O Professor e o Demente

O Professor e o Demente Simon Winchester

Resenhas - O Professor e o Demente

Deghety 20/06/2023

O Professor e o Demente
O Professor e o Demente é um romance histórico que a princípio trata-se da história da criação do maior dicionário de língua inglesa, o Oxford English Dictionary.
No entanto a história por trás dessa criação aborda um tema bastante complexo, a mente humana. Em particular do Dr. William Chester Minor.
O aspecto da insanidade do Dr. nem possuía um diagnóstico adequado na época, entre o fim do século XIX e algumas décadas do século XX.
Fazendo uma análise sobre a confecção do dicionário, provavelmente quase ninguém pensa a esse respeito, justifica-se, pois é quase impensável tamanha façanha. E o livro é muito bem descritivo em todos os parâmetros dessa confecção, e isso a faz ainda mais colossal.
Por se tratar de um fato histórico, ora ou outra outros fatos e personagens históricos e célebres são mencionados no decorrer dos acontecimentos.
É importante também destacar aqui o Professor James Murray, o principal responsável e o idealizador desse monumental dicionário e a sua "estranha" e admirável relação de amizade com o gênio e louco Dr. Minor, seu principal e peculiar colaborador.

TheoBombastus 17/10/2009

Transporte-se do manicômio pra faculdade e vice-versa com muita classe
Um dos melhores livros que li. Surpreendente. Me senti no hospício e na faculdade.