A Playlist da Minha Vida

Resenhas - A Playlist da Minha Vida

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Queria Estar Lendo 21/10/2015

Resenha: A Playlist da Minha Vida
Hoje a resenha de A Playlist da Minha Vida é patrocinada pelo blog Um papo Entre Páginas, já que foi no top comentarista dele que eu ganhei o livro. Mas brincadeiras a parte, esse foi um livro que eu quis muito assim que vi pela primeira vez, depois não quis mais, ai tive medo de ler e odiar e finalmente, quando li, não quis mais que parasse.

A Elise sempre foi uma garota estranha e rejeitada e isso geralmente faz as pessoas correrem dos livros porque todo mundo já cansou daquela síndrome de patinho feio que é tão inerente a YA's sobrenaturais como Crepúsculo, Fallen, Hush Hush entre vários outros que estouraram uns anos atrás.

Mas a Leila deu vida a Elise de um jeito que é um sacrilégio tentar encaixar ela no meio daquelas outras protagonistas patinho feio. A Leila viaja pela vida da Elise, traçando os momentos definitivos que tornaram ela a "menina estranha", seus esforços para mudar seu status e, no fim, sua aceitação. A forma com a qual ela abraça o seu mundo e descobre que todos são estranhos a sua própria forma.

A Elise é bem viva e identificável, os problemas pelos quais ela passa e a forma com que ela encara eles, mesmo que você não concorde, você compreende e é possível se ver na angústia dela. Porque a verdade sobre os personagens como a Elise é que eles são uma junção de todas as angústias adolescentes com as quais todos podem simpatizar e empatizar.

"Todos nós sempre queremos coisas que não são boas para a gente."

Outro ponto super positivo é que a Leila não tentou fazer a vida da Elise, de repente, funcionar completamente. As coisas não mudam do nada e os relacionamentos entre os personagens se complicam cada vez mais, se desdobrando em problemas e soluções, mostrando que a vida não tem soluções mágicas, não é um conto de fadas, mas pode ser ótima sim.

A Elise tem aptidão para a música e foi tão magoada que acha que vive uma fantasia sempre que ela vai pra balada. A Start é uma balada que acontece apenas as quintas-feiras e é um mundo encantado onde a Elise é legal, onde as pessoas gostam das mesmas coisas que ela e ela acaba magoando algumas pessoas para conseguir essas horas semanais de terapia.

Ela vive um mundo só dela que, a principio parece perfeito, mas no fim das contas não é. É só um lugar melhor do que "a vida real" porque é um lugar onde ela se permite ser mais, onde ela é quem quer ser, sem medo de ser julgada e hostilizada pelos colegas de classe. Lá ninguém acha ela estranha porque ela domina essa estranheza e não tem medo dela.

"As vezes temos aqueles dias em que tudo dá errado. Mas, às vezes, alguma coisa pode dar certo da maneira mais inesperada possível."

Ponto extremamente positivo para os relacionamentos dentro desse livro, que é um dos pontos principais. Eles não são fáceis e nem mágicos, por mais que ela queira acreditar, tanto os familiares como os românticos.

Adorei a forma como a leila criou o romance entre o Charming e a Elise, ele foi tão necessário para que ela crescesse. As inseguranças que ela teve com o Char e quanto mais ela conhecia ele, mais ela descobria a si mesma. Eu realmente gostei desse romance pouco convencional, amei como a Leila conduziu ele e amei que ele fugiu daquele senso comum garoto-mais-que-perfeito-se-apaixona-pela-patinho-feio-e-ela-descobre-que-na-verdade-é-linda.

Porque a Elise não descobre que é linda, ela descobre que é interessante. Ela descobre que é boa em algo, ela descobre que não há problema em ser inteligente, ela descobre que pode fazer amigos e construir uma vida.

Eu amei descobrir tudo isso junto dela, eu amei como ela passou da fase "preciso mudar pra me amarem" para "preciso me amar para me amarem". Porque esse não é um livro sobre como uma garota se apaixonou por um garoto, é um livro sobre como uma garota se apaixonou pela vida. Sobre como aparência não é nada e sobre como nós podemos nos enganar tanto com as pessoas.

