Jardim de Espelhos

Jardim de Espelhos Veridiana Maenaka

Resenhas - Jardim de Espelhos

torreskarine 07/04/2024

Romance/drama de época que daria fácil uma série.
Muitas reviravoltas no decorrer do livro, sempre com muito ritmo na narrativa.

NatAlia1395 11/10/2022

Paguei com a lingua
Confesso que comecei o livro com certo preconceito mas depois que a personagem vai se desenvolvendo o negocio começa a ficar bom.
O Eduardo chegou e acabou com a minha paz, era óbvio que os dois iriam ficar juntos mas adorei o "drama".
Amei como ela é determinada e pisou sim naqueles que não acreditaram nela.
Bem feito pro Andre ficar sozinho no final kkkk.
Gostei muito.

Diana281 23/04/2022

Confesso que não esperava gostar, principalmente pq esse tipo de livro geralmente me deixa entediada, mas adorei e com certeza leria de novo.

clara 08/01/2022

Como uma novela das seis.
A história se inicia naquele clichê de amor de infância mas não se resume a isso. o romance traz uma personagem principal diferente do convencional, cheia de defeitos, os quais a autora fez questão que estivessem bem claros durante a leitura, e com isso várias quebras de expectativas (boas e interessantes). Muitas reviravoltas, personagens intrigantes e um romance delicioso?
Foi uma leitura super gostosa e fácil. Deu a sensação de estar vendo uma novela.

Ed.Costa 05/11/2021

Surpreendente
O livro narra a estória de Cristina, uma mulher fruto do romance entre dois jovens que não ficaram juntos. Sua mãe, vendo-se abandonada pelo pai de Cristina, resolve dar-lhe em adoção. Ela é, então, posta sob os cuidados de uma criada da família que a toma como filha.
A mãe adotiva se emprega como cozinheira em uma família abastada, onde Cristina cresce junto a André, que vem a se tornar um grande amor de sua infância.
A vida de Cristina não é nenhum mar de rosas. Abandonada por aqueles que pensava amá-la, vê-se obrigada a prostituir-se.
Mesmo a vida levando-a a um caminho tão árduo, Cristina não é uma mocinha tola e ingênua. Ela é uma mulher forte e decidida, ciente de seus encantos, que sabe utilizar de seus atrativos para lutar pelo que quer.
A única coisa que me incomodou foi a obsessão cega por André? esse seria o ponto mais fraco do livro: ela se rastejou demais.
É um livro surpreendente! Gostei muito da escrita da autora! É um livro maduro, digamos assim.

ADRIANA 22/03/2021

Livro tipo novela mexicana
Adorei esse livro.
O personagens são muito bem construídos e a história tem um ritmo ótimo, quase não consigo parar ler.
História a lá novela mexicana, tipo aquelas do SBT ...rsrsrs....bem dramalhão.
Achei o final meio brega, mas adorei a história mesmo.

Leticia.Carica 18/01/2021

Um livro muito interessante e intrigante, esse é um dos melhores livros que eu ja li!!

um livro nos contou 15/01/2021

Resenha por instagram literário @umlivronoscontou
A história se passa em São Paulo, Vale do Ribeira, finalzinho do século XIX. Como já descrito na sinopse, em postagem anterior, essa é a história de Cristina. Uma bastarda, que foi adotada, melhor, foi vendida, para um casal nada propenso a paternidade. Cresce em uma propriedade rural abastada, como filha da cozinheira.

A trajetória de Cristina é diferente das mocinhas dos romances de época, o que foi um ponto positivo e que me deixou indignada. Depois de um namoro frustrado com André (filho dos donos da fazenda) e outros imbróglios, resta para Cristina fugir para a cidade grande e virar acompanhante de alto luxo. Isso tudo antes dos dezoito aninhos, mas precisamente, aos 16! Terrível!

Mas você pode estar se perguntando, ela não teria outra saída? Tinha algumas sim, mas todas não eram satisfatórias para sua ambição. E como ela acreditava, também acredito, não teria uma vida menos pesada seguindo qualquer outra opção. Resumindo, ela estava ferrada de qualquer jeito.

Fazia tempo que queria ler um romance de época ambientado na nossa terrinha. Adorei andar a cavalo com Cristina pelos prados do Vale do Ribeira, que por sinal é um lugar belíssimo. Quem não conhece pesquise no Google. De cair o queixo. A cidade de São Paulo e suas ruas movimentadas, uma passada pelo belo Rio de Janeiro do final do século XIX. Certas coisas deveriam parar no tempo, não é?!

O prólogo é perturbador. Já mostra que nossa protagonista não teve uma trajetória fácil. Um lembrete de que prostitutas, mesmo as ditas "de luxo" não tem uma vida fácil. Não há "dinheiro fácil", como alguns gostam de rotular.

Há vários "mocinhos" em torno de Cristina, alguns com interesse puramente sexual, o amigo para toda hora e aquele que seria o amor verdadeiro. Resta saber qual ela escolherá! Essa trama envolvendo os homens da vida de Cristina é interessante, e deixa você na dúvida sobre qual seria a melhor opção para ela.

A autora nos apresenta vários personagens com suas qualidades, defeitos e traumas. Nada de ficar na mesmice do casal protagonista. Podemos viajar na vida conjugal dos pais adotivos de Cristina, na vida conturbada e sofrida da cafetina que insere Cristina na prostituição; a família biólogica que reaparece na vida da protagonista e mexe muito com o psicológico dela. Os mocinhos também tem histórias interessantes: André, o amor de infância de Cristina, com as dúvidas e falsas moralidades, assim como seus pais. Guilherme, o irmão mais velho de André que em sua busca pelo acha correto faz umas besteiras. Temos Eduardo, filho da cafetina, o debochado, sarcástico que todo romance precisa ter.

Cristina não é uma protagonista dócil, ao contrário de muitas que encontramos em RE. Ela se mostra decidida e corajosa. Usa de sedução em alguns momentos, deixando-nos em dúvida se é mais ambiciosa do que apaixonada por André. Eu, confesso, simpatizei muito com ela. Torci para que ela voltasse à fazenda triunfante e fosse realmente feliz. Cristina é uma mocinha fora do convencional. Tem atitudes controversas, pois o orgulho e a ambição falam mais alto e isso a leva a extrapolar aquilo que estamos acostumados a ver nas mocinhas.

A protagonista representa muitas mulheres, que são julgadas e desdenhadas pela sua ousadia, ambição e determinação. Já tinha sido "fadada" a se prostituir, fato vislumbrado de forma bem machista por alguns protagonistas, que viam que com sua personalidade a única coisa que lhe restava na vida era isso. "Tinha a vontade, faltava-lhe a oportunidade", termo utilizado por um dos personagens, que achei de uma escrotice sem tamanho. O desprezo e o preconceito vindo de pessoas que não tem a reputação tão ilibada (os hipócritas) é constantemente apontado no romance, outro ponto positivo para a autora.

A hipocrisia maior vêm da avó biólogica, que a desprezou. E fez com que a mãe de Cristina não ficasse com a filha por conta das convenções, mesmo quando essa esboçou a vontade de reparar seu erro.

Esse é mais um nacional indicado para quem adora romance de época. Uma ótima escrita, com personagens bem construídos e realistas, com tramas bem amarradas. Quanto as cenas que envolvem sexo posso dizer que tem uma pegada mais caliente, mas de bom gosto.

site: INSTAGRAM @umlivronoscontou

Resenhas.da.Panda 10/12/2020

Um romance que parecia uma novela das seis
Damas e cavalheiros, hoje trago a resenha desse livro que até agora não sei se gostei ou não.
Devo iniciar afirmando que a escrita da Veridiana é muito boa, simples, de fácil compreensão e bem revisada. A história é muito bem escrita, com a protagonista como um grande diferencial: se trata de uma meretriz. A Cristina me deu muita raiva e a obsessão por André era o ponto mais entediante do romance.
Para mim, a personagem de Eduardo foi o que salvou essa história. Adorava as cenas com ele, os diálogos foram bem elaborados e o personagem em si era muito bom. Entrou na minha lista de melhores mocinhos de 2020.
O que eu não gostei desse livro além da protagonista e sua obsessão pelo amor da infância (às vezes ela não parecia não ter um pingo de amor próprio), foi o fato dela também ser a moça dos seios de cerveja, não entendeu? Eu explico, todo mundo do livro, se fosse homem, caía de amores por ela. Achava meio desnecessário, mas relevei.
Também senti que a história foi descrita de forma corrida. A autora não deu muita ênfase nos cenários, o leitor só sabe que os personagens estão no Rio de Janeiro, São Paulo e na Fazenda, mas nada é dito sobre esses lugares, nada descrito ou visual. Os acontecimentos foram descritos de forma rápida, embora nos últimos capítulos tivesse tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo. Não gostei também do desfecho da história de Guilherme (o único personagem bom daquela família toda), aquele “acidente” foi bem nada a ver.
Enfim, acho que todo mundo deve dá uma chance para esse livro, parece muito uma novela das seis, mas com algumas cenas eróticas.
A capa também é uma coisa linda!
Indico a leitura.

Raquel.Ruback 10/08/2020

Veridiana tem uma forma de prender os leitores com seus personagens.

Suka 03/08/2019

O que falar desse livro?!? Vamos lá "Venha sem medo, o medo só atrapalha"
Cristina foi uma ótima mocinha, de pobrezinha, pra vilã e dpois pra mocinha. Determinada, batalhadora, nem um pouco resignada com a vida, q não se abateu diante da decepção de não encontrar casamento nos braços de André ou amor nos braços da Avó Ivone.
André um metido, egoísta, idiota q mereceu tudo q ganhou, pena q foi só um fora da mocinha q trocou ele pelo irmão é uma mao machucada. Porém adorei, ele queria Cristina mas não queria casamento, tinha vezes q eu queria bater nele pelas atitudes babacas. E dona Ivone uma verdadeira matrona de antigamente, megera, ruim, altiva e interesseira, juro q eu imaginei uma Fernanda Montenegro a interpretando na minha cabeça (é uma coisas q eu faço, imagino atores pros personagens rs)
Cristina antes tão carente de mãe encontrou duas em sua vida adulta q a deferenderam com unhas e dentes qndo a verdade foi revelada para dona Clarisse, confesso q essa cena em q ela descobre toda verdade da Cristina foi de lá engraçada principalmente a parte q no meio da briga dona Matilde me virar e me solta um "Eu faria" tipo assim do nada, fiquei imaginando todas as cabeças do recinto virando para encara -la supresa diante a revelação.
Cristina tbm nas improváveis condições encontrou um amigo, Guilherme, juro q fiquei bem nervosa achando q algo de mais grave aconteceria a ele, ainda bem q não, adorei q ele e Cristina tenham ficado tão amigos a ponto de rolar pedido de casamento.
Um livro mto bom, com una história q te prende, com uma protagonista q te cativa, com um romance q te deixa pedindo mais e mais.

Wendy 31/07/2018

Escolhas!!!
Aqui está uma estória onde houve tanto, mas tanto sofrimento para a mocinha que eu já não suportava mais.
Foi injusto.
Foi cruel.

As escolhas que ela faz moldaram as consequências e olha foi difícil porque até então não tinha lido sobre o tema.

Teve personagens que tive muita raiva e eles ajudaram bastante sobre o futuro da Cristina.
Mas ainda assim teve aqueles que foram incríveis nos momentos mais difíceis da mocinha.

Guilherme ahhh, eu só queria que ele não tivesse ali naquele momento. Foi duro ver o que ele passou justo aquele que mais se preocupou e ajudou a Cristina, ele me conquistou totalmente!

Fernando... devo só ressaltar que ele foi paciente. Aquele a quem tirava Cristina da sua zona de conforto e tentava lhe abrir os olhos a novos horizontes, novas possibilidades. E
Eu amei isso nele s2.

André foi um fraco que só senti vontade de gritar na cara dele e dizer umas verdades sobre como ele poderia ter sido sincero, por exemplo.

Olivia foi aquela que apesar das circunstâncias foi uma amiga fiel e devota a sua felicidade.

De resto teve o segredo sobre sua família, família que devo acrescentar, bem difícil de digerir, mas afinal, eram outros tempos. Época onde filho fora do casamento era inaceitável ainda mais para uma moça.

