Marília de Dirceu

Marília de Dirceu Tomás Antônio Gonzaga

Resenhas - Marília de Dirceu

Liz 02/03/2023

Só a UFPR para me fazer ler esse livro
Sinceramente, o livro pode até ser legal, mas quando você lê por obrigação, a leitura do livro piora 100 vezes.
Eu particularmente não gosto de poemas e não foi muito diferente dessa vez.
Como o livro é do estilo arcaico, a compreensão da escrita se torna muito difícil e ficar checando o dicionário toda vez não é a coisa mais legal a se fazer.
Então, meu veredito final é que perdi meu tempo lendo ele KKKK

lumelowb 02/03/2023

Arcadismo fuan fuen
Achei TÃO chato! Definitivamente, liras não me agradam.

PS: "Graças, Marília bela,
Graças à minha Estrela!" não sai da minha mente (risos)!

Paola.Grossl 28/02/2023

Idealização
Pesquisando mais a fundo sobre a obra, descobri que o Tomás de Aquino realmente passou por tudo aquilo que escreveu em sua obra, o que faz a história ficar um pouco mais interessante. Mas para mim foi bem difícil de ler, achei repetitivo. Entendo o contexto em que foi escrito, porém só terminei de ler pelo vestibular mesmo.

MaitA4 28/02/2023

Liras
Não foi uma das minhas melhores experiências, já não tenho muita afinidade com a escrita poética, e essa em especial realmente não funcionou comigo.
Até a primeira parte onde Dirceu exalta a beleza, aparência e jeito de Marilia eu até estava aproveitando de certa forma, mas da segunda parte em diante eu simplesmente comecei a ficar enjoada, muito romance, ele só falava dela, apenas dela, mesmo na situação em que estava. Posso tentar reler mais para frente mas hoje não funciona para mim.

Laura 25/02/2023

??Marília, de que te queixas?
De que te roube Dirceu
O sincero coração?
Não te deu também o seu?
E tu, Marília, primeiro
Não lhe lançaste o grilhão?
Todos amam; só Marília
Desta lei da Natureza
Queria ter isenção??

LetAcia716 24/02/2023

Fui obrigada a ler pra escola, mas durante a leitura acabei gostando. Com o tempo você se acostuma à linguagem antiga.

bowldelaire_ 21/02/2023

Eu sinceramente amei revisitar um pouco do Arcadismo brasileiro. Sempre foi um dos movimentos literários que mais me encantou. No entanto, a minha paciência para as liras amorosas é um pouco mais rasa, gosto das comparações e o sentido não teológico que se dá aos seres míticos, mas todo o amor por Marília é tão excessivo que cansa.

Quase não se há defeitos nessa mulher amada, que é perfeita em tudo que se propõe e é capaz de suprir (com um sorriso, um abraço, um olhar ou seja lá o que for) todas as demandas exigidas pelo sentimentalismo daquele que está apaixonado.

Recomendo, porque é um clássico e merece sim ser revisitado de tempos em tempos para se entender e compreender alguns aspectos da época. Não retiro aqui o valor literário das liras amorosas, por mais que elas não sejam do meu agrado no todo. Para quem procura mais do Arcadismo e quer fugir dessa amorosidade em excesso, recomendo O Uraguai, cuja leitura em conjunto com Marília de Dirceu deixa claro os diversos aspectos do Arcadismo brasileiro, o que pode ser muito proveitoso para quem se aventura a estudar as raízes da história literária no Brasil

Estefany 17/02/2023

Lírica
O único outro livro lírico que eu tinha lido antes de Marília de Dirceu tinha sido a Lira Dos Vinte Anos, e confesso que preferi aquele do que este. Aliás, espero um dia estar tão apaixonada para declamar alguns destes poemas para alguém.

Obs: Bem, não sou sonsa, porém só percebi depois de várias páginas lidas que "Marília" se refere à mulher que Tomás amava e "Dirceu" vem do sobrenome dele.

Sergio.Silva 13/02/2023

Marilia de Dirceu
"Marília de Dirceu" é uma obra clássica da literatura brasileira escrita por Tomás Antônio Gonzaga, um poeta luso-brasileiro do século XVIII. O livro é composto por uma série de poemas líricos que contam a história de amor entre o poeta Dirceu e sua amada Marília.

A obra é uma das mais importantes do movimento arcadista no Brasil, caracterizado pelo uso da simplicidade e da razão na literatura. Os poemas de "Marília de Dirceu" seguem esse estilo, com versos bem construídos, métrica e rima, além de uma linguagem simples e acessível.

A história de amor entre Dirceu e Marília é contada em versos apaixonados e carregados de emoção. Gonzaga utiliza elementos da natureza e da paisagem para descrever os sentimentos e a intensidade do amor dos personagens. O livro também faz uma crítica social ao sistema colonialista da época, evidenciando as injustiças e a exploração dos trabalhadores.

"Marília de Dirceu" é uma obra que encanta pela beleza dos versos e pela intensidade do amor retratado. É uma leitura indispensável para quem aprecia a poesia lírica e a literatura brasileira. A obra é um clássico da literatura nacional e continua a influenciar a cultura e a arte brasileira até os dias de hoje.

Naty566 10/02/2023

Adorei reler
Esse livro è uma obra prima do arcadismo,recomendo para quem quiser saber sobre a história de Minas Gerais.
È um dos melhos poetas.
Xofana 03/09/2023minha estante
Guerreira, como você gostou?? Eu cheguei na parte 3 e só gostei da parte 2

Nicole 09/02/2023

Muito fofo
Simplesmente muito bom! Tem umas poesias que são tão fofas que tu fica dando risadinhas enquanto lê kkkkkk
Não gostei tanto da parte 3 do livro, que são poesias de quando o Tomás era mais novo. Também achei meio desnecessário os comentários que tem no livro.
Tirando essas duas coisas, adorei!

isaaoki 06/02/2023

Esse livro tem uma linguagem um pouco difícil. Gostei de alguns poemas e é necessário conhecer um pouco da história do autor para entendê-los?.

JotaJupiter 06/02/2023

Meu grande desafio no ensino médio. Com um dicionário em uma mão e o livro na outra, me afundei nessa leitura que só me trouxe satisfação.

Lacet0 05/02/2023

Não me intriguei
O arcadismo tem a tendência de escrever de forma simples. Os poemas do Arcade Gonzaga são simples e até que fofos, alguns não fazem sentido nenhum na minha cabeça o que me fez ficar levemente perdida no romance do livro.

beatriz3345 03/02/2023

me surpreendeu
o livro é realmente bom, tem muita poesia. comecei a ler achando que não ia entender nada por não ser o tipo de leitura que estou acostumada a ter. me agradou :)

?peno, mas é contigo?

?à nossa fadiga