Maré Vermelha Brasman
G. Norris

Resenhas - Maré Vermelha

Rodrigo Digão 13/01/2021

Terceiro livro da saga, os autores não deixaram a qualidade cair, novos personagens e ritmo frenético, com certeza um vira pagina. Louco para o próximo.

Erik 23/03/2023

Sem palavras.
Sou completamente apaixonado por essa saga, adorei desde o primeiro livro e desde então me aprofundei nesse multiverso fantástico. Os autores continuaram com sua escrita leve e fascinante, entregando mais uma obra magnífica.

Nesse terceiro livro, vislumbramos o futuro dos personagens e as consequências de suas ações no livro anterior, caindo de paraquedas em mais um drama excepcional, ta esperando o que em?? Partiu para o próximo, afinal, a caça começou...

Milena @albumdeleitura 11/09/2015

Maré Vermelha
O planeta Kynis está diante de uma guerra iminente, e somente a Ordem dos Senhores de Castelo, "formada por seres únicos, que usam seus dons, habilidades e artefatos de poder para incentivar a paz e a prosperidade pelos quatro quadrantes do Multiverso" é que poderá intervir para tentar evitar a guerra e instalar a paz em Kynis novamente.

Kullat e Narah, são os Senhores de Castelo escolhidos para cumprir a missão em Kynis ao lado do aprendiz e futuro Senhor de Castelo, Sumo. Kullat, porém, está "entre a cruz e a espada", afinal, antes de receber o chamado da Ordem, foi avisado que seus amigos Bobo e Ladrão (ri demais com esses dois) na tentativa de pagar uma dívida e, assim recuperar o bracelete que fora roubado do planeta de Thagir (outro castelar e melhor amigo de Kullat), acabaram se metendo numa grande encrenca: estão presos na ilha de Kynis.

Assim, o nosso herói enfrenta o grande dilema: salvar os amigos ou cumprir a missão? Mais do que nunca ele precisa de alguém para ajudá-lo e ninguém melhor que seu velho amigo e parceiro de missões, Thagir. Mas não será tão fácil convencer o amigo de lhe seguir nessa grande aventura como ele pensa... Além disso, tudo isso parece ter alguma ligação com um velho e temido feiticeiro Volgo. Um ser capaz de destruir o que estiver em seu caminho,para alcançar seus objetivos escusos. Essa jornada promete ser cheia de mistérios, perigos e aventuras. Embarque você também nas aventuras do Multiverso ao lado desses heróis!

Confesso que me surpreendi muito com esse livro! A princípio estava com medo de ler o livro 3 e não entender nada, pois não li os dois primeiros volumes... E realmente, demorei um pouco para me situar na história e pelo que pude perceber algumas histórias relatadas durante o livro são desfechos de algo que começou no segundo, assim como o terceiro nos instiga (desesperadamente) para querer o livro seguinte...

Algo que me encantou é que esses livros são escritos por duas pessoas e a conexão entre eles é simplesmente maravilhosa, visto que conseguiram uma escrita única. Além disso eles são Curitibanos!! Moram perto de mim! Socorro! Quero um autógrafo kkkk Isso me deixou ainda mais feliz por saber como a minha amada ficção brasileira vem crescendo! Que orgulho *-*

Também quero agradecer a queridíssima Manoela Alves do Grupo Editorial Record, por ter entrado em contato com o blog e dizer que fiquei muito feliz com a oportunidade, assim como pelos momentos incríveis que passei ao lado dos Senhores de Castelo! Afinal, Maré Vermelha é uma verdadeira lição de amizade, coragem, lealdade e superação. A história é de tirar o fôlego de qualquer viciado em livros!

Vivencie você também essa grande aventura e descubra o real significado da Maré Vermelha!!

site: http://albumdeleitura.blogspot.com.br/2015/01/eu-li-e-voce-17_5.html

Aleatorio 06/11/2020

Crônicas dos Senhores de Castelo: Maré vermelha - 3
A crônica continua me surpreendendo a cada página lida, porém estou perdendo um pouco do interesse.

Deborah 10/06/2015

Surpresa
Demorou um bom tempo até eu ter a oportunidade de ler a continuação do dois últimos livros da série, e a espera valeu a pena. Principalmente desse livro, que superou as minhas expectativas. Se tivesse que definir com uma palavra, seria evolução. Tanto dos autores, como da história que chegou ao seu clímax.
Destaco o foco de darem mais atenção a Thagir e mostrar um pouco mais da personalidade dele, e sua relação com sua família, reino e Kullat.
Kullat como sempre maravilhoso, cada livro ele evolui e mostra um pouco mais do seu poder, personalidade e humor.
A introdução de novos personagens favoreceu ainda a história, muito bem criados, destaco Nahra e Sumo, que se tornaram os meus preferidos da história.
Tive certa dificuldade de ler por casa das muitos lugares destacados na história, pelo fato de Laryssa e Azio, não estarem diretamente no fluxo dos lugares.
Mas a melhor parte e que pra mim foi a assinatura da evolução, foi o final onde pela primeira vez não acabou totalmente, como nos outros dois livros. Deixando uma agonizante sensação de "o que virá a seguir?", o livro leva o leitor a torce pelo lançamento rápido do quarto livro.
Como sempre o livro teve os seus ensinamentos e mostrou que todo mundo tem a sua Althama e passa por uma maré vermelha.

Lust 26/10/2021

? Maré
? O terceiro livro continua com um ritmo agradável, nos faz apreciar um pouco mais os personagens e até derramar talvez uma gota de lágrimas.. por um.

Tiago Kleparde 19/12/2023

Muita treta!
O livro tem bons personagem e é impossivel não se apegar a algum deles, senti que teve alguns nucleos que poderiam ser descartados mas me diverti bastante lendo o livro :D

Portal Caneca 10/11/2014

No terceiro livro da série Senhores de Castelo o leitor passa por uma montanha-russa de sentimentos e emoções. Para quem já está familiarizado com a narrativa de G. Brasman e G. Norris os autores da série não vai se decepcionar com o misto maravilhosamente dosado de humor, ação, suspense, mistério e drama.

Acompanho a dupla desde o livro #1 O poder verdadeiro e de imediato me apaixonei pelo Multiverso e tudo o que ele nos reserva. No tempo de espera e escrita do terceiro livro, a interação dos autores com leitores através das redes sociais foram decisivas para ambos os lados. Inclusive nomes de novos personagens surgiram dessas interações. Fica evidente também a evolução no modo de escrever da dupla curitibana que, sem dúvidas comprovaram que ainda tem muito a contribuir com a literatura fantástica nacional.

Neste novo capítulo temos Taghir, Kullat, Azio e Larrysa bem distantes um dos outros, ao menos a principio. E o livro começa num clima de mistério e suspense enlouquecedor. As primeiras páginas são para devorar mesmo, é impossível largar. Conforme pequenos fatos vão se desenrolando e constituindo um enredo maior conforme são combinados. Temos uma trama gigantesca e complexa, porém muito bem amarrada pelos autores.

Os Senhores de Castelo mais amados do multi/universo surgem em situações distintas. Thagir, que no final do livro #2 abre mão da Ordem, está num clima de equilíbrio vivendo em paz com sua família longe de toda e qual confusão que as terras além mar-boreal poderia trazer. Kullat, por sua vez, ainda ativo na Ordem, ajuda no treinamento de novos Guerrins enquanto cumpre missões em nome da Ordem. Azio, solitário viaja pelo Multiverso em busca de outros sobreviventes do planeta binário. Larrysa, ainda em treinamento busca seu título de senhora de castelo ao mesmo tempo em que sofre de amores por Kullat.

