Marada: A Mulher-Lobo

Marada: A Mulher-Lobo Chris Claremont

Resenhas - Marada - A Mulher-Lobo

Cleber 22/02/2023

A Mulher-Lobo
Mais uma hq da Pipoca & Nanquim. É legal ver o trabalho do Chris Claremont fora dos X-Men, em um aventura com uma personagem forte e original. A arte realista e sem exageros do John Bolton combinaram muito bem com a história.

Gabez 06/01/2021

Marada se tornou uma de minhas leituras favoritas e eu não esperava por isso!
A história é envolvente, vários personagens que gostei muito mesmo aparecendo pouco como a rainha Candace, o pirata Taric, o mago Jaffar e Donal MacLLANLLWYR que provavelmente irei ficar triste com seu destino toda vez que ler novamente essa história.
E ainda temos a relação de Marada com a Ari que me apaguei bastante.
A única coisa ruim nessa história é que não teve mais do que nós vemos nesse volume.

Math 19/07/2020

Marada - A Mulher Lobo
Eu enxergo esse quadrinho como um grande representante do real empoderamento feminino, ainda mais em uma época que a figura feminina era muito associada a fragilidade, e na maioria das vezes, sendo colocada em segundo plano de histórias.

Chris Claremont, o roteirista dessa saga dividida em três partes, consegue dar profundidade, em diálogos e pensamentos que buscam sempre fragilidades e superações, que atrelado ao talento de John Bolton, consegue dar uma realidade lindíssima a obra.

O roteiro não é inovador, durante a trajetória, mas também não deixa de surpreender o leitor, ao longo da jornada.

Marada é uma guerreira que busca sobreviver após certo incidente. Com seu espírito de guerreira quebrada, ela parte forçadamente para uma jornada onde busca resgatar seu instinto e sua fiel escudeira. Ao longo da história, ela enfrenta diversos encalços que colocam em prova de suas capacidades.

Caio.Barreto 06/04/2021

Hq linda...
Considero uma bela obra colecionável pra ter na estante. Material gráfico é impecável. A história é cativante e de fácil entendimento, porém não achei um primor de roteiro, é uma história apenas ok.

Jose 10/03/2023

Marada, a Mulher-Lobo é um quadrinho de fantasia, do subgênero espada e feitiçaria, o mesmo do célebre clássico pulp Conan, o Bárbaro. Foi publicado aqui no Brasil pela editora Pipoca & Nanquim em um lindo acabamento de capa dura e com ótimos textos introdutórios de amigos e também editores dos autores.

A obra é escrita por Chris Claremont, que foi responsável pela co-criação de adorados personagens da Marvel, como Vampira, Mística, Gambit e Lince Negra. Também foi responsável por arcos de história cultuadíssimos pelo público, como a saga da Fênix Negra que reformulou Jean Grey como a Fênix. Já quem cuida da arte é John Bolton, um monstro do desenho, que usa e abusa do fotorrealismo de maneira impecável e tem uma mão para mínimos detalhes que fazem toda diferença.

Indo para a história, o gibi se passa no Império Romano, mas com a adição de monstros, demônios, feiticeiros e magia, e suas primeiras páginas nos introduzem à Donal MacLlanllwyr (sim, estou com o quadrinho na mão pra poder digitar esse nome) entrando em combate com uma caravana que levava um prisioneiro. Esse prisioneiro é Marada Starhair, uma guerreira feroz e temida mercenária, com o sangue do imperador Júlio César correndo em suas veias, e cuja fama em combate lhe trouxe a alcunha de Mulher-Lobo. No entanto, Donal percebe que Marada está diferente. Ela está dócil, não há um traço sequer da indomada guerreira de outrora, e então Donal decide trazê-la a sua custódia para descobrir o que aconteceu com a Mulher-Lobo.

É nesse mistério que a história dá seu pontapé inicial. Com uma escrita literária e objetiva, característica dos anos 80, somos levados para conhecer Marada e tentar descobrir o que houve com ela. Diferente de muitos quadrinhos de sua época, temos uma protagonista mulher, forte, bonita e sem o clichê da donzela indefesa, quebrando vários paradigmas de machismo, tanto no meio dos gibis quanto de sua época. É uma ótima leitura, que aborda temas como a superação de um trauma e a força que há dentro de si.

Acervo do Leitor 07/05/2018

Marada – A Mulher-Lobo | Resenha | Acervo do Leitor
Sangue nobre, coração selvagem. No balé de suas espadas corpos de guerreiros e criaturas ficam pelo caminho. Homens e demônios a desejam, mas sua beleza singular com seus cabelos prateados não são domáveis. Marada deixou sua marca por todos os impérios por onde passou, e agora fará o mesmo com você leitor!

Neta do grande Imperador César ela carrega Roma em seu sangue. O rubro das veias que era para ser motivo de orgulho só faz ferver suas emoções. Sua mãe, primogênita do tirano, casou-se com um príncipe que valia nada mais que um escravo para os Romanos. Morreu esquartejado deixando o coração de Marada em pedaços. Com sua mãe, fugiu da opressão tirânica dos ditos civilizados, e cresceu livre aprimorando técnicas de combate tornando-se uma lendária guerreira. Roma não perdoa, e tal ousadia de uma filha de escravo não pode ficar incólume. Um império se mobilizou para caça-la e conseguiram graças a ação inusitada de alguns demônios. Mas uma alma que nasceu para ser livre não pode ser aprisionada por muito tempo.

Enquanto cativa do Império, rumo a capital vinda da Galileia, Marada é resgatada por Donal e seus soldados. Ele é o comandante que protege a mística Ashandriar com sua espada capaz de feitos incríveis como “teleporte”. Marada encontra um lar neste reino inglês, mas por algum motivo ela não é nem a “sombra” da brava combatente de outrora. Alguma coisa, ou alguém, quebrou seu espírito domando seu corpo. Mas nos braços de Donal, e com a amizade de sua filha curandeira a “mulher-lobo” reencontra seu caminho. Mas não haverá paz por muito tempo. Soldados, um poderoso feiticeiro e uma legião de demônios estão vindo em seu encalço, e Marada precisará fazer o impossível para se livrar da morte eterna.

SENTENÇA
As três histórias que compilam essa Graphic Novel são fruto da mente de Chris Claremont, o gênio por trás do sucesso que se tornou os X-Men, e da arte estonteante do inglês John Bolton. Cada página com suas bordas douradas é um deleite para os olhos. Uma história ágil, envolvente e um prato cheio para todos os fãs de uma boa história “Espada & Feitiçaria”. Eu havia lido uma parte dessas histórias há muito tempo atrás e foram extremamente marcantes, agora tenho a oportunidade de conhecer na íntegra esse maravilhoso trabalho. Associando os méritos dos autores a essa edição de OUTRO mundo da editora “Pipoca & Nanquim” este volume se torna um forte concorrente a melhor Graphic Novel publicada no Brasil este ano.

site: http://acervodoleitor.com.br/marada-a-mulher-lobo-resenha/

Danilo 14/04/2019

Marada, a Mulher-Donzela em Perigo.
Confesso que me decepcionei um pouco com o enredo...

Minhas grandes expectativas vinham em decorrência da fama do Chris Claremont, além de aparentemente a proposta do quadrinho ser a de trazer uma protagonista poderosa.
Mas o primeiro conto inteiro é basicamente uma Marada acovardada, vulnerável, que a todo momento é salva por algum homem, para só bem ao final da história realmente incorporar aquela Mulher-Lobo que o quadrinho até o momento só nos havia vendido por meio de diálogos.

Então vem o segundo conto, e parece que nesse sim veremos a Marada impiedosa e imbatível que as premissas da história nos venderam, mas logo de cara ela é derrotada e precisa novamente que alguém intervenha por ela para salvá-la (uma mulher desta vez, pelo menos).
Novamente, só mais ao final do conto é que temos uma mostra das habilidades que fizeram dela a Mulher-Lobo, mas uma amostra bem parca, diga-se de passagem.

Chegamos então ao terceiro e último conto, Marada é jogada numa situação de desvantagem, e felizmente a vemos fazer jus ao título de Mulher-Lobo.
Mas pouco depois ela se vê em uma situação de desvantagem da qual já conta como morte certa, mas adivinhem só?! É salva por um homem!
Em seguida, demônios e este próprio homem desejam sua morte, ambos a derrotam em momentos distintos, e ela só sobrevive por conta de um estratagema deste mesmo homem que já a tinha salvado.

Enfim, eu esperava ver uma história de uma guerreira sobrepujando inimigos e triunfando em toda sua glória, mas me pareceu mais uma história de donzela em perigo que a todo momento é salva por alguém porque não conseguiu superar sozinha seus desafios.

Apesar de minhas críticas à história parecerem dizer o contrário, eu gostei muito dessa HQ, e leria mais da Marada. Só achei que o roteiro é bem falho.
Mas a história tem excelentes clímax, personagens cativantes, monstros interessantíssimos e uma ambientação fenomenal, da qual muito se deve obviamente a ARTE magnífica do John Bolton, que nos faz passar vários minutos observando cada quadro.

A edição do PN está muito caprichada, minha única crítica fica para este dourado nas bordas.
Pelo menos na minha edição ele estava saindo com absurda facilidade, mesmo eu tomando muito cuidado ao virar as páginas, e também parece que em alguns pontos essa tinta foi aplicada em excesso, fazendo com que as páginas desse uma leve grudadinha.
Nada que tenha prejudicado em demasia, apenas um detalhe que pode incomodar os mais preciosistas.
A Lê 27/11/2019minha estante
Spoiler, não leiam se ainda não leram a HQ.

Diego 22/01/2021

Me surpreendeu
Marada é uma guerreira com grande fama que teve seu espírito quebrado devido a um evento que deixou cicatrizes profundas e que levou embora seu orgulho de guerreira e mulher. Para poder salvar sua amiga ela terá que superar o trauma e voltar a ser a guerreira destemida de antigamente.

A obra é dividida em duas histórias que se completam no final, o destaque fica para o desenvolvimento de Marada e da relação de amizade com sua jovem amiga.

Conta com uma bela introdução do autor que mostra todo seu carinho pela obra e as personagens. Leiam antes a introdução.

A arte é competentíssima e o que mais gostei foram das cores, são lindas e combinam totalmente com a arte.

Lorran.Cruz 14/08/2021

Empoderamento feminino numa época onde a mulher era vista como frágil.
Arte muito bonita e fluida com bastante detalhe

Paulo Habermann 15/06/2022

Clássico das Espada e Feitiçaria!
Para os amantes do gênero "ESPADA E FEITIÇARIA", este quadrinho é um deleite.
Temos uma trama bem elaborada, personagens carismáticos, sequências de ação muito bem desenvolvidas...e tudo isso maravilhosamente ilustrado por John Bolton.
Uma pena ser o único material desta personagem incrível.

Ígor Ferneda 24/03/2018

Uma bela HQ de Espada e Feitiçaria
Um prato cheio para quem, assim como eu, é fã de histórias de Espada e Feitiçaria. Aqui encontramos os melhores elementos do gênero e uma beldade guerreira badass como protagonista: Marada Starhair, filha de Roma, dona de cabelos prateados e habilidade incomparável.

Chris Claremont cria uma história interessante e conduz bem a trama nos três contos do encadernado. A arte de John Bolton fala por si e dispensa muitos comentários, cada quadro é uma pequena obra de arte, daquelas que devemos tomar cuidado para não babar nas páginas.

A edição em si segue com o altíssimo padrão de qualidade que já é marca registrada da editora: edição, impressão e acabamento gráfico impecáveis, com alguns detalhes deliciosos: título em alto relevo, verniz localizado nos tentáculos que seguram a Marada (enquanto o restante é fosco), e miolo com corte dourado. Edição primorosa que com toda a certeza vale o investimento. Recomendo! 👍🏻

Obs: é uma pena que só tenham saído essas três aventuras da Marada. A personagem é boa e a trama tinha bastante potencial para seguir por várias edições. Terminei de ler e fiquei querendo mais.

Guinna 15/04/2024

Marada, a Mulher Lobo, é uma personagem criado por Chris Claremont, roteirista que se tornou muito conhecido pelo longo período que passou escrevendo os x-men. Marada nasceu na Roma, mas após a morte de seu pai, sua mãe foge levando a filha para ser criada livre. Com o passar do tempo Marada se torna uma guerreira, em um mundo repleto de magia, terror e fantasia.
A arte do John Bolton é sensacional, mas o roteiro, na minha opinião, deixa a desejar.

garrido79 26/11/2018

Universo místico fascinante
Roteiro e gráficos perfeitos, Chris Claremont e John Bolton fizeram um trabalho simplesmente magnifico!
Num roteiro intenso e envolvente, como ação, romance e drama tudo na medida certa, conseguem prender o leitor do início ao fim, e trazendo um sentimento de falta, de perda, por ter somente esses três contos sem mais histórias...
Adoraria ler mais aventuras de Marada, principalmente antes das narradas nessa Grafic Novel fascinante!

Ricardo.Lanfranchi 22/05/2019

Espera um pouco mais porem é uma ótima história, acredito que minhas espectativas estão muito altas. A edição da pipoca e nanquim é incrível digna de uma coleção

Gabriel 20/01/2020

Espadas e feitiçaria