Tudo o que você precisa saber sobre filosofia

Tudo o que você precisa saber sobre filosofia Paul Kleinman

Resenhas - Tudo o que você precisa saber sobre FILOSOFIA

Marcosebx 27/04/2020

Agradável
Um livro muito legal para quem está começando a ter interesse por filosofia , um livro para iniciantes com uma escrita super simples !

Lia 06/09/2022

Muito bom e bem resumido, acho que é um ótimo livro para começar a aprender literatura. Usei como complemento para o ensino médio!

sofiaa 27/05/2021

mal explicado e repetitivo
a organização do livro é toda estranha, não recomendo para iniciar os estudos no tema

Paulo Freitas 18/12/2021

É  um livro breve, resumido e direto ao ponto. Constitui-se de muitos capítulos pequenos, com, em média, 4 páginas cada, abordando tanto filosofia ocidental, teorias, paradoxos, e até mesmo um pouco da filosofia oriental. Julgo ser um livro interessante para quem quer ter um primeiro contato com a filosofia de forma sucinta e direta. Por outro lado, não espere nada aprofundado em nenhum autor ou linha de pensamento nas páginas desse livro. Em suma: um ótimo livro inicial no tema.Recomendo para quem quer começar a se familiarizar com a disciplina.

Roberta 02/12/2015

Fácil de entender. Ótima leitura!
Em agosto eu solicitei Tudo o que você precisa saber sobre mitologia, da Kathleen Sears, pois eu sempre gostei do assunto e já tinha alguma noção. Tudo o que você precisa saber sobre filosofia, ao contrário, eu solicitei porque não sabia absolutamente nada sobre o assunto.

O que a escrita de Paul Kleinman e Kathleen Sears tem em comum é a facilidade com que eles expõe os fatos e os explicam. Eu, que nunca aprendi nada sobre filosofia, me senti bem a vontade com os tópicos abordados.

Na escola onde cursei o ensino médio não tínhamos a matéria "Filosofia", mas sempre que os alunos comentavam sobre isso, todos queriam a implementação da mesma, afinal "deve ser fácil, é só pensar" e "a opinião de cada um é a correta". Ao ler esse livro, percebo como estávamos iludidos. Filosofia pode ser tão complexa quanto qualquer outra ciência, apesar de não ser nenhum monstro de sete cabeças. O Navio de Teseu, por exemplo, confundiu o meu cérebro, apesar de eu ter entendido a ideia. Pensar pode ser difícil, quando você não está acostumado a fazê-lo. E isso é bem comum hoje, quando estamos acostumados a ter opiniões prontas na TV, na internet e etc. É muito mais fácil concordar do que pensar, procurar entender e interpretar.

É divertido tentar descobrir como, naquela época, sem nenhum dos recursos que temos hoje, sem nenhum meio com o qual buscar conhecimento (como a internet, programas de televisão e etc), aqueles pensadores chegaram à conclusões incríveis. Apenas pensando, debatendo, criando teorias com seus tutores e alunos. Em contextos extremamente conservadores, sempre havia alguém inovador. Mesmo quando todos eram politeístas, havia quem acreditava que só havia um Deus e que este tinha a habilidade de ver, ouvir, pensar e controlar o mundo com seus pensamentos. Podemos dizer que nossos pensadores eram garotos it, que criavam tendências. Brincadeira. Afinal, alguns foram mortos, expulsos ou presos por suas formas de pensar.

Os capítulos são curtos e com eles, o leitor vai descobrindo a história de vários filósofos e a explicação simples de suas ideias. Vemos, desde nomes dos quais nunca ouvimos falar antes, até nomes como Sócrates, Pitágoras, Platão, Aristóteles. É realmente difícil imaginar que alguns deles se conheceram. Já pensou estar andando na rua e ver Platão e Aristóteles tomando chá e debatendo sobre a Teoria das Formas sem imaginar que eles seriam conhecidos mundialmente um dia? Sinistro. Também entendemos um pouco de Metafísica, Ética, Livre Arbítrio... E criamos uma visão totalmente nova sobre cada um desses temas. Para você: o que é livre arbítrio? Tem a ver com religião? Quem é ateu não tem? Afinal Deus nos deu livre-arbítrio. Ou tem a ver com ética? Com moral? Mas ética e moral não são a mesma coisa? Como eu disse antes, sinistro.

