O Desafio de Ferro

Holly Black

Resenhas - O Desafio de Ferro

MiCandeloro 22/09/2014

Magicamente fantástico!
Há alguns anos, Sarah Hunt morreu no Massacre Gelado, junto com tantos outros magos, sem ter tido a mínima chance de salvar a si mesma ou ao seu bebê, Callum. O Inimigo da Morte trapaceou. Ao invés de encarar os campos de batalha, lutando contra a garota Makar, a escolhida da comunidade, decidiu atacar a caverna, onde se escondiam os velhos, as crianças e mulheres. Assim, impiedosamente, exterminou de uma só vez qualquer possibilidade de ser ameaçado em um futuro próximo, tornando-se, assim, o último dos Makaris.

Alastair, quando se deparou com a chacina a sua frente, só conseguia pensar na esposa e no filho. Quando encontrou Callum vivo, caído e protegido embaixo do braço de seu cunhado morto, com uma das pernas estraçalhadas, prometeu a si mesmo que o criaria com a lembrança do quanto Sarah havia sido corajosa. Mas seu alívio durou pouco, até se deparar com a mensagem escrita pela esposa antes de dar seu último suspiro. Nas paredes de gelo, marcas feitas com a lâmina de um punhal formavam as seguintes palavras: "Mate a criança."

Call cresceu e, aos doze anos, era um menino franzino, de cabelos negros arrepiados, uma perna torta, cheia de pinos, que mal sustentava seu peso, e tinha muita raiva no coração. Alastair o ensinou a temer e a odiar a magia, afinal, fora por causa dela que sua mãe havia morrido. Call aprendeu que os magos eram maus, traiçoeiros, e que não mediriam esforços para matar seus semelhantes. Por causa disso, Call nunca foi autorizado ou ensinado a usar magia, desconhecendo a energia pulsante que surgia dentro de si.

Mas o tão temido dia para a família Hunt havia chegado. Call foi convocado para participar do Desafio de Ferro. Lá, suas habilidades mágicas seriam testadas e, de acordo com as notas recebidas, ele poderia ser escolhido para ser aprendiz de algum mago e estudar no Magisterium. Mas Call não queria ir, e Alastair havia instruído o filho a falhar nos testes. Call não podia de forma alguma ser admitido na escola para magos.

Contrariando todas as hipóteses lógicas, Call foi selecionado pelo Mestre Rufus a integrar a sua turma, juntamente com Tamara e Aaron. Alastair entrou em pânico e tentou fugir com Call, causando o maior alvoroço no recinto. Mas um aprendiz não podia recusar o seu chamado, e Call foi obrigado a seguir para o Magisterium, uma escola sinistra que ficava embaixo da terra, em túneis subterrâneos. Call temia pela sua vida e só pensava numa forma de escapar.

Porém, para a sua surpresa, Call nunca imaginou que pudesse se sentir em casa e ser aceito num local tão estranho. A vida todo foi desprezado e sofreu bullying no seu antigo colégio, porém, ali, Call descobriu o real significado da amizade e da cumplicidade, e percebeu que, mesmo com a sua perna defeituosa, podia se destacar e ser tão bom em toda tarefa quanto qualquer outro estudante. Call passou a duvidar de tudo que seu pai havia lhe contado até então. O que podia ser assim tão perigoso?

Mal sabia que o Inimigo espreitava o Magisterium, esperando a menor brecha para atacar. Enquanto os Mestres ansiavam por descobrir um novo Makari, a única esperança de derrotar o Inimigo da Morte e conter os Dominados pelo Caos, a voz de Alastair martelava na cabeça de Call dizendo "fuja", "você não sabe quem é."

Call só tinha certeza de uma coisa: A água quer fluir, (...) O ar quer se erguer. A terra quer unir. O caos quer devorar. Call quer viver."

Querem saber o que vai acontecer? Então leiam.

