A Origem da Bíblia

A Origem da Bíblia Lee Martin McDonald

Resenhas - A origem da Bíblia

Erick 15/07/2023

Que livro fantástico! Uma obra que desmistifica inúmeros mitos protestantes. A composição das sagradas escrituras foi um processo longo, difícil e controverso. Coube à Igreja o papel de ordenar o que hoje entendemos por literatura sagrada.

Isto é, pensar no "sola scriptura", para a época, seria um dogma praticamente impossível.

Recomendo!

Gustavo.Borba 19/06/2020

A origem da opção por alguns escritos
#LivrosQueLi

A origem da Bíblia: Um guia para os perplexos, de Lee Martin McDonald. Ed. Paulus. Trata de uma interessante exposição sobre os critérios objetivos que fizeram com que, ao longo dos anos, diferentes textos fossem considerados merecedores do reconhecimento como livros inspirados e, por fim, vieram a compor o que conhecemos hoje como a Bíblia. Nenhum livro pode ser considerado como incólume às mudanças de época e mentalidade, pois muitos livros que já foram reconhecidos como inspirados deixaram de sê-lo posteriormente, assim como muitos livros que não tinham esse reconhecimento acabaram compondo o cânone. E isso é percebido não somente com relação à coletânea cristã, mas também já com relação à judaica, pois era uma prática habitual nas religiões antigas. Uma importante conclusão a que o autor chega é que os livros que foram incluídos atendiam às necessidades particulares das comunidades que os adotavam, e eram interpretados de forma a se adaptarem a suas necessidades ritualísticas, catequéticas e missionárias. Ademais, nossa necessidade de contar com um cânone rígido de textos reconhecidos não era partilhada com as comunidades cristãs, ou mesmo judaicas, do início do cristianismo. O pluralismo era comum e vivenciado sem questionamentos. Sem dúvida, a institucionalização do cristianismo como religião oficial do Império Romano com a mão de ferro de Constantino fez diferença no sentido de buscar uma identidade mais definida para a fé cristã, e a canonização de uma literatura inspirada só reforça esse esforço. Enfim, um livro que eleva nosso conhecimento, mostra como são circunstanciais as escolhas do que se define como ?palavra de deus?, e como devemos sempre ter em mãos o que dá sentido para nossa crença e prática. Recomendo.

#livros #ler #lendo #livro #euamolivros #euamoler #estantedelivros #leiamais #leitura #leituras #livrosemaislivros #lido #resenhadelivros #indicacaodelivros #lendolivro #lendoagora