Minha Lista de Prioridades

Minha Lista de Prioridades David Menasche

Resenhas - Minha Lista de Prioridades

Jooh_Ferraz 13/01/2021

A história em si é boa
Essa livro conta a história de um professor que descobre uma doença terminal, é uma autobiografia!! A história é boa, porém o livro deixou a desejar, as vezes ficou meio confuso. Ele passa a viajar pelo mundo depois de quase morre em busca de seus alunos para saber se ele fez diferença na vida de cada um, tem muitas histórias boas que deveriam ser mais exploradas!! Essa é a minha opinião. ?

Ste 28/11/2020

"Você não pode controlar as cartas que recebe, apenas a maneira de jogar."

Ana Paula Paim 13/11/2019

Fé na vida
Estava garimpando na livraria e vi o livro em promoção, pelo título achei que seria um daqueles livros de autoajuda. Quando li a sinopse fiquei interessada e comprei o título. A história é incrível e e o melhor de tudo é que vida REAL: a história de David Menasche professor de Língua Inglesa apaixonado pela educação e por seus alunos. Gostei muito das sugestões de dinâmicas para o ensino de Literatura, então para quem é da área vai amar e a anotar todas as possibilidades de aplicação das técnicas e metodologias apresentadas por Menasche.
Quando ele descobre o câncer e continua lutando para fazer o que amava, demonstra sua enorme paixão pela educação, transmitindo esperança e força.
O que me toca é a franqueza como ele descreve seus processos e lutas contra a doença, que é extremamente agressivo e desesperador, pois vai te tirando as memórias das coisas que você ama e acaba se transformando em um desconhecido até para si próprio! Tudo isso é muito impactante para leigos que nunca pararam para pensar nas perdas e danos de um câncer cerebral. Quando o câncer entra uma fase severa, ele decide VIVER e saiu pelos EUA reencontrando seus alunos. Amei sua narrativa com as histórias contadas a partir de duas perspectivas, a dos ex-alunos (através de cartas) e da perspectiva do professor. Um livro inspirador , leve e esperançoso!
Fiquei pensando quais palavras fariam parte da minha lista de prioridade e o que essas palavras e a ordem que elenquei para mim representam na minha vida e me faz ser quem sou. Super leitura!!!

gabriela.mourisco 21/06/2015

Lição de vida
Inspirador, David me fez faz refletir sobre a vida, sobre as minhas prioridades e o q realmente vale a pena.
Eh incrível o amor de David pelo trabalho e a superação da doença... nada de muito drama com o câncer, tem gente q eh tão feliz e positivo q faz parecer q uma doença tão devastadora nem era tudo isso.
Amei tb as citações literárias no livro!

Rafaela B 04/11/2014

Minha Lista de Prioridades
Esse livro é uma história de superação e lição de vida. David Menasche decobriu sua vocação para professor na faculdade de jornalismo e desde que pisou pela primeira vez em uma sala de aula descobriu sua missão na Terra. Foi um daqueles professores que os alunos nunca esquecem (e são muito poucos professores com esse dom, eu mesmo só conheci uns 4 em todos os 15 anos de escola e faculdade), tanto que durante a leitura do livro encontramos vários relatos de alunos e em como o professor os ajudou tanto na vida pessoal como na sua decisão do que fazer da vida depois da escola.
Em 2006 ele foi diagnosticado com um câncer terminal no cérebro, um dos mais graves que existe e a sua maior preocupação não foi que iria morrer mas sim se poderia continuar a dar aulas. Apesar de sua expectativa de vida não ser boa ele resolveu continuar dando aulas o quanto aguentasse e graças a isso pôde ajudar muitos alunos por mais alguns anos. Uma das marcas dele em aula era sua "Lsta de Prioridades", o que começou como uma lição para a peça Otelo de William Shakespeare acabou se tornando uma lição para a vida de seus alunos onde eles precisavam fazer uma lista com as suas prioridades na vida. Conforme a ordem em que cada um colocava as suas prioridades ele conseguia perceber seus problemas pessoais e ajudá-los.
Quando não conseguiu mais dar aulas ele resolve fazer uma viagem por todo os EUA e reencontrar seus alunos e aprender com eles, além de aprender a aceitar sua nova condição.
É uma história muito bonita, um professor que resolve dedicar o que lhe resta de vida para ensinar mais do que a matéria a seus alunos, ensinar como funciona a vida. Eu adorei o livro, vi sua página no Facebook e ele é uma pessoa muito boa e é triste que esteja passando por isso.

Dressa Oficial 29/10/2014

Resenha - Minha Lista de Prioridades
Olá tudo bem com você?

Adoro livros que passem uma mensagem positiva na vida, que faça eu reclamar menos e perceber que não tenho problemas e sim que sou muito abençoada por tudo que tenho e esse livro mostra exatamente isso.

David Menasche é um professor do ensino médio que ama de paixão sua profissão, mas não pense que ele é apenas um professor que dá a aula e não se interessa por mais nada, Menasche como é mais conhecido se preocupa com cada aluno que passou em sua vida, ele ajuda todos os alunos a se tornarem melhores e o principal a ir atrás de seus sonhos.

David Menasche é quem narra em primeira pessoa o livro e a leitura flui tão fácil que nem percebemos quando termina, é tanta mensagem positiva que lemos que dá vontade de conhecer o autor pessoalmente, ele conta sobre toda sua vida, quando conheceu sua esposa, quando começou a ter vários animais de estimação quando casado e como eram suas aulas.

No final de cada capítulo tem depoimentos de quem já foi aluno de Menasche e claro alguns são muito comoventes pois o professor mudou realmente a vida de muitos alunos.

Menasche descobre ter câncer no cérebro e pouco tempo de vida, os efeitos colaterais são fortes devido aos tratamentos que faz e mesmo assim ele nunca desiste da vida e de sua maior paixão que é dar aulas.

Porém infelizmente ele acaba perdendo 80% da visão, e perde um pouco de sua memória, devido aos tratamentos que está fazendo seu casamento também já não vai muito bem e sem muitas alternativas é necessário abandonar a profissão pelo qual ele tanto amou fazer.

A paixão que ele tem em dar aula é algo único, que ele consegue fazer com quem leia também sinta esse amor, e é uma pena muito grande ele ter que parar de dar aula, mas não pense que o livro é triste, te deixa para baixo, esse livro é escrito com muito bom humor e o professor nunca se mostra abatido sempre com sede de viver e aproveitar a vida ao máximo.

O professor então decide fazer uma viagem pelo mundo atrás de quem já foi seu aluno para saber como estão, como vivem e o principal: O que mudou na vida deles em ter aula com ele.

O professor queria saber que mudança ele conseguiu fazer na vida de seus alunos, e então os papéis se invertem e ele vira aluno novamente e aprende muitas coisas sobre a vida.

Menasche então anuncia sua doença no facebook e diz estar viajando em busca dos seus alunos:
- Quem pode oferecer uma noite de hospedagem?
E então depara com vários convites de seus ex-alunos oferecendo um lugar para ficar.

Poder conhecer um pouco da história de cada aluno me deixou muito feliz, percebi que os problemas enfrentados na adolescência eram muito comum e não me senti perdida, a lição de vida de cada pessoa é muito rica e faz refletir exatamente sobre o que queremos na vida.

Porque só podemos fazer o que queremos quando sabemos que vamos morrer ? Não seria muito mais fácil aproveitar a vida agora e fazer o que realmente gostamos ?

Se você está pensando em mudar algo em sua vida mas lhe falta coragem indico que leia esse livro, se sua vida está boa e não deseja chorar , indico que também leia esse livro, ele não nos faz chorar mas faz nos sentir agradecido por cada dia de vida e como realmente as vezes não somos gratos pelo que temos.

Qual a sua lista de prioridades ? Porque não fazer agora e começar a dar prioridade para o que realmente importa?

A edição do livro está simples, páginas amareladas, letras em bom tamanho só senti falta de saber como o professor Menasche está agora pois no livro só mostra o relato da viagem que ele fez, que foi algo que ela já tinha em mente fazer quando planejou viajar era é escrever um livro sobre essa lição.

Uma lição de vida, onde vemos o amor pela profissão, o amor pela vida e principalmente o amor ao próximo o quanto é gratificante você poder viver e saber que mudou a vida de algumas pessoas para melhor.