***

Desde que soube deste lançamento, fiquei histérica para lê-lo, afinal, não esperava nada menos do que "perfeição" de uma obra escrita em coautoria por Holly Black e Cassandra Clare. De início, devo confessar, me senti levemente incomodada por achar a trama parecida com Harry Potter. Fiquei tentando captar semelhanças entre personagens e enredo e claro, encontrei algumas, afinal, Magisterium também fala sobre uma escola de magia, um inimigo e um trio de amigos em que um deles se destaca por seu heroísmo, mas as similitudes terminam por aí.

Como nunca li nada da Cassandra, muitas vezes até me esquecia de que Magisterium também tinha sido escrito por ela, principalmente, pelo texto me lembrar tanto de Boneca de Ossos, de Holly Black. Fiquei tão feliz de reconhecer a escrita de uma das minhas autoras favoritas e de me recuperar da decepção de A Menina mais fria de Coldtown, que rapidamente fui tragada pela viciante trama, narrada em terceira pessoa.

Adorei o mundo mágico criado pelas autoras. Aqui, os magos não usam varinhas, nem sussurram feitiços. Em Magisterium eles aprendem a dominar os elementais e a controlar o poder que possuem dentro de si. As aulas não são em grandes turmas, e as tarefas não seguem um padrão de aprendizado. Nós podemos testemunhar tanto semanas angustiantes em que os aprendizes ficam separando grãos de areia por cor, apenas com o poder da mente, quanto momentos em que tentam se equilibrar em um tronco de árvore, dentro de um pântano, conjurando bolas de fogo. Digamos que as lições são muito mais emocionantes e perigosas. Sem contar que a escola têm as suas próprias regras, e sua maior finalidade, na verdade, é preparar os magos para que eles não se tornem uma ameaça a sociedade por não saberem utilizarem a sua magia.

Sei de algumas amigas que gostaram do livro, mas que não se apaixonaram como eu. Bom, eu amo bruxaria, e este já foi um fator primordial para eu gostar da obra. Mas, além disso, me encantei pelos personagens, crianças de doze anos que lembraram muito a mim mesma, numa fase tão delicada da vida, lutando para serem aceitas e tentando lidar com as suas verdadeiras essências.

Callum é um menino sarcástico, sem papas na língua, algumas vezes agressivo e com uma raiva incontida dentro do peito. Mesmo sem querer, ele acaba afastando as pessoas de si, já que esta foi a forma que aprendeu a se defender do mundo. Entretanto, no Magisterium, ele terá que aprender a confiar nos outros, mas, principalmente, a confiar no seu potencial. Achei lindo acompanhar o amadurecimento do garoto e a reviravolta que deu na história.

Tamara também me conquistou. Ela cresceu vivendo sob aparências, mantendo uma postura rígida, fria e distante, completamente diferente de sua natureza e, no fim, suas atitudes foram postas à prova, fazendo-a dar valor ao que realmente importa. Aaron não me chamou tanta atenção. Para mim ele foi meio apagado no enredo, apesar de ter um papel de grande destaque.

Magisterium terminou respondendo algumas das nossas perguntas, mas nos deixando com ainda mais dúvidas, ansiando pela continuação. Sinceramente, não acredito que aquele desfecho seja real. Para mim, as autoras estão tentando nos confundir e nos enganar e eu mesma criei as minhas próprias teorias e espero estar certa.. kkkk

Enfim, O Desafio de Ferro não é apenas um livro bem escrito, de leitura fluida e viciante, cheio de magia e com uma história que irá arrebatá-los, desejando por mais. Magisterium também é um lembrete de que o bem e o mal habitam dentro de cada um de nós, mas não nos dominam. Apenas nós podemos decidir quem queremos ser e qual caminho iremos seguir.

O Desafio de Ferro é o primeiro dos cinco livros dessa série incrível, perfeito para aqueles que são apaixonados por livros de fantasia.