A história do livro em si, começa quando o Bobo e um Ladrão, seguem um misterioso homem que porta um bracelete com uma joia pertencente ao planeta de Thagir. Em meio a confusões e tentativas frustradas de se aproximarem do objeto, ambos acabam presos e com sérios problemas em um planeta bem longínquo, mas não sem antes conseguirem alertar Kullat, para quem tinham uma dívida a pagar. Ao receber o chamado dos amigos e analisar o tamanho da encrenca em que se meteram, Kullat se prepara para uma missão de resgate. Qual sua surpresa, porém ao descobrir que Kynis, o planeta onde estavam presos, estava a ponto de entrar em guerra. O conselho da Ordem entrega então a missão pacificadora à Kullat e Nahra, a Senhora de Castelo lupina com a qual o mago compartilha uma relação de amor e ódio.

Kullat é posto então de frente a um grande dilema: salvar os amigos ou cumprir a missão dada pela Ordem? Parece um bom momento para chamar os amigos de outrora, mas gostaria Thagir de ser chamado em meio a tão agradável momento de paz depois de tantos anos longe da família?

A partir da viagem somos apresentados a outros personagens igualmente apaixonantes e simpáticos: Sumo, um guerrin em treinamento e seu fiel animalzinho Slurg. Maré vermelha é uma verdadeira lição de amizade, lealdade e superação. As cenas são de tirar o folego (e sono) de qualquer um! A mencionada evolução dos autores mencionada acima fica evidente ao percebemos a evolução dos personagens ao longo do próprio livro e da série como um todo.

O livro, recheado de referências e homenagem ao mundo nerd é um prato cheio para amantes da ficção e fantasia. O já conhecido misto de tecnologia, magia e sobrenatural foi mais uma vez brilhantemente articulado pela dupla. Em momentos de grande emoção e expectativas, o fim do livro vai surpreender muitos leitores, e aguçar ainda mais a vontade de explorar ainda mais o Multiverso. A cada nova criatura com a qual encontramos ao longo da saga, meu carinho por esse novo universo se expande.
Descubra então o verdadeiro significado de Maré Vermelha e vivencia essa grande aventura dos Senhores de Castelo.

site: http://portalcaneca.com.br/

Anna 15/11/2014

Maré Vermelha
Se você é meu amigo (ou não, isso não é uma regra) e gosta de fantasia e claro, já me pediu indicação de algum livro para ler, com certeza já ouviu a frase: Leia Senhores de Castelo, o G. Brasman e o G. Norris são legais.

Eu gosto muito dessa série e não é apenas por conhecer os autores pessoalmente e me considerar amiga (sou dessas). Eu gosto da história pelo conteúdo, pelos crossovers e por tudo que ela tem para oferecer ao leitor. Eu já fiz uma resenha do primeiro e do segundo volume em meu canal do youtube, (clique aqui) e lá comentei que estava lendo o terceiro volume como beta reader. Essa foi uma experiência incrível.

Mas é claro, que depois de ser Beta Reader, eu precisava ler o volume pronto, completo e lançado!

Além de ser o maior volume até o momento, Crônicas de Senhores de Castelo – Maré Vermelha consegue trazer mais conteúdo, mais novidades, mais criatividade e mais momentos tensos que vão partir seu coração.

Os sentimentos são diversos durante a leitura, e é difícil descrever com uma palavra o que senti enquanto fazia a releitura dessa história. Provavelmente o que eu mais queria em alguns momentos era brigar com os dois autores por me deixar apegada a personagens que você sabe que não pode se apegar.

A história dá um grande passo aqui e mais uma vez temos muita ação, muitos acontecimentos, mas principalmente MUITO MAIS SENTIMENTO. Acho que o grande ponto de Maré Vermelha é o entrosamento entre os personagens, a evolução de cada uma e a profundidade com que foram trabalhados. E não estou falando mais só dos personagens principais, os coadjuvantes também ganham um brilho por aqui.

