Tudo o que você precisa saber sobre filosofia

Tudo o que você precisa saber sobre filosofia Paul Kleinman

Resenhas - Tudo o que você precisa saber sobre FILOSOFIA

Wiven 01/02/2024

Cumpre o que promete.
Não há muito o que falar sobre este, é ideal para iniciantes e leigos no ramo da filosofia, o livro tem um repertório bom para lhe dar uma base para onde você deve prosseguir os estudos na área. A linguagem usada é direta e objetiva, sem contornos ou termos difíceis. A melhor maneira de se fazer uso deste material é sempre lê-lo estudando, anotando e pesquisando sobre os temas, obras e pensadores mostrados. Por exemplo, como este é meu primeiro contato direto com a filosofia para fins de conhecimento próprio, moldei bem mais meus interesses e selecionei os "próximos passos" para leituras acerca da filosofia em geral.

Fran 11/11/2023

Bom para um primeiro contato
"Uma vida sem reflexão não vale a pena ser vivida." Sócrates

A Filosofia é fundamental para pensar. Sem um repertório mínimo fica difícil ir além da superfície.

Sendo assim, todo livro que proporciona um fácil entendimento, pode levar aos próximos passos, de procurar conhecer mais profundamente algum filósofo e sua filosofia.

Eu senti falta de algumas coisas no livro, mas a proposta de ter um primeiro contato é muito válida.

Eu que adoro um romance e tenho dificuldades de ler textos sem histórias, ainda fico com O Mundo de Sofia ?

Stirex 08/08/2023

Cumpre o seu papel
Você entende todos os pontos com perfeição (sem sofrer), então o livro é perfeito naquilo que foi proposto

Nemésia 05/08/2023

Bom ao que se destina
É um bom livro levando-se em conta a proposta da coleção: a de oferecer breves panoramas de terminado assunto. Para um livro de Filosofia, é bom para dar o início de leitura e se familiarizar com alguns termos ou conceitos, ou despertar o interesse por um ou outro autor que servirá, aí sim, para começar os estudos sobre Filosofia.

Sandrað· 08/07/2023

Introdução
Esse livro é bem interessante pq mostra os principais filósofos, suas ideias e as escolas filosóficas da época de cada um. Mas se vc desejar se aprofundar deve procurar outras obras, pq esse livro lhe dá uma boa noção de tudo mas é uma introdução nas ideias?

Guilherme.Pimenta 27/06/2023

Um livro introdutório sobre filosofia
Um livro que traz explicações de conceitos filosóficos a respeito de diversos assuntos, é indicado especialmente para iniciantes na filosofia, pois aborda alguns dos principais filósofos e suas principais idéias. Neste livro vemos apenas a "ponta do iceberg" das idéias desses filósofos, apenas um livro introdutório.

Miilly.Gasparello 11/06/2023

Não gostei do livro, para quem é iniciante fica perdido, as informações parecem terem sido jogadas sem muito o interesse em fazer o leitor compreender o contexto de cada assunto.

Jolly 30/05/2023

Livro resumo dos resumo dos resumo, serve como consulta pra se aprofundar em algum pensamento,

Aborda quase todos os campos que a filosofia tenta explicar e as. Eles indica os "melhores" escritos pelos filósofos

Não trata somente de filosofia ocidental, mas a oriental também

Juan.Onofre 25/05/2023

Não fala absolutamente tudo que você precisa saber sofre filosofia, mas aborda uma quantidade aceitável. Para mim, é irrecusável a oferta de ter o pensamento de várias mentes (as melhores!) ao seu dispor de uma forma acessível. Claro que compensa ler as obras originais de cada autor - ou em outros livros mais complexos sobre o tema - mas aqui você pode comparar e tirar suas próprias conclusões. Inclusive, esse era meu objetivo com esse livro, formar um raciocínio próprio, mas com a ajuda de quem escreveu sobre. Recomendo como uma forma de adquirir ideias gerais sobre a filosofia.

Fernanda.Despirto 12/05/2023

Gostei, mas não amei.
Gostei mais do ?Tudo que você precisa saber sobre psicologia?.
Estou lendo ?Tudo que você precisa saber sobre o universo? e estou amando ?

