Cumbe

Cumbe Marcelo D´Salete

Resenhas - Cumbe

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Renata (@renatac.arruda) 31/01/2020

Belíssimo trabalho de Marcelo D'Salete, resultado de uma extensa pesquisa histórica, que aborda a resistência de pessoas negras escravizadas durante o período colonial brasileiro.

O quadrinho reúne quatro histórias contadas pela perspectiva negra, normalmente apagada dos livros oficiais, mostrando as diversas estratégias de insubordinação e organização na luta por autonomia e liberdade. Aqui o homem negro não é representado apenas como um ser passivo, mas como um sujeito que reage, que busca maneiras de enfrentar o sistema escravocrata com coragem e inteligência.

E se me refiro ao homem é porque somente uma história é dedicada ao protagonismo feminino, o que teria sido uma questão de menor importância caso a maioria das mulheres não fossem retratadas como vítimas de violência, inclusive assassinadas por seus companheiros. Sei que o roteiro é baseado em fatos históricos e também entendo a importância de mostrar a violência contra as mulheres negras, principalmente denunciando como parte do nosso processo de mestiçagem se deu através do estupro, mas achei incômodo e desproporcional ver tanta mulher violentada.

De qualquer forma, vale muito a pena investir no quadrinho e conhecer mais da nossa história.

@renatac.arruda

site: https://www.instagram.com/p/B79rnM9jXe0/

nkog.neato 02/07/2022

São histórias que se ligam por um ou dois personagens, é bem difícil entender o negócio como um todo. Ele mostra, de uma forma crua e realista, a forma com que os escravos eram tratados pelos senhores de engenho durante o Brasil colonial. O traço ajuda na dramatização de tudo, é muito bom.
Silas-sama 08/07/2022minha estante
Cumbe é oq? Tem uma vila em Sergipe com esse nome...

nkog.neato 08/07/2022minha estante
no livro explica o que é (eu esqueci)

Silas-sama 09/07/2022minha estante
Ata, pensei q fosse um livro BR contando algo sobre o lugar

Silas-sama 09/07/2022minha estante
Tive um insight e li a sinopse, explica claramente td isso ?

nkog.neato 09/07/2022minha estante
explica tudo tá vendo

Adriano 22/04/2023

"Cumbe" é daquelas obras que marcam e fascinam já em suas primeiras páginas. Com certeza, um dos quadrinhos mais importantes, impactantes e dolorosos produzidos no Brasil nos últimos anos.
D'Salete é genial em sua arte e sua abordagem, e nos traz histórias do período da escravidão, com personagens marcantes, e que resistem, apesar de tudo.

Layla.Ribeiro 26/11/2023

Cumbe é o nome em Congo para quilombo muito utilizado nas Américas, mas também tem o significado de sol, luz e força. D?Salete traz mais uma vez a história contada através dos olhos dos negros escravizados, neste livro temos três estórias diferentes, mas com pontos em comum que são a resistência e a liberdade. O autor utiliza com predominância de linguagem não verbal, com poucos diálogos, com suas ilustrações tão poderosas e bonitas que torna a escrita prescindível em alguns momentos. Recomendo esse livro principalmente para professores, pois ele é um ótimo recurso didático para trabalhar em sala de aula tanto se escolher apenas uma das estórias como no livro em sua íntegra.

Jeff Ettore 02/06/2022

Cru e poético ao mesmo tempo.
Leitura que bate forte. Não por ser direta, mas pelo que fica no ar ao final de cada história. Ilustrações fantásticas e leitura muito fluida. Vale apreciar cada quadrinho.

xoxo4ux 19/09/2023

Cumbe
O autor da HQ, Marcelo D'Salete, traz para a gente quatro situações, onde é mostrado de uma maneira bem bruta a luta e resistência do período escravocrata em nosso país na cidade/vilarejo de Cumbe. Quatro capítulos "autônomos", no qual são exploradas visões diferentes, com a representação da força, determinação e braveza desses povos e a injustiça e opressão que eles sofreram durante anos.
Achei essa HQ muito instigante. É muito bem produzido e é algo bem rápido de se ler. Além disso, ele mostra um assunto que estamos aprendendo recentemente na matéria de história e acredito que ajuda numa compreensão mais interessante sobre os tópicos abordados.

Guga 19/04/2021

Todo brasileiro devia ler.
Cumbe é uma HQ que conta histórias sobre escravos que a rebelaram contra as crueldades vividas por eles e seus companheiros.

D'Salete retrata situações tensas e revoltantes que eram comuns na vida dos negros trazidos da Angola pra o Brasil. O quadrinho transmite muito bem os sentimentos buscados, além de muitas palavras e expressões da cultura dos negros representados, por meio de um traço pesado que lembra a arte do nordeste.

Cumbe não é um material que me divertiu, é um material que me acrescentou cultura e informação, me fez lembrar da história e me fez refletir sobre todas as situações apresentadas e tantas outras que nem posso imaginar. Acho que todo brasileiro devia ler, até porque a leitura é bem rápida e fácil.

Adriana 26/01/2022

Impossível de largar
"Cumbe" me prendeu de um jeito que eu o li em menos de 24 horas.
Os contos em formato de HQ sobre a história da escravidão são viscerais e delicados ao mesmo tempo, uma combinação impossível de largar.

readingwsabi 26/04/2022

as ilustrações e a forma como a escravidão foi retratada ficaram incríveis, curto de se ler recomendo muito.

leiturasdaursula 05/04/2023

Bem interessante mas exige uma bagagem histórica do leitor
O quadrinho é dividido em três partes, cada uma com um protagonista diferente, mas todas conectadas pela temática da resistência negra. A narrativa é sombria e realista, com cenas fortes de violência e exploração, mas também traz momentos de esperança e solidariedade entre os personagens.

A arte de d'Salete é impressionante, com traços fortes e expressivos que transmitem a intensidade das emoções dos personagens e a brutalidade do mundo em que vivem. A paleta de cores é predominantemente escura, o que reforça o clima pesado e sombrio da história.

Em resumo, Cumbe é uma obra impactante e importante, que retrata com sensibilidade e honestidade a luta dos escravos por liberdade e dignidade em um período histórico marcado pela opressão e violência.

Mas é importante compreender que é preciso ter uma bagagem do assunto para ler o quadrinho porque a ambientação não foca em te fazer compreender o momento histórico.

Onassis Nóbrega 08/01/2023

Uma HQ necessária sobre um período vergonhoso da História.
HQ que apareceu várias vezes em minhas recomendações. Resolvi comprar em dezembro e estava aqui em casa ao retornar de viagem. E foi uma leitura arrebatadora. Devorado um um dia.
Um livro necessário. Compreende um período sombrio de nossa história. Em que subjugamos semelhantes, como se fossem uma raça ?inferior?. Esta HQ tenta mostra algo do período, como as lutas e toda simbologia da cultura africana, então sobre o território brasileiro. ?Estórias? tensas sobre um período histórico vergonhoso.
A edição é capa mole com orelhas. Muita informação nas introduções e um glossário final, bem como esboços do artista. A arte é em preto e branco e os traços acentuam a beleza e dramaticidade necessárias.
Indico a leitura para todos. Inclusive deveria ser pensado a nível educacional.
annita 08/01/2023minha estante
Tem esse livro na biblioteca da minha escola, vou ler dps!!

Onassis Nóbrega 10/01/2023minha estante
Leia sim. Termina em um dia.

annita 08/03/2023minha estante
Eu lii! Terminei mesmo em um dia ?
Um ótimo livro, muito forte

Sandra 27/07/2015

Tocante
O livro consegue nos levar para dentro das emoçóes e sensações de seus personagens com uma bela narrativa gráfica. O texto enxuto nos aproxima do cotidiano dos personagens que marcadamente tem suas vozes caladas, mas também dos que se calam diante da dura realidade. Belo e tocante.

PS. pode ajudar professores na contextualização e debate de aulas do período colonial.

Sophia.Black 30/08/2022

?????
Não sou muito fã de livros que se baseiam em fatos e/ou acontecimentos reais, isso costuma me lembrar o quanto a humanidade é podre, me lembra o quão ruim as pessoas conseguem ser.

anne635 20/08/2021

cumbe
um livro com uma história triste.
é bom ter e ler livros sobre os escravizados, mesmo tendo bastante livros sobre esse tema esse livro mostra as culturas o sofrimento de ser escravo , mesmo sendo um livro curto aprendemos muito com ele .

helena 17/09/2021

como o próprio título indica, D'Salete traz a força dos que lutavam contra a escravidão, do povo negro que se uniu para fugir da escravidão e para ajudar outros a fugirem. numa leitura rápida, o autor nos mostra a angústia, a raiva, o medo, o companheirismo e a tristeza. ao contrário do que ainda vemos muito por aí, o autor não foca nos castigos em si e em imagens extremamente gráficas, ele se volta para as complexidades da situação, para como cada indivíduo tem uma história diferente e como a população negra lutou. e luta até hoje.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6