"As pessoas são o que são. Não importa o quanto você tente, é impossível transforma-las naquilo que você quer que elas sejam."

Também é um livro que fala sobre cyberbullying, sobre depressão e sobre como crianças podem ser cruéis sem nem mesmo entender o que estão fazendo; sobre como existe uma diferença entre ser zoado e ser humilhado, sobre as cicatrizes que isso deixa e as cosias das quais abrimos mão para não nos fazerem sentir daquela forma de novo.

"Encostei a cabeça na janela chorei. Isso parece fraqueza? Você faria melhor? Ótimo. Vai nessa. Manda ver. Mas o que você não entende é o seguinte: quando você é detonada sem dó nem piedade, dia após dia, sem descanso, ano após ano, às vezes a única coisa que resta é a capacidade de chorar."

Foi um livro verdadeiramente tocante que fez com que eu agradecesse a Leila no final e ficasse esperando a Globo Livros trazer Tonight The Streets Are Ours. Porque eu realmente quero ver quais outras garotas maravilhosas ela tem na manga.

Só leiam, ok? Leiam e venham comentar comigo porque eu vou amar ficar falando horas com vocês sobre isso.

Fernanda 24/09/2014

Resenha: A Playlist da minha Vida
Resenha: Pense em um livro que te surpreende desde o começo e que emociona por muitas razões. A playlist da minha vida é esse tipo de leitura, que garante vários momentos de empolgação e tantos outros sentimentos contraditórios. O que mais me encantou e que me fez ficar tão surpresa não foi nem o romance em si, mas a superação de uma personagem que tinha tudo para desmoronar, mas que aos poucos consegue dar a volta por cima.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2014/09/resenha-playlist-da-minha-vida-leila.html
Milena 30/09/2014minha estante
Nossa esse livro parece ser ótimo, bastante emocionante, estou doida pra ler!

Ray 01/10/2014minha estante
Adoro personagens que acabamos dando nada por eles , que se parecem fracos e no final acabam nos surpreendendo no final, é muito triste saber que a personagem sofreu bullying, pois eu também já passei por isso e é muito horrível, gostei muito da resenha, quero muito ler o livro.

Beth 03/10/2014minha estante
Gostei muito do que li aqui. espero poder ler logo. Quero conhecer mais desse livro.

Gabi l Vai um spoiler aí? 11/10/2014minha estante
Esse livro, realmente não se trata sobre nada do que eu achei que tratava. É muito mais profundo e sensível e eu estou louca pra lê-lo.

Amanda 15/10/2014minha estante
gostei muito do livro, me surpreendeu muito mas mudaria algumas coisas no final :/

Suzana 20/10/2014minha estante
Ainda não li o livro, mas através da resenha, me interessei bastante!!

Sara 17/09/2015minha estante
Li em pdf. Mas acho que nao estava completo. O final é mesmo daquele jeito? Ela convida o cara pra sair e ponto final?!

Naty 17/12/2015minha estante
Sara, eu li em PDF também, e depois que comprei o livro, percebi que tem mais uma folha.
Não acaba daquele jeito não, apesar do que, o que tem a mais é bem pouquinho;

Mari 08/07/2016minha estante
Gostei da protagonista. Ela é apenas uma garota de dezesseis anos e cheia de preocupações bem cabíveis a sua idade, mas mostrou muita maturidade na questão de seu relacionamento com Char, não foi melosa e também não houve uma paixão instantânea como geralmente ocorre nesse tipo de livros. Elise também tem um gosto musical incrível. Só acredito que o processo de amadurecimento dela no livro poderia ter sido mais bem feito, me pareceu repentino, quando após algumas explicações tudo pareceu tão óbvio e certo para ela. E também, a cena em que ela briga na casa da mãe dela por ter estragado o trabalho da irmã, naquele momento não curti a atitude da mãe pois a Elise já tinha tentado se matar e mostrou claramente como estava com baixa autoestima e depressiva então acredito que o apoio da mãe e do pai deveria ter sido num caminho de conversar com a garota sobre seus problemas.