Filipe 08/03/2023

Introdução à filosofía
Trata dos principais nomes da filosofia, alguns conceitos e explicações destes. Tem detalhes importantes. Um livro que serve bem a quem busca colocar os primeiros pés no caminho da filosofia (digo para entender os conceitos básicos)

Romeu Felix 26/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro é uma introdução à filosofia, com o objetivo de apresentar as principais ideias e pensadores filosóficos de forma acessível e descomplicada. Dividido em capítulos que abordam os temas mais importantes da filosofia, o autor discorre sobre a história da filosofia, desde os filósofos pré-socráticos até os contemporâneos, passando por temas como metafísica, epistemologia, ética e política. Ao longo do livro, Kleinman explica conceitos e ideias filosóficas de forma simples, sem perder a profundidade e complexidade do assunto, sempre buscando tornar a filosofia acessível a todos os leitores.

Foco principal:
O foco principal do livro é apresentar os principais temas e pensadores da filosofia de forma acessível e descomplicada.

Principais ideias:

A filosofia é um campo de estudo que busca compreender as questões mais profundas e complexas da vida humana, como a existência, a verdade, a moralidade e a política.
A história da filosofia pode ser dividida em várias épocas e correntes, desde os pré-socráticos até os contemporâneos.
A metafísica é a área da filosofia que se ocupa de questões sobre a natureza da realidade, como a existência de Deus, a alma e o universo.
A epistemologia é a área da filosofia que estuda o conhecimento, investigando como adquirimos e justificamos nossas crenças.
A ética é a área da filosofia que se ocupa de questões sobre a moralidade e o comportamento humano, buscando entender o que é certo e errado.
A política é a área da filosofia que se ocupa do poder, da justiça e da organização da sociedade.
Contribuições:
O livro contribui para tornar a filosofia mais acessível e descomplicada para um público amplo. Ao apresentar os principais temas e pensadores de forma clara e objetiva, o autor ajuda a disseminar o interesse pela filosofia e a ampliar o conhecimento sobre esse campo de estudo.

Limitações:
O livro apresenta uma visão panorâmica da filosofia, sem se aprofundar em cada corrente ou pensador. Isso pode limitar a compreensão de conceitos mais complexos para leitores que buscam um estudo mais aprofundado da filosofia. Além disso, a linguagem pode parecer simplista para alguns leitores mais experientes no assunto, o que pode reduzir o interesse pela leitura.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Cesar 06/02/2023

Tudo que você precisa saber sobre filosofia
O livro é uma coletânea de resumos sobre filósofos, com alguns textos tematizados sobre assuntos de filosofia ocidental e oriental, assim como a descrição de paradoxos argumentativos. Nesse sentido, ele é bem básico e tem uma leitura fácil, cumprindo seu objetivo de ser algo simples para todos, porém, sua falta de profundidade o deixa demasiadamente superficial e com erros que somente um leitor mais experiente pode identificar. Dito isso, a obra serve para introduzir leitores iniciantes e fazê-los buscar mais informações posteriormente ou simplesmente um índice de pesquisa para relembrar conceitos chaves.

Dessa forma, o objetivo do título, “tudo que você precisa saber sobre”, não é alcançado, pois é demasiadamente sucinto, que pode ser facilmente substituída por uma boa busca no Google, onde, ainda pode ter informações mais relevantes e uma maior organização, pois o livro tem uma lógica confusa na ordenação de seus capítulos. Além disso, o fato de não obedecer a uma ordem de temas e nem cronológica, o faz ser repetitivo em algumas discussões, já que aparecem tanto nos relatos temáticos quantos nos dos filósofos.

No entanto, esse ainda pode ser um livro relativamente útil, pelo menos para alguns momentos, visto que pode te proporcionar um complemento básico caso esteja no ensino médio, embora ele seja facilmente substituível por outro melhor. Além do mais, ele também pode levar o leitor a um pensamento mais crítico, com os seus bons problemas referentes aos temas de paradoxos, que um dia foram propostos no decorrer da história por filósofos.

site: https://www.somenteumfilosofo.com/post/tudo-que-você-precisa-saber-sobre-filosofia

Philippe.Dantas 26/12/2022

Os primeiros passos
Obviamente não tem "tudo o que você precisa saber sobre filosofia", mas já vemos um ótimo repertório para o pontapé inicial. A partir daí, aos que desejarem, é só buscar aprofundamento, inclusive procurando as várias obras dos filósofos que o livro menciona.

Joelma 16/11/2022

Pra quem que iniciar no mundo da filosofia, esse livro é o ideal, leitura fácil tudo bem resumido e de fácil entendimento.
Você vai encontrar grandes filósofos e uma pequena biografia de sua vida e obras. Tornando tudo muito interessante. Não sou fã de filosofia mas achei interessante.