A Rebelde

A Rebelde Valeria Montaldi

Resenhas - A Rebelde

Simone de Cássia 03/03/2017

Bom livro! Talvez eu seja suspeita pra falar porque eu adoro cenários da Idade Média, mas o livro é bem interessante em seu relato fiel das condições precárias de vida/saúde/higiene daquela época. A ignorância sobre as doenças e sua forma de transmissão é notável, o que levava ao "achismo" e às experiências bizarras. Também é genial o perfil da protagonista, uma mulher que decide ir contra a correnteza e se tornar médica apesar de todas as dificuldades (o título "Rebelde" cai muito bem...) Tem pontos negativos quando deixa alguns fios soltos na história e apenas dá a atender acontecimentos que eu preferia ver "acontecendo" mesmo...mas, nada que tire o brilho da narrativa. Me prendeu muito! Nota "M" de melhor do que eu esperava!

Mylenarg 13/12/2021

Enriquecedora!
Apesar de ser uma leitura bastaaaaante arrastada e pobre em acontecimentos, a autora conseguiu me prender apenas com sua escrita, os personagens, o cenário e afins.. é tudo muito valioso! Logo eu que sou apaixonada por livros de épocas sou suspeita a falar o quanto me encantei com cada capítulo.

Os capítulos são curtos, o que instiga mais ainda a leitura (pelo menos para mim). Além de ter um enredo enriquecedor sobre a medicina do século IX, de como funcionava os tratamentos através de plantas medicinais.

Também podemos contar com a presença de uma protagonista forte e que lutou pelo seus direitos do início ao fim.. pois naquela época não era levado em consideração as mulheres que estudavam medicina devido ao machismo. Porém, mesmo com todos contra ela permaneceu firme no seu dever e mostrou-se ser capaz de exercer sua profissão.

Confesso que não gostei do final, esperava mais.. no entanto, além de não ter sido como eu esperava, ele foi bem chatinho, mas.. valeu muito a leitura! Recomendo!

Yukari 27/11/2014

A rebeldia nasce da vontade de seguir seu próprio caminho
A Rebelde foi um livro que inesperadamente entrou na minha vida, num dia qualquer numa livraria a capa chamou a atenção, a sinopse também.

Por ser feminista, eu esperava maior empoderamento da personagem principal, mas tornou-se um dos meus livros favoritos por tratar-se da saga de uma mulher de classe média que numa época em que mulheres deveriam ser apenas esposas (aproximadamente 1200 na Europa), ela desafiava os padrões e exercia a arte médica.

Com um enredo envolvendo vários personagens que se cruzavam ao longo da história, aos poucos, a autora consegue prender sua atenção porque você quer saber onde e com quem cada personagem irá se encontrar.

Uns pequenos detalhes, como falta de informação, me deixaram um pouco entristecida com o que poderia ter sido um livro mais redondo, em questão de história de personagens.

No mais, tornou-se um dos meus favoritos. Uma leitura cheia de eventos inesperados que para alguns hoje ainda é motivo de escândalos, imagine na data em questão.

gan_nathalia 13/06/2022

Esperava mais
Um livro muito bom que conta a realidade da idade média. Caterine enfrenta o desafio de ser umas das poucas médicas mulheres. Os persogens se interliga deixando a história bem direcionada. Porém da a impressão no final que o livro não foi terminado, deixa lacunas e poderia ter mais desenvolvimento na história e um final mais elaborado.

AndradeFS.Ju 15/04/2022

1. O livro ensina a não confiar em ninguém. Todo mundo quer puxar o teu tapete.
2. É relativamente previsível, mas ainda assim é muito bom.
3. Ficção histórica é minha paixão e Ken Follett é testemunha disso.
4. O único erro desta obra é ter terminado. Eu leria umas boas 900 páginas de tanto que gostei.