Uma carta de Bezerra de Menezes

Uma carta de Bezerra de Menezes Bezerra de Menezes

Resenhas - Uma Carta de Bezerra de Menezes

jumorgensten 27/11/2020

E daí eu resolvi ler Uma Carta de Bezerra, que foi lançada pela Editora FEB e se trata de uma correspondência enviada por Bezerra para o seu irmão totalmente descrente na Doutrina Espírita.

Ao todo a obra possui 10 capítulos, sendo dois prefácios (Valioso autógrafo e Explicação Necessária), um posfácio, aviso de publicação, a carta em si, notas, cosmogonia espírita e apontamentos bibliográficos. Para quem é ou gosta de biblioteconomia vai adorar a estrutura do livro.

A carta em si tem como título A Doutrina Espírita como Filosofia Teogônica e é totalmente endereça ao seu irmão Soares com o objetivo de abrir os olhos espirituais do mesmo.

Durante a narrativa, Bezerra vai descrevendo os preceitos históricos religiosos de forma ampla misturando com a sua vivência cristã e espírita. Sabe aquele jeitinho de tentar convencer o outro contando a sua própria história!? Pois bem. É exatamente isso que o escritor faz e que muitos de nós fazemos também. :p

Além disso, Bezerra vai desconstruindo todas as falas do irmão com argumentos plausíveis. Também discorre sobre a origem do Espiritismo, os outros líderes religiosos como Moisés, Jesus e Buda, a purificação, a diferença da justiça de Deus e dos homens e depois chega na igreja, no Cristianismo e na mediunidade de forma geral.

Uma parte que chamou muito a minha atenção foi quando ele citou a comunicação daqueles que partiram. Naquela época, as informações demoravam para chegar e acabava se tornando comum o morto avisar espiritualmente no momento e dias depois chegar a confirmação. Atualmente esse processo é quase instantâneo, mas ainda assim, é possível o falecido avisar no momento o seu desencarne.

Colocando no papel, a carta teve tranquilamente umas 10 páginas. E quem ganhou fomos nós com o conteúdo riquíssimo existente nela. Uma aula de história, Espiritismo e mediunidade.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é mega fluída. Tendo tempo se consegue ler em um dia.

site: http://hidratarvicia.com.br/2020/11/27/uma-carta-de-bezerra-de-menezes-bezerra-de-menezes/

Heros Pena 03/10/2020

Merece mais que 5 estrelas.
Um obra maravilhosa repleta de ensinamentos tratados com tal didática e fundamento que tornam impossível sua contestação.

Wlad 24/08/2017

Uma epístola contemporânea
O livro “Uma Carta de Bezerra de Menezes” foi lançado pela primeira vez entre outubro de 1920 e maio de 1921 no periódico Reformador. Escrita por Adolfo Bezerra de Menezes para seu irmão Manoel Soares Bezerra em 1886 ela consiste em uma resposta da acusação pública de que Bezerra de Menezes estava servindo à religião do Demônio.
Abordando as diferenças e similaridades entre Catolicismo e Espiritismo, Bezerra de Menezes demonstra para o irmão que o Espiritismo é o Consolador que Jesus afirmava mandar posteriormente para a humanidade. Manoel, à época, era líder religioso católico em Fortaleza.
A obra é dividida em três capítulos principais: Explicação Necessária, Razão de ser do Espiritismo e Princípios Fundamentais do Espiritismo.
O primeiro capítulo apresenta o conceito da pluralidades das existências e reencarnação por diversos povos antigos, pesquisadores da igreja católica e outros renomados estudiosos.
O segundo capítulo demonstra pela Bíblia a evolução moral da humanidade e as revelações feitas conforme o amadurecimento da mesma. Afirma que o espiritismo é o Consolador prometido por Jesus.
Há nele um subtítulo sobre o modo de ensino do espiritismo que enfatiza as comunicações espíritas como meio de autenticação e elaboração da Doutrina.
Logo após do modo de ensino, Bezerra afirma que o conceito de demônio veio do Talmud dos Caldeus quando os Hebreus foram seus cativos.
Bezerra atesta que a doutrina não é obra do demônio, citando a Bíblia:
“Ou fazei a árvore boa, e o seu fruto bom, ou fazei a árvore má, e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore.” (Mateus 12:33)
O capítulo três apresenta os fundamentos do espiritismo que são: a criação, evolução e destino dos espíritos.
Dentro dos fundamentos ele mostra como a igreja católica destrói as esperanças, pois aquele que pecou já se acha condenado e não tenta melhorar.
Finaliza afirmando que as diferenças da Doutrina Espírita e o Catolicismo são as pluralidades das existências e evolução espiritual contra os dogmas da vida única e as penas eternas.

Leonardo Rosa 03/09/2013

Síntese do que é o Espiritismo
Bezerra, de forma clara, compara a religião Católica com a novidade do Espiritismo, que na época era considerada algo diabólico.
Expõe os argumentos e não deixa dúvida quanto ao propósito dessa nova religião, inclusive dando exemplos contido no Velho e Novo Testamento.
E por ser uma carta direcionada ao seu irmão se torna algo muito mais valioso.
Recomendo muito!