Conta mais, vô!

Conta mais, vô! Manolo Quesada

Resenhas - Conta mais, vô!

Saleitura 26/07/2016

Em Conta mais, vô! o autor Manolo Quesada nos mostra a forma gostosa e carinhosa entre o vovô e suas netinhas que o enchem de perguntas. É através das respostas simples e sinceras a essas perguntas que o vovô transmite ensinamentos sobre várias questões do dia a dia de assuntos delicados que ocorrem nesta vida.

O vovô vai falar sobre as bruxas e de como elas eram vistas "em tempos remotos" e nos dias de hoje. Como o Espiritismo explica todas essas coisas do passado aos tempos de hoje. Cita o fato de uma tia ter medo do fogo em virtude de ter sido queimada na época da inquisição. As três netinhas sabem o que é o espiritismo e suas perguntas trazem respostas em que o vovô explica ao mesmo tempo que traz ensinamentos. Vários temas como reencarnação, laços de família, solidariedade, encarnação, a virtude, a humanidade, o sofrimento, a desigualdade social, o amor ao próximo e tantos outros que são abordados a cada capítulo sendo explicados de acordo com os princípios do espiritismo.

"-Quer dizer que todo mundo que fica parecido com o filho pródigo é porque voltou sem dinheiro e arrependido?
- É isso mesmo. O importante de tudo é entender que não importam os erros que tenhamos cometido, as faltas que teremos de reparar, o importante é confiar no pai, pois ele nos dá sempre as chances de que precisamos para retornar ao lar e continuar com o carinho dessa grande família chamada humanidade."

O vovô durante as suas explicações para as netinhas vai recordando de momentos da sua infância e também das vidas passadas o que torna a leitura interessante até mesmo para aqueles que não apreciam esse gênero. Um livro lindo em sua apresentação e de uma leitura rápida com histórias recheadas de muita candura, muito amor que é impossível não se encantar pelas doces netinhas e um vovô cheio de ternura. Super recomendo!

Resenhado por Irene moreira

site: http://saletadeleitura.blogspot.com.br/2016/07/resenha-conta-maisvo-de-manolo-quesada.html#more

Irene Moreira 26/07/2016

Leia a resenha completa no blog Saleta de Leitura

Vanessa Sueroz 24/02/2015

Neste livro iremos conhecer uma família espírita e isso muda todo o estilo do livro para algo mais profundo. Como todas as crianças, as duas meninas deste livro tem suas grandes dúvidas sobre a vida. O autor se inspirou em suas netas e as grandes questões da humanidade.

Todas as perguntas são respondidas pela experiência de vida do autor e o estudo na doutrina espírita, então temos respostas boas e ruins, até mesmo sobre o tão temido suicídio.

Se nós não nos livramos dos pesos da vida, eles aumentam, e fica mais difícil carregá-los.
Elas têm dúvidas bem complexas, como “por que alguém tira a própria vida”, e outras coisas que nos fazem pensar na nossa vida e como a conduzimos. O que achei bem legal é que no final de cada capítulo o autor traz um trecho do livro O Evangelho Segundo o Espiritismo sobre o assunto do mesmo.

Resenha completa:

site: http://blog.vanessasueroz.com.br/conta-mais-vo/

Bruna 17/02/2015

Hoje trago a resenha de Conta mais, vô!, um livro que retrata os diálogos entre o vô, autor/narrador, e suas três netinhas. Em cada capítulo, temos uma conversa do avô com uma de suas netas, e nessas conversas são passados alguns dos fundamentos do espiritismo, de uma forma simples e bem compreensível.

Com capítulos curtos e diretos, o autor conseguiu abordar vários temas, como ressurreição, solidariedade, a importância do coletivismo sobre o individualismo. Além disso, também deu algumas valiosas lições às netas, a respeito de temas como trabalho em equipe, memórias e família. Ao final de cada capítulo, era apresentado uma breve definição do tema abordado, segundo a filosofia espírita.

Minha única ressalva em relação ao livro, foi devido a uma breve passagem, na qual, ao criticar os males feitos no passado por outras religiões, o avô diz que o mundo se tornou melhor depois de abraçar a crença espírita. Não gostei disso, porque enxerguei nessa passagem um pouco de fundamentalismo religioso, com aquela ideia de que a nossa religião é a correta e a melhor para o mundo. Mas, como eu disse, foi apenas uma breve passagem, e essa posição não voltou a se repetir no livro.

Conta mais, vô! é um livro fino e fácil de ler. Os capítulos curtos e recheados de diálogos dão fluidez a leitura. O autor soube retratar bem o diálogo com uma criança, que são sempre cheias de perguntas e não aceitam respostas simplistas, como "porque sim" ou "porque não".

A primeira coisa que me chamou a atenção no livro foi a capa, super fofa. A diagramação está muito bem feita, com detalhes ao final de cada capítulo. As páginas são brancas, mas a fonte é grande e espaçada.

Para quem tem interesse em conhecer a doutrina espírita, é uma boa dica, por ser bem didático. Beijos

site: http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/2014/12/resenha-conta-mais-vo-manolo-quesada.html