Resenha originalmente publicada em: http://www.recantodami.com/2014/09/resenha-o-desafio-de-ferro.html
Maria 02/12/2014minha estante
eu amei a sua resenha, estou louca pra ler esse livro! Eu também amo bruxaria, e AMO os livros da Cassandra Clare mas eu nunca li nenhum da Holly Black, já vou procuarar alguns...
Você me deixou muito ansiosa pra ler esse livro!

bjs Duda

andressa.bedran 29/12/2014minha estante
Terminei hoje de ler o livro, achei muito viciante..
Quando soube que ainda não tinha o segundo eu meio que pirei, literalmente. A reviravolta que tem sobre o Callum ser aquela tal pessoa ((Tentando não dar spoiler kk)) eu fiquei de boca aberta, Callum não tem nenhuma semelhança aparente com o Inimigo da Morte.. E Aaron ser um Makar? Numca imaginei... As autoras querem nos matar só pode! Principalmente com o aviso do pai, e o suspense que elas deixam sobre o pai conhecer ou não o Inimigo, ou por que não matou a criança etc.. Prevejo que este livro vai ser de grande sucesso!

Andi 05/02/2015minha estante
(COMENTÁRIO COM SPOILER SOBRE O FINAL!!!) MEU na boa A Cassandra Claire sempre propõe coisas inovadoras não? Fiquei incomodado desde o momento q o Aaron virou o Makar da nova geração. Minha pulga atras do orelha dizia q o Call tbm era um Makar. Não abri mão dessa dedução em momento algum, pois que outra explicação haveria pra mãe do cara ter escrito "mate a criança?" . Deveria ter alguma coisa beeem dark na parada rs. Mas essa de o Inimigo da Morte ter entrado na criança e de ter supostamente matado a alma do Call Hunt e colocado a dele no lugar me deixou surpreso pra caralho! (Achei q isso foi mais influencia da Cassandra Clare q da Holly Black, isso foi mais parecido com Shadow hunters pra mim do q The curse workers trilogia da Holly q já li.)

Stéfane 16/03/2015minha estante
Esse livro é incrível, estou começando a ler e ele já me prendeu!!

Rafa 27/05/2015minha estante
Esse livro é otimo,ele é super viciante e surpreendente...

Gisele529 10/05/2022

Não consigo tirar esse livro da cabeça
Eu terminei ontem de ler esse livro, dentro de uns 3 dias li mais de 60% que faltava de uma vez só, eu não queria nem dormir só pra ler mais um capítulo de tanto vício. E agora não consigo mais tirar ele da cabeça, eu não sabia que era possível ter saudades de um livro.
Eu com certeza recomendo ele, é incrível. Ele lembra um pouco Harry Potter, por ser uma escola de magia, mas ao invés de ser só magia pura, é magia dos 4 elementos: fogo, ar, água e terra (como avatar kk). E ainda tem um 5º elemento: o caos. Que já dá pra imaginar que vai dar muito problema pra ter uma história bem longa por aí.
Na primeira orelha do livro tem meio que um "spoiler" porque só vai aparecer na história lá pra página 80, mas nos últimos capítulos o livro dá tantas reviravoltas que são imprevisíveis e empolgantes.
E amo como tem cogumelo pra todo lado nessa história. :)
Vou demorar a superar esse livro e sofrer até conseguir o resto da série. Queria que mais amigos meus lessem pra fazer teorias comigo sobre o futuro dos personagens.
Mas é isso, 5 estrelas, leiam, não vão se arrepender.

Jeny 13/09/2022

"O caos quer devorar."
A minha vontade de ler Magisterium já começou pelo fato das duas DEUSAS terem criado essa obra de arte!

Já comecei com expectativas sim, e me surpreendi com a facilidade que esse livro teve em me deixar totalmente imersiva na leitura, além dela fluir super bem e não pecar nos detalhes!

O universo foi apresentado aos poucos e de fácil compressão, ótimos personagens (alguns chatinhos, sempre tem) mas pouquíssimos tiveram um aprofundamento maior, óbvio, que teve mais foco no triozão de amigos (QUE EU JÁ AMO) Aaron, Call e Tamara, vou ser sincera aqui e admitir que não ia com a cara da Tamara, mas depois você descobre o porquê dela agir daquela forma e tals, então acaba compreendendo suas ações. Do Aaron não tivemos muitas informações, foi algo bem escasso. E no Call podemos ver seu desenvolvimento ao longo de tudo, no começo ele odiava magia (por influência do pai) e nem pensava em ir pro Magisterium, porém ao entrar nesse colégio de magia foi totalmente diferente, o mesmo começou a se sentir mais confortável lá e ter experiências que nunca imaginava! E foi tão lindinho também ver o desenvolvimento com seus amigos!!

E esse plot do final, MEUS AMIGOS! Fiquei de boca no chão, essa realmente me surpreendeu, nunca que eu ia imaginar. Confesso, estou com um pouco de medo do que pode vim, e isso só aumenta minha ansiedade para ir para o próximo livro.

RECOMENDO MUITOOOO! Se joguem nessa leitura sem medo.

Mah 11/06/2022

Neste livro acompanhamos a história de Callum Hunt, um garoto que foi criado só pelo pai, e esse nutre algo parecido com ódio pelos magos e pela magia em si. Sendo assim, quando chegou o dia de fazer os testes para entrar no Magisterium, uma escola de magia que poucas pessoas conhece, Callum manteve toda sua concentração em falhar em cada tarefa apresentada. Dezenas de outras crianças passam pelo teste, mesmo sem saber que o estão fazendo, e pouquíssimas são escolhidas. E justamente por isso todos são surpreendidos quando ele, mesmo após falhar miseravelmente em todos os testes, foi escolhido por um dos melhores magos do Magisterium.
Essa notícia além de causar um enorme medo em Call, também causou muita indignação em seu pai, que tentou impedir a entrada do filho na escola, mesmo não podendo fazer nada. Após isso, Callum precisou ir para o Magisterium apesar de não querer, mas quando chega lá percebe que as coisas não são como imaginava.
O garoto tem uma perna defeituosa que o atrasa bastante fisicamente, consequência de um terrível acidente que ocorreu quando era apenas um bebê (motivo também pela qual sua mãe está morta), porém gostei muito dele jamais deixar a perna tornar-se uma desculpa, trabalhando às vezes muito mais para conseguir alcançar aos outros e ir bem nas suas atividades. A perna sempre foi motivo de zombaria para outras pessoas na escola, por isso Callum tem muita dificuldade em fazer novas amizades e prefere passar seu tempo sozinho, entretanto isso muda ao decorrer dos dias que passa na escola de magia, o mago responsável por ele também ensina outras duas crianças, e essas se tornam fundamentais na história e na vida dele.
Os personagens secundários são maravilhosos, todos são interessantes e desempenham um papel importante no livro, os meus favoritos são a Tamara e o Aaron, os melhores amigos do Call. Gostei bastante da forma como as autoras conseguiram montar a história deles, embora sejam muito diferentes um dos outros, a amizade deles é muito boa de acompanhar e melhora demais o restante.
O enredo gira em torno das expectativas horríveis de Callum sendo derrubadas e novas coisas boas surgindo, descobertas, conhecimento necessário para dominar os elementos e magia, seus novos amigos e etc. Além do foco principal, todo o Magisterium luta contra o Inimigo da Morte, uma pessoa que quis vencer a morte e para isso usou magia do caos em testes para reviver os mortos, e no processo criou novas criaturas do vazio, dominadas pelo caos e implacáveis. O trabalho dos magos é destruí-las, assim como o Inimigo da Morte, que continua tirando vidas de pessoas inocentes para conseguir o que deseja.
O livro termina de forma intrigante e com muitas possibilidades para o segundo volume, é uma leitura ótima e rápida, recomendo.

s0fifis :) 10/06/2022

vibe pjo e hp
classificação indicativa' 12+

sobre o livro:

-tem um trio principal

-é de fantasia

-tem uma vibe bem harry potter e percy jackson

-referencias a várias coisas

-um romance em desenvolvimento (provavelmente aparecerá nos próximos livros)

-tem um plot diferente de TUDO que eu já estou acostumada

-é engraçado

-escrita boa e leve

Agnaldo 14/06/2021

Um recomeço de uma morte sem lembrança
É uma obra um tanto nostálgica, mas muito divertida e interessante. Achei o livro um mistura de Harry Potter e Percy Jackson, e meu amigo o que tem revelações e outras coisinhas a mais, não é brincadeira. A ideia da construção do vilão é uma coisa absurda de tão perfeita. E não tem como não amar o Call, ele vai te prender a sua história já no começo.

