A lição de anatomia do temível Dr. Louison

A lição de anatomia do temível Dr. Louison Enéias Tavares

Resenhas - A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison

1 | 2 | 3 | 4 | 5

@aiinulindale 12/01/2023

Carruagens elétricas, bondes eletrostáticos, zeppelins e... Porto Alegre? Rio de janeiro?
Afinal de contas, sobre o que é LIÇÃO DE ANATOMIA?

Com certeza você já assistiu, ou já ouviu falar, de filmes com a estética Steampunk, como a invenção de Hugo Cabret ou As loucas aventuras de James West, roupas de época, corsets de couro, enormes cartolas, óculos, maquinários gigantes e engenhocas com seu interior cheio de engrenagens e vapor à mostra.

Agora pense nessa temática, e misture com pitadas de O silêncio dos inocentes. Crimes horrendos, o médico que os cometeu parecendo extremamente ciente de si e coeso, a imprensa sensacionalista tentando aproveitar do tumulto, conspirações surgindo, atmosfera obscura.

Porém, tudo isso acontece aqui, no Brasil. Sim, Lição de Anatomia é um "novo clássico" nacional que une toda a estética que amamos e intercala com a cultura brasileira e lugares que já conhecemos.

De início acompanhamos o jornalista carioca Isaías Caminha, enquanto investiga e entrevista pessoas envolvidas em uma série de assassinatos onde o suposto culpado, conhecido como "estripador da Perdição", que curiosamente não nega seus feitos, foi preso em um sanatório. Eventualmente o autor nos oferece outros pontos de vista sobre os fatos, sempre utilizando a narrativa para fazer inúmeras críticas ácidas à preconceitos, misoginia, sensacionalismo, violência e a forma de lidar com transtornos psicológicos.

A leitura é completamente imersiva nesta edição da Caveirinha, contendo diários, anotações, notas do suposto "editor" que compilou os escritos, e inúmeras ilustrações interessantes.

Os cortes de passagem de tempo fazem com que a leitura não fique cansativa, mesmo que a linguagem seja mais rebuscada, e a leitura é sim muito indicada para quem gosta de thriller, tramas misteriosas e uma boa dose de ironias.
Isadora 12/01/2023minha estante
Esse autor chama muita atenção desde que li de Alcova da Morte, livro em que ele é um dos escritores... estou com vontade de ler Lição de Anatomia agora tbm haha ótima resenha!

Marina.Santiago 25/12/2022

Impossível parar de ler
Um dos meus pontos favoritos é a essência brasileira que o autor passa pela escrita. Cada personagem tem características extremamente únicas e muito bem construídas, não deixando nenhuma ponta solta na história. De início eu achei que se tratava apenas de um romance investigativo, mas o livro trouxe inúmeras reflexões sobre relações interpessoais e questionamentos filosóficos. Isso tudo com o dinamismo da troca de narradores, demonstrando cada faceta dos personagens.

Thais645 14/01/2022

Imperdível
Vi a sugestão desse livro no Reddit, e por se tratar de uma história que resgata e faz referência a muito da literatura brasileira que eu gosto, resolvi ler. Não só a história é muito bem escrita, mas os personagens envolventes. A forma como o texto é exposto, em diferentes formas narrativas é muito bem feito e inteligente. Alem disso, depois vi que há toda forma de mídia associada a Brasiliana Steampunk, outros livros, quadrinhos e até uma série! Já comprei o livro do Parthenon Místico e estou esperando ansiosamente para conhecer mais a história dessa grupo. Super recomendo!

abacate 18/12/2021

esse livro é totalmente diferente dos livros que eu costumava ler, sempre lia romances e clichês. o começo dele é bem chato, parece que não flui mas depois a leitura vai desenrolando e vc nem percebe. é um livro surpreendente, com reviravoltas e gente maluca. tem partes mt violentas, que, confesso, que foi uma das coisas que fez gostar do livro. saí totalmente da minha caixinha lendo ele, e ainda tem uma pitada de romance por trás de tudo.
depois que li se tornou meu favorito, e agora pretendo reler prestando mais atenção em alguns pontos.
leiam, a leitura é simplesmente envolvente e misteriosa.

Louise 13/12/2021

Justiça não é vingança
Se passa no Brasil de 1900 e possui narrativa, contexto e personagens, da literatura brasileira, intrigantes.

Foi o primeiro livro que li do estilo steampunk/ retrofuturista e adorei. Demorei 3 meses para terminar a leitura, mas a culpa foi só minha. O texto e o enredo são excelentes.

isabella 29/10/2021

Incrível
Livro incrível, personagens extremamente fortes e profundos. História extremamente triste e emocionante

Diovana.Krauchemberg 26/09/2021

Me surpreendeu!!
Queria não ter tido uma ressaca literária bem no meio desse livro e demorar tanto para terminar! Esse livro foi escrito antes do Phartenom místico mas se passa depois da história ? e por eu ter lido o phartenom antes fiquei com tantas perguntas, tantas dúvidas e todas elas foram respondidas bem mas bem no final da história. Super recomendo, apesar da escrita ser massante e as vezes um pouco confusa, vale a pena cada minuto gasto lendo esse livro! Os personagens, os locais, a história, o final, tudo foi ótimo!!!

Lais.Felix 04/04/2021

Livro incrível ?
Um dos melhores livros que já li, amei o modo como foi contado. É simplesmente genial, foi meu primeiro contato com o gênero e com o autor, mal posso esperar para repetir a dose. As únicas coisas que me impediram de dar cinco estrelas e favoritar, foi alguns personagens que caíram em esteriótipos perigosos para personagens não-brancos, o uso da palavra ?mulata? me incomodou um pouco também. Por último, em alguns momentos a reta final do livro se tornou extremamente lenta. Mas é um livro que vale a pena.

J. R. P. LIMA 27/01/2021

Um obra de Brasiliana Steampunk
"A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison" é uma obra escrita por Enéias Tavares e publicada em 2014 pela LeYa.

Nós leitores, somos levados à Porto Alegre ( ou Porto Alegre dos Amantes), no início do século XX, com uma roupagem diferente. Todos os vapores, engrenagens, maquinários e apetrechos - sem esquecer dos robóticos - se mesclam em uma paisagem que caracteriza um Brasil Steampunk.

Essa é a Brasiliana Steampunk, iniciativa responsável por trazer diversos personagens que compõem a literatura clássica brasileira a um período retrofuturista, entre o século XIX e XX.

As vezes eu tinha a impressão de estar com um volume de "A Liga Extraordinária do Alan Moore e Kevin O'Neill" em mãos. No entanto, era algo inteiramente novo e nosso, propriamente brasileiro.

É uma forma diferente de se apresentar os Clássicos Nacionais? Sim, no meu ponto de vista... mas ao mesmo tempo, creio que o autor almejava muito mais que isso.

Aqui se encontra personagens de obras como "O Ateneu", "O Alienista", "Noite na Taverna", "O Cortiço", "Doutor Benignus", entre outros.... sem esquecer os originais como o próprio Doutor Louison.

Em Resumo:
Na obra, acompanhamos o desenrolar de uma trama envolvendo oito assassinatos, todas as pessoas pertenciam a mais alta sociedade portoalegrense. E por isso, grandes esforços foram empenhados em prol da prisão do culpado.

A mídia é atraída e assim entramos na história. Seguindo os relatos de Isaías Caminha, jornalista que é designado para investigar e compor um artigo para um jornal Carioca.

No entanto, uma vida diferente e cheia de mistérios se revela por de trás das cortinas de uma realidade montada pela hipocrisia da moral e dos bons costumes.

Vale citar, também, que a narrativa é construída de maneira epístolar. Mas que isso, além das cartas... Diários (Noitarios), entrevistas e gravações de depoimentos e correspondencias são utilizadas para compor o construto textual de maneira clara para o leitor.

Laís 22/01/2021

A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison
História muito interessante, um universo um pouco diferente do habitual. A linguagem do livro é um pouco mais densa, mas isso nos faz penetrar ainda mais na história. Um bom livro com um bom suspense.

Bruno 13/01/2021

Ideia interessante - Já leu o alienista?
Um livro de investigação de um serial killer, em um Porto Alegre Steampunk.
O mais louco dessa história é o incrível crossover de personagens da literatura brasileiros, oriundos de livros de Aluísio Azevedo, Machado de Assis, Álvares de Azevedo.

heitor 12/01/2021

Um livro difícil de digerir
Seja pela falta de linearidade, pelo eruditismo em excesso (proposta do livro justamente era essa), escrita prolixa e contemplativa ou pelas inúmeras cenas gráficas, o livro é um prato apetitoso, denso e difícil de digerir.

Com uma história bem amarrada, vislumbrada através de diversos personagens em formato de entrevistas, diários ou gravações de fita (transcritas, claro) o mistério por trás das lições do Dr. Louison, perpassa por um Brasil SteamPunk, onde a tecnologia encontra a antiguidade, pintando o cenário de Porto Alegre, com fumaças, zepelins e robôs, evocando um turbilhão de sentimentos e sensações aos leitores que embarcam nessa aventura (definitivamente não recomendada para estômagos fracos).

