Réquiem

Réquiem Fábio Bruzinga

Resenhas - Réquiem

Cassy 03/04/2015

Qual o mistério dos Castro?
Primeiramente, quero deixar claro que Réquiem é um livro de terror, logo, se você não gosta desse gênero... Você pode ler Réquiem. E por que eu sei disso? Digamos que eu não gosto de livros do gênero de terror, mas resolvi dar uma chance ao livro e aceitei participar da book tour. E olha, não me arrependi.
O livro conta a história de Sarah e sua família. É aniversário de Sarah, e seu marido, Steven, decide fazer uma surpresa para ela. Ele contrata pessoas para limpar a casa que herdou de seu tio, no interior, e leva toda a família para passar um final de semana lá. O problema é que quando chegam lá, eles percebem que a casa não havia sido limpa e que tudo parecia ter sido largado no meio da limpeza. A família então começa a olhar a casa, e Steven encontra um bilhete atrás da foto de seu tio, dizendo que eles estavam presos ali. Ninguém acredita na história, até finalmente ver que eles não conseguiam sair da casa de forma nenhuma.
É nesse ponto do livro que começamos a conhecer Fernanda, Lucas e Augusto Castro, os primeiros moradores da casa que Steven herdou do tio. A única coisa que a família de Sarah sabe sobre eles, é que todos haviam morrido em um incêndio que aconteceu na casa cerca de cem anos antes.
A família atual e a antiga família começam a interagir de várias formas. As duas filhas do casal, Flávia e Alice, tem uma certa conexão com os antigos moradores. Alice conhece Lucas, e os dois ficam amigos, tão próximos que em determinados momentos a amizade dos dois começa a preocupar Sarah e Steven. Flávia é mais fechada com sua conexão com os antigos, ela pouco fala sobre isso, o que também começa a preocupar o casal. Já Sarah tem uma certa conexão com Fernanda, ela presencia a vida de Fernanda como se estivesse na casa nos dias em que a família viveu lá. Steven, no entanto, não tem conexão com nenhum deles, somente com seu tio, que também viveu na casa alguns anos antes dos dias atuais. Steven, além de se culpar por levá-los até aquela confusão, se culpa por não poder ajudar na história, por não ter ligações como as mulheres de sua família.
Em determinado ponto do livro, começamos a entender melhor a história e a desvendar os mistérios envolvendo a família Castro. E claro, começamos a tentar adivinhar qual vai ser o final da família de Sarah. Eles conseguirão sair da casa a salvos? Qual o mistério dos Castro? Por que todos que entram na casa acabam ficando presos lá?
Eu estava muito receosa de ler o livro. Primeiro: Porque era de terror, e eu sou muito medrosa. Segundo: Porque eu não aguento esperar até o final do livro, quando tem muito mistério, para saber o final (nesse eu consegui aguentar). Terceiro: Porque depois que li a sinopse eu realmente achei que eu não fosse gostar da estória, que não ia me entreter, não faz o meu tipo de leitura. Mas, como já disse, dei uma chance ao livro, e entrei na book tour.
Achei o livro muito bom. Estória envolvente. O toque de mistério me fez ficar curiosa do começo ao fim. Errei totalmente o final do livro, pensava que aconteceria algo diferente. Pra ser bem franca, algumas partes do final eu não entendi muito bem, e até não gostei muito, mas acredito que o Fábio tinha seus motivos para fazê-las daquela forma.
Foi um prazer ler o seu livro, Fábio. Parabéns pela publicação, ótimo trabalho. Aliás, nem comentei, adorei o design do livro, todo maquiavélico e misterioso, com as letras nos títulos escorrendo e tudo mais.

site: http://www.wewantdreaming.com.br/2015/04/resenha-requiem-fabio-bruzinga.html