É importante entender que muitos desses filósofos contribuíram para com a filosofia de forma que mudaram várias outras coisas, que são vistas e utilizadas até hoje. Alguém aí já ouviu falar de Karl Marx? Aposto que já, naquele filme do Jim Carrey. Mas Karl Marx é mais conhecido como o pai do comunismo. E sim, ele era um filósofo.

Assim como na ciência, cada pensador criava e defendia suas ideias e teorias. O difícil é saber o quê exatamente era de qual filósofo, já que a maior parte deles (dos antigos) não registraram no papel. Então, os historiadores tentaram descobrir lendo os escritos dos alunos desses pensadores. Além disso, muitas da ideias eram aperfeiçoadas de pensador para pensador através dos anos.

Esse livro me fez refletir bastante. Muitas vezes eu lia um título e antes de ler a explicação sobre ele, já estava viajando nos meus pensamentos. Quantas vezes nós fazemos isso sobre assuntos sérios, hoje em dia? Claro que os assuntos e o contexto são bem diferentes dos de antigamente. Mas, no mundo de hoje ainda existem pessoas que são mortas ou presas por causa de aquilo que pensam, falam e ensinam. Quantos de nós são, realmente, pensantes?

"Uma vida sem reflexão não vale a pena ser vivida." Sócrates.

site: http://www.intuicaoliteraria.com.br/

Inlectus 02/07/2021

Razoavel.
Poderia ser mais rico, mas é uma boa leitura.

Samantha @degraudeletras 15/01/2015

Meu conciliador com a Filosofia
Esse livro foi cedido pela Editora Gente para o blog e, com imensa satisfação, pude usufruir de seu conteúdo tão enriquecedor e descontraído.

Tive alguns problemas com Filosofia quando cursei essa cadeira na faculdade, já que a professora passava livros e mais livros massantes para serem lidos em poucos dias. Minha assimilação tendia a zero e essa parte teórica da Filosofia tornou-se um martírio para mim naquele semestre!

Mesmo com essa barreira entre nós estabelecida, resolvi dar uma chance a este livro de Paul Kleinman. Primeiramente por ter ciência de que a Filosofia é algo fundamental para todos, também porque eu não queria levar essa rixa comigo por muito mais tempo.

A experiência com esse livro foi muito reveladora. Pude perceber que no fundo eu já sabia várias coisas sobre as teorias filosóficas, mas não sabia de onde vinham ou não sabia organizar meus pensamentos sobre tais assuntos. Claro que eu não sabia de tudo, o livro de Paul me ensinou sobre diversos filósofos e pensamentos que perduram durante anos em discussão.

"Tudo o que você precisa saber dobre Filosofia" é um almanaque para iniciantes, ótimo para quem pretende se inserir nos estudos filosóficos, mas não quer encarar os textos muito aprofundados logo de cara. Ele traz um apanhado bem geral, resumindo em uns três ou cinco parágrafos a vida e as ideias de cada pensador.

Tirei para lê-lo de uma vez, mas senti que a leitura não funcionou muito, creio que teria sido melhor proveitoso usá-lo com guia de estudo mesmo (tirar um capítulo por dia e pesquisar um pouco mais sobre o assunto e só então passar para o próximo). Com certeza esse livro teria feito uma grande diferença na minha época de luta com a disciplina de Filosofia.

Este livro está mais do que indicado para quem quer ter uma noção geral sobre Filosofia, quer ler para não ser tão leigo no assunto. Os capítulos curtos são ideais para quem não tem muito tempo durante a semana para dedicar aos estudos pessoais.

site: http://www.wordinmybag.com.br/

Cesar 06/02/2023

Tudo que você precisa saber sobre filosofia
O livro é uma coletânea de resumos sobre filósofos, com alguns textos tematizados sobre assuntos de filosofia ocidental e oriental, assim como a descrição de paradoxos argumentativos. Nesse sentido, ele é bem básico e tem uma leitura fácil, cumprindo seu objetivo de ser algo simples para todos, porém, sua falta de profundidade o deixa demasiadamente superficial e com erros que somente um leitor mais experiente pode identificar. Dito isso, a obra serve para introduzir leitores iniciantes e fazê-los buscar mais informações posteriormente ou simplesmente um índice de pesquisa para relembrar conceitos chaves.

Dessa forma, o objetivo do título, “tudo que você precisa saber sobre”, não é alcançado, pois é demasiadamente sucinto, que pode ser facilmente substituída por uma boa busca no Google, onde, ainda pode ter informações mais relevantes e uma maior organização, pois o livro tem uma lógica confusa na ordenação de seus capítulos. Além disso, o fato de não obedecer a uma ordem de temas e nem cronológica, o faz ser repetitivo em algumas discussões, já que aparecem tanto nos relatos temáticos quantos nos dos filósofos.

No entanto, esse ainda pode ser um livro relativamente útil, pelo menos para alguns momentos, visto que pode te proporcionar um complemento básico caso esteja no ensino médio, embora ele seja facilmente substituível por outro melhor. Além do mais, ele também pode levar o leitor a um pensamento mais crítico, com os seus bons problemas referentes aos temas de paradoxos, que um dia foram propostos no decorrer da história por filósofos.

site: https://www.somenteumfilosofo.com/post/tudo-que-você-precisa-saber-sobre-filosofia

Aline330 21/04/2020

Recomendo pra quem quer entender conceitos chave em filosofia, com uma linguagem básica.

Jaiane 13/08/2022

Introdução à filosofia
É um livro útil para quem conhece pouco de filosofia e tem curiosidade de aprender mais. São apresentadas diferentes opiniões que oposicionam-se entre si e dá ao leitor a oportunidade de identificação ou não. A parte mais interessante, pessoalmente dizendo, são os paradoxos, que leva o leitor ao pensamento mais crítico, além das suas crenças já estabelecidas.

hegui 29/07/2021

Tedioso e ruim. Amo filosofia, mas odiei o livro
Esperava uma abordagem divertida para alguns temas filosóficos, mas me parece que o autor simplesmente copiou e colou alguns resumos, os agrupou de maneira que faz pouco sentido temático ou cronológico e esperou que seus leitores se agradassem. Eu objetivamente detestei o livro, e o li esperando que no final eu teria uma opinião diferente.
Leiam qualquer outro sobre o assunto, de preferência algum que seja algo além de uma coletânea de resumos breves e pouco explicativos.
Imagino a dor que seria ler essa porcaria para aqueles que não têm contato prévio com o tema.

vivi 10/04/2022

Ótimo pra quem se interessa por filosofia
Linguagem muito fácil, destrincha bem aqueles assuntos que dão nó na mente. Muito bom pra quem buscar entender determinados temas através de explicações leves.

Tom Chagas 19/08/2022

Filosofia geral
O livro apresenta de forma resumida os maiores pensadores da história e suas obras, evitando detalhes chatos e entediantes. Valido para se conhecer sobre o assunto, por vezes confuso, mas muito interessante e através do livro podemos conhecer pensadores e filosofias fascinantes.

Jennifer 07/04/2021

Comece por aqui
Se tem interesse de introduzir no conhecimento da filosofia esse é o livro ideal, de uma forma clara e objetiva o autor traz um resumo das principais ideias dos grandes filósofos, uma leitura leve e de fácil compreensão.

Gustavo 25/10/2022

Bom, mas ja tenha uma base histórica
o livro é bom, apresenta bem os conceitos, mas se perde na organização, coisas como epistemologia e textos sobre ética poderiam estar juntos no final pois são mais complicados (na minha opnião) de se entender.
Tirando essa falha na organização de se formar uma linha do tempo que além de ser cronológica historicamente, ir aumentando a didiculdade com o passar do livro.
Além de um problema de desconexão, pois Kant está logo no começo, sendo que o material dele é bem complexo pra entrar assim de cara.
Tirando isso o livro é sim uma boa base pra quem ja sabe o raso sobre filosofia.
Julia 31/10/2022minha estante
Muito obrigada pela sua avaliação. Me ajudou muito??