Marília de Dirceu

Marília de Dirceu Tomás Antônio Gonzaga

Resenhas - Marília de Dirceu

Julia 06/10/2023

Esperava coisas piores mas não é TÃO ruim assim,só um romancismo extremo e massivo pelas 190 páginas

Vitor 29/09/2023

Não há muito o que um simples vestibulando dizer...
Existe Tomás, Dirceu e Marília, Tomás não é como Dirceu e Marília não é devota como Dirceu gostaria.
Há um sentimento forte porém "plástico", é um livro bem esclarecedor no âmbito da sua escola literária, possui todos os aspectos de maneira escancarada.
Tomás, um homem do direito que na obra é um simples pastor, Dirceu, que escreve Líras apaixonadas para uma mulher que simplesmente não acessamos no livro, nos fazendo a ver pelos olhos apaixonados, ou milimétricamente arquitetado para que pareça isso.
O Aspecto político quando aparece sob a visão de Gonzaga é objetivo e o mostra como um homem que sempre está em contato com a justiça, a qual não o acolhe.

Eric 24/09/2023

Nada de mais
Bem, é um livro do século XVIII com uma coleção de poemas românticos, era de se esperar que não fosse ser algo muito atraente.
Li por conta da FUVEST, uma leitura bem cansada e lenta, pra ser bem sincero não me lembro de quase nada do livro.
Achei legal ver como a realidade de coisas atuais são na verdade muito antigas (como exemplo o Dirceu redpill depois de ser traído por uma mulher que não me lembro o nome, la nos sonetos no final do livro).
Um livro ok.

Lorenatys 24/09/2023

Durante uma revisão do Romantismo escolhi Marília de Dirceu pra fazer apenas uma releitura e ter uma análise completa desse clássico bucólico, e literalmente, romântico:)

ana bueno 18/09/2023

Meio revoltada
Meio revoltada que ele falou da marília o livro inteiro e no final ele já tava cantando outras mulheres
mas adorei as comparações que ele faz, realmente é uma escrita de uma genialidade muito grande
ana bueno 18/09/2023minha estante
+ se n tivesse nos indicados da fuvest não lia até o final nunca

nippaes 13/09/2023

Uma declaração de amor
O livro é um clássico da literatura árcade, com a linguagem rebuscada e antiga; apesar disso, me encantei com a escrita, poesias sobre as coisas simples e cotidianas, que as vezes deixamos de valorizar e amar.

Marcilio Duarte 12/09/2023

Meu clássico predileto do arcadismo
Já disse aqui que tenho uma admiração pelo arcadismo luso-brasileiro. Ler os versos de Tomás Gonzaga é imaginar-se em ambiente bucólico, campestre, frugal...rodeado de musas da mitologia grega. Menos lascivo que Bocage, seus versos são dedicados à veneração profunda de um amor que ele jamais esqueceu. Enquanto o amor existir, Marília de Dirceu será sempre um clássico.

camila.person 10/09/2023

Comecou legal, ficou chato e continuou chato
Eu gostei do início do livro, achei que começou muito bem, fazendo menção a mitologia, palavras bonitas... Mas chegou um hora que ficou cansativo (larguei o livro e retomei a leitura depois de uns 3 meses). A segunda parte é completamente oposta da primeira, é legal fazer uma comparação. Mas não estava no mesmo entusiasmo para terminar, não estava com paciência, não estava conseguindo compreender metade do que o autor queria dizer fazendo referência a mitologia a cada 2 linhas. A terceira parte então, não absorvi quase nada da leitura, só consegui perceber que a parte mais "romântica" estava voltando aos poucos nos sonetos (embora Dirceu parecesse bem revoltado nos últimos textos KKKK). Li para o vestibular e qualquer leitura obrigatória parece que se torna mais chata do que ela realmente é. Em resumo, achei que seria mais fácil e rápido por se tratar de liras, grande ilusão. Foi difícil, maçante, chato

Dudiss2 09/09/2023

Exaustivo
Marília de Dirceu é um clássico da literatura brasileira e é constituído de poemas líricos sobre os sentimentos amorosos de Dirceu para Marília, em uma temática do arcadismo e pré-romantismo se passa na época da inconfidência mineira.

Eu não tenho problema com livros clássicos, gosto do gênero porém esse livro simplesmente não me agradou. A linguagem formal e as inúmeras referências da mitologia grega complicam muito a interpretação do livro e a temática dos poemas é repetitiva demais, fazendo a leitura ser extremamente maçante e cansativa.

livilendo 07/09/2023

Li para a Fuvest, e foi isso.

Não tem nada demais, algumas liras bonitas, mas principalmente na parte I é muito repetitivo com a vibe bem marcada do Arcadismo, depois fica mais legalzinho.

thegoldrush 06/09/2023

"?Marília, de que te queixas?
De que te roube Dirceu
O sincero coração?
Não te deu também o seu?
E tu, Marília, primeiro
Não lhe lançaste o grilhão?
Todos amam; só Marília
Desta lei da Natureza
Queria ter isenção?"
LAvia 12/09/2023minha estante
MUITO BOM CHEGA

cappuccino 23/08/2023

Conversão ao ufanismo
Ultimamente tenho estudado bastante sobre a literatura brasileira e decidi ler algumas obras clássicas como Marília de Dirceu.

Confesso que que depois de tentar ler as obras do Boca do Inferno eu fiquei meio receosa de ler poemas de escolas literárias tão antigas como a que Tomaz Antônio Gonzaga participa: o arcadismo. Contudo, fui bastante supreendida por encontrar uma linguagem ?acessível? e muito envolvente.

Tomaz Antônio Gonzaga é um romântico nato, prestes a casar vai ser preso por um crime que não cometeu e vai escrever diversos versos sobre sua amada Maria Dorateia, que ele docemente apelida de Marília. (elevou minhas expectativas no amor!!!!)

Duda 23/08/2023

Linguagem complicada
No início eu estava entendendo bem mas depois a linguagem começou a ficar cada vez mais difícil de entender, então do meio para o final eu já não suportava mais. Peguei as passagens que falavam da inconfidência mineira, achei bacana mas traziam outras referências que eu não entendia nada. Só terminei pq era leitura obrigatória de vestibular.

Anyta 19/08/2023

Dirceu seu gado
Não cheguei a odiar absolutamente como a maioria das pessoas que lêem o livro mas assim tbm não é NOSSA QUE DIVERTIDO AMEI. A parte 1 romântica ,que só faltava o dirceu lamber o chão que a marília passa, é completamente insuportável, só algumas liras se salvam pq muito chato , repetitivo.Mas a parte 2 que ele tá todo cagado trancafiado é bemmm mais interessante, foi onde achei as melhores liras.

Maria1691 13/08/2023

Os que eu li prestando atenção (uns 10%), achei lindos. Ele amava demais a Marília, com certeza.

Gostei desse aqui:

Lira XVII - Parte 2