Gears of War: Slab - A prisão

Gears of War: Slab - A prisão Karen Traviss

Resenhas - Gears of War

Jon Snow 05/04/2023

Gears of War e o futuro da espécie.
Quando eu comecei a ler Gears of War Slab, eu tinha certeza que leria uma história água com açúcar da série de jogos que eu tanto gosto, a grande realidade é que isso é super comum, pegam uma história de uma mídia qualquer que funciona, jogam para outra de qualquer forma, e tentam arrancar o máximo dinheiro que podem, porém,(gracas) eu estava totalmente errado. Sim, não estamos falando de uma obra prima da escrita aqui, porém, a escritora Karen Travis expande muito bem não necessariamente o universo, porque sendo bem sincero, tudo o que lemos já fora descrito nos livros em um momento ou outro, o que faz do livro uma oportunidade para os fãs é a chance de conhecer melhor os personagens, todos aqui tem uma inclusão de personalidade e passado incríveis! Óbviamente minha análise é enviesada, não tem como, eu sou um grande fã da saga, então, é bem provável que alguém que não tenha jogado não se ligue tanto quanto eu me liguei a história porém mesmo esse grupo terá uma experiência profunda em relação aos porquês dos personagens.
Falando um pouco do universo proposta, estamos em um pós apocalíptico que não é a terra mas é quase a terra, Sera, que passou por anos de uma guerra por recursos(a emulsão, uma espécie de petróleo desse mundo)e logo após o fim da guerra, os vencedores foram brutalmente atacados pelos Locusts, uma espécie que evoluiu em paralelo a humanidade no subterrâneo, e até então era desconhecida de todos! Não é preciso dizer que o ataque exterminou boa parte da humanidade que desesperada lança armas de destruição em massa que eliminam boa parte da sua própria população porem, da a oportunidade da raça humana aguentar mais alguns anos de guerra, e é aí que o livro começa.
Eu realmente adorei a forma que a autora humaniza os personagens, principalmente o Presidente Prescott que ganha muitas camadas aqui, e se torna um personagem infinitamente mais interessante em relação a aquele Aristocrata dos jogos, e essa sensação se estende a quase todos, Hoffman, dom, Ana e aos personagens novos também. Porém A exceção nesse raciocínio é o Marcus, que continua sendo o que ele é, como personagem, ele definitivamente não é bom, é irrealista perto de tudo que ele enfrenta ser aquele homem de gelo em todas as situações, Óbviamente isso não estraga a história mas te retira a imersão da mesma. Falando em Marcos, ele foi preso justamente por desobedecer uma ordem direta do seu Coronel para Salvar o seu pai, o que acabou ocasionando sua prisão na Slab, o último bastião da Lei e Ordem da Humanidade, que apesar de estar em frangalhos tenta manter a ordem e as diretrizes apesar dos pesares, o que enriquece ainda mais todo o universo, tirando aquele sensação blase de algo simples mas colocando camadas e mais camadas nesse mundo.
Falando em termos técnicos, o livro é excelente, a autora trabalha muito bem os momentos de ação, os momentos dramáticos, os objetivos, é um livro muito gostoso de se ler. Acredito que alguns personagens sejam subutilizados, porém são as circunstâncias a autora tinha que escolher quem teria mais oportunidades na história, porém ao meu ver, era melhor não ter apresentado alguns conceitos que não seria suficientemente bem apresentados aqui. Para todos os efeitos é uma ótima história.
Nota 4/5.