Maré Vermelha ganhou meu coração. E acho que exatamente por ter momentos onde eu torci o nariz e faria diferente, mas mesmo assim compreender o propósito dos dois autores, que ele ganhou meu coração. Ele consegue se rum livro que eu indicaria para vocês sem pensar duas vezes. Ele mostra de um jeito muito inteligente que você não precisa viver da referência para fazer um livro, você pode homenagear de forma sutil e deixar o leitor curioso com a referência.

Maré Vermelha, é meu livro preferido da série até o momento, mesmo com alguns momentos que não fluem tão bem durante a leitura, ele consegue ser um livro completo.

site: http://pausaparaumcafe.com.br/a-volta-cheia-de-acao-dos-castelares-em-seu-terceiro-volume/

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 26/11/2014

Um ótimo livro
Em "Maré Vermelha", o planeta Kynis (existem muitos planetas no Multiverso da saga) está prestes a entrar em guerra. A Ordem dos Senhores de Castelo, "formada por seres únicos, que usam seus dons, habilidades e artefatos de poder para incentivar a paz e a prosperidade pelos quatro quadrantes do Multiverso" deve intervir, na tentativa de evitar o conflito entre os kynianos do continente e os kynianos da ilha.

Kullat e sua nova parceira de missões, Nahra, ambos Senhores de Castelo, são designados para ir até Kynis, e levam junto o aprendiz e futuro Senhor de Castelo, Sumo. Kullat tem um motivo a mais para querer ir para Kynis: dois velhos conhecidos seus, o Ladrão e o Bobo (os nomes representam perfeitamente bem o que eles são) se meteram em encrenca e estão encarcerados na prisão da ilha. A dupla foi ameaçada de morte, e se Kullat não ajudar, pode ser o fim da linha para Ladrão e Bobo. Só que essa ameaça de morte parece ter, de certa forma, alguma ligação com um velho e temido feiticeiro: Volgo, um ser capaz de destruir o que estiver em seu caminho, atrapalhando-o a alcançar seus objetivos escusos.

"Volgo tossiu e arfou. Seu corpo esquelético tremia e seu manto vermelho estava coberto de areia.Se Willroch não o conhecesse, teria piedade daquela figura frágil, que parecia poder se quebrar apenas com o vento. Mas ele sabia que, por trás daquela aparência, existia um ser extremamente impiedoso, capaz de fazer qualquer coisa para atingir seus objetivos." (página 101)

Como escolher apenas uma é impossível, Kullat tem que tentar resolver as três missões: evitar a guerra, libertar Ladrão e Bobo e tentar descobrir qual é e evitar que Volgo concretize seu plano em Kynis. Para isso, toda ajuda será bem vinda! Seja de outros castelares (como Nahra, que é tão diferente dele), seja de seres muito estranhos de outros planetas, seja de velhos amigos (como Thagir, seu antigo parceiro de missões).

Eu ainda não li os dois primeiros livros da série (mas pesquisei um pouco sobre eles, quem me acompanha no blog sabe que já fiz isso outras vezes). Isso pode ter feito com que eu demorasse algumas páginas para sacar quem era quem na história, e eu estava pouco habituada ao que era o Multiverso e a Ordem dos Senhores de Castelo, mas de forma alguma atrapalhou a leitura. O que eu precisava saber (acontecimentos anteriores, definições de termos), foi inserido no decorrer da trama, em pequenas doses.

"Senhores de Castelo" é uma saga de aventura fantástica, e bota aventura e fantástica nisso! O terceiro livro (que é o que eu li, portanto, do qual posso falar com certeza) traz um toque de Steampunk, ao colocar diversas máquinas movidas a vapor na trama.

Gostei muito de ler "Maré Vermelha", é daqueles livros que você faz uma pausa na leitura mas continua pensando na história e nos personagens. Ele é dividido em capítulos curtos, o que me fazia pensar, "Ah, só mais um capítulo!". É uma delícia de se ler, a trama não é pesada nem leve demais, na medida para quem procura uma história para embarcar, para esquecer do mundo real e ir para o mundo da ficção. Tem quase 500 páginas, mas a leitura fluiu de tal forma que consegui terminar em bem menos tempo do que imaginava.

