Conto dos 7

Resenhas - Conto dos 7

Bia 05/09/2015

Resenha publicada no Blog My Queen Side
Olá gente!!!
Sei que muitos leitores fogem de contos, e um dos motivos é a frustração com o final. Muitos contos mexem tanto conosco, que ficamos dias (até anos) imaginando e torcendo por uma continuação. Existem muitos contos que fizeram isso comigo, mas esse fato não me faz fugir deles, muito pelo contrário: atrai-me.
Na antologia “Conto dos 7”, temos sete autores nacionais trazendo sete contos cujo tema, conforme subtítulo, são os sete pecados capitais.
Como acontece com todas as antologias que já li até hoje, alguns contos não me conquistaram tanto, outros me prenderam do início ao fim. Por isso, decidi fazer comentários sobre cada conto, individualmente.

O pecado capital ORGULHO foi retratado no conto “A Refém”, da autora Glau Tambra. Neste conto, testemunhamos a vaidade de uma mulher que conseguiu ultrapassar o tempo.
Na Babilônia, A.C, uma das mulheres do rei era tão vaidosa que queria um espelho mágico para si. A fim de conseguir tal façanha, ela fez um ritual. Séculos mais tarde, exatamente em 2012, conhecemos a orgulhosa Maysa.
“Ela olhava a todos com soberba e superioridade como se fosse uma rainha e isso incomodava as pessoas.” Pág 41
A autora criou uma personagem bem forte, refém de seu próprio orgulho. Não se trata apenas de vaidade com o físico, Maysa se considera melhor que os outros por vários motivos. Está acostumada a conseguir tudo o que bem entende, e por isso pagou bem caro para ter em mãos um artefato misterioso.
Iniciei a leitura encantada com todos os elementos. Adorei o fato de termos duas fases em um único conto, e as histórias se interligarem no final. Fiquei um pouco decepcionada com o desfecho. Em minha opinião, a autora se excedeu na dosagem religiosa. Tinha todos os elementos para ser o melhor conto, mas não foi. Considerei apelativo. Mas, ressalto que é minha mera opinião.
Tendo como base a INVEJA, a autora Lu Franzin traz o conto “As Sombras de Alice”. Alice é uma garota comum, estudante de história. Tem uma irmã linda, chamada Ana, estudante de medicina. A mãe das duas demonstra explicitamente ter um carinho mais especial por Ana do que por Alice. E assim a autora nos mostra, que muitas vezes nossa inveja pode estar invisível aos olhos.
Este conto me fez entrar em contradição com minhas próprias opiniões. Eu não considerava Alice invejosa ao lê-lo pela primeira vez. Reli, e enfim consegui interpretar a mensagem que a autora quis passar. Bem, não vou entrar em detalhes, do contrário seria um grande spoiler, mas posso dizer que esse foi o conto que mais me fez refletir. Ás vezes o pecado cresce alimentado pelo próprio ambiente.
O conto “A Gula do Pecado”, de Marcelo Maropo, com certeza ficará em minha memória para todo o sempre. Aliás, será esse conto que irei ler para meus filhos e sobrinhos quando os tiver. Com uma linguagem simples e um contexto envolto com um certo mistério, Marcelo nos mostra o pecado da GULA através de uma criança. Também nos passa uma mensagem religiosa explícita, porém sem ser apelativa.
A PREGUIÇA é o pecado descrito no conto DESTINO, de Moisés Suhet. Foi o que mais me encantou. Fiquei apaixonada pela escrita do autor, e fiquei presa do início ao fim. Com uma mensagem forte e linda, o autor nos apresenta uma realidade de anjos caídos. Dentre os seres, um já não sente tanta vontade de lutar e tem aversão pelos humanos, o qual é obrigado a conviver. O conto envolve muito mais que o pecado em si.
Para tratar da AVAREZA, Maud Epascolato trouxe a própria morte das profundezas para mostrar o quão avarento era o personagem Diego. “Encontro com a Morte” foi carregado de espiritualidade, porém, ao mesmo tempo em que o autor coloca toques de religião, nos mostra o quanto somos inúteis quando é chegada a hora da partida. Foi a história que mais me amedrontou, por eu perceber que sou avarenta. E foi ai que pude concordar com o que a sinopse nos conta. Realmente são histórias que poderiam facilmente ser as nossas.
“A primeira reação do avarento é negar a própria condição”. – pág 186
Em “O Perfume de Amália”, Lucas Odersvank traz toda a trajetória de Daniel. O conto é narrado em primeira pessoa, e podemos testemunhar a vida de LUXÚRIA do personagem. Também muito bem escrito, a história é muito completa e tocante. Ouso dizer que a mais triste. A única em que torci pelo personagem, que realmente pedi para que ele se livrasse de todo o pecado que existia dentro dele.
“Vivi paixões eternas que duraram apenas um dia, que foram esquecidas no cair da noite quando meu corpo despido encontrava-se em outra cama.” Pág 223
A IRA, presente no conto “A Sétima Mácula”, de Fábio Abreu, talvez seja o pecado mais fácil de ser apontado. O autor não quis usar os humanos para mostrar tal pecado. Ele criou “os alterados”, pessoas nascidas com algum dom sobrenatural. O conto se interliga com todos os demais, porém achei confuso alguns pontos criados pelo autor. Esse foi o único que senti aquela frustração de querer uma continuação. Achei muito rápido, ficou nítido que alguns pontos que poderiam ser mais bem elaborados não o foi por ser um “conto”.
Apreciei e muito a leitura, claro que, como puderam ler, tive os meus prediletos, que me emocionaram mais, e acabaram me instigando mais também. Todos os contos nos fazem refletir para nossos próprios pecados. Mas está longe de ser uma leitura para reflexão. É um livro com todas as características do pecado: envolvente, intrigante e misterioso.
Ao final ainda tem um teste que nos mostra qual é o nosso pecado capital. Bem, sou avarenta e fiquei muito abismada em descobrir isso.
Para terminar, o quote mais lindo da antologia:
“Neste infinito mar amargo, onde não sabemos de onde viemos, nem para onde vamos, apenas importam as coisas que podemos carregar em nossa alma. O amor é amais preciosa de todas elas. Quando o encontrar, segure, não solte. Não o perca, nem deixem que roubem.” – pág 265
Leitura recomendada!

site: http://myqueenside.blogspot.com.br/2015/09/resenha-110-conto-dos-7.html