As Garras do Cisne

As Garras do Cisne Roberto Lopes

Resenhas - As Garras do Cisne

Igor_Resenha 05/01/2024

Uma obra EXTREMAMENTE relevante para a segurança nacional !!!
Esse livro é sensacional para entender as preocupações geoestratégicas do Brasil, a realidade das Forças Armadas, as falhas e acertos na defesa do território e dos interesses nacionais, os equipamentos militares empregados pela Marinha e os programas de modernização da Armada (PAEMB, PROSUB e PROSUPER). Além disso, o autor, Roberto Lopes, apresenta um conhecimento incrível sobre o tema e uma capacidade de escrita muito didática e imersiva.
O livro "As Garras do Cisne" começa dando um panorama geral sobre a situação atual das principais Armadas Sul-americanas. Depois, o autor examina as principais falhas na defesa dos recursos biológicos e minerais e dos interesses geoestratégicos do país causadas pela dificuldade orçamentaria das Forças Armadas (que afeta principalmente a Marinha) e pelo desinteresse ou falta de urgência das autoridades políticas. Por fim, o leitor conhece um pouco mais sobre o funcionamento de alguns equipamentos e sistemas militares usados na Marinha e consegue visualizar a Marinha brasileira que está sendo montada para impactar a geopolítica das águas do Atlântico Sul.
O autor deixa um mensagem bem clara no livro: o Brasil precisa adquirir maior protagonismo no Atlântico Sul e meios mais modernos para Armada com a intenção de dissuadir as potências estrangeiras. Pois, neste século, diferentemente do que ocorreu nos séculos anteriores, o Brasil não será mais mero coadjuvante em um possível conflito global, mas sim o centro do conflito ou um dos personagens centrais e, por esses motivos, deve estar preparado para garantir sua soberania e a segurança e liberdade das águas do Atlântico Sul mesmo sem a ajuda de Armadas amigas - como a da Argentina ou de países africanos-, e com o constante assédio de Armadas muito maiores e bem preparadas (como os EUA, França, China e Rússia). Os episódios da Batalha das Toninhas e da Guerra da Lagosta devem servir de aviso e ensinamento: jamais devemos deixar de modernizar e preparar nossa Armada. As Garras do Cisne devem estar sempre afiadas e prontas para serem empregadas!!!