Marília de Dirceu

Marília de Dirceu Tomás Antônio Gonzaga




Resenhas - Marília de Dirceu


251 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17


Liz 02/03/2023

Só a UFPR para me fazer ler esse livro
Sinceramente, o livro pode até ser legal, mas quando você lê por obrigação, a leitura do livro piora 100 vezes.
Eu particularmente não gosto de poemas e não foi muito diferente dessa vez.
Como o livro é do estilo arcaico, a compreensão da escrita se torna muito difícil e ficar checando o dicionário toda vez não é a coisa mais legal a se fazer.
Então, meu veredito final é que perdi meu tempo lendo ele KKKK
comentários(0)comente



lumelowb 02/03/2023

Arcadismo fuan fuen
Achei TÃO chato! Definitivamente, liras não me agradam.

PS: "Graças, Marília bela,
Graças à minha Estrela!" não sai da minha mente (risos)!
comentários(0)comente



Paola.Grossl 28/02/2023

Idealização
Pesquisando mais a fundo sobre a obra, descobri que o Tomás de Aquino realmente passou por tudo aquilo que escreveu em sua obra, o que faz a história ficar um pouco mais interessante. Mas para mim foi bem difícil de ler, achei repetitivo. Entendo o contexto em que foi escrito, porém só terminei de ler pelo vestibular mesmo.
comentários(0)comente



MaitA4 28/02/2023

Liras
Não foi uma das minhas melhores experiências, já não tenho muita afinidade com a escrita poética, e essa em especial realmente não funcionou comigo.
Até a primeira parte onde Dirceu exalta a beleza, aparência e jeito de Marilia eu até estava aproveitando de certa forma, mas da segunda parte em diante eu simplesmente comecei a ficar enjoada, muito romance, ele só falava dela, apenas dela, mesmo na situação em que estava. Posso tentar reler mais para frente mas hoje não funciona para mim.
comentários(0)comente



Laura 25/02/2023

??Marília, de que te queixas?
De que te roube Dirceu
O sincero coração?
Não te deu também o seu?
E tu, Marília, primeiro
Não lhe lançaste o grilhão?
Todos amam; só Marília
Desta lei da Natureza
Queria ter isenção??
comentários(0)comente



LetAcia716 24/02/2023

Fui obrigada a ler pra escola, mas durante a leitura acabei gostando. Com o tempo você se acostuma à linguagem antiga.
comentários(0)comente



bowldelaire_ 21/02/2023

Eu sinceramente amei revisitar um pouco do Arcadismo brasileiro. Sempre foi um dos movimentos literários que mais me encantou. No entanto, a minha paciência para as liras amorosas é um pouco mais rasa, gosto das comparações e o sentido não teológico que se dá aos seres míticos, mas todo o amor por Marília é tão excessivo que cansa.

Quase não se há defeitos nessa mulher amada, que é perfeita em tudo que se propõe e é capaz de suprir (com um sorriso, um abraço, um olhar ou seja lá o que for) todas as demandas exigidas pelo sentimentalismo daquele que está apaixonado.

Recomendo, porque é um clássico e merece sim ser revisitado de tempos em tempos para se entender e compreender alguns aspectos da época. Não retiro aqui o valor literário das liras amorosas, por mais que elas não sejam do meu agrado no todo. Para quem procura mais do Arcadismo e quer fugir dessa amorosidade em excesso, recomendo O Uraguai, cuja leitura em conjunto com Marília de Dirceu deixa claro os diversos aspectos do Arcadismo brasileiro, o que pode ser muito proveitoso para quem se aventura a estudar as raízes da história literária no Brasil
comentários(0)comente



Estefany 17/02/2023

Lírica
O único outro livro lírico que eu tinha lido antes de Marília de Dirceu tinha sido a Lira Dos Vinte Anos, e confesso que preferi aquele do que este. Aliás, espero um dia estar tão apaixonada para declamar alguns destes poemas para alguém.

Obs: Bem, não sou sonsa, porém só percebi depois de várias páginas lidas que "Marília" se refere à mulher que Tomás amava e "Dirceu" vem do sobrenome dele.
comentários(0)comente



Sergio.Silva 13/02/2023

Marilia de Dirceu
"Marília de Dirceu" é uma obra clássica da literatura brasileira escrita por Tomás Antônio Gonzaga, um poeta luso-brasileiro do século XVIII. O livro é composto por uma série de poemas líricos que contam a história de amor entre o poeta Dirceu e sua amada Marília.

A obra é uma das mais importantes do movimento arcadista no Brasil, caracterizado pelo uso da simplicidade e da razão na literatura. Os poemas de "Marília de Dirceu" seguem esse estilo, com versos bem construídos, métrica e rima, além de uma linguagem simples e acessível.

A história de amor entre Dirceu e Marília é contada em versos apaixonados e carregados de emoção. Gonzaga utiliza elementos da natureza e da paisagem para descrever os sentimentos e a intensidade do amor dos personagens. O livro também faz uma crítica social ao sistema colonialista da época, evidenciando as injustiças e a exploração dos trabalhadores.

"Marília de Dirceu" é uma obra que encanta pela beleza dos versos e pela intensidade do amor retratado. É uma leitura indispensável para quem aprecia a poesia lírica e a literatura brasileira. A obra é um clássico da literatura nacional e continua a influenciar a cultura e a arte brasileira até os dias de hoje.
comentários(0)comente



Naty566 10/02/2023

Adorei reler
Esse livro è uma obra prima do arcadismo,recomendo para quem quiser saber sobre a história de Minas Gerais.
È um dos melhos poetas.
Xofana 03/09/2023minha estante
Guerreira, como você gostou?? Eu cheguei na parte 3 e só gostei da parte 2




Nicole 09/02/2023

Muito fofo
Simplesmente muito bom! Tem umas poesias que são tão fofas que tu fica dando risadinhas enquanto lê kkkkkk
Não gostei tanto da parte 3 do livro, que são poesias de quando o Tomás era mais novo. Também achei meio desnecessário os comentários que tem no livro.
Tirando essas duas coisas, adorei!
comentários(0)comente



isaaoki 06/02/2023

Esse livro tem uma linguagem um pouco difícil. Gostei de alguns poemas e é necessário conhecer um pouco da história do autor para entendê-los?.
comentários(0)comente



JotaJupiter 06/02/2023

Meu grande desafio no ensino médio. Com um dicionário em uma mão e o livro na outra, me afundei nessa leitura que só me trouxe satisfação.
comentários(0)comente



Lacet0 05/02/2023

Não me intriguei
O arcadismo tem a tendência de escrever de forma simples. Os poemas do Arcade Gonzaga são simples e até que fofos, alguns não fazem sentido nenhum na minha cabeça o que me fez ficar levemente perdida no romance do livro.
comentários(0)comente



beatriz3345 03/02/2023

me surpreendeu
o livro é realmente bom, tem muita poesia. comecei a ler achando que não ia entender nada por não ser o tipo de leitura que estou acostumada a ter. me agradou :)


?peno, mas é contigo?


?à nossa fadiga
dormir não compete?

?
comentários(0)comente



251 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR