O que nos Faz Bons ou Maus

O que nos Faz Bons ou Maus Paul Bloom

Resenhas - O que nos Faz Bons ou Maus

Marina149 04/02/2024

Achei o livro bem bacana, atendeu às minhas expectativas e trouxe questionamentos e filosofias muito pertinentes. Acabei marcando muita coisa, e acho que o mais bacana foram a descrição dos experimentos para provar a moralidade. Muito bacana! Só queria que ele fechasse falando mais sobre o tema da moralidade nos bebês (que é o tema do livro) e uma conclusão falando sobre o que se pode tirar de todos os estudos, porque senti que ficou tudo largado aí no meio.
Daniel 04/02/2024minha estante
Parece mesmo interessante

Agostinho8 04/02/2024minha estante
O tema é seu comentário despertaram minha curiosidade. Vou adquirir e tentar ler.

Marina149 04/02/2024minha estante
É um livro ótimo! Quando ler eu vou querer saber o que acharam!

Agostinho8 04/02/2024minha estante
Acabei de adquirir. Chega amanhã. Será minha leitura de carnaval. Compartilho tão logo leia.

Bruna.Dietrich 12/06/2022

Gostei, mas não me prendeu tanto..
Porém o livro é repleto de embasamento e possui muita informação retirada de pesquisas e estudos feitos em laboratório! O autor é excelente

Gabriel 13/05/2022

da uns booom legal na mente
Eu li esse livro com muita calma e valeu super a pena cada segundinho. Eu sempre achei muito interessante a moralidade e as decisões morais das pessoas.

Esse livro não é um livro que fala só dá moralidade dos bebês, mas como essa moralidade se desenvolveu e se desenvolve até hoje.

Tem muitos pontos que eu pretendo revisitar.

Juliana.Savi 07/12/2021

Li esse livro por recomendação do Atila Iamarino, em um episódio do Nerdologia. O autor traz inúmeros questionamentos e estudos sobre o que molda a natureza humana, o que nos faz bons e o que nos faz maus. Valeu cada segundo de leitura. O autor consegue trazer um assunto sério de forma atrativa, despertando a curiosidade a cada parágrafo. Gostei muito dessa obra.

driellydinniz_ 07/12/2021

Informativo
O livro no geral é bastante informativo, nos mostra a visão de diferentes lados, mas é muito cansativo e longo.

Thiago 24/09/2021

Psicologia moral e filosofia moral
O livro fala muito de psicologia moral e filosofia moral, fazendo paralelos de pesquisas com bebês e crianças pequenas. É interessante, mas o próprio autor faz ressalvas sobre algumas pesquisas. Esse tipo de investigação controlada é difícil, controlar todas as variáveis é complicado.

Mas o livro tem como principal assunto a moralidade, como pensamos e formamos nossa conduta moral. Acho interessante entender como algumas pessoas se tornam preconceituosas, e como isso é fácil do ponto de vista social. Mas também podemos aprender boas condutas.

Vic 15/09/2021

Muito interessante.
Não sou estudante de psicologia, então, pra inicio de conversa, eu talvez não seja a mais apta a julgar o livro. Porém, de qualquer forma é um bom livro para leigos, o modo que é escrito é bem simplificado, o autor realmente quer que a gente entenda. É um livro que explora nossas condições morais, com foco em bebês e crianças, mas também fala do desenvolvimento até que seja adulto. Fala de temas como empatia, compaixão, equidade, se a religião fundamenta algo moral nas pessoas e muitas outras coisas que fico triste por não me lembrar de cada detalhe pra sempre. Achei um livro bem rico de informações, e por mais que vc não concorde com algo que esteja no livro, a leitura ainda vai ter validade, pois está cheia de referência a estudos e experimentos reais na área da psicologia, e acho interessante sempre saber os dois lados da moeda (algo que o autor faz bastante, ele mostra o que pesquisadores falam a favor e contra determinado estudo).

Felipe.Camargo 24/04/2021

O que nos faz bons e maus?
Famoso por explorar a moralidade em bebês, o psicólogo canadense e professor de Yale, Paul Bloom, procura divulgar, de uma forma leiga, suas pesquisas desenvolvidas na esfera da modalidade.
Além das suas próprias pesquisas, Bloom traz um compêndio diversos experimentos na esfera da Psicologia moral, desde Milgran até Sheriff, para tentar compreender os códigos que regem o comportamento humano.
A moralidade humana ainda possui diversos mistérios, que aos poucos estão sendo desvendados pela psicologia moral, de acordo com o livro, não nascemos como tabulas rasas, mas sim temos uma predisposição instintitiva a cooperar, principalmente com aqueles que possuem familiaridade conosco, o que de certa forma explica e muito os tribalismos contemporâneos.
No final do livro, tive a sensação de que o autor poderia explorar melhor sua tese do desenvolvimento moral, contudo, se a proposta é ilustrar que a moralidade é instintitiva, percebe-se que Bloom cumpre bem o seu objetivo.

