Contos de amor e crime

Contos de amor e crime Afobório

Resenhas - Contos de amor e crime

Sofia Trindade 26/02/2015

Esse livro mudou muito minha forma de pensar e olhar para a sociedade.
Esse livro mudou muito minha forma de pensar e olhar para a sociedade. "Contos de Amor e Crime" é um livro bem diferente dos que já li. Estou muito acostumada com fantasia, aventura, mas tudo que está em cada página desse livro me mostrou uma realidade que está bem na minha porta e eu não entendia o porque.
O livro é dividido em contos pequenos mas que expressam a opinião de Jozz, o personagem que nos mostra sua realidade e como é duro ter uma vida como a dele.
A leitura é bem fácil por ter uma linguagem simples e que todos compreendem. A narrativa de Afobório consegue nos passar todos os sentimentos e toda a tensão que ronda a vida de Jozz. Isso ajuda muito a entendermos a mensagem do livro. Recomendo ele para todos. Se você ler ele de coração e mente aberta irá entender muita coisa e começar a pensar em como nossa sociedade não mudou muita coisa do que diz ter mudado.

site: http://formula-amor.blogspot.com.br/2015/02/resenha-contos-de-amor-e-crime.html

Carpe Libri 23/02/2015

A obra conta a história de Jozz, um homem negro, pobre, morador da favela, traficante e usuário de drogas, que desde criança sentiu na pele a violência que a maioria de nós assiste somente pela televisão. Filho de uma prostituta viciada, cresceu sem saber quem era seu pai. Apanhou de sua mãe, dos clientes de sua mãe, de seu padrasto, mas, principalmente, apanhou muito da vida. E foi em busca de respeito – e não somente de dinheiro – que entrou para o crime. Afinal, já que a sociedade recusava-se a lhe respeitar enquanto cidadão, Jozz resolveu impor-se na marra.
O livro Contos de Amor e Crime: Um Romance Violento, pela Editora Os Dez Melhores, fala de racismo, de preconceito social, e da vida dura e brutalizada em que estão mergulhadas nossas favelas, e seus milhares de moradores. Fala da engrenagem perversa que deixa o pobre cada vez mais pobre, e conserva na marginalidade quem já nasceu marginalizado. Fala da discriminação velada e taciturna que nos mantém cativos, nos fazendo acreditar que não somos racistas, e tampouco vivemos em um país preconceituoso e cruel.
Contudo, mais do que simplesmente romancear a discriminação social e racial que nos espreita, Afobório saiu a campo através do Projeto Balaclava: Literatura Sempre e Racismo, Nunca, transformando os principais pontos de seu livro em ações concretas. É através deste projeto autoral que Afobório visita escolas e instituições públicas de ensino, falando sobre violência e discriminação para quem conhece estes males de perto:
– Nestas atividades, ouço histórias de crianças e de adolescentes que já experimentaram o racismo, que já entenderam como o preconceito atua em nossa sociedade. E eu quero mostrar para eles que não é preciso retribuir a violência com mais violência; que isto é uma bola de neve sem fim, que terminará por enterrar todos nós no mesmo buraco: brancos e negros, ricos e pobres, homens e mulheres, moradores do subúrbio e do centro. Eles podem combater a discriminação que sofrem com literatura. Até por que, a melhor maneira de vencer o racismo é através da educação. Um livro na mão é mais perigoso do que uma arma, e tento sempre fazê-los compreender esta questão – conta o autor.
O lançamento do livro Contos de Amor e Crime: Um Romance Violento também fugiu dos protocolos. Ao invés de uma noite de autógrafos, Afobório optou por realizar, em parceria com a Biblioteca Pública Municipal Dr. Guilherme Schultz Filho, de Carazinho/RS, uma semana de palestras e oficinas literárias voltadas para alunos do sexto ao nono ano de escolas municipais e estaduais. As atividades foram um sucesso. Afobório ainda doou um exemplar de seu livro para cada escola participante, e também para o acervo da biblioteca municipal. Segundo os responsáveis, os exemplares não param muito tempo na estante.
A obra Contos de Amor e Crime: Um Romance Violento está disponível para venda por R$20 na livraria virtual da Editora Os Dez Melhores (www.editoraosdezmelhores.com.br/livraria), e você pode obter mais informações no blog do autor, o www.medoemorte.blogspot.com.

Jeremias Soares 25/08/2014

O novo livro de Afobório é um tapa na cara.
O novo livro de Afobório é um tapa na cara.

Ou melhor: uma facada no peito. E, depois da facada no peito, o autor cutuca a ferida até o leitor jorrar sangue.

Os temas da história são o preconceito racial e a criminalidade. A ficção (?) está envolta por uma realidade inconveniente que as pessoas tentam maquiar. É cômodo fingir que determinadas coisas não existem...

A narração e os diálogos são gostosos de ler. O personagem principal é um bandido que invariavelmente conquista a simpatia do leitor. Talvez simpatia seja exagero. O personagem conquista no mínimo a compreensão do leitor em alguns momentos.

Enfim, o livro é muito bem escrito, pois Afobório é um escritor que tem experiência naquilo que faz.

Contos de amor e crime entretém, mas também educa. Não tomo as verdades do livro como absolutas, porém, são coisas que exigem pelo menos uma profunda reflexão na cabeça de cada um.

Por isso eu acho que é um livro que deve ser lido por todos.

Agradeço ao Afobório e à Editora Os Dez Melhores por trazer ao mundo esta grande obra.

site: http://jeremiassoares.blogspot.com.br/2014/08/resenha-de-contos-de-amor-e-crime.html

Luciano Luíz 21/08/2014

CONTOS DE AMOR E CRIME UM ROMANCE VIOLENTO, de AFOBÓRIO.

Mostra um panorama totalmente diferente do que os leitores e leitoras estão acostumados.

Ao invés de termos a companhia de um herói ou policial, aqui a gente sente na pele, a vida, o cotidiano de um bandido.
Um preto que na favela tem a sua ascensão.
O personagem é completamente revoltado com a sua realidade.
Com a sociedade que para ele, faz do racismo a maior de todas as armas para dividir a raça humana.
No entanto percebe-se que o rapaz em verdade é um racista assumido.
Ele não tem medo de matar ou morrer. O crime está em suas veias.
Filho de uma prostituta, ele que jamais recebeu amor da mãe, tem o desejo insano de colocá-la em uma vala.
Os caras que a comem ele também tem a mesma vontade de mandar bala.
O cara gosta também de uma jovem moça que usa do corpo para sobreviver. E por isso, ele vai mostrando o quanto o seu sangue ferve por causa disso...

A narrativa mostra com riqueza de detalhes o dia a dia de um negro que faz da vida bandida, o seu reino e deste, aparentemente não quer sair.
Mas sim subir cada vez mais na cadeia alimentar.
É um apologista da criminalidade.
O livro é narrado em primeira pessoa, e por isso, ficam ainda mais nítidas as cenas que vão sendo presenciadas.
Pois um escritor conta a história do rapaz que não apenas se torna um cara fodão da favela, como também passa uma temporada na prisão...

A narrativa é simples. Com capítulos breves. A linguagem é pesada em alguns pontos. Tem uma cena onde um preso é estuprado e queimado por outros detentos.
Achei a mais impactante do livro. No mais a leitura é bem leve (ao menos pra mim).
O livro em si é muito bom.
E vale a pena dar uma espiada.

site: https://www.facebook.com/pages/L-L-Santos/254579094626804