Xisto e o Pássaro Cósmico

Xisto e o Pássaro Cósmico Lucia Machado de Almeida

Resenhas - Xisto e o Pássaro Cósmico

LS0 24/06/2021

Muito bom. Ótimo livro.
Os livros da coleção Vaga-lume eu lia quando tinha uns 12 anos e estava começando a pegando o gosto pela leitura.

Esse livro é muito bom. Tem o ar de mistério que a maioria dos livros dessa coleção tem, e a revelação do problema/mistério logo no final. É um livro divertido, engraçado e rápido de ler. Gostei muito.

Emanuel Xampy Fontinhas 23/07/2015

Peripécias astrofísicas
Como já comentei em outra resenha, Lúcia Machado de Almeida era uma escritora com admirável talento para descrição, mas os enredos de seus livros, no geral, sempre me pareceram confusos e arrastados, especialmente os que giram em torno de Xisto, todos lidos durante a minha infância. Agora, ao relê-los, outro incômodo são as personagens femininas, quase sempre secundárias ou inexistentes em seus livros e que, mesmo quando são protagonistas, são frágeis e levianas. O tipo de personagem que ela mais gostava era o magro, caucasiano e super-heroico, como o cansativo Xisto, sempre invencível, superior e magnânimo. Nunca me agradou muito, especialmente esse livro, mas que apesar disso, deve ser um boa leitura, especialmente para as crianças que tiverem um fraco por misticismo, ficção científica e ciências exatas e biológicas, que a escritora descreve sempre com graça e exatidão.

Junior.Archanjo 04/08/2020

Cansativo
Diferente de outros livros voltados pra mesma idade e com premissas parecidas, essa foi uma leitura um tanto quanto arrastada. O universo e a descrição de como as coisas funcionavam ali não me convenceu em nada e o mistério que rodeia o livro também foi um tanto quanto maçante.

z..... 11/03/2014

Notadamente influenciado pelos anos setenta, quando foi escrito, observando-se desdobramentos surreais e bizarros, parecendo um sonho daqueles bem extravagantes. Acompanhe comigo alguns fatos e tire suas conclusões. Em um mundo esquisito, com valorização da ciência, encontramos Xisto, jovem amigo dos pássaros e capaz de entender a conversa deles (humor à parte, e não é que o tico-tico é ligado numa fofoca e o sabiá é metido a conquistador!). Um mistério se inicia com a queda de um disco voador, tendo em seu interior um magnífico e radioativo pássaro azul, com canção apaixonante em fá, seguindo-se uma ameaça ao planeta, fazendo referências a DNA, micro-organismos, telepatia e ainda de brinde o aparecimento de um monstro sem pé nem cabeça (literalmente). Uma salada que pode resultar em leitura não empolgante para quem não se liga nessa zoeira psicodélica ou minimamente interessante exatamente por isso. Fiquei nesse segundo grupo pois, a seu modo, a estória se harmoniza em seu mundo e fiquei estranhamente cativo e curioso com o desdobramento de tudo. Ah, fica fácil de entender depois com o surgimento do menino invisível (de outro planeta, mas é claro, que essas estranhezas não são daqui) e tudo terminar em canções e abraços fraternos, tipo paz e amor, ao som do esplêndido fá sustenido da ave azul. E aí, morou a parada como anos setenta? Gostei e sem receios digo que foi despretensiosamente uma boa leitura. Mas afinal, estranho mesmo é eu, velhão passado dos 40, continuar leitor da Série Vaga-lume.
Af! Espero não ter viajado nos spoilers...
Gabi.Limeira 06/08/2021minha estante
Legal o seu resumo, mas você ter mais de 40 anos não significa que é velho de jeito nenhum, muito pelo contrário. Você é novo e jovem, só que mais maduro, só isso. Velho é lá para os 80.

Mr. Jonas 07/01/2018

Xisto e o Pássaro Cósmico
Tendo como passageiro um enorme pássaro radioativo, um disco voador se espatifa no mar e uma sequência de fatos estranhos começa a acontecer. O Saca-rolha, um monstro terrível, põe em perigo a vida no planeta Terra. Ao lado do professor Van-Van, o sábio dos sábios, e de seu fiel ajudante Bruzo, Xisto se vê obrigado a entrar em ação. Que relação pode existir entre a nave espacial caída e o monstruoso saca-Rolha? Como se encaixa nisso tudo o misterioso pássaro cósmico? Acompanhe Xisto e Bruzo nesta aventura fantástica para decifrar um enigma intergaláctico.

Anna.Carolina 16/04/2023

Me senti de volta a minha juventude. Amava e amo os livros da Coleção Vagalume. Li Xisto quando era adolescente e sempre quis ler os outros livros da sequência. Muito bom.

Feh Tryller 25/04/2024

Terceiro livro do personagem Xisto, foi o que menos gostei.
Achei a trama fraca comparada aos livros anteriores.

MÁRSON ALQUATI 24/04/2010

Mais uma aventura!
Inesquecível, como tantos outros livros maravilhosos da coleção Vagalume que marcaram a melhor fase da minha vida: a doce e tenra infância! Recomendo!

Marcelo 07/09/2011

Educação
Devo parte do meu gosto pela leitura à exigência educativa que havia na minha escola, que por sinal, indicava esta coleção como estímulo ao aprendizado de qualidade. E a formação para enfrentar os desafios da vida.

Geovanna 25/11/2020

Sei lá
Achei interesante.
Livro pequeno, para uma leitura tranquila e leve.
Recomendopra quem gosta de livros pequenos.

Graciela11 06/02/2023

Mais uma aventura de Xisto
A história é muito boa e tem um quê de utopia. Xisto é o líder mundial, numa sociedade futurística que tem contato com outros planetas e civilizações. Ele é uma boa pessoa e adorado por todos, especialmente pelos pássaros, por ele já ter sido um deles previamente.

Uma das partes mais legais para mim foram os "faniquitos" do cientista Van-Van, hilário ??
O pássaro também é a coisa mais linda que se pode descrever.
O livro também tem algumas partes não digo assustadoras* , mas estranhas que são solucionadas no fim.

Apesar de todas essas qualidades tem algumas partes sem pé nem cabeça e de um final sem todas a explicações.
Recomendo para todos que gostam da coleção vagalume e que queiram prestigiar a literatura nacional.?

*talvez seja para um pré adolescente, o público alvo do livro

Luana1648 20/03/2024

Sutileza
Xisco um governante muito inteligente e observador precisa entender a causa da queda de um disco voador e os problemas que isso gerou.
Com a colaboração de cada cidadão darão uma aula de coletividade na reconstrução e solução das adversidades do país.
Embora não seja o gênero de leitura que gosto é muito interessante acompanhar o desenvolvimento da história.