O despertar de uma canção

O despertar de uma canção Joice Lourenço




Resenhas - O despertar de uma canção


4 encontrados | exibindo 1 a 4


Sâmella Raissa 16/05/2015

Resenha exclusiva para o blog SammySacional

Quando eu resolvi dar uma chance à leitura de Simplesmente Ame, ainda no ano passado, certamente não imaginava que fosse gostar tanto do enredo. Mais que isso, eu não imaginava que, ainda, ficasse tão apaixonada por uma série que me chamou a atenção de forma tão despretensiosa, mas que me cativou tanto em um único livro! E nesta sequência, Joice Lourenço volta a reafirmar seu talento como escritora e uma das grandes revelações da literatura nacional, por criar e desenvolver um enredo tão intenso e marcante com um grupo de personagens que definitivamente conquistam um lugar especial no coração e na memória dos leitores.

Depois de conhecermos a história de Melissa e Érique e vivermos grandes emoções ao lado deles, é chegada a vez de Hanna, prima do nosso mocinho anterior, de não apenas contar, mas dar continuidade à própria história. Três anos após os acontecimentos de Simplesmente Ame, O Despertar de Uma Canção centraliza-se no recomeço de Hanna após todo o pesadelo vivido há alguns anos, e na tentativa de reerguer-se como aquela garota cheia de brilho e de vida que ela foi um dia, ela decide retornar à praia do Ervino, onde passara boa parte de sua adolescência e criara memórias em toda ela. Dessa forma, ela volta a encontrar-se com Camile e Daniel, seus melhores amigos na adolescência, e que apesar de não saber os motivos da mudança de Hanna do que ela era no passado, estão dispostos a ajudá-la a se estabelecer na nova moradia. Em meio a alegria constante dos amigos, o que Hanna mais deseja é poder voltar a ser quem era antes, mas ela sabe que está perdida dentro de si mesma após tudo o que passou nos últimos anos. E ela terá, enfim, a chance de superar o ocorrido à medida que recebe o apoio dos amigos, um novo amor aparece em seu caminho, e, acima de tudo, volta a se aproximar de Deus novamente.

“— Nós dois passamos por coisas difíceis – sussurrou, fazendo-o derramar uma lágrima.
— Mas tudo vai ficar bem, Hanna.
Ela sorriu e, com a voz fraca, perguntou:
— Por que você sempre diz isso?
— Porque eu acredito em Deus.”

Se a leitura do primeiro livro foi mais uma verdadeira surpresa para mim, uma vez que eu não estava esperando muito do enredo, no caso deste segundo livro, porém, já acostumada com a desenvoltura de Joice em suas histórias e seus personagens, envolvi-me ainda mais com a leitura e fui do riso às lágrimas no decorrer de suas 311 páginas. Com uma narrativa em terceira pessoa, comum da autora, mais uma vez temos a chance de nos aprofundarmos não apenas aos sentimentos e emoções da protagonista, bem como dos outros personagens, que participam tão ativamente da história. Se o primeiro livro já havia conseguido me emocionar, em O Despertar de Uma Canção, então, eu senti as tristezas e as dores dos personagens com ainda mais intensidade, e chorei com eles no decorrer de sua caminhada.

“É engraçado como a vida se baseia nas nossas próprias escolhas. Mas, infelizmente, nem todas elas são boas.”

Como acompanhamos em Simplesmente Ame, Hanna sofrera um determinado trauma no passado, que desde então tem impedido-a de ser a moça cheia de brilho e cor que ela costumava ser quando mais jovem. Isso é facilmente notado por Camile e Daniel ao reencontrarem-na tanto tempo depois, mas eles estão dispostos a ajudá-la no que for preciso e a ter paciência com os conflitos pessoais da amiga. Entre momentos de medo extremo para com outras pessoas e a confiança abalada, ela, porém, reluta em superar tais conflitos internos, principalmente uma vez que essa superação não exige apenas a força dela própria para tal, mas também de um ato de perdão que ela se recusa em conceder. Dessa forma, boa parte do livro é permeada entre a dúvida e a insegurança de Hanna, e sentimos, nós mesmos, as emoções e angústias da personagem como se estivéssemos em seu lugar.

“Um dia seu mundo foi tão lindo e tudo se acabou, mas sabia que Deus estava levantando-a novamente, e seu mundo brilharia, e seria muito mais brilhante que antes.”

Mas ela não é a única a possuir um passado conturbado e pesado. Gabriel, recém-chegado à praia do Ervino, buscando um pouco de tranquilidade para sua vida no momento, também resguarda conflitos internos que, vez por outra, tendem a deixá-lo nervoso ou inseguro no presente. A diferença entre ele e Hanna, no entanto, está na busca e aproximação de Deus, uma vez que Gabriel mantém sua fé inabalável, enquanto que a de Hanna tem estado enfraquecida já há algum tempo. Por mais que a aproximação entre ambos tenha ocorrido de forma despretensiosa, no entanto, aos poucos Gabriel se verá capaz de auxiliar Hanna em sua caminhada, ao mesmo tempo em que ele mesmo terá uma última chance para deixar o próprio passado para trás e seguir definitivamente em frente.

“Sim, o amor quebra as correntes e transforma a vida das pessoas. E agindo dessa maneira, com amor, é que as pessoas ficariam tão surpreendidas e se renderiam.”

E assim seguimos a caminhada de ambos os personagens por entre as próprias superações e, consequentemente, a redescoberta do amor, em corações que há muito desconheciam a força e a beleza desse sentimento. O desenvolvimento, ao mesmo tempo em que é fluído, também é leve e delicado, possibilitando-nos acompanhar o enredo de uma forma ainda mais próxima e sensível. Os demais personagens também cumpriram seus papéis de forma muito positiva, sejam os novos, como Camile e Daniel, que encantam por sua amabilidade e apoio à amiga, bem como a participação de personagens do primeiro livro, que voltam a encantar o leitor com sua presença contagiante.

No fim das contas, O Despertar de Uma Canção acabou provando-se tão intenso e impactante quanto o primeiro, mas igualmente apaixonante! Por entre uma abordagem sincera e sensível sobre o perdão, a fé, o amor, a amizade e a nossa força interior, o segundo livro da série Simplesmente Ame está recheado de muitas emoções, lágrimas e sorrisos, e à conclusão da leitura, você simplesmente não quer despedir-se dos personagens, de tão envolvido com o enredo. É uma leitura que eu indico para todos, que certamente terá grandes lições e muito amor por espalhar entre os leitores!

site: http://sammysacional.blogspot.com.br/2015/05/Resenha-oDespertarDeUmaCancao.html
Joice Lourenço 15/06/2015minha estante
Estou apaixonada por essa resenha! Fiquei emocionada ao ver que "O despertar de uma canção" tornou-se intenso, impactante e apaixonante para você :D Feliz!!!
Beijos




spoiler visualizar
comentários(0)comente



@leiturasdajah 05/01/2018

Amei cada parte da história saber que pra tudo na vida a um tempo certo nos faz semprevter esperança de uma vida melhor e autora nos mostra isso com a superação de Hanna que mesmo depois de todo sofrimento ainda batalhou por sua felicidade lutando contra suas angústias para conquistar o que queria e escrever o seu final feliz...
comentários(0)comente



danda 04/01/2023

Uma história bem curtinha e com um draminha que pode acontecer com qualquer um de nós.Gostei.É uma continuação...
comentários(0)comente



4 encontrados | exibindo 1 a 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR