Miscelânea Septuagenária

Miscelânea Septuagenária Charles Bukowski

Resenhas - Miscelânea Septuagenária

Luciano Luíz 21/11/2014

MISCELÂNEA SEPTUAGENÁRIA é o título perfeito deste mais recente lançamento em terra Tupiniquim da grandiosa obra do velho BUK. O livro contém 20 contos e muitos poemas.
O mais bacana foi a composição. Você começa com poemas e em seguida aparece o primeiro conto e assim por diante com mais poemas e contos. A leitura flui rapidamente e as páginas logo vão passando sem você se dar conta.
Os poemas são de primeira linha e mostram o quanto o velho safado era mestre em empilhar as palavras para mostrar o cotidiano real do ser humano.
Os contos seguem o mesmo ritmo dos livros anteriores. Só quando é referente a corrida de cavalos e beisebol não é algo tão foda. Pois culturalmente falando eu por exemplo não tenho interesse nestes temas. Mas fora isso é excepcional.
Bukowski surpreende sendo sempre o mesmo. Isso é algo que poucos escritores conquistam. Ele não precisava mudar de rumo em suas narrativas. Bastava colocar mulheres, bebida, miséria e sonhos no papel que tudo se transformava em algo fabuloso.
É mais do que recomendado.
É um livro obrigatório a quem tem paixão pela realidade nua e crua...

Nota: 10

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/pages/L-L-Santos/254579094626804?fref=ts

carlos.fellipe. 18/03/2015

Setenta anos do poeta marginal...
O que dizer sobre Charles Bukowski? Meu escritor favorito. Tenho todos os seus livros e "Miscelânea Septuagenária" é uma de suas melhores obras.

O livro foi lançado para comemorar seus 70 anos. Em "O capitão saiu para o almoço..." Bukowski diz que depois de velho estava escrevendo melhor - e é verdade. Este livro, dividido de uma forma incomum entre contos e poemas, é uma prova disto.

Primeiramente falarei dos contos: todos eles são excelentes! Muito bem escritos, versando sobre temas como alcoolismo, autodestruição, a vida dos marginalizados, a falta de perspectiva, o ignóbil e o patético que permeiam a existência humana. Meus contos favoritos são "O filho do diabo" (a infância de Henry Chinaski, seu alter ego) e o último conto que fala sobre os bastidores de "Crônica de um amor louco", filme que ele não gostou, segundo demonstrou na narrativa. Os contos são os melhores de sua carreira, depois de os de "Ao sul...".

Agora falaremos dos poemas: nem todos são bons. Eu diria que de 100%, 30% são descartáveis, 50% são medianos e 20% são excelentes. Em "O capitão saiu para o almoço..." Bukowski diz que estava escrevendo aos 70 anos muitos poemas por dia. Bom, creio que nem sempre quantidade significa qualidade. Atenção ao poema "trapos, garrafas, sacos" que fala sobre sua infância, assunto já abordado em "Misto-Quente".
Röhrig C. 14/12/2015minha estante
Olá! Já conhece o livro Quando nasce um romance? Confira algumas resenhas sobre a história no link

Comentários de alguns leitores:
1- ?O autor sabe como ninguém capturar a atenção do leitor. A narrativa tem uma pitada de sedução e por vezes erótica. ? Helena
2- ?O final do livro foi muito bem elaborado e é realmente surpreendente.
Vale à pena ler! ? Ana Luiza Bresson
3- ?Sabe aquele livro que você não sabe dizer se amou ou odiou, mas devorou de uma forma sem igual? Então...? ?A historia me deixou empolgada de forma que não consegui deixar de lado um segundo o livro, louca para descobrir o final da historia.? Carol Cadiz
4- ? Estou a ler no Kindle e acho o diálogo interno do personagem fantástico? Lídia Craveiro - Escritora (Portugal)
5- ?O livro é incrível com certeza vocês vão adorar, assim como eu adorei? Sayd Alcantara
6- ? Quando nasce um romance é aquele tipo de livro que te prende da primeira a última página! Adorei!? Danusa Goulart
7- ? o relacionamento deles envolve o leitor e eu queria logo saber como eles iriam ?resolver? um grande empecilho que existia para que pudessem ficar juntos.? Alice
8- ?Ótimo, ele causa um certo desconforto porque a escrita é bem underground mesmo!? Juliana Martins Rigon
9- ?Gostei desta leitura tão diferente do gênero literário que habitualmente leio. É um livro fora do comum? Ambra Blanchett
10- ?Ao prosseguir com a leitura, ficamos bem curiosos para saber qual será o final, que particularmente me agradou bastante. Será que Isabella é o que realmente está faltando na vida de Jeux?? Felipe Laia
11- ?O livro nos transporta para aquela atmosfera que encontramos nos livros de Bukowski, só que aqui no Brasil. O livro se passa em Pelotas, mas mesmo sem conhecer a cidade não foi difícil imaginar os lugares. O romance de Jeux com Isabella é intoxicante, eles não sabem bem o que querem e ele tem bastante dificuldade para entender e lidar com ela.? Vitoria zavattieri

Visite a pagina oficial no facebook ? Quando nasce um romance

Resenhas

Laura 04/01/2015

Opinião, não resenha.
Entre contos, romances e poemas do Buk, contos ficam em última instância. Sou apaixonada pelos poemas do bukowski, porém, não sou muito fã dos que são uma narrativa, porém são poemas, já que têm um a estrutura de poema. Neste livro é o que se encontra. Contos bons e poemas com narrativas.

Dany Piva 08/01/2019

Poesia e conto
Poemas e contos do velho safado, adoro seu sarcasmo em suas experiências reais numa mesa de bar ou em casa curtindo seus inúmeros porres

Nathalia184 30/04/2023

Ler Buk é engraçado, quando começo a achar que ele é querido por nada, ele vem com contos e poemas que puts, me pegam.