A lição de anatomia do temível Dr. Louison

A lição de anatomia do temível Dr. Louison Enéias Tavares

Resenhas - A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Tomlucitor23 30/12/2023

Como é bom voltar a esse universo, o Enéias Tavares é claramente um leitor que ama muito todo a nossa cultura e história, além de escrever super, com uma narrativa envolvente, ele consegue prender e colocar a gente dentro da história de uma forma tão profunda, seja pela escolha de palavras, que são escritas com a gramática do século 18, além escrever ora em romance, depois em diários, passando por telegramas, texto jornalístico, e até gravação, o que só deixa o leitor cada vez mais envolvido ao desenrolar do livro, além dessa nova roupagem, de um mapa incrível, as ilustrações belíssimas, características que tornam tudo tão real, são tantas qualidades, que falar apenas do enredo se torna pouco, e para falar a verdade, prefiro que você se interesse, descubra por si só, e se apaixone por essa história como eu me apaixonei.

Bizinelli 21/12/2023

Uma boa sequência
Achei melhor escrito que o paternon místico, porém algumas das minhas críticas permanecem, acho demasiado político, porém uma boa leitura para passar o tempo.

Ily143 21/12/2023

Esse é facilmente uma das melhores ficções da literatura brasileira que eu já li. Nela você se depara com referências históricas, culturais, geográficas e tem até um certo apego pela escrita direta do berço brasileiro.
Posso falar com propriedade que o Enéias se superou nesse livro e torço para conseguir ler os próximos livros que fazem parte desse universo.
Sem spoilers por aqui, apenas leiam e se surpreendam.

IngridCosta84 25/11/2023

Essa sinopse me enganou. Achei que seria um thriller detalhado, mas não. Mal e mal no último capítulo fala porcima dos crimes cometidos.

biancaprudence 20/11/2023

Muito bom, mas cansa
Os personagens são únicos, o autor da poder para figuras que historicamente foram negligenciadas e esquecidas, cria uma RJ Steampunk excelente, muito bonita visualmente, e bastante usual.
A história e boa, o mistério é bem elaborado, mas a leitura cansa por dois motivos. As cartas, as gravações e entrevistas deixam um tom repetitivo e sem vida na história, e o outro detalhe é o linguajar de época, sei que é um mérito do autor e que isso o colocou num patamar diferenciado, mas hoje é quase intragável ler algo com o português de 1900.

Evy 12/11/2023

SENSACIONAL!
Lição de Anatomia de Eneias Tavares, publicado pela Darkside Books, é o segundo livro que leio do autor e agora é real oficial, sou fã! A escrita do autor é simplesmente maravilhosa, a preocupação em manter a ortografia da época, as descrições de cenários e cenas, algumas tão fortes que precisei parar para respirar... Enfim, tudo de uma qualidade narrativa impecável. Quem ainda não conhece esse autor nacional, deveria!

A trama desse livro mergulha em uma intrigante narrativa sobre crimes de um assassino em série, ambientada em um Brasil Steampunk. A história se desenrola 15 anos após os eventos de "Parthenon Místico", onde encontramos novamente os personagens de uma sociedade secreta que habita as sombras de Porto Alegre dos Amantes. Um dos protagonistas, o médico Antoine Louison, é acusado de ser o Estripador da Perdição, um assassino que ceifou vidas da alta sociedade sulista.

A recriação da paisagem nacional com uma estética retrofuturista feita pelo Eneias é de cair o queixo e como sempre, o ponto alto pra mim é trazer personagens dos clássicos da literatura brasileira, como Aluísio Azevedo, Machado de Assis, Emília Freitas e Lima Barreto. O leitor é conduzido nesse mistério pelo jornalista Isaías Caminha, encarregado de solucionar um enigma. Vamos conhecendo a história através de diários de trabalho, gravações, depoimentos e insights de tirar o fôlego. Tudo isso se entrelaçam para formar um intricado mosaico de mistério, sedução e medo.

Vale ressaltar a potência da personagem Beatriz nessa trama que traz uma parte da história que realmente me fez parar pra respirar em vários pontos. A forma como ela narra, a força e a sobrevivência apesar de tudo que passou são impressionantes. Fiquei apaixonada por ela, e adorei ler mais sobre isso no posfácio do próprio autor. Me ganhou!

Além disso, assim como "Parthenon Místico", o livro oferece uma experiência transmídia através de qrcode com conteúdos exclusivos: audiodramas, quadrinhos e atividades para professores que desejam explorar o cenário em suas aulas. O universo criado por Eneias Tavares combina literatura fantástica, ficção científica, crítica social e valorização nacional.

A edição da Darkside Books nos presenteia com artes de Ana Koehler, mapas de Karl Felippe e um prefácio de Roberto de Souza Causo, renomado pesquisador de ficção científica. Para Causo, o romance é uma obra que lembra um encontro entre Edgar Allan Poe e Thomas Harris, algo que deveria ser uma leitura essencial para os leitores brasileiros e eu concordo plenamente!!