Beijos

Até mais...

site: http://www.livrosechocolatequente.com.br/2014/10/resenha-minha-lista-de-prioridades.html

Daiane251 09/10/2014

Resenha: Minha lista de prioridades
Resenha postada no blog No Universo da Literatura

Quando conheci a sinopse de Minha lista de prioridades no mesmo momento quis ler. Sabia que não seria somente uma autobiografia, mas sim um livro que traria lições que ultrapassariam páginas e me marcaria de alguma forma, e foi isto mesmo que aconteceu. Contudo eu não esperava que este livro fosse entrar não só para os melhores que já li no ano, mas sim na vida

O que mais me encantou em Menasche é sua garra pela vida e sua paixão pelo ensino. Salas de aulas era onde se sentia à vontade, ele não via seus alunos apenas como alunos, mas sim como pessoas, os respeitando e também os conquistando. Não se importava apenas com a transmissão de um conteúdo, ele queria que seus alunos levassem seus aprendizados para a vida, queria mostrar que o que se encontra na literatura também estava presente entre eles além das páginas dos livros, e ele conseguia! Menasche os ouvia, os ajudava, e principalmente, acreditava em cada um deles.

Após ser diagnosticado com câncer no cérebro, Menasche decidiu continuar com suas aulas normalmente. Ele nos conta que em alguns momentos o tratamento o debilitava mais (como é normal nas quimioterapias) e mesmo assim continuou com a garra de sempre, e só parou de dar aulas quando começou a perder a visão. O câncer estava num estágio grave, as esperanças de vida eram questões de meses e o tratamento era doloroso. Em todo o momento ele lutou, e quando não pode fazer aquilo que mais amava, resolveu partir em uma viagem pelos EUA atrás de seus alunos a fim de ver o que cada um tinha aprendido com ele, se teria feito alguma diferença na vida dos mesmos, e se havia sido importante. O resultado dessa experiência foi magnifico.

Quando comecei a leitura eu não conseguia mais parar de ler, é uma biografia tão envolvente, tocante e ao mesmo libertadora. Não pense que é um livro triste, lógico que conhecemos os momentos difíceis que o autor passou, mas cada página em si é uma celebração a vida. Vemos que nos momentos de tristeza ou maiores dificuldades ele nunca desistiu de viver e de si próprio. Mesmo com uma sentença de morte a espreita, não deixou de sorrir, de amar, acertar, errar e de fazer o seu melhor como ser humano.

A emoção foi inevitável, me peguei entre lágrimas em várias passagens. A cada capítulo há também recados de alunos que passaram por suas aulas e o que aprenderam, foi lindo ver a diferença que Menasche fez na vida de cada um deles os ajudando a se tornarem melhores como pessoas. O reencontro com seus alunos, a estrada, as viagens mesmo em meio as dificuldades e delimitações físicas, me fizeram admirar ainda mais o autor, e seus aprendizados chegaram até a mim. A vontade de viver desse homem é algo para se aplaudir e tomar como exemplo.

Minha lista de prioridades é um livro que nos faz pensar sobre a vida em si e sua temporalidade, não será estranho se o leitor em algum momento pausar sua leitura e pensar a respeito de sua própria vida, e o que está fazendo dela. A força das palavras de Menasche nos tocam profundamente, através de sua história de vida recebemos lições honestas e ao mesmo tempo sensíveis, que acompanharão o leitor mesmo após a última página ser virada, já que com certeza está é uma história inesquecível.

Esta é a melhor biografia que já li até agora. Além de me proporcionar uma leitura prazerosa em todos os níveis, a sinceridade das páginas sobre temas como amor, amigos, família, saúde, etc, me tocaram não somente como leitora, mas como pessoa. São pessoas como Menasche que me fazem ainda ter fé no ser humano, e são com histórias como a dele que eu percebo o quanto a vida é breve e ao mesmo tempo fantástica, de uma forma assustadoramente bela. Mais que recomendado, por favor, leiam, e tenham a oportunidade de conhecer um livro que lhe fará refletir e reconhecer as prioridades do seu viver.

"Nunca tive medo de morrer. Tinha medo de viver sem um objetivo."

site: http://www.nouniversodaliteratura.com.br/2014/10/resenha-minha-lista-de-prioridades.html