Luizaacinzenta 25/06/2023

Este livro é muito bom, a sua leitura é leve e envolvente e inicia uma saga de forma maravilhosa deixando aquele gostinho de mal posso esperar pelo próximo livro. O universo apresentado nele é magnífico e tem um potencial gigantesco, só espero que nos próximo livros possamos conhecer mais os personagens secundários.
Borges 25/06/2023minha estante
Quero ler esse livro logo

st0rmyt 25/06/2023minha estante
ESSE LIVRO É O MELHOOOORRRR, amo tanto essa saga????

Borges 25/06/2023minha estante
Então eu vou ler esse

sarita! 25/06/2023minha estante
SIMMM, eu amei tanto esse livro. Tô pra ler o segundo da saga

sarita! 25/06/2023minha estante
o plottt socorro

isabelli 17/09/2022

Uma fantasia juvenil
Não foi um livro que me prendeu, é uma fantasia bem juvenil.

Eu já tinha lido esse livro em uma edição mais antiga, ai eu comprei o box e reli o primeiro livro pq eu não lembrava de nada kk.

A história não me agradou tanto. Não chega a ser ruim, mas também não é boa. Espero que os próximos livros sejam melhores e me que eu consiga me envolver com a história.

milereadss 12/07/2022

O plot twist foi de cair o c# da bunda!
Quando comprei esse livro numa feirinha de livros, sinceramente não imaginava que esse livro seria realmente tão incrível quanto foi. Sem dúvidas, eu achei incrível pra um primeiro livro de saga.

De primeira, a leitura não me prendeu. Eu sentia sono toda vez que pegava o livro pra ler, mesmo tendo sido cativada pela história. Porém, a partir do momento em que me envolvi, as páginas passavam voando e eu me vi apegada a todos. Super entretida nesse novo universo criado por autoras tão aclamadas e talentosas.

O livro é levemente parado porém ainda com certa ação que te mantém envolvido nos acontecimentos. Só durante determinado momento, porque depois, aiai. Foi só ladeira abaixo. Esse livro me fez tombar. Quando eu achei que já tinha sacado tudo, o universo se reuniu pra dizer "toma otária. Sabe de nada não, fia".

Sério, QUE PLOT FOI ESSE CARA?

Sério, foi tanta coisa se encaixando perfeitamente que eu fiquei sem reação. Todos os plots foram incríveis e inesperados, mas o do final... PQP

Incrivel! Deu um gancho GIGANTESCO pro próximo livro e eu sinceramente mal sei o que esperar! Tô muito anciosa?!! As autoras fizeram um trabalho incrivel construindo um universo único que está apenas começando. Mal posso esperar para ler os próximos livros da série!

?E Call quer viver"
s0fifis :) 12/07/2022minha estante
foi diferente de tudo que eu já li, eu simplesmente amei esse plot

milereadss 12/07/2022minha estante
Eu tbmm!! Fiquei meia hora pensando tipo: meu Deus, COMO ASSIM?

Clarinha 21/10/2023

Mistura de Harry Potter e Percy Jackson ????
?- Tamara, você provou que se importa com seus amigos. E nós nos importamos com você. E vamos garantir que você não usará mais nenhum atalho.? ESSES TRÊS SÃO TÃO FOFOS JUNTOS ?

?- Você não precisa correr - disse ele. - Aqui eles o ensinarão a lutar. E, acredite em mim, você vai ser bom nisso.? ALEX, VOCÊ NÃO FAZ IDEIA DO QUANTO ISSO SIGNIFICA PARA O CALL

?Você não sabe o que você é.? EU AINDA NEM ACREDITOOO VWJSJDKS

?Não me importo com as regras ou com as aparências. Não quero ser a pessoa que simplesmente faz as coisas. Quero fazer a coisa certa. Não me importo se para isso tiver que mentir, trapacear, usar atalhos ou quebrar regras.? ??

