Autoridade

Resenhas - Autoridade

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

malunapsico 27/11/2020

Nem razoável
Queria dar 2 ou 2.5, mas não seria honesta em relação a minha leitura.

Não gostei do protagonista, achei o livro extremamente arrastado e com pouca evolução em relação a trama.

Se fosse menor, abordasse mais aspectos da trama e o personagem Controle não fosse tão deságradavel (ao meu ver, claro) acredito que gostaria muito mais da leitura.

Já comecei o terceiro livro e me sinto aliviada por não se passar completamente na perspectiva dele como no segundo livro.

Freitas 22/01/2023

AUTORIDADE
4/5 ?? - Depois de terminar o primeiro livro da série (aniquilação), fiquei desesperada para ler uma explicação sobre o que está acontecendo na área X e não perdi tempo, comecei literalmente o livro dois no momento que terminei o primeiro. Tive uma decepção de cara, com a mudança de estilo de narrativa entre os livros, pois estava esperando algo mais "direto ao assunto" e focado no fenômeno que o livro descreve, e não no estilo detetive. Tirando essa mudança e a quantidade de detalhamento na descrição de momentos que eu achei que não precisava, me diverti muito lendo o livro. Cada pista nova que nos revelavam me deixava ainda com mais sede de conhecimento sobre os acontecimentos e a leitura foi bem fluida. Dei 4 estrelas de 5 pois me diverti bastante mas não tanto quanto o primeiro livro, pelas razões que citei.

Rafa 16/11/2017

Uma história de (mais/menos) mistério
Um livro bom, mas não melhor que seu antecessor.
Comando Sul, a agência responsável pelo controle e investigação da Área X, é agora o cenário do segundo volume da trilogia que leva seu nome. Autoridade nos apresenta um protagonista masculino, Controle, que é contratado pra ocupar um alto cargo na agência. O que, conforme a história se desenrola, mostra não ser exatamente verdadeiro. Ele tem de lidar com todos os mistérios envolvendo a expedição de Aniquilação e o desaparecimento (e reaparecimento) de membros da mesma, além dos mistérios que cercam a própria agência. Ele se envolve em um árduo trabalho de organização de informações que apesar de cobrada por seus superiores parece ser constantemente atrapalhada.

A despeito do ritmo envolvente de Aniquilação, Autoridade chega sugerindo possuir muito mais informações e se desenvolve com maior lentidão, mas a sensação no final é de que os leitores foram, assim como as pessoas enviadas nas expedições a Área X, mantidos no escuro.

Outra diferença com relação ao livro anterior é que agora nós temos o uso dos nomes próprios e mais informações pessoais a respeito dos personagens.
Comparando os dois volumes, o segundo é mais como um romance de mistério tradicional, enquanto o primeiro carrega uma maior originalidade. A principal função esperada de Autoridade, revelar os mistérios de Aniquilação, não é totalmente suprida, deixando mais uma vez para o livro subsequente.

Rahmati 22/02/2018

Mais lento, mas ainda ótimo
Autoridade é o segundo livro da trilogia Comando Sul e continuação direta de Aniquilação, do autor Jeff VanderMeer. O primeiro livro, como vocês podem ver aqui, foi escolhido como o melhor livro internacional que li em 2016. Autoridade, no entanto, muda bastante o foco da narrativa. Se em Aniquilação o foco é na 12.ª expedição à Área X, aqui acompanhamos o personagem de codinome “Controle”, o novo diretor do Comando Sul — a agência paragovernamental que tenta entender a Área X. O problema é que ele meio que “cai de paraquedas” na história toda, e, além de ter que desvendar o mistério da área anômala, tem que prosseguir com a investigação iniciada pela antiga diretora — não vou dizer o porquê para não dar spoiler —, conhecer os funcionários do Comando Sul, interrogar uma das sobreviventes da 12.ª expedição… e reportar suas atividades e o que descobriu — o que, praticamente, nem ele consegue resumir.

É um livro bem mais lento do que o anterior, mas o desenvolvimento da trama é essencial para absorver o nível de terror dos momentos finais do romance. Absorver, não entender — porque o terror em Autoridade acontece num nível tão absoluto que deixa a conclusão da história tão difícil de especular que, para mim, literalmente qualquer coisa será possível a partir de agora. É com o nível de expectativa no máximo que vou iniciar a leitura de Aceitação, o terceiro volume — e vou fazer isso imediatamente, aproveitando que tenho os três lindos volumes físicos que compõem a história.

site: www.rahmati.com.br

Aline 08/04/2018

O segundo livro da trilogia Comando Sul mostrou-se uma leitura entediante. Narrado em terceira pessoa, mostra a perspectiva de Controle, jovem prestes a assumir a diretoria do Comando Sul, organização responsável por estudar os fenômenos ocorrendo na Área X.

Neste segundo volume novos personagens são apresentados e situações bizarras seguem ocorrendo. Apesar de continuar curiosa com relação ao desenrolar dessa trama, achei a leitura cansativa pelo fato de praticamente não ter resoluções ou respostas. Algumas informações são reveladas, mas julgo-as pouco empolgantes considerando-se o tamanho do livro. A trama ficou interessante apenas após 70% de leitura. Obviamente, isso refere-se a meu gosto pessoal e cada leitor terá uma experiência distinta.

Novamente, resta esperar por respostas no terceiro volume para poder apresentar uma opinião definitiva dessa trilogia.

romulo mafra 12/04/2018

Assustador!
O segundo livro da trilogia "Comando Sul" mais uma vez, envolve, apesar de estar FORA da já famosa (pelo filme) Área X. Mas, lembrando, se o primeiro que era pra ser parecido com o filme, não tem praticamente NADA A VER, o segundo, obviamente, continua a saga, porém, com outros personagens e o principal deles, se chama, estranhamente, Controle. Leia o primeiro e corra pra ler em seguida este. Amanhã tentarei começar o terceiro e último da trilogia. VanderMeer é um pirado e as imagens que ele cria grudam no seu cérebro mais ou menos como acontece no livro. Às vezes, assusta.

Thiago 18/01/2021

A verdade é que achei o livro bem chato a grande maioria do tempo e só vai ficar bom realmente no último capítulo e na hora que agt pega um gosto pela história, o livro acaba.

sassenach 03/07/2021

um dos meus universos fictícios preferido, gostaria que as pessoas dessem mais crédito pra essa história, apesar de ter achado o desenvolvimento desse segundo volume lento e não ter me apegado tanto ao personagem principal, ter voltado pra bióloga e pra anomalia e ver as duas se expandindo e engolindo tudo em seu caminho foi sensacional, mal posso esperar pra ler o terceiro

Sarah 21/02/2020

eu não gosto de personagem burro não viu victor hugo
Senti muita falta de alguns elementos do primeiro livro, a urgência, a ideia de que você não sabe o que está acontecendo, mas ainda assim, você sente que as coisas estão acontecendo, que a trama está se movimentando. Esse livro, considerando que é o segundo volume, deveria oferecer mais respostas do que o primeiro, mas tudo que ele faz é andar em círculos e permanecer enrolando tudo e todos, como se nós já não soubéssemos o básico sobre a Área X. Toda a ideia de "o que a diretora queria e como ela se planejou pra isso" tinha uma boa premissa, uma ideia de que no final ela sempre soube o que estava fazendo e que é trabalho deles descobrir o que era, mas enrolam tanto que nada acontece e não se chega a conclusão alguma.

E só para deixar claro o título: eu li sobre a foto do faroleiro e matei a charada na hora, por isso me irritou tanto terem "segurado" a informação até o final, sendo que era óbvio desde o começo. Tinha um potencial imenso para distribuir informações, mas tudo que fez foi entregar acontecimentos aleatórios e utilizar as últimas 15 páginas para resolver um "conflito amoroso" super forçado.

Ygor.Fortes 09/02/2022

Ao contrário do primeiro livro, esse é extremamente entediante. O protagonista não é nem um pouco carismático e a narrativa não colabora. Se cortasse 250 páginas desse livro não iria fazer falta, existem parágrafos e parágrafos de descrições e diálogos que nem colaboram com a narrativa.

Stéfani 04/02/2022

uma experiência
Eu não sei exatamente o dizer desse livro, com certeza fiquei submersa dentro da história e angustiada junto com o personagem. Lendo o segundo livro da trilogia tenho mais perguntas do que quando comecei o primeiro.

Alexandre Torres 03/02/2020

Inferior ao primeiro
No segundo volume, Jeff tenta explicar melhor seu universo, acompanhando um novo personagem principal. O foco agora é fora da Área X, em um terror mais corporativo. Os elementos bizarros do primeiro livro permanecem, mas não há a mesma urgência. Tem muita descrição de personagem que tenta estabelecer o novo protagonista como alguém importante, mas a verdade é que eu não tive a mínima simpatia por ele.

Igor.Camilo 19/07/2018

Como disse previamente, livro é extremamente chato, arrastado e POUQUÍSSIMO recompensador.
É galera, esse livro foi o cúmulo, não vai rolar de continuar a ler essa trilogia.
Aniquilação foi um livro com uma série de probleminhas, mas que no fundo acaba sendo bem intrigante em diversos momentos, principalmente pela forma da qual a narrativa é conduzida.
Porém nesse, o personagem protagonista é extremamente desinteressante, a trama é chatíssima, com muita enrolação e blá blá blá pra acrescentar o mínimo de informações na história.
Enfim, apesar da premissa boa, o que foi mostrado não me foi bom o suficiente pra me fazer continuar interresado na série a ponto de ler o próximo livro. Fica pra uma próxima.
Millene 19/07/2018minha estante
Parabéns por ter conseguido concluir a leitura, eu abandonei. Muito chato mesmo

Igor.Camilo 19/07/2018minha estante
Foi sofrido viu, tá maluco.. Não deu vontade nenhuma de pegar o próximo.

Millene 21/07/2018minha estante
Digo o mesmo. E o filme vc assistiu?

Igor.Camilo 25/07/2018minha estante
Vi, achei legal.. Foi o que me incentivou a ir atrás dos livros! O aniquilação é até legal, mas esse autoridade foi INTRAGÁVEL.

giovana 14/10/2018

meh
bem mais ou menos no começo, no meio fica okay e o final é muito bom, só q a tradução do livro é uma bosta. sinceramente, acho q isso prejudicou mt minha fruição da obra.
Isa 23/10/2018minha estante
Concordo. Tradução horrorosa, certas partes não fazem sentido algum.

MF (Blog Terminei de Ler) 28/10/2018

Enfadonho e mal desenvolvido
Nota inicial: Eu fiz a resenha para os outros dois volumes dessa trilogia.

"Autoridade", segundo livro da trilogia "Comando Sul", escrito pelo estadunidense Jeff VanderMeer. Trata-se uma obra da chamada "New Weird", subgênero literário que unifica elementos do Horror, da Fantasia e da Ficção Científica, causando um certo estranhamento proposital no leitor.

Na história, após os acontecimentos ocorridos com a décima segunda expedição, o Governo envia para o Comando Sul um novo responsável, cujo pseudônimo é "Controle". Ele tem como objetivo investigar o desaparecimento da Psicóloga, entrevistar a Bióloga, que retornou da missão em condições estranhas, e, por fim, tentar decifrar a origem do fenômeno conhecido como "Área X".

Ao contrário do primeiro volume, a narração aqui é em terceira pessoa. E, da mesma forma, todas as qualidades que o primeiro volume tinham, aqui estão diminuídas ou até inexistentes em diversos momentos. Há o estranhamento e certo suspense, mas em quantidade tão tênue que, a leitura que deveria ser fluída (como em "Aniquilação") torna-se rapidamente enfadonha.

Além da narrativa pobre e desinteressante, os personagens acabam padecendo da falta de empatia do leitor. Controle é um personagem que se mostra covarde, egoísta e irresponsável, em diversos momentos. Deve ser por isso que os demais personagens não lidam bem com ele. Falta desenvolvimento dos personagens como, por exemplo, Grace e Witby, cujas atitudes são, por vezes, obscuras, não por mérito literário, mas por fraqueza da narrativa.

E, tal como disse na resenha de "Aniquilação". Esse livro evidencia mais um pouco minha tese que, em trilogias, o segundo volume costuma ser uma encheção de linguiça. "Autoridade" não agrega absolutamente nada ao primeiro volume. Trata-se de uma leitura chata, arrastada e mal desenvolvida, que só toma certo fôlego próximo de seu final, o que é muito pouco para mim.

site: https://mftermineideler.wordpress.com/2018/12/11/trilogia-comando-sul-aniquilacao-autoridade-aceitacao-jeff-vandermeer/

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6