Marília de Dirceu

Marília de Dirceu Tomás Antônio Gonzaga

Resenhas - Marília de Dirceu

Sofia.Massarelli 23/04/2024

Chato
Voltamos com a minha saga: só li pra o vestibular, capítulo 7. Não é meu estilo favorito, mas consigo observar a beleza dessas liras, além das várias alegorias a mitologia que é típica dos poetas do arcadismo

Will 22/04/2024

Uma experiência desagradável
Li por indicação do canal Ler Antes de Morrer, devido a uma leitura coletiva; anteriormente, pelo mesmo motivo, li "Mensagem", de Fernando Pessoa.

Ambos os livros me cansaram com seus conteúdos pomposos, porém inócuos. Fernando Pessoa, pelo menos, fizera um livro curto; Tomás já foi mais extensivo e ostensivo.

Só pra constar, eu gosto de poesia, porém dei azar com essas duas obras.

LiteraLucas 22/04/2024

Clássico absoluto da poesia nacional
É uma verdadeira lástima que quase todas as resenhas desta obra aqui no skoob sejam extremamente negativas. Retrato de um público que só busca leituras fáceis e que têm medo de mergulhar numa obra mais exigente esteticamente. Trata-se de um dos livros mais bem lapidados da literatura brasileira, com versos riquíssimos e belos, que elevam o nome do Brasil no universo poético. Grande livro!

Garota Escapista 21/04/2024

Tomás António Gonzaga, participante da Inconfidência Mineira, também escreveu as liras que compõem "Marília de Dirceu".
Dirceu, seu nome arcádico, canta o amor que sente por Marília, desejando um futuro juntos. Mas, com a prisão e exilamento subsequentes do autor, seu tom torna-se melancólico além de saudoso.

Uma obra de inegável valor histórico, mas difícil leitura. Pelo menos, foi o que achei da escrita e demais artifícios linguísticos. ?

jhulica 19/04/2024

Dirceu, o último romantico
Meeeeeu deus que livro chato ?

O livro é dividido em 3 partes:
? a primeira contém 33 liras, onde Dirceu se declara e exalta a imagem de Marília.
? a segunda apresenta 38 liras, feitas durante o exílio do autor (acusado de participação na Inconfidência Mineira) onde ele mostra estar sofrendo longe de Marília.
? a terceira contém algumas liras românticas, sonetos e uma ode, porém não se sabe se são de autoria de Tomás.

As liras apresentam diversas analogias da mitologia grega (assunto que eu não entendo muito), além de ter uma linguagem bem erudita, então foi bem difícil entender algumas partes mas deu tudo certo
Por ser uma leitura obrigatória, foi mais chato ainda, tanto que eu demorei umas 3 semanas pra ler esse livro minúsculo. Para ser bem sincera, única coisa que eu gostei foi estudar a biografia do autor (que muitas vezes é refletida nas liras) e sua relação com a Inconfidência Mineira.
É isso, espero nunca ter que reler ??

Nay Nay 17/04/2024

Tudo isso sobre marília pra se casar com outra
(Lido pra UFPR)

Eu não achei que fosse gostar tanto desse livro, mas gostei. Acho que tem algo muito lindo na poesia árcade, em como eles cultuam a natureza e usam os deuses romanos como personagens. Apesar do narcisismo do Dirceu (como quando ele mata o cupido na PORRADA) são poemas simples e bonitos de ler.

A partir da segunda parte, é difícil entender se você nunca estudou o contexto da vida dele - no caso, que ele foi preso por ser inconfidente mineiro antes de casar com Marília. Os traços do pré-romantismo, a partir daqui são MUITO fortes, e faz até duvidar que o cara é mesmo árcade.

Enfim, eu me enrolei pra ler, mas não deveria. Foi bom acompanhar a vida desse cafajeste apaixonado em poemas!!!

notopodomundo 14/04/2024

Bem bucólico
Bom... é uma poesia de 1792. Arcadismo. Sabem? É isso que se espera de poemas dr 1792. Como jovem geração Z, foi difícil ler.

vAnicius0 14/04/2024

??? ?
Bomba demais pra eu fazer uma review tipo assim como pode arquitetura e literatura neoclássicas serem o mal da humanidade

pirocadeperuca 10/04/2024

Acho injusto que falem tão mal do livro só porque ele é chato. Penso que o problema é o tema e essa parte do arcadismo, que deixam tudo tão maçante. Mas a partir da segunda parte, o livro toma uma outra perspectiva e fica até interessante, o Dirceu faz seus poemas enquanto na prisão, e pensando justamente na realidade do livro, achei muito, muito triste

Hamilton.mitinho 09/04/2024

Só li pq é leitura obrigatória da Fuvest!! Achei chato, de vdd mesmo, se não fosse cair na Fuvest eu já tinha abandonado na primeira lira

isa 03/04/2024

Como opinar sobre algo que não entendo? Vocabulário muito complexo e extremamente repetitivo, facilmente abandonado

Bianca 03/04/2024

Para nós garotas que amamos suspirar e sofrer com livros
Nao esperava me apegar tanto num livro de poemas como me apeguei nesse. o amor do dirceu pela marilia, o fato da narrativa se passar na inconfidencia mineira e disso ter realmente acontecido com o autor me cativou demais.

Sophia.FAnix 01/04/2024

Brega. Clichê. Mentiroso. Bonito.
Para mim, não foi uma leitura prazerosa pelos seguintes motivos:

1 - Sou recém solteira e, honestamente, não estou muito no clima para juras de amor eterno. Tudo me pareceu brega e artificial. Claro, o fato de que Gonzaga, logo que saiu da prisão, casou-se com outra mulher só me fez achar a coisa toda uma falsidade. Tudo bem. Sei que estou soando amarga.

2 - Não consegui parar de pensar que Maria Doroteia (nossa Marília) tinha apenas uns 15 anos, enquanto Gonzaga (Dirceu) já era quase um quarentão quando eles começaram a se relacionar. Posso estar fazendo uma análise anacrônica, mas o fato é que a diferença de idade é perturbadora.

3 - Li por obrigação - o que tira um quê do prazer de qualquer leitura.

Resignada, confesso que não dá pra negar a beleza de algumas estrofes e falar que são ruins. Algumas analogias e metáforas são super interessantes, bem construídas e fazem jus à grandeza do amor. A métrica, o arcadismo, as referências mitológicas e o Cupido são, muitas vezes, elementos maravilhosos. Ainda que repetitiva, a escrita é impressionante. Saber o contexto biográfico que atrapalhou a coisa toda!

Obs.: a parte 3 é estranhamente jogada no livro.

heloisa61 31/03/2024

Mais uma leitura fuvest
Confesso que li as últimas 20 páginas correndo, só pra acabar logo. Não gostei; claro, as liras são bem feitas, mas não aguento ler umas 80 liras falando sobre as mesmas coisas e usando as mesmas palavras