Marília de Dirceu

Marília de Dirceu Tomás Antônio Gonzaga

Resenhas - Marília de Dirceu

Nay Nay 17/04/2024

Tudo isso sobre marília pra se casar com outra
(Lido pra UFPR)

Eu não achei que fosse gostar tanto desse livro, mas gostei. Acho que tem algo muito lindo na poesia árcade, em como eles cultuam a natureza e usam os deuses romanos como personagens. Apesar do narcisismo do Dirceu (como quando ele mata o cupido na PORRADA) são poemas simples e bonitos de ler.

A partir da segunda parte, é difícil entender se você nunca estudou o contexto da vida dele - no caso, que ele foi preso por ser inconfidente mineiro antes de casar com Marília. Os traços do pré-romantismo, a partir daqui são MUITO fortes, e faz até duvidar que o cara é mesmo árcade.

Enfim, eu me enrolei pra ler, mas não deveria. Foi bom acompanhar a vida desse cafajeste apaixonado em poemas!!!

notopodomundo 14/04/2024

Bem bucólico
Bom... é uma poesia de 1792. Arcadismo. Sabem? É isso que se espera de poemas dr 1792. Como jovem geração Z, foi difícil ler.

vAnicius0 14/04/2024

??? ?
Bomba demais pra eu fazer uma review tipo assim como pode arquitetura e literatura neoclássicas serem o mal da humanidade

pirocadeperuca 10/04/2024

Acho injusto que falem tão mal do livro só porque ele é chato. Penso que o problema é o tema e essa parte do arcadismo, que deixam tudo tão maçante. Mas a partir da segunda parte, o livro toma uma outra perspectiva e fica até interessante, o Dirceu faz seus poemas enquanto na prisão, e pensando justamente na realidade do livro, achei muito, muito triste

Hamilton.mitinho 09/04/2024

Só li pq é leitura obrigatória da Fuvest!! Achei chato, de vdd mesmo, se não fosse cair na Fuvest eu já tinha abandonado na primeira lira

isa 03/04/2024

Como opinar sobre algo que não entendo? Vocabulário muito complexo e extremamente repetitivo, facilmente abandonado

Bianca 03/04/2024

Para nós garotas que amamos suspirar e sofrer com livros
Nao esperava me apegar tanto num livro de poemas como me apeguei nesse. o amor do dirceu pela marilia, o fato da narrativa se passar na inconfidencia mineira e disso ter realmente acontecido com o autor me cativou demais.

Sophia.FAnix 01/04/2024

Brega. Clichê. Mentiroso. Bonito.
Para mim, não foi uma leitura prazerosa pelos seguintes motivos:

1 - Sou recém solteira e, honestamente, não estou muito no clima para juras de amor eterno. Tudo me pareceu brega e artificial. Claro, o fato de que Gonzaga, logo que saiu da prisão, casou-se com outra mulher só me fez achar a coisa toda uma falsidade. Tudo bem. Sei que estou soando amarga.

2 - Não consegui parar de pensar que Maria Doroteia (nossa Marília) tinha apenas uns 15 anos, enquanto Gonzaga (Dirceu) já era quase um quarentão quando eles começaram a se relacionar. Posso estar fazendo uma análise anacrônica, mas o fato é que a diferença de idade é perturbadora.

3 - Li por obrigação - o que tira um quê do prazer de qualquer leitura.

Resignada, confesso que não dá pra negar a beleza de algumas estrofes e falar que são ruins. Algumas analogias e metáforas são super interessantes, bem construídas e fazem jus à grandeza do amor. A métrica, o arcadismo, as referências mitológicas e o Cupido são, muitas vezes, elementos maravilhosos. Ainda que repetitiva, a escrita é impressionante. Saber o contexto biográfico que atrapalhou a coisa toda!

Obs.: a parte 3 é estranhamente jogada no livro.

heloisa61 31/03/2024

Mais uma leitura fuvest
Confesso que li as últimas 20 páginas correndo, só pra acabar logo. Não gostei; claro, as liras são bem feitas, mas não aguento ler umas 80 liras falando sobre as mesmas coisas e usando as mesmas palavras

Sofiaxzn 29/03/2024

"Se o meu crime não fosse só de amores,
A ver-me delinqüente, réu de morte,
Não sonhara, Marília, só contigo,
Sonhara de outra sorte."

Keuny 29/03/2024

Marília de Dirceu
Um livro interessante. Um conto de liras, do período do arcadismo, tendo romance, bucólico, sentimentalismo, emoção..mas a escrita é um pouco difícil de entender. Li por causa da escola porém pretendo reler no decorrer do ano para o vestibular
lila 𦢠29/03/2024minha estante
o poema lido pela minha mãe que fez com que ela escolhesse meu nome?

Leitorconvicto 29/03/2024minha estante
Um livro com muita história relacionada

Amanda 24/03/2024

Dirceu é muito romântico, tem uns poemas chatinhos e uns que eu morria de amores, até que valeu a pena, obrigada ufpr por recomendar!

Déa 23/03/2024

Liras na escola
Eu adorava sentar na janela da biblioteca da minha escola - em Ouro Preto - pra ler as Liras de Marília de Dirceu.
Minha escola ficava perto da casa de Tomás Antônio Gonzaga e eu ficava sentada na janela lendo e pensando o que passava na cabeça deles à época, como eles interagiam, como eram as trocas de cartas, enfim, "viajando". (Lembrando que nessa época não tinha Google, então eu realmente ficava pensando kkkk) Lembro que os livros eram enormes e tinham vários volumes.
Anos mais tarde morei perto da antiga Casa da "Marília" e aí voltei a lembrar das liras e andei relendo. Às vezes lia sentada lá na ponte e ficava olhando a Casa do Ouvidor com o mesmo pensamento de antes rs.
Agora tô longe uns 1000km e me bateu nostalgia e resolvi reler. Quase 30 anos depois de ter lido pela primeira vez.
Sei que dessa vez tudo parece tão diferente, tão distante e a saudade de que eles tratam parece doer mais agora do que doía antes.

Liað· 17/03/2024

Chato
Fui ler por conta do vestibular, e assim, achei um porre.
Eu entendo sua importância pra história e essas coisas, mas nn recomendo, não tem porque que ler se vc nn for fazer o vestibular, sinceramente.