Marília de Dirceu Tomás Antônio Gonzaga

Resenhas - Marília de Dirceu

Yasmin_ 07/05/2023

Um amor distante e o pastoril
Este definitivamente não é um livro para todos os públicos, porém faço parte daqueles que se encantaram pelos detalhes. É interesse quando técnica e emoção são dosadas para dizer algo: a projeção do homem do campo que deseja e anseia pela correspondência do amor, sendo um amor que precisa do amparo dos deuses da antiguidade clássica para concretude. Ainda, a construção de uma "cor local" que, posteriormente, tenta se concretizar no romantismo. É possível vislumbrar a autobiografia do autor com mais ênfase nas partes II e III da obra, que trazem reflexos da sua prisão, bem como da sua condenação por conspiração na Inconfidência Mineira e posterior exílio no continente africano.

Gigi 02/05/2023

Poesia interessante
Tive que ler para o vestibular, mas acho interessante conhecer obras de outras épocas. Até que gostei.

Biaaa_Pascotto 30/04/2023

Marília de Dirceu
Demorei para terminar o livro, as liras de Dirceu para Marília eram muito repetidas. Mas a parte 2 me surpreendeu com todo sofrimento que ele passou na prisão!

Lettuce 28/04/2023

Foi uma leitura interessante e me ajudou a entender melhor as obras do arcadismo e também sobre o período da inconfidência mineira

Ale 25/04/2023

Cansativo
Confesso que fiz a leitura única e exclusivamente visando a prova da FUVEST. Achei o livro cansativo e penoso, fazendo com que eu terminasse a leitura muito posteriormente ao que eu planejei (essa demora para ler certamente impactou negativamente a minha experiência). O pouco que me chamou a atenção na obra, se deve as referencias a mitologia grega/romana que o autor faz ao longo de todos as liras. Acho que talvez possa valer a leitura pelo peso histórico que a obra carrega...

grazi. 21/04/2023

Marília de Dirceu
Li esse livro por causa do vestibular. Confesso que por mais que não tenha uma linguagem tão difícil, tive que reler algumas partes várias vezes para que pudesse enfim entender devido a época em que foi escrito.
É um livro ótimo para fixar as características árcades na cabeça. A distinção entre a primeira e a segunda parte foram muito bem visíveis e gostei dessa diferenciação. Bom livro!

Maria 18/04/2023

Li esse livro para as provas e apesar de não ter achado incrivél é um livro bom , super facil de ler e de entender , gostei da leitura , creio que foi primeira vez que li um livro de liricas inteiro.

Jihad 17/04/2023

Cansativo
Cansativo e não entendi pq a Fuvest colocou ele como leitura obrigatória. O livro e redundante só fala da mesma coisa do mesmo jeito, não aguentava mais
kepp 02/05/2023minha estante
bom, ele foi colocado pelo peso que tem na literatura né, e tbm é mto bom p entender o arcadismo e um pouco da inconfidência mineira

bellapants 16/04/2023

Não tenho como não falar que esse livro me envolveu em boa parte, com todo o romance e a situação do casal.
Mas todo o encanto se perdia no momento em que analisava o contexto histórico e a forma como a Marília (que pertence; é DO Dirceu) só era agraciada por suas formas físicas.
(não nego, aqui, o valor histórico da obra)

nandasc 11/04/2023

Exemplo perfeito de arcadismo brasileiro
Nas primeiras liras eu estava achando legal, mas depois ficou completamente "mais do mesmo" ... fiquei sem paciência na segunda/terceira parte e li só a última estrofe de cada lira

Melks 08/04/2023

Uma leitura de vestibular que me agradou
Não digo que tenha sido a melhor obra de vestibular que eu li (fico entre terra sonâmbula e campo geral), mas com certeza me surpreendeu.

É um livro de poemas compreensível, que mostra as felicidades e amarguras do amor, recomendo a todos.

mariana 08/04/2023

Marília de Dirceu (Resumo pra Fuvest)
- Poesia
- Inspirado na Marília Doroteia (pseudônimo Marília)
- Dirceu (pastor)
- Arcadismo (pastoril, bucolismo, natureza, racional, idealização da mulher, mitologia grega)
- Arte clássica, greco-romana, é a perfeita ideal
- fugere urbem (fugir do urbano)
- inconfidência mineira
- parte 1 = Amor galante (antes do exílio)
- parte 2 = Tristeza pela prisão, mas continua racional (exílio)
- parte 3 = poesias soltas.

Pedro695 03/04/2023

Chato mas aproveitavel
Li pro vestibular, entao a leitura foi puramente tecnica, o que nao me agrada.
Porem, como ja estava lendo tentei aproveitar a leitura pelo menos... O livro con certeza é muito bem pra quem quer entender na pratica o neoclassicismo no Brasil. Tomas de aquino, sob seu pseudônimo consegue tornar as propostas arcades nacionais muito claras.
Para alem do tecnicismo mecanico de vestibulando, gostei muito da retomada esperada à mitologia greco-romana, alem do uso de alegorias para falar sobre amor, paixão, desejo e saudade.
Finalmente, nao me agradou a leitura por ser chata e pouco fluida, mas da pra aproveitar.

Nayra 31/03/2023

Marília de Dirceu
Posso tá julgando muito por ter dado 2,5, mas não teve graça nenhuma pra mim, li por obrigação e entendi poucas coisas

Myrelle3 31/03/2023

Uma das leituras obrigatórias da escola que eu menos gostei. Simplesmente não consegui me adaptar a linguagem e, por isso, não entendi a maioria dos poemas (o que me ajudou a interpretar melhor foi conversar com outras pessoas que também estavam lendo o livro). A temática árcade e bucólica não despertou nenhum interesse em mim e a escrita não ajudou a tornar os poemas mais atrativos, ou seja, foi uma experiência desprazerosa e entediante.