O Fio da Vida

O Fio da Vida Kate Atkinson

Resenhas - O Fio da Vida

flapicolo 14/04/2024

Confuso
No começo, achei bem confuso, quase larguei. Depois que comecei a entender a dinâmica do livro, achei interessante e me engajei mais, mas depois achei confuso de novo e o livro se arrastou até o final. Quase desisti, mas acabei terminando?

BrunaQuidute 12/04/2024

Um dos livros mais chatos que já li em toda a minha vida. Não recomendo nunca!
A escrita é relativamente bacana, mas a história não flui.
Ruim mesmo.

Hyslei.Roman 07/01/2024

A história é muito envolvente, mas o que mais me surpreendeu é a capacidade da autora de amarrar tantos enredos sem se perder e sem falhar em nenhum momento! O Fio da Vida toca em pontos sensíveis e aborda muitos temas envolvendo amplos aspectos sociais (não vou citar para não dar muitos spoilers), além de nos deixar perplexos sobre como as idas e vindas da vida podem levar - ou não - aos mesmos resultados. Confesso que penei um pouco nos acontecimentos que se passam durante a Segunda Guerra, porque essa parte me pareceu um pouco arrastada, mas apesar disso, o livro é excelente. Já aviso de antemão que, se você não tem boa memória, leia em um curto intervalo de tempo para não perder todos os ganchos incríveis que a autora deixou na narrativa! ?

me_mel 30/12/2023

Blé
Aí, abandonei, dscp!
É um livrinho BEEMM sem sal, n tem nada pra dar um tchan!

A gracinha q tem é q a pronta morre e volta a vida toda, mas ela nunca mais morreu. Ent acabou a graça todinha.

E tipo, n tem mais nada! É MT MT chato! Até q dá pra ler, mas n prende, n faz querer ler mais!

xmayps 07/11/2023

O FIO DA VIDA ??
Primeiramente, esse livro não me prendeu no início, porque não estava entendendo nada sobre ele. Mas depois, conseguir perceber o quanto ele é bom, a escrita, o enredo, os personagens, tudo, tudo é muito bom!
A personagem principal é cativante, me apeguei tanto a ela que, em vários momentos do livro tive a vontade de abraçá-la e dizer que iria ficar tudo bem. Teve uma cena tão forte que tive que parar e chorar, pois, mexeu muito comigo.
Em geral, o livro é ótimo, a única coisa que tenho a reclamar é que a autora enrola demais em algumas partes, o que deixa a leitura um pouco cansativa, mas tirando isso, o livro é perfeito.
Estou até agora remoendo o final, que pode parecer sem graça, mas aluga um triplex na tua cabeça.
Obs: sou apaixonada no pai da Úrsula, ele é perfeito!!!!

mirimachado 08/08/2023

Na época em q li esse livro nunca tinha ouvido falar dele, nem em sites de pesquisa e nem pessoas falando sobre. Fiquei muito empolgada com a sinopse, mas durante minha leitura fiquei bastante decepcionada. Com todas as vezes q a protagonista morre e "revive" deixa a história muito confusa pela quantidade de personagens q entram e saem da história tbm...fica muito confuso?. Apesar disso, n é um livro de todo ruim: tem partes em q ele te prende e algumas frases e momentos q te fazem refletir.

Bea 22/07/2023

O Fio da Vida
O começo do livro é muito confuso, fiquei perdida e levei um bom tempo para me ambientar com a leitura, depois disso a leitura fluiu bem melhor. Gostei, uma proposta diferente de escrita.

Eduarda Passoni 11/05/2023

Visceral
Desde, pelo menos, metade desse livro, eu tenho tentado encontrar palavras pra descrevê-lo e descrever como me senti diante dele.
Sempre gostei muito de viagens no tempo e realidades alternativas. Confesso que peguei esse livro para ler apegada na possibilidade de ele ser semelhante.
Ele acabou sendo isso e ao mesmo tempo algo totalmente diferente de tudo que eu havia experimentado. Como você escreve uma resenha de um livro que mudou algo dentro de você? É como me sinto diante de ?O Fio da Vida?.
A linha do tempo na história, a quantidade de mínimos detalhes que alteram tudo que o futuro será, os diferentes sacrifícios em cada uma das vidas? a guerra acabou, no final das contas, sendo o segundo foco da história. Mesmo sem ela, ele provavelmente continuaria atordoante, devastador. Não é uma leitura fácil, é complexa do início ao fim, mas vale a pena durante o livro inteiro. É o tipo de livro que só é escrito uma vez.
Ganhou completamente o meu coração.

Luluba 29/09/2022

Um a grande surpresa e ainda mais, um grande a aprendizado
Quando comecei a leitura, não dei muito pela história. Em alguns momentos o processo se arrastou, mas depois me vi torcendo muito para ela sobreviver a cada episódio trágico. Achei o final um pouco confuso, mas o que me atraiu de verdade na história foi a reflexão em relação a vida que o livro causa. As possibilidades do futuro, quase que como em universos paralelos, a forma como muitas vezes as circunstâncias nos transformam, ao passo que algumas coisas ainda integram nossa essência. Com essa leitura adquiri um sentimento de perseverança, além da percepção do quanto a vida é frágil e ironicamente, como ela não volta.

Vivi 17/09/2022

Tudo começa assim... 1910 família feliz, coisas acontecem e de repente... escuridão. E as coisas voltam a acontecer na vida de Úrsula Todd, nascimentos e... peraí ... escuridão.
E há recomeços mais, recomeços mas nada se repete e sim... passa a criar novas perspetivas na vida dela e tudo que a rodeia.
E sinceramente não temos como saber aonde pode chegar.
1930 nos mostra Ursula em um café de Munique ( assassinando Hitler com o velho revólver de serviço de seu pai.) E...
Sylvie Todd está dando à luz para seu terceiro filho, sua situação deu uma atmosfera de conto de fadas pela neve invasora que também, infelizmente, a impede de receber ajuda externa na forma do Dr. Fellowes ou da Sra. Haddock, a parteira. Ursula nasce morta, com o cordão umbilical enrolado no pescoço, sua vida não salva por falta de uma tesoura cirúrgica. Felizmente, porém, ela tem permissão para outra tentativa de vir a existir; na segunda tomada, o Dr. Fellowes consegue, corta o cordão e prossegue para sua recompensa de uma cola fria e um pouco de piccalilli caseiro (pode ser muito fantasioso notar que até mesmo o piccalilli se repete).
Imagina você voltar várias vezes mas com perspectivas diferentes . Mas as ações cruéis que teve na vida mesmo criança não.
A oportunidade de acertar coisas não aceitas na vida quem não gostaria ou até mesmo dar aquela estruturada em tudo que se rejeita. Quem não gostaria? Viver sem aquela frase E se...
Um sonho não? Mudar tudo e não importa quantas vezes for desde o nascimento.
Temos tbm muitas partes reflexivas nesse livro.
Uma vida semi- vivida e ajustes. Mas nossos atos impensáveis esse esse nada pode apagar.

Nietzsche, que afirmava que esta é a vida, e viver envolve dor, adversidades, fracassos e, um dia, morte. E a melhor saída é amá-la exatamente como ela é. Mas não se engane, aceitar ? e até amar o destino ? não tem nada a ver com manter-se inerte em relação à vida.
A proposta desse livro bate e muito com esse tipo de raciocínio.

Zihtuan 04/01/2022

E se...
O que a curiosidade não é capaz de fazer, certo? Por muito menos já critiquei e com certeza já precisei de muito mais para elogiar.

Gostei da leitura, embora tenha demorado a me acostumar com as passagens de tempo e o retorno dos pontos, mas é fascinante pensar nos "déjà vu" como algo que aconteceu além das impressões de "isso parece familiar, posso ter passado por algo parecido".

Eu gosto da ideia de caminhos e é engraçado ver que nos acostumamos com algumas coisas (aceitamos) porque está além da nossa capacidade de mudança, mesmo tentando muito... Já outras de fato são bem fáceis de recalcular e mudar.

Eu gostei, talvez alguém não. Me movi pela curiosidade e a leitura foi fluída e simples, eu prefiro assim: histórias com fatos e detalhes quando necessário.

Comece a ler pensando no que pode acontecer... Termine pensando no que não aconteceu e no que poderia fazer diferente.

Denise195 19/12/2021

Uma leitura fascinante.
E se...
Quantos caminhos diferentes podemos tomar em uma vida?
Ursula renasce inúmeras vezes para reviver sua história. Porém, a cada vez traz lembranças passadas. É possível mudar o próprio futuro? E o passado?

Gihwest 31/05/2021

Agora entendo
Sim, agora faz sentido esse livro estar entre os que devo ler antes de morrer.
Era óbvio, mas eu estava tão envolvida na história, consciente do funil, mesmo assim fui surpreendida pelo fim. Recomendo.

? O tempo não é circular ? ela disse ao dr. Kellet. É como um... palimpsesto.