Lição de Anatomia promete e entrega uma experiência literária maravilhosa e única. Super recomendo a leitura!

Fran 06/06/2023

Brasilidade, Mistério e Dilemas Morais
Enéias Tavares conseguiu reunir nessa história muitos elementos de diferentes universos, que num primeiro momento, não são imaginados coexistindo. Brasilidade , literatura, mistério, assassinatos, dilemas morais, mulheres incríveis, foram os ingredientes para a criação de uma história envolvente e emocionante.

Eu estou completamente apaixonada por essa história e pelo estilo autoral e único com que o autor escolhe compartilhar conosco a história. Narrações em primeira pessoa, cartas, noitarios e gravações, são alguns dos recursos utilizados e muito sabiamente, pois eles mantém o mistério, até o fim.

Um final surpreende, cheio de reflexão e dilemas morais que põem em discussão a justiça, o que é certo, o que é vingança... Adorei e recomendo muito!

Cris 04/04/2023

Suspense, mistério e horror
“A vingança, muito menos, não é um prato frio ou uma bebida quente. A vingança é apenas uma droga que intoxica por breves momentos, poluindo e contaminando o corpo aos poucos. E seu gosto é deveras amargo.” Pág. 182

5 motivos pra ler:

Literatura Brasileira: O primeiro motivo não poderia ser outro. Este livro traz uma ambientação na cidade de Porto Alegre dos Amantes, uma cidade cheia de segredos, amores, mistérios e personagens pra lá de curiosos, com uma escrita bastante elaborada e cativante.

Gênero Steampunk: E se você nunca leu nada do estilo, aqui está uma das primeiras histórias brasileiras deste subgênero da ficção científica. Você vai ver uma história que se passa no início do século XX, mas com uma tecnologia que na vida real não estava disponível naquele momento.

Referências nacionais: Pra quem gosta de clássicos, o livro cita vários personagens da Literatura brasileira que aparecem em livros famosos como: O Alienista, O cortiço e Noite na taverna. Quem leu estes livros vão poder relembrar.

Personagens incríveis: tanto os personagens criados pelo autor quanto as referências de outros autores são interessantes e muito impressionantes.

História misteriosa: o enredo é puro suspense, tem um mistério que ficamos curiosos pra desvendar, além de um toque de horror que me deixou bastante chocada.

Bônus; eu não poderia terminar de falar deste livro sem enaltecer a edição lindíssima da Editora! Ilustrações incríveis e um trabalho artístico que nos deixa completamente ambientados na história.

“Como começa o amor? No olhar do amante, lançado sobre a totalidade de tudo o que julgamos ser? Como termina o amor? Da constatação de que ele não passa de uma ideia, plantada em nossos cérebros por poemas, livros, romances? Uma ficção de homens que o imaginaram fulgurante? Termina ele quando seres como eu recusam-no, exilam-no, ao abraçar o desejo e o intelecto?” Pág. 238

site: https://www.instagram.com/li_numlivro/

Matheus.Giovanazzi 02/03/2023

Esse livro superou todas as minhas expectativas. Quando li "steampunk" brasileiro, confesso que fiquei cético, mas a construção desse outro mundo foi feita com maestria. Os personagens emprestados de outros autores também dão um toque especial à narrativa.

Andre 15/02/2023

Existem muitas coisas interessantes nesse livro:

A trama é bem trabalhada, levanta mistérios e vai nos entregando aos poucos suas soluções mantendo sempre o interesse do leitor.

A variedade de personagens, muitos deles saídos de grandes clássicos da literatura nacional, é utilizada para criar uma espécie de liga extraordinária à brasileira, ousado!

Como nem tudo são flores, a escrita pode se tornar prolixa e cansativa (curiosamente um dos personagens diz exatamente isso em determinado momento) por ser toda estruturada em cartas, diarios e entrevistas ao estilo de Drácula de Bram Stoker e ser carregada numa linguagem de época formal e cansativa.

Em resumo, este é um livro muito bom mas que eu só recomendaria para leitores mais experientes e pacientes.

Patrick.Borges 03/02/2023

Uma bela surpresa
Um excelente livro de suspense nacional, trazendo os clássicos da literatura brasileira para um universo Steampunk em uma Porto Alegre fantástica.

Trata de temas importantes, como o racismo e a opressão dos poderosos contra as minorias. A escrita é bem dinâmica, alternando entre vários personagens cativantes, quero muito ler mais sobre eles.

O começo é um pouco lento, mas logo a escrita pega um ritmo frenético, ficando difícil parar de ler. Recomendo muito!

Karina.Franca 27/01/2023

Simplesmente perfeito
Não tenho palavras pra explicar o quão bom é esse livro!! A narrativa começa não prometendo nada e entrega tudo. Os personagem são enigmáticos e cativantes a história flui num ritmo que deixa impossível largar o livro. Você termina o livro desesperado por uma continuação, por mais aventuras de todos os personagens.

1 | 2 | 3 | 4 | 5