Old Boy #7

Old Boy #7 Garon Tsuchiya...

Resenhas - Old Boy #7

Vitor J. 23/01/2021

Agora que a coisa foi bem reveladora, agora só falta o motivo real dos acontecimentos, minha cabeça está fazendo booom.?

Lucas 12/04/2021

A memória em uma aquarela
Para pegar apenas um dos aspectos da leitura dessa série, acho muito interessante a relação de Gotou com a memória. A partir de um momento, o jogo passou a ser de em quanto tempo demoraria pra a personagem se lembrar de algo.

Me faz lembrar muito de um tema que é constante e pertinente para mim, a memória. Em dado momento, a personagem não quer mais beber, o que seria um modo de ?esquecer?, como tanto fator social, de esquecer dos problemas, como de fator biológico e psicológico, de desprendimento da razão enquanto estamos embriagados.

Gosto bastante também da opção de Tsuchiya, que não sei se é intencional, mas de estabelecer um vínculo com uma música. Hoje há vários estudos que relacionam memória com música, sendo alguns até de que ela seria um grande fator para atrasar doenças como o Alzheimer e a demência. Aqui a relação é invertida, por causa de algo acima do controle da personagem, a música é um bloqueio para uma memória, o que é muito bem jogado.

Apreciei também o investimento em outras personagens, que passam a ter um senso de moral, e de personagens secundários ou terciárias, tornam-se chaves para abrir a continuação da história.

Sobre a arte, Minegishi usou ferramentas que me encantaram. Em um momento, entre os últimos volumes, uma personagem teve que se isolar e se esconder, e para todas as vezes que voltamos à ela, a arte muda, mesmo que de maneira muito sútil. Deixam traços retos e coloração absoluta para algo mais dinâmico, com ?pinturas? que relembram a aquarela, mesmo os quadrinhos sendo em preto e branco.