Não me apeguei muito a nenhum personagem em especial, talvez por não ter lido os livros anteriores, talvez por ter me apegado mais à história em si. Kullat é duro na queda, mais do que qualquer outro personagem que conheci até hoje! Vocês não tem noção do que os autores fazem com ele! Tenho que me segurar para contar nenhum spoiler. Nahra é uma pessoa tentando se ajustar numa sociedade com uma mentalidade diferente da dela, quase tendo que mutilar o seu "eu". Thagir é o meu pistoleiro preferido de todos os tempos, nunca pensei que pudesse gostar tanto assim de um pistoleiro. O Bobo é tão bobo, mas tão bobo que até eu perdi a paciência com ele; o Ladrão merecia ter alguns dos seus pecados perdoados por ter aturado-o por tanto tempo.

"(...) Até hoje eu não consigo entender como um pedaço de pano pode fazer tanta diferença para as pessoas. Lá no meu planeta, se alguém usa algum pano no corpo, é porque quer esconder alguma coisa." (Nahra, página 76)

O final deixou algumas coisas pendentes; na minha opinião, personagens como Azio (me pareceu meio desconectado da história do livro 3) e Laryssa (achei ela meio chatinha) mereciam um espaço maior nos últimos capítulos. Além de eu não ter gostado de como ficou o planeta Kynis. Acredito (e torço para) que no livro quatro esses pontos sejam retomados.

Creio ter sido o primeiro livro que li, escrito por mais de um autor, e em momento algum eu senti diferenças na narração que pudessem denunciar uma troca de escritor. Não sei como foi o processo de escrita, mas achei o trabalho dos Gustavos muito bom. Virei fã!

"(...) um dos meus poderes mais impressionantes é a capacidade de fechar a boca e abrir os ouvidos." (página 125, precisamos de mais pessoas com poderes assim!)

"- Nunca vou entender como esses imbecis acreditam nesse tipo de besteira.
- Nunca subestime o poder da fé - Volgo retrucou, com um leve sorriso. - É uma arma de força incomparável e de uma ferocidade sem limites!" (página 289)

Gostei da capa, a diagramação está perfeita: com a fonte, o espaçamento e as margens de bom tamanho, as folhas são amareladas e porosas. Tem algumas ilustrações bem bonitas no decorrer do livro, que está bem revisado.

Enfim, "Maré Vermelha" é um livro que eu gostei muito e que recomendo para leitores de todas as idades. Uma história cheia de aventuras, com algumas cenas que vão te fazer prender o fôlego e outras que vão te fazer rir bastante; além de uma pitadinha de romance. Recomendo também para leitores que querem começar a ler bons autores nacionais contemporâneos, desde que esse leitores tenham em mente que a obra em questão é ficção fantástica.

"- Deve ser a minha natureza selvagem - Thagir comentou, brincalhão.
- E... - Kullat riu, servindo-se de uma bela porção de salada. - O homem mora no mato, só pode ser selvagem mesmo.
- Lá vem você de novo com suas delicadezas - disse Thagir, sorridentes.
- Certas coisas nunca mudam - Kullat replicou, bonachão, dando de ombros e enchendo um copo de suco. Ele se aproximou de um prato fumegante e sentiu o aroma da refeição. - Hum... Que cheiro bom...
Thagir sorriu.
- É. Certas coisas realmente nunca mudam.
- Ele sempre foi assim? - Nahra perguntou, dirigindo-se a Thagir, enquanto se servia também.
- Assim com? Feio? - Thagir disse, espetando com o garfo uma espécie de cenoura arredondada cozida." (página 193)

site: http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2014/11/resenha-livro-mare-vermelha-g-brasman-g.html
Maria - Blog Pétalas de Liberdade 02/12/2014minha estante
Tem promoção valendo um exemplar do livro no blog Pétalas de Liberdade, participem: http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2014/12/promocao-concorra-ao-livro-mare-vermelha.html (só até dia 15/12).

