Heitor 13/02/2024
A proposta de um olhar para além dos filmes
Para além, mas enquanto olhar vidrado nas telas encantadoras do cinema.
Um livro de predominância psicanalítica, obviamente o autor não poderia mitigar por completo sua formação na disciplina psicológica, Mas! fora capaz de abrandar bastante a sua perspectiva profissional conforme a exposição das ideias e o argumento ia se estabelecendo ao longo dos capítulos. Logo, não é uma psicanálise sobre o cinema e o autor detém muita ciência disso. Na realidade, a impressão que tive, e se tivesse de apostar num titubearia em nada, é a de que o autor genuinamente viveu e vive a experiência cinematográfica em todos os âmbitos da sua vida: sendo inspirado quando criança, ao assistir com seus 10 anos de idade ao lançamento de guerra nas estrelas, e já na vida adulta, graduado e exercendo o apelo da docência, ministra uma disciplina na faculdade de psicologia sobre cinema. Não é um livro acadêmico, dada sua linguagem, mas não dispensa sua robustez bibliográfica que toma, literalmente, 30% da obra para quem deseja aprofundar dos estudos. E a proposta, creio eu, seja exatamente esta: ser uma introdução, um convite pra análise e reflexão das potências e alcances que o cinema tem sobre a experiência humana. O livro olha para o conteúdo do filme, olha para quem está por detrás do filme, vai do cineasta ao espectador e do espectador indaga sobre as influências e possíveis consequências das narrativas nos comportamentos e nas histórias de vida das pessoas.
A psicologia ir ao cinema é a forma mais efetiva de que nem os filmes ela é capaz de apreender em sua totalidade, quiçá as experiências humanas. Não um desestímulo, um lembrete de fracasso ou ineficiência, mas uma exaltação da arte, da natureza humana e um convite ao estudo dos fenômenos a partir de sua interdisciplinaridade.