vida de Spartacus. Um ex escravizado / gladiador que se torna líder de uma rebelião que desafia o poderoso império romano.

Eu gostei bastante. Livro de fácil leitura, sem muita enrolação, no final o autor explica algumas decisões de roteiro que ele tomou (como existem poucos registros históricos sobre a vida de Spartacus, as vezes é preciso dar uma improvisada), com as quais eu concordo.

Eu recomendo. Espero que o segundo livro seja tão divertido quanto esse.

Bielfelix27 24/01/2021

Resenha Spartana
O primeiro livro de spartacus é viciante , cativa muito e apesar do seu começo clichê e desenvolvimento lento a maneira que os personagens vão se encaixando em suas determinadas histórias são incríveis e vai nos deixando cadê vez mais curiosos a respeito do que irá acontecer com Spartacus e seus demais homens, apesar de já ficarmos sabendo o destino infeliz de alguns durante o decorrer da história.

Juninho 11/01/2017

Ótimo
Apesar da escrita ser simples( o escritor não é nenhum George Martin ) e os personagens serem um pouco"rasos" a história é bem legal, não tem aqueles momentos maçantes eu curti muito a história do Spartacus e com certeza irei ler a continuação...