Recheada de misticismo e crueldade, essa investigação jornalística/policial permeia o que há de pior do ser humano, encontrando a beleza exatamente onde o justo e o certo se diluem, mostrando a real natureza de cada personagem, vasculhando o lado cinzento de cada um deles, nos deliciando com diálogos incríveis e situações grotescas, tudo ao toque do mais vulgar e pecaminoso amor.

Com várias referências psicologia e a livros brasileiros, cujo até os próprios personagens saíram das páginas de autores como Machado de Assis, Álvares de Azevedo, Lima Barreto e tantos outros, o livro se desenrola lento e por vezes enfadonho, com uma escrita complicada, forçando o leitor a redobrar a atenção, mas entregando um mistério estonteante como recompensa e um final glorioso, onde o sobrenatural e o real se juntam para da luz (e escuridão) a essas 320 páginas.

De certo, Enéias Tavares é, sem sombra de dúvidas, um escritor brasileiro excelente, trazendo o que há de melhor na nossa cultura para a realidade SCI-FI! Com certeza vou retornar a ler suas obras, ainda que com resguardo por sua escrita ser penosa, mas ciente das maravilhas que ela irá trazer!

Marcus Oliver 08/11/2020

Prazeroso demais, mas tedioso em muitos momentos
O livro de Enéias Tavares é um dos grandes da Literatura fantástica contemporânea, isso não há dúvida. Mesmo com esse intenso valor próprio da obra ainda dei uma nota mediana, sinto-me culpado até. Melhor eu adentrar nos pontos do livro para explicar melhor.
Se você conseguir superar a primeira parte, você lerá o resto do livro com tranquilidade, lembrou-me muito o cansaço que senti quando li o trecho de Tom Bombadil, do Tolkien, em ?Senhor dos Anéis?. Pareceu-me que um conto fora esticado para um romance, por isso, fiquei rodeando e enrolando em várias cenas até chegar em alguns pontos de climax. Fui cativado por alguns capítulos seguintes e depois voltei ao tédio.
Outro ponto que me tirava da leitura e do pacto que constitui com a história foi o elemento místico e mágico que algumas vezes surgia, para mim, não há problema em misturar steampunk e magia, mas a premissa toda do livro é steampunk e em vários momentos traz o místico e isso me tirava da atmosfera da história. Entendo que é um elemento desse universo ficcional, mas que para o enredo daquela história não era importante.
O último ponto que tive de ressalva acerca da obra foi o fato de trazer tantos personagens e dar voz a eles deixou o enredo em segundo plano, um enredo maravilhoso, diga-se de passagem, mas que perdia corpo e cena para as divagações de vários personagens. Por conta de vários personagens não consegui me apegar a nenhum, pois a todo momento precisava lembrar quem é quem.
Tirando esses pontos, que na minha opinião não me agradaram, preciso elogiar outros pontos:
Primeiro, o uso de personagens da literatura brasileiro foi algo excepcional e maravilhoso, são nossos conhecidos, se não por leitura, por senso comum. Um livro repleto de brasilidade, amável com nossa cultura e traz inúmeros pontos históricos reais e que conseguimos traçar com a história real do Brasil.
Segundo, as discussões feitas pelas personagens. Meu deus! Como cada personagem traz pensamentos e ideais diferentes, isso quando divagavam - o que causa um pouco do retardamento da história - e reagem a algumas ideias e fatos da trama.
Terceiro, a obra não caiu num grande clichê. Temos aqui uma história de investigação densa e que precisamos desenrolar o novelo desse mistério a cada página, entendemos algumas coisas e só no final conectamos o fim do fio com seu início.

Creio que minha ?pequena? resenha tenha se prolongado, mas isso é culpa do fato que esse livro produz um misto de emoções e reflexões, sejam estéticas ou estruturais. Não confunda minha nota com a ideia de que não recomendo esse livro. Nunca faria isso, pois o livro desperta uma enorme vontade de pesquisar mais este universo ficcional e ver outras obras em um Brasil steampunk.

Cla 20/08/2020

A lição de anatomia do abominável Dr
Adorei esse livro! A escrita do autor me surpreendeu bastante, a forma como a narrativa é organizada. O curiosidade sobre o que ocorreu nos prende muito ao livro.

Cla 20/08/2020

A lição de anatomia do abominável Dr