Thiago 08/03/2021

Fascinante estudo sobre psicologia moral que tem me interessado há um tempo. Em adição ao ?A mente moralista?, de Jonathan Haidt, forma um conjunto interessante a respeito de nossa estrutura moral. Só fica a nota de atenção para não se reduzir a complexidade humana ao aspecto biótico (aplicando aqui os termos dooyeweerdianos).

Amanda.Moura 19/01/2021

Excelente
Livro que nos traz a discussão sobre moralidade, desenvolve também conceitos como a empatia e a compaixão. O autor coloca que de fato existe o desenvolvimento nato de moralidade dos bebês e como ela vai se moldando ao longo da vida conforme experiências individuais. Achei bastante interessante a leitura.

marvin 05/11/2020

mais um starter pack pra estudante de psicologia
O mais interessante de livros assim é por me deixarem um pouco com gosto de saber coisas que eu já sabia. Esse livro definitivamente conta coisas que muitas pessoas tem suposições sobre, na verdade moralidade é um assunto que todos tem propriedade máxima, afinal, moralidade é sobre emoção e convicção.
Esse livro fala como surge o comportamento moral, estudos evolutivos e principalmente muuuitos estudos com crianças e bebês, comportamento egoísta e altruísta, e muito mais. É interessante saber como esse livro tenta quebrar a imagem de enxergar os pequenos como puros e perfeitos como as pessoas tendem a dizer... óbvio que as vezes não é tão sério kkk

Bart 05/07/2020

O Que Nos Faz Bons ou Maus
*Paul Bloom*
Editora Best Seller
304 pág, 2014.
Mais um livro massa ?!! O bom de livros de psicologia e afins é que, se vc vai ler aquele determinado assunto, é porque no mínimo vc já gosta como um todo!
Vamos ao livro, o escritor, Paul Bloom é um grande cientista cognitivo e seu livro é fruto de várias pesquisas no campo da psicologia, da evolução humana (ele cita muito Darwin principalmente da metade em diante), já digo que não é uma leitura complicada... muito pelo contrário, O autor coloca muito humor no percorrer da obra.
O livro traz a tona a discussão sobre o ser bom e mau que nós podemos nos tornar, e que nós já chegamos no mundo com um certo grau de moralidade... isso mesmo que o vc está passando, bebês conseguem de forma bem simples, julgar o que é bom e o que seria ruim... a medida que vamos crescendo, vamos sendo bombardeados por informações e formações do nosso redor que vão contribuir p/que essa moralidade seja reforçada ou atrofiada. O interessante é como ele descreve Isso tudo!
Muito show! Mais um livro que agrada gregos e troianos... claro, tem que ao menos gostar do assunto e a leitura vai ser muito prazerosa!
Ps. Olha só, nem escrevi muito dessa vez ????? kkkkkkkkkk
NÃO ESQUEÇA DE LAVAR AS MÃOS!!

Fernando 01/05/2020

O autor consegue ser completo na exemplificação científica quanto ao entendimento da maldade e bondade - bem como suas variáveis praticas. Assim, cita estudos relacionados com diferentes faixas etárias, sexo, etnias e gêneros.

Sara.Marques300 06/02/2019

"...trazemos ao mundo uma natureza repleta de más intenções".
Paul Bloom professor de Psicologia e Ciência Cognitiva da Universidade de Yale, trás uma rica discussão sobre a natureza dos nossos traços bons e maus. Abordando a moralidade, empatia, compaixão, equidade, status de punição, família e etc. Paul propõem que nem todos fundamentos morais são frutos da aprendizagem, segundo ele são produtos da evolução biológica.
Que embora não nascemos bons, temos disposição para ser. Todo seu livro contém dado cientifico, pesquisas nas áreas da filosofia, psicologia e religião. Em outras palavras, o nosso lado "bom" e "mau" se manifestam de diferentes formas em diferentes ocasiões.
EX: Mesmo que de um lado tenha um grupo dos mocinhos, lutando pela causa do bem, conhecidos por fazerem o que é certo. E do outro lado tenha o grupo dos homens maus, conhecidos por suas atrocidades. Dado momento os homens bonzinhos terão que se comportarem como maus, por sua sobrevivência, pela sua causa, e por ela se tornam maus. Necessitando matar se for preciso em nome daquilo que se acreditar ser bom.
"...cada um de nós vive a apenas uma tecla de distancia de um crime".
Enfim, o livro também trás questões como, o relacionamento mãe e filho, e como isso pode ajudar ou não na sua formação de caráter. A todo momento Paul vai jogando com os opostos, como citou meu colegar do skoob, em um momento ele nos dá uma visão totalmente cientifica e do outro ele nos surpreende com uma religiosa, por exemplo.
A leitura vale muito a pena.