Emerson Fittipaldi: uma Vida em Alta Velocidade

Emerson Fittipaldi: uma Vida em Alta Velocidade Peter Golenbock

Resenhas - Emerson Fittipaldi

KatiaMaba 26/04/2009

Vale a pena correr atrás da vitória a qualquer preço?
O que desperta a atenção do leitor neste livro é a determinação do atleta, inclujsive nos momentos de reflexão aonde surge a pergunta "se vale a pena correr atrás da vitória a qualquer preço."

pezzolo 07/08/2009

a vida em alta velocidade
publicado em: www.jpezzolo.com

Excelente livro, que acabei de ler. Uma agradável surpresa para mim, fã confesso e que acreditava já ter lido tudo o que podia sobre a vida de Emerson.
Me surpreende a riqueza de detalhes do depoimento dele neste livro, dramas e conquistas pessoais que vão muito além das esportivas e que nos aproximam mais do garoto/homem/pai Emerson. Aliás, uma vida em tão alta velocidade que em muitos momentos, na minha cabeça de diretor teatral, me lembraram a recente minissérie da Rede Globo "Maysa": os rachas na adolescência, a necessidade de vencer o próprio irmão Wilson para ter uma carreira, as namoradas trocadas pelas vitórias de Fusca nas manhãs de Interlagos e a dramática luta pela sobrevivência na Europa para um rapaz que até ali não passava de um playboy de terceiro mundo.

Me chama a atenção uma história, dentre muitas: Emmo teve um grave acidente de carro com a esposa Maria Helena grávida, que o fez perder o que seria o primeiro filho. O que poderia ser um trauma, na vida em alta velocidade dos Fittipaldi, vira um exemplo de loucura: no nascimento de Juliana, sua outra filha com Maria Helena, ele mesmo conta que colocou o bebê no carro e saiu correndo pelas estradas da Europa de felicidade! Mostra como é tênue a linha entre gênio e louco.
Chegando a Fórmula 1, os fãs do esporte se deliciam com a riqueza das histórias, e com o drama que eram as constantes mortes de pilotos da época. Principalmente a de Jochen Rindt, seu companheiro de Lotus, pela quebra de uma peça que segundo o próprio Emerson pode ter sido causada por uma batida que ele tinha dado na véspera no carro. E a primeira vitória em Watkins Glen, dando o título póstumo a Rindt.

Depois, as glórias dos títulos e a vista do "topo do mundo" aos 25 anos, milionário e jantando com príncipes e celebridades, e a triste caminhada para a decadência com o projeto Copersucar- Fittipaldi, sua equipe própria de Fórmula 1. Este é um capítulo nebuloso do livro, não tão rico em detalhes, mas que chama a atenção como é colocada uma certa arrogância de Fittipaldi em seu projeto, uma imaturidade trazida pelo sucesso que até ali não tinha sido vista. Boa leitura para essa molecada da Fórmula 1 atual antes de acharem que a única causa do sucesso é o talento deles mesmos!

Mais uma vez remetemos a "Maysa" : " Meu mundo caiu". Emerson está no fundo do poço, e vira motivo de chacota do país. Ele mesmo não acredita mais em si próprio. Até que uma mulher trás pra ele de volta o garoto amalucado da juventude: Tereza. De casamento novo, muda-se para os EUA e começa do fundo do grid a vida na Indy.

E nestes ciclos da vida que fascinam qualquer leitor, tudo começa se repetir: do auge a queda nos EUA, os acidentes nas pistas e fora delas (o quase fatal em Michigan, e logo em seguida o de Ultraleve com o filho pequeno), o fim do casamento, a aposentadoria. E eis que surge a parte mais rica do livro: um Emerson religioso, familiar, apaixonado pelo seu passado, presente e futuro nos dá uma lição de vida difícil de ser esquecida, uma lição de viver em alta velocidade. Leitura imperdível!