Milla.Cristina 14/09/2021

Memória afeitva
Ganhei esse livro no amigo secreto da minha professora de redação, teve um significado especial pois através dessa professora consegui desenvolver minha escrita e consequentemente atingir uma nota pra uma bolsa que garantiu minha entrada na universidade, a história é cativante e trata de assuntos importantes que acontecem na adolescência e tem um grande peso no nosso desenvolvimento como indivíduos, foi uma leitura rapidinha e acompanhei a leitura com as músicas do livro, muita nostalgia pra mim

bookbrex 16/05/2021

Recomendaria
No começo eu me identifiquei com a personagem e seus medos, na metade eu achei que ela acabou ficando muito chata, mas no finalzinho voltei a gostar e a apreciar o livro.

Kelly Dias 04/05/2020

Leitura despretensiosa que valeu a pena
Acompanhando essa história que é engraçada e pesada ao mesmo tempo, nos deparamos com uma personagem que lida com problemas do cotidiano que podem parecer bobagem para a maioria que está ativa nos círculos sociais comuns. Com a autoestima baixa acaba ocasionando uma falta de noção de como se portar ou agir com as pessoas, preferindo passar tempo com pessoas que ela sequer gosta, aprendendo sobre elas e o que está na moda para assim se encaixar.
Elise é independente, ela sabe como sobreviver, mas ainda não sabe como viver. Como sentir felicidade, e alegria de estar viva, de fazer algo e criar laços. Durante toda a leitura eu ansiava para que Elise procurasse ajuda profissional, pois é nítido que ela passa por uma depressão. No entanto, aos poucos vai se encontrando, através de amizades que nunca sonhou que poderia encontrar. E descobrir que tudo o que ela queira ser, tudo que ela sonhou ser, ela já era, só estava escondido dentro dela mesma.

Clara 18/05/2022

"porque, durante todo esse processo, você ainda é - e sempre será- você: bonita e machucada, conhecida e irreconhecível. E ser assim - simplesmente quem você é - não é suficiente?" QUE FODAAAA

MariCosteira 06/04/2024

Mais um livro que a personagem principal me irritou bastante, mas admito que a história é bem envolvente e terminei ela bem rapidinho.
Gostei bastante da compreensão que os pais da Elise tiveram com ela, mas acho que deveria ter uma cena dela indo em uma terapia, porque a coitada estava precisando.
Achei que o final foi meio corrido e que deveria ter sido mais explorado, principalmente para sabermos se a Elise ficaria com o Felipe ou não.

Tatiane.Nogueira 30/05/2023

Maravilhoso
Amo demais toda a história parece até um pouco com a minha vida, super recomendo ah todas as pessoas lerem este livro

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

Jess 09/06/2021

eita glória quero ser uma DJ ??
A coisa mais legal dessa leitura foram as músicas que descobri junto, o fato de ter uma música nova a cada capítulo é muito legal. A história no geral é um pouco diferente, uma leitura leve e boba, boa para ressacas literárias, os personagens são um pouco irritantes mas nada que não dê pra suportar, eu shippava a personagem com outra pessoa mas esses livros com finais óbvios dizer o que deles.......

Suzanne.Barros 01/06/2020

Decepcionante
iniciei a leitura cheia de expectativas, o título e a capa me fizeram acreditar que seria um livro surpreendente. Dificilmente abandono um livro, e no caso desse não foi diferente mas tive que fazer uma leitura super arrastada. Diferentemente do que espero em um livro, Elise nao amadurece como pessoa, não consegui me identificar em nada com ela, se mostrou uma personagem vitimista e massante. O livro não foi de todo ruim, entretanto, a maior parte dele foi decepcionante.

Luke 19/01/2015

Cansativo, mas com uma linda lição
Elise é uma menina solitária. Não tem amigos, a convivência com os pais é distante e sentimentos fortes de depressão atormenta seu interior. Até que um dia ela tentar pôr um fim nisso, mas o suicídio é mal sucedido. Tudo em sua vida muda após esse acontecimento, desde da convivência com os pais até o próprio entendimento de Elise.