Marie 20/12/2014

Tive medo de começar pelo 3 mas amei!
Amei a leitura, quem gosta de fantasia é um prato cheio!
Deixem comentário na resenha e aproveitem para concorrer a um exemplar do livro =D

site: http://livrosemserie.com.br/2014/12/16/resenha-e-promocao-mare-vermelha-de-g-brasman-e-g-norris/

Carlos Magno 16/02/2015

No mais tenso dos três volumes das Crônicas dos Senhores de Castelo, vemos a estória caminhar em passos largos para a guerra, principalmente no planeta Kynis. A dinâmica criada por Brasman e Norris nos outros dois livros não se perdem nesse, pelo contrário, ficam mais encorpada e profunda. Nossos quatro personagens centrais (Laryssa, Azio, Thagir e Kullat) estão pela primeira vez em lugares totalmente separados uns dos outros, um dos motivos que fez Maré Vermelha ser o maior volume (em páginas) da série até então, já que, com muito primor, os autores não deixam escapar nenhum detalhe do que os nossos principais personagens estão vivendo (ponto positivo).

Thagir não é mais um Senhor de Castelo. Depois de uma temporada conturbada, ele passou a repensar sua vida desde "Efeito Manticore", motivo que fez o pistoleiro desistir da ordem. Agora ele poderia enfim passar os dias com sua amada mulher e suas duas filhas.

Azio, o automato, está cada dia mais humanizado por assim dizer. Depois do efeito manticore em sua mente, agora está mais viva a determinação dele de encontrar outros da sua espécie, do extinto planeta Binal. Viajando em busca de pistas cada vez mais relevantes sobre seus entes, ele conseguiria alguma resposta concreta?

Kullat está treinando jovens guerrins para tornarem-se Senhores de Castelo. Com a saida de Thagir da ordem, ele passaria a ter uma nova Senhora de Castelo para ser sua parceira: a misteriosa e icônica Nahra. O guerrin de maior destaque é Sumo, um garoto audacioso e que se mostra bem encaminhado para se tornar Senhor de Castelo. Seu mascote Slurg, um minusculo bichinho que muda de cor de acordo com o humor do seu dono. Mais uma vez, os autores acertaram ao incrementar personagens novos ao livro, já que todos eles conseguiram marcar sua presença significativamente no livro.

De outro lado, Bobo e o Ladrão continuam a caça do bracelete perdido pertencente ao planeta de Thagir. Encontrar o bracelete era uma forma do Ladrão conseguir pagar sua divida de vida (até então desconhecida) à Kullat, que havia os enviado para essa missão, mesmo que o mais interessado no bracelete (o próprio Thagir) desconhecesse essa aventura. E que aventura. Logo que eles descobrem pistas do paradeiro do bracelete, suas vidas passam a estar por um fio. Seria o fim da dupla mais desastrada das CSC?

RESENHA COMPLETA EM:

site: http://cantinadolivro.blogspot.com.br/2015/02/resenha-cronicas-dos-senhores-de.html

Maycon 03/12/2021

Longo e decepcionante
O livro começa bem mostrando o que os personagens que acompanhamos nos outros dois livros estão, porém os novos personagens são bem desinteressantes e com pouco ou nenhum conteúdo, as relações entre os personagens são feitas e desfeitas de forma abrupta e sem contexto algum, é feito apenas para que a história siga em frente sem propósito. O vilão, antes ameaçador, se torna chato e cansativo de se acompanhar, e as tragédias que acontecem quase não tem peso ou são revertidas de forma covarde, não deixando nenhum impacto e nem dando tempo do leitor sentir alguma coisa, porque apesar de ser um livro muito longo, