Lições de literatura russa

Lições de literatura russa Vladimir Nabokov

Resenhas - Lições de Literatura Russa

Romeu Felix 13/07/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"Lições de literatura russa" é uma obra fascinante e esclarecedora escrita pelo renomado autor Vladimir Nabokov. Neste livro, Nabokov compartilha sua profunda paixão pela literatura russa e oferece uma análise abrangente e perspicaz das principais obras e autores desse rico cânone literário.

Dividido em três partes, o livro inicia-se com uma introdução que aborda a importância da literatura russa na formação de Nabokov como escritor. Ele reflete sobre sua experiência pessoal e conexão íntima com essa tradição literária, revelando seu amor pela língua russa e pelas obras que o influenciaram.

Na segunda parte, o autor mergulha na análise detalhada de diversas obras-primas da literatura russa, desde os clássicos mais conhecidos, como "Guerra e Paz", de Tolstói, e "Crime e Castigo", de Dostoiévski, até obras menos conhecidas, como "A Dama de Espadas", de Pushkin, e "O Dobro da Glória", de Nadezhda Teffi. Nabokov demonstra sua erudição ao discutir temas como estrutura narrativa, personagens, estilo literário e simbolismo em cada uma das obras abordadas.

Ao longo da leitura, é evidente a paixão de Nabokov pela literatura russa, que transparece em suas análises perspicazes e apaixonadas. Ele é capaz de captar a essência de cada obra, destacando suas peculiaridades e oferecendo novas perspectivas aos leitores. Sua escrita é envolvente e acessível, tornando a leitura fluída e prazerosa mesmo para aqueles que não estão familiarizados com a literatura russa.

A terceira parte do livro consiste em uma série de aulas dadas por Nabokov sobre escritores russos específicos, como Gogol, Turguêniev e Tchékhov. Essas aulas são uma verdadeira joia para os amantes da literatura, pois proporcionam um vislumbre da mente brilhante de Nabokov e de seu profundo entendimento da escrita e da arte literária.

"Lições de literatura russa" é uma leitura indispensável para qualquer pessoa interessada na literatura russa e no mundo da escrita em geral. Nabokov não apenas analisa obras-primas com maestria, mas também nos ensina a ler e apreciar a literatura em toda a sua riqueza. Sua abordagem meticulosa e apaixonada convida os leitores a mergulharem nas profundezas da literatura russa, descobrindo novas camadas de significado e beleza em cada página.

Em resumo, "Lições de literatura russa" é uma obra magistral que combina erudição, paixão e percepção em uma exploração abrangente do cânone literário russo. Nabokov nos guia por meio de uma jornada intelectual e emocional, revelando a importância duradoura dessas obras-primas e deixando-nos com uma apreciação renovada pela grandeza da literatura russa.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Luiz.Goulart 01/10/2022

Nabokov além de Lolita
O autor russo Vladimir Nabokov, após migrar da Rússia para os EUA ensinou literatura em universidades antes do sucesso do seu livro Lolita. Os manuscritos das suas aulas foram publicados em dois volumes e neste ele examina os clássicos Mansfield Park (Jane Austen), A Casa Soturna (Charles Dickens), O Médico e o Monstro (Robert Louis Stevenson) e No Caminho de Swann (Marcel Proust). Li os quatro livros para poder ler depois os capítulos sobre eles. Nabokov também analisa Madame Bovary (Gustave Flaubert) e A Metamorfose (Franz Kafka), que eu já havia lido antes, além de Ulysses, de James Joyce, livro para o qual ainda não reuni coragem suficiente para ler.

site: https://www.blogger.com/blog/post/edit/32639542/5508448897034557562?hl=pt-BR

JanaAna90 16/02/2022

Livro para ser revisitado
O livro trás as aulas de Nabokov, sobre as principais obras literárias da Rússia. Os livros são dissecados na visão do autor, portanto podemos ver trechos enormes de elogios e explanações sobre as obras quando Nabokov gosta do autor, quando ele não gosta as críticas são ferrenhas. Confesso que tive dó de alguns, outros me deliciei com as críticas. Tive a sensação de que os autores que Nabokov não gostava, eram os trechos mais enfadonhos, mas os que ele gostava, a leitura era gostosa e prazerosa.
As aulas aqui colocadas são muito boas, pois nos faz refletir trechos que podem ter passado despercebidos quando lido no livro. Só não são recomendáveis para quem não gosta de spoiler, pois em todos os comentários e análises dos livros são um verdadeiro spoiler, inclusive há transcrições na íntegra de alguns trechos dos livros.
Acredito que a ideia do autor era buscar fazer com que todos que lessem as obras russas se aprofundassem e compreendessem a essência de cada livro. Bem como indicar os melhores autores russos (na visão de Nabokov) fossem lidos.
E aqui temos também um panorama geral da vida de cada autor, que nos propicia a mergulhar um pouco sobre quem eram esses autores, seu papel e importância na Rússia, motivações para a escrita.
Enfim, é um livro para ser consultado e estudado sempre após as leituras dos livros russos, embora são poucos os livros resenhado e analisado pelo autor, mas vale a pena a consulta.
13marcioricardo 16/02/2022minha estante
Já coloquei esses também na minha lista, graças a vc.. Valeu!!

JanaAna90 17/02/2022minha estante
Ops, espero ser uma boa influência nessas escolhas. ?

13marcioricardo 17/02/2022minha estante
Com certeza és ?

Biblioteca Álvaro Guerra 11/10/2019

O saldo das lições é uma crítica renovadora e audaciosa que transforma seus objetos pedagógicos em maravilhosos personagens.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788565339308

Sabrina 29/04/2019

Crítica de primeira
Acabo de terminar a leitura deste livro e ainda estou extasiada pela experiência maravilhosa! Magistralmente escrito, como se espera de Nabokov, mas, sobretudo, surpreendente pela riqueza de detalhes nas análises realizadas.

Confesso que, a princípio, estava receosa por conhecer a predileção de Nabokov por determinados autores e suas fervorosas críticas a outros (e ele fala mal mesmo mesmo, sem dó nem piedade). Ainda bem que não deixei essa imagem prosperar. Nabokov, de fato, tem clara preferência por determinados escritores, mas fundamenta muito bem as suas escolhas; seus elogios e ressalvas em nenhum momento são vazios ou desprovidos de argumentos, o que resulta em análises literárias belíssimas e que abordam as mais diversas nuances de cada autor russo.

Outro aspecto muito interessante é a organização editorial. Os capítulos são separados por autores e, dentro de cada um, estão organizados os comentários sobre a(s) obra(s) analisada(s) daquele respectivo escritor. Vale mencionar, ainda, a excelente introdução, assinada por Fredson Bowers; todo o texto sobre a metodologia editorial é extremamente rico e esclarecedor.

Livro essencial para todos os amantes de literatura russa e para aqueles que desejam conhecê-la ainda mais!

Aguinaldo 13/01/2015

Lições de literatura russa
Terminei essas "Lições de literatura russa" de Vladimir Nabokov ainda em outubro deste ano, mas decidi deixar para escrever um registro de minha leitura apenas agora, no final de ano, em meu balanço. Talvez seja porque eu tenha lido coisas interessantes de Nabokov nesse ano; ou por conta de uma bela história da Rússia que li e que me impressionou ou apenas porque já terminei um ano de leituras com um livro russo (em 2011 finalizei o ano com uma resenha de um livro de Joseph Brodsky). Um crítico literário para Nabokov é "um sacerdote das opiniões médias dos leitores de cada tempo". Ele tem reservas ao ato da crítica ligeira (afinal qualquer charlatão pode emitir o juízo que quiser sobre um determinado assunto e imaginar-se tão fundamentalmente crítico quanto qualquer especialista ou erudito de fato, normalmente mais cuidadoso sobre o que fala e escreve). Entretanto o que é apresentado nessas lições não é simples crítica, mas sim notas de aula progressiva e recorrentemente utilizadas por ele em sua prática como professor universitário (por quase duas décadas, de 1941 a 1959, sobretudo no Wellesley College, em Massachusetts, e na Cornell University, em Ithaca, New York). O trabalho de compilação e organização das notas é assinado por Fredson Bowers (um acadêmico). Segundo Bowers os originais incluíam tanto textos manuscritos quanto material datilografado, além de fichas e quadros sinópticos, de forma que o material revela "estágios muito diferentes de preparação e polimento". Nessa compilação Nabokov fala especificamente de literatura russa, explica a seus alunos como ler adequadamente Fiódor Dostoiévski, Nikolai Gógol, Maksim Górki, Anton Tchekhov, Liev Tosltói e Ivan Turguêniev (são, respectivamente, 48, 60, 34, 58, 110 e 40 páginas dedicadas a cada um destes autores). Uma pessoa que conheça bem as narrativas de cada um dos autores estudados aproveitará melhor as notas, muito embora o texto seja envolvente o suficiente para encantar qualquer leitor, mesmo o mais completo neófito dos assuntos russos. Há generosas transcrições das traduções de Nabokov dos originais analisados (ele desconfiava particularmente das traduções do russo para o inglês disponíveis naquela época: "traduções abomináveis" dizia). Um terço do livro é de traduções dos originais. Aprendi um bocado, mas o fato de ter lido pouco os russos certamente me fez perder muitas associações e ênfases. De qualquer forma Nabokov oferece ao leitor longas descrições sobre técnicas narrativas e sobre os fundamentos da construção de um romance, explica também os compromissos inerentes a esse ofício tão singular e atávico, que enfeitiça e destrói todo aquele cuja vaidade é maior que seu talento, disciplina ou esforço. Segundo ele, por exemplo, um escritor nunca deve ser ventríloquo de clichês jornalísticos de cunho fascista ou socialista (sorte dele não ter conhecido a literatura brasileira contemporânea), nem, tampouco, se impressionar com eventuais sucessos ou fracassos, de crítica ou público. Ele é implacável com Dostoiévski (para ele um escritor medíocre) e bastante generoso com Gógol, Tosltói e Tchekhov. Algo da biografia dos escritores que analisa é oferecido ao estudante/leitor, mas trata-se de algo secundário, o importante nas lições sempre é o que ele tem a dizer sobre a força inerente aos textos produzidos por eles. Nabokov oferece também muito de sua habilidade em interpretar como se comportam os seres humanos, sua descrição de como nos escondemos de nós mesmos quase sempre, através de mecanismos como hipocrisia, sarcasmo, mentira ou auto-ilusão. Transcrever as seminais frases de Nabokov rouba algo do prazer do leitor de descobri-las por si só durante a leitura, mas deixo aqui uma única, que exemplifica bem o absoluto de suas convicções: "É difícil evitar o lenitivo da ironia e o luxo do desprezo ao examinar a imundície em que mãos submissas, tentáculos obedientes comandados pelo polvo inchado do Estado, conseguiram transformar em meu país essa coisa ardente e fantasticamente livre que é a literatura. Além disso, aprendi a valorizar minha repugnância por saber que, me mantendo tão indignado, preservo o que posso do espírito da literatura russa. Depois do direto de criar, o direito de criticar é a maior dádiva que podem oferecer a liberdade de pensamento e a de expressão." Considerando que isso foi escrito há mais de sessenta anos só nos resta reconhecer que o fascismo e o totalitarismo nunca dormem. Grande livro. E há outros livros dele com esse tipo de notas de aula, livros dedicados a James Joyce, Miguel de Cervantes, literatura em geral, Alexander Pushkin e Nikolai Gogol. Vou procurá-los, seguro que sim.
[início: 27/09/2014 - fim: 08/10/2014]
"Lições de literatura russa", Vladimir Nabokov, tradução de Jorio Dauster, edição/introdução/notas de Fredson Bowers, São Paulo: Três estrelas, 1a. edição (2014), brochura 16x23 cm., 399 págs., ISBN: 978-85-65339-30-8 [edição original: Lectures on Russian literature (New York: Harcourt Brace Jovanovich / Houghton Mifflin Harcourt Publishing Company) 1981]

site: http://guinamedici.blogspot.com.br/2014/12/licoes-de-literatura-russa.html