Entre tantos dramas e sofrimento, houve um final que julguei ainda assim corrido demais, poderia e queria que melhor tivesse sido escrito. Era merecimento e facilidade demais para uns e de menos para outros.

Ainda assim posso garantir que por mais infelizes os percalços da mocinha e toda a sua luta pra se sentir amada e ter aquele sentimento de pertencimento a algo ou alguém, vale sim a leitura, só queria que ela tivesse tido um pouquinho mais de momentos de verdadeira felicidade porque ela realmente merecia.

" - Não ofereço nenhum perigo, exceto o de roubar o seu coração. Mas eu cuidaria dele melhor do que você mesma."

Tatiana181 06/06/2018

Esperava um pouco mais.
Foi uma leitura que em alguns momentos ficou parada.
Neste romance de época vamos conhecer a história de Cristiana, filha adotiva, rejeitada pela mãe por ser muito nova e solteira. Cristina passou a ser criada na fazenda redenção onde sua mãe adotiva passou a trabalhar, ali ela conheceu André e se apaixonou, a princípio o amor foi correspondido porem quando foram descobertos o mesmo não estava preparado para o casamento e Cristina teve que ir morar com o pai. Para de livrar de um casamento forcado ela foge para São Paulo e a partir dai sua vida muda completamente.
Gostei muito da Cristina, guerreira e bem decidida, tem muita determinação porém quando se trata de André é fraca e sem personalidade.
Gostei do livro e do enredo em si mas esperava por mais.

Jackelynne.Paiva 24/07/2017

A frase "como o mundo é pequeno" define a história desse livro, rsrs, que história maravilhosa, uma leitura envolvente que faz vc não querer parar de ler. Amei a história, não vou falar mais pq seria impossível não dar um spoiler, rsrs, simplesmente recomendo e muito esse livro!

Milas Caldas 17/06/2017

Esse livro chegou até minhas mãos graças a um projeto de livro viajante que estou participando. Admito, que se não fosse por esse projeto jamais leria a obra. E olha, sou grata porque achei a leitura fascinante e me surpreendeu totalmente.

O livro nos narra a triste vida de Cristina. Logo no prólogo já sabemos o que ela, adulta, faz para viver: ela é uma prostituta de luxo. Mas, logo após somos levados ao passado, para o nascimento de Cristina. A mãe dela, Henriqueta, uma jovem de boa família, mas inconsequente, envolve-se com um rapaz e acabou engravidando. A criança bastarda, fruto de fora de um casamento nunca seria bem vista, assim, Ivone, mãe de Henriqueta, decide pagar sua empregada uma boa quantia para que ela e o marido levem a criança embora. E assim é feito.

Vamos acompanhando ao longo dos anos a criança crescendo entre os filhos da família Toledo, empregadores da mãe adotiva de Cristina. A amizade infantil acaba tornando-se amor, e assim Cristina acaba cedendo a tentação e deita-se com André, seu amigo e primeiro amor. Quando a família descobre, tentam afastar os jovens, levando Cristina embora para que ela se case com o ferreiro, ela então decidi fugir, visto que André não quer casar-se com ela. E assim, em São Paulo, ela conhece Olívia, uma alcoviteira, que acolhe a jovem e a ensina tudo sobre o ofício, tornando-se não apenas sua mestre mas também amiga.

Muitos personagens vão aparecendo ao longo da história, alguns eu odiava a princípio, depois passei a amar. Cristina mesmo é um desses personagens, em alguns momentos eu torcia para a jovem, em outros eu queria dar umas sacudidas e mandar ela acordar para a vida! A verdade é que o livro é muito bem escrito e envolvente. A autora consegue pegar nossa atenção, e, eu não queria parar até que tivesse acabado a última linha do livro. Confesso que quando acabou me peguei resmungando coisas meio sem sentido como “dava para ter mais alguns capítulos”.

Se você, assim como eu, gosta de romances de época, vai gostar desse livro. Uma leitura que eu não esperava muito, mas que me surpreendeu positivamente. Desconhecia a autora, mas agora pretendo buscar mais obras dela para ler. Espero que todas sejam nesse estilo envolvente!

site: http://minhacontracapa.com.br/2016/08/resenha-jardim-de-espelhos-de-veridiana-maenaka/