O Desafio de Ferro

Holly Black

Resenhas - O Desafio de Ferro

milena𪬠09/04/2022

maravilhoso
Call Hunt não queria participar do Desafio de Ferro. Ele foi criado para odiar magos e para temê-los, porque eles são maus e se você se envolver com eles, vai morrer na certa. Quando acontece dele ser aprovado no Magisterium, apesar de todas as chances estarem contra ele, Call fica indeciso entre achar aquilo ruim ou resolver se acostumar com a escola. Até porque lá não é tão péssimo quanto ele tinha achado que seria.

Conforme o tempo passa e os ensinamentos evoluem, Callum começa a perceber que o mundo mágico não é tão errado quanto seu pai havia lhe ensinado - mas nem tudo são flores, e, quanto mais adentra naquele universo e mais segredos descobre, mais Call percebe que os avisos do pai tinham um quê de verdade. Estar no Magisterium é perigoso, e o que o espera fora dele também.

A água quer fluir.", Call refletiu consigo. "O ar quer se erguer. A terra quer unir. O caos quer devorar. Call quer viver.

resenha de: https://www.queriaestarlendo.com.br/2014/12/resenha-magisterium-o-desafio-de-ferro.html?m=1

LP_Chaun 30/12/2022

Já vi isso antes.
Essa série tenta copiar, descaradamente Harry Potter, não há problema nenhum com isso, o ruim é que ficou mal executado e com uma qualidade medíocre.
Pode ser que no futuro eu de outra chance, mas nesse momento tenho mais vontade de ler novamente a serie de Hogwarts do que continuar essa.
Depois do nome do vento e o mago de batalha estava ansioso por um livro sobre academia mágica... Infelizmente não supriu as expectativas.

Lilian 07/06/2023

Tem realmente um baita de um plot twist no livro. Admito que o começo é meio chato e eu tive problemas pra continuar mas acabei adorando a amizade que se formou entre eles.

Gramatura Alta 24/11/2021

Amaioria das pessoas faria qualquer coisa para conseguir entrar no Magisterium e enfrentar o Desafio de Ferro… exceto Callum Hunt. Durante toda a sua vida, Call foi ensinado que ele nunca deveria confiar em um mago. Então, quando o inevitável acontece e ele precisa se apresentar ao teste de entrada no Magisterium por conta de seus dons mágicos, ele se esforça em fracassar, mas o que termina conseguindo é o completo oposto.

Agora, não há outra saída: ele tem que ingressar no Magisterium, um lugar tão deslumbrante quanto assustador. E é lá que Callum irá perceber que o local não apenas possui laços sombrios com seu passado, mas, principalmente, terá impacto direto em seu futuro. No entanto, o Desafio de Ferro é só o começo. O teste mais difícil de Call ainda está por vir…

O DESAFIO DE FERRO, e estarei sendo bem óbvio, sofre da comparação inevitável com Harry Potter. Até mesmo pela sinopse já se consegue perceber. Garotos, magia, um colégio, perigos, inimigos. São os ingredientes básicos de ambas as tramas. Entretanto, as aparências podem enganar, e é o que acontece conforme o leitor avança na leitura. As autoras, sabiamente, pegam os principais elementos semelhantes e os viram de cabeça para baixo. Callum passa longe de Harry Potter, inclusive a relação com os pais, que não é amorosa e saudável, mas exatamente o contráriom cheia de segredos e desconfianças.

Mas apesar de várias diferenças, ainda é inevitável criar um paralelo. Por exemplo, Harry Potter tinha a marca do raio na testa, um “defeito” que o destacava entre os demais. Callum teve a perna quebrada na infância, por isso manca um pouco. A vantagem de Callum, é que essa sua dificuldade, cria momentos comoventes, como seu desejo de aprender a voar para poder se locomover de forma mais fácil e rápida.

O caráter de Callum é outra diferença. Ele se equilibra entre o personagem bonzinho, é aquele que pode se desviar do caminho. Callum é sarcástico, atrevido, não muito inteligente, com atitudes que podem beirar a estupidez, além de apresentar traços de egoísmo. Ou seja, é o típico adolescente que não é um herói pronto para enfrentar qualquer inimigo.

O DESAFIO DE FERRO traz mais uma luta entre o bem e o mal, entre um grupo de adolescentes contra um grande perigo. Mas faz isso de forma divertida, empolgante, consegue apresentar uma fantasia que, em primeiro momento, pode lembrar outras, mas conforme a leitura avança, se mostra bem diferente. Há um forte sentimento de amizade, com uma narrativa em terceira pessoa com enormes cargas de sarcasmo, o que diverte e consegue arrancar algumas risadas. Um primeiro livro contagiante e que promete melhorar muito nas sequências.

site: http://gramaturaalta.com.br/2021/11/23/o-desafio-de-ferro/

Rodrigo 08/02/2023

Essas duas deveriam se juntar mais
Quando eu vi que esse livro era escrito pela Holly Black e pela Cassandra Clare eu pensei: preciso disso. E quando eu li, pensei, preciso das sequencias. Uma historia imersiva e cativante, com direito a um plot completamente inesperado. Simplesmente incrivel

Letícia Goliczevski Medeiros 27/12/2020

Normalmente não curto livros mais juvenis, mas ameeeii esse livro. É impossível não se apaixonar pelos personagens, não se interessar pela história e não querer conhecer mais sobre o sistema da magia e os túneis subterrâneos do Magisterium!! A cada página eu ficava mais encantada com tudo que as autoras criaram! Mas se eu tivesse que escolher a melhor caraterística do livro, com certeza seria os personagens completamente cativantes e bem construídos!

Mari 12/12/2021

Um dos meus preferidos do ano
Uma leitura extremamente gostosa, tem uma vibe meio Percy Jackson e Harry Potter, então provavelmente os fãs dessas duas sagas vão adorar. É escrito pela maravilhosa da Holly Black e pela Cassandra Clare (nunca li nada dela?)
A história de Callum é super interessante e cheia de reviravoltas, isso só no primeiro livro. Personagens desenvolvidos e super cativantes que fizeram eu me apaixonar. Uma construção de mundo perfeita, apesar de ter muitos detalhes e a lgumas vezes eu ter que voltar pra me lembrar. Enfim, livro maravilhoso.

Scarllet 29/10/2022

" O fogo quer queimar; A água quer correr; O ar quer levitar; A terra quer unir; O caos quer devorar... E Call quer viver."

Mano que livro gostoso de ser lido, a impressão que me deu é uma versão mais dinâmica de HP, e gostei muito mais de Magisterium. A amizade criada pelas crianças, as aventuras, os diálogos sarcásticos, eu simplesmente amei.
E o plot ? Apesar se já esperar algo parecido, eu fiquei extremamente arrepiada com a revelação, e já quero muito saber como isso vai desenrolar. Um ótimo livro pra se adentrar no universo fantástico.
Uma ressalva, acho muito errado o pai do Call esconder a verdade dele todos esses anos, o menino merecia saber oq ele era.

Cicin 02/01/2022

Posso dizer que já comecei o ano muito bem, iniciando essas série! Eu não sabia nada a respeito e o que eu poderia acabar encontrando aqui (já que eu só comprei o livro por que a tia Cassie é co-autora do livro, junto com a Holly Black, que eu ainda nunca li nada, mas sei que vou amar) e foi uma experiência incrível, me vi imersa nesse universo desde a primeira palavra e foi impossível parar de ler e querer entender mais e mais. Amei a construção dos personagens, como eles se relacionam e o plot twist no final, que foi de explodir a minha mente e me fez ficar ansiosa sobre o que esperar do próximo livro!

Claudia 14/03/2021

História que te prende e surpreende !!!
Comecei achando que seria uma saga razoável e já terminei o primeiro livro com o queixo caído. Adorei os personagens, a trama e tudo mais. Não vejo a hora de terminar o segundo. Quem gostar de infantojuvenil.... Recomendo. ???

Lucas.Domingos 09/05/2021

Ótima Introdução ao mundo de Magisterium
A história vai girar em torno de Call, Tamara e Aron. Eles estão em uma escola de magos e precisam dominar e controlar seus poderes. No começo, Call, por influência de seu pai, não deseja entrar para o magisterium, contudo ele acaba entrando. Lá, os três irão viver grandes aventuras boas e outras nem tanto e aprenderão diversas coisas sobre o magisterium e sobre controlar seus poderes.

A diversidade é algo marcante no livro e mostra a realidade do Call que sofre que é deficiente físico.
Eu, particularmente, me amarro nessas histórias de fantasia para o público de 10,12 anos! O final, mesmo sendo para esse público bem infantil, ME SURPREENDEU! As autoras deixaram vários arcos para ser desenvolvidos nos próximos livros. É um livro super tranquilo de ler, não apresenta muitas enrolações e a linguagem é bem direta.

LEIA este livro e depois veja se vale a pena ou não investir nos outros quatro livros dessa saga! SUPER RECOMENDO!

Adriana 20/01/2022

Misterioso e envolvente
Curti o livro e deixou um gostinho quero continuar a estória , adorei os personagens a escrita .A estória prende leitor até o fim

Venus 10/05/2022

Aaa
O livro é bem vibe Harry Potter , infantojuvenil mas é muito bom pra sair de ressaca literária. A escrita é ótima, os personagens também e é ambientado numa escola bem hogwarts

beatriz 21/01/2023

Incrível!
Comprei esse livro só por comprar, meses depois decidi dar uma chance pra ele e foi muito surpreendente.
É uma fantasia semelhante a harry potter, porém tem algo a mais e originalidade.
A escrita das autoras é algo fluído, além da história ter uma profundidade e reviravoltas que a cada capítulo faz o leitor querer saber mais sobre.
E os personagens? Um mais adorável que o outro, foi impossível não se apegar á eles.
Vale muito a pena ler, já quero o segundo!