Então todas as noites na casa de sua mãe ela anda sem nenhum trajeto final, até se cansar. Até que um dia encontra-se com Pippa e Vicky, duas meninas que mais para frente serão amigas de Elise e mostrará um novo mundo para ela. Elas apresentam a Start, um lugar num galpão escondido, mas é o point do bairro. Elise conhece Char, o dj e terá uma nova paixão, a picapes. Ela terá uma nova visão do mundo, de amizade e acima de tudo, dela mesma.

Quando comecei a leitura desse livro me identifiquei um pouco com Elise. Na escola eu fazia parte do grupo dos "invisíveis", mas não me sentia tão mal assim, era mais um lugar de conforto para ninguém me ver ou apontar para mim sobre algo que fizesse. Elise, infelizmente não. Sua obsessão de ter amigos e que as pessoas gostem dela é grande. É compreensível o motivo de sua depressão? Lógico, quem não ficaria depressivo se não tivesse amigos e sentisse que ninguém gosta de você? Porém, alguns momentos ela exagera e perde até um pouco o sentido.

A história é narrada pelo ponto de vista de Elise, ali conhecemos então seus pensamentos e sua história. A trama começa de maneira bem devagar, por exageros da personagens de maneira constante. Na metade para o final a história já conhece envolver e a leitura se torna agradável e o leitor consegue entrar na história.

Os personagens secundários têm grande importância para o livro. Pippa e Vicky serão responsáveis de mostrar um novo mundo para Elise. Char, o dj que um sentimento por ele brotará é responsável de mostrá-la que alguém pode gostar e achá-la bonita. A música sempre foi presente na vida dela, por causa do pai que é membro de uma banda há muito tempo, mas a música se fundirá com o dom que Elise conhecerá, de ser dj. A danceteria Start tornará como um porto seguro e um lugar que pode ser ela mesma.

A escrita de Leila se perde em alguns momentos e faz com que a narrativa fique um pouco enfadonha, mas consegue voltar ao caminho certo e a história consegue ganhar um ritmo mais rápido. Ela poderia fazer com que a personagem amadurecesse um pouco antes do momento que ela realmente amadureceu, fez com que uma grande parte da história a personagem ficasse melodramática um bom tempo, e num clique ela entendeu as situações da vida.

Um livro com uma lição bem consistente e perceptível, fez com que o livro ganhasse um brilho e mostrar para o leitor que alguns males vem para o bem e que é necessário acontecer para aprendermos algo. Recomendo, mas quando comecei a lê-lo fiquei com altas expectativas, foi o que me decepcionei um pouco.

site: http://eucontodepois.blogspot.com.br

Tati 27/03/2020

Boa leitura
É um livro pra quem gosta do gênero Young Adult e poderia muito bem ser um filme da sessão da tarde.
Me ajudou na ressaca literária, porém o final foi daqueles muito rápidos sabe? Mas consegui captar e posso imaginar o que aconteceu depois!

Brunaaguim 30/08/2021

Gostei muito do livro
O livro trata sobre assuntos extremamente necessários como: bullying, cyberbullying, bulimia, baixa autoestima, depressão e o suicídio. Mesmo com todos esse assuntos pesados, o livro continua com uma abordagem leve e divertida.
Amei o desenvolvimento da personagem e como o livro mostrou através da Elise que o suicídio não é a solução. A Elise passou por muitas situações ruins, mas muitas delas contribuíram para que um dia ela tivesse sucesso e visse a vida de outra maneira. Tbm gostei que a personagem passou a conhecer pessoas diferentes e que eram boas com ela, isso mostra que nem todos são iguais, quebrando a visão que muitas vezes temos de forma generalizada sobre as pessoas.
Amei!!

Luadslima 22/08/2021

Sendo bem sincera não foi um tipo de livro que me cativou, demorei 2 semanas pra realmente terminar um livro que costumo ler em metade de um dia.

1 | 2 | 3 | 4 | 5