?Às vezes as pessoas podem esconder suas verdadeiras faces.?

Esse livro deixou um quentinho no coração. Mal posso esperar para ler os outros da série.

Callum, espero que você não tenha feito merda quando atravessou o portal?

Hyout 22/11/2022

Um q de harry potter
Eu amei cada detalhe desse livro, sério! A forma como o magisterium funciona, a forma como as escritoras descrevem os feitiços. Amo demais, e super recomendo pra quem gosta de harry potter e livros de fantasia que envolvem magia, magos e tudo mais. Tô doidinho pra comprar os livros da saga.

Queria Estar Lendo 31/12/2014

Resenha: Magisterium
Mais uma leitura maravilhosa que eu tive a alegria de terminar! Claro que, se tratando da Cassandra e da Holly, eu já não tinha dúvidas de que seria legal, só não sabia que seria TÃO LEGAL! Com feels de Harry Potter e Percy Jackson, mas uma escrita menos infantil do que o esperado, Magisterium se mostrou uma das melhores leituras deste ano que está chegando ao fim.

Call Hunt não queria participar do Desafio de Ferro. Ele foi criado para odiar magos e para temê-los, porque eles são maus e se você se envolver com eles, vai morrer na certa. Quando acontece dele ser aprovado no Magisterium, apesar de todas as chances estarem contra ele, Call fica indeciso entre achar aquilo ruim ou resolver se acostumar com a escola. Até porque lá não é tão péssimo quanto ele tinha achado que seria. Conforme o tempo passa e os ensinamentos evoluem, Callum começa a perceber que o mundo mágico não é tão errado quanto seu pai havia lhe ensinado - mas nem tudo são flores, e, quanto mais adentra naquele universo e mais segredos descobre, mais Call percebe que os avisos do pai tinham um quê de verdade. Estar no Magisterium é perigoso, e o que o espera fora dele também.

"A água quer fluir.", Call refletiu consigo. "O ar quer se erguer. A terra quer unir. O caos quer devorar. Call quer viver."

Queria TANTO poder falar mais da história, mas não posso porquê, assim como eu, quero ver vocês tendo as surpresas conforme chegam nelas. Porque ô livrinho cheio de reviravoltas inesperadas! Eu já devia saber, tendo a Cassie por trás dele, que mindfucks viriam, mas um deles, UM DELES ME EXPLODIU O CÉREBRO DE TODAS AS MANEIRAS POSSÍVEIS! Bem lá pro final do livro eu fiquei parada uns cinco minutos olhando pra frase final do capítulo porque WHAT THE FUUUUUUUUUCK, COMO EU NÃO VI ISSO SE APROXIMANDO?!

"- Você não precisa correr. Aqui eles o ensinarão a lutar. E, acredite em mim, você vai ser bom nisso."

Os personagens foram muitíssimo agradáveis logo de cara, o que eu adorei! Eu esperava pessoas mais caricatas, para ser sincera, mas Cassie e Holly me surpreenderam novamente. Call, o protagonista, com quem a gente segue a história, é bastante recluso e inquieto no começo da trama. Também bastante mal humorado e arisco, já que Magisterium, pra ele, significa morte. Quando começa a viver lá e entender que ei, talvez seu pai não estivesse certo sobre aquilo, Call passa a baixar mais a guarda, principalmente com seus colegas de estudos - Aaron e Tamara. O primeiro, mais quietinho, mas absolutamente simpático e preocupado, e Tamara mais parecida com o Call no sentido de "se você discutir comigo, vou bater de frente até alguém desistir - e esse alguém não vai ser eu". Ela também é séria por causa da família, sendo filha de magos fodões lá no conselho do Magisterium e tendo uma irmã exemplar no colégio. Quando com Call e Aaron, no entanto, ao passar das semanas, Tamara vai se soltando e se mostrando uma grande amiga.

"- Quer dizer, que raio de nome é esse para um lago que ajuda a fabricar armas? Deveria se chamar Lago Assassino. Ou Tanque das Facadas. Ou, quem sabe, Poço do Homicídio.
- É - disse Tamara, seca. - E a gente podia começar a chamar você de Mestre Óbvio."

E a amizade deles é tão fofa! Me deu feels de Percy/Annabeth/Grover e do trio maravilha de Harry Potter, sim, mas também foi algo único. Porque Cassie e Holly trabalharam os personagens tão bem que o clichê de "olha, um trio de crianças protagonizando uma história com magia" não existiu.

E VAMOS FALAR SOBRE A HISTÓRIA PORQUE HOLY MOTHER DOS MINDFUCKS! Eu não me surpreendia assim com uma leitura fazia TEMPO! E não, nenhuma teoria minha - e gente, eu tinha MUITAS - se revelou a verdade bombástica lá do fim do livro. Talvez alguém tenha descoberto antes, mas eu, em minha infinita ignorância, só consegui ficar encarando o livro por longos minutos e pensando MEU DEUS, A TRETA DOS PRÓXIMOS VAI SER FEIA! Porque não tem como aquilo não resultar em algo muito tenso. Não tem como as consequências das escolhas do Call não ferrarem com tudo - apesar de eu apoiar ele porque foi a decisão mais sensata.

"As cicatrizes eram uma novidade, mas a máscara lhe era familiar. Call a vira antes em fotografias. Ouvira a descrição. Uma máscara utilizada para cobrir as marcas de uma explosão que quase matou aquele que a usava. Uma máscara utilizada para impor o medo. Uma máscara utilizada pelo Inimigo da Morte."

Outros personagens pelos quais me apaixonei foram o Mestre Rufus, lindo querido e sério. Ele é o responsável por treinar o trio de protagonistas lá em Magisterium - e também o responsável por ajudar o Call a acreditar mais em si mesmo, já que Rufus escolheu o guri para ser seu aprendiz acima de todas as expectativas do pessoal. ADORO MUITO ELE, espero grandes coisas vindo para o personagem nos próximos livros (um ship, por favor? Seria pedir demais? CASSIE?).

Célia é o provável par romântico do Call, e ela é bem fofa. MAS eu senti uma química entre ele e a Tamara, espero estar certa. Seria um ship mais fofo. E POR FAVOR, QUAL A PROBABILIDADE DE CALL/AARON ACONTECER? PORQUE ELES SÃO MEU OTP! MEU BROTP! MEU TUDO! I SHIP IT!

Por fim o Alastair, que apareceu bem pouco, mas foi casteado pelas autoras como o Richard Armitage e eu totalmente vi ele no personagem e não pude me impedir de fangirlizar. Sem falar que ele é todo sofredor e solitário e eu quero mais dele nos próximos livros!

O segundo volume ainda não tem previsão de lançamento, pelo que eu pesquisei, o que significa que vai doer esperar por ele. Como sempre acontece quando se trata de um livro da Cassandra. Gloriosa Cassandra, rainha da dor. Prevejo grandes e inesperadas tretas chegando e estou com medo por todos os personagens que eu amei, e até pelos que eu não amo.

@lendocomjulian 17/04/2022

Surpreendido!
Eu pensei que seria um livro ok, mas me surpreendi bastante.
Gostei do trio de personagens principais e como eles vão se entendendo ao longo do livro.
As descobertas, os segredos revelados foram muito bons. Mesmo tentando descobrir o que estava acontecendo, não consegui.
Vale a pena a leitura... O final me convenceu de ler o próximo!

huntero 19/03/2023

Callum Hunt precisa enfrentar o Desafio de Ferro. Um teste para os potenciais alunos do Magisterium, uma renomada escola de magia. Todo mundo faria tudo para ser aceito, mas não Callum. Após tudo que o seu pai lhe contou sobre o lado sombrio da magia, Call está decidido a falhar na prova.

Manoela173 10/10/2022

O Desafio de Ferro
Uma história misteriosa envolvendo magia e crianças.

Não esperava muito e acabei me surpreendendo.
O protagonista tem um humor ácido incrível e a relação do trio de amigos vai evoluindo cada vez mais e mais.

Curiosa para ler a continuação e ver no que vai dar o próximo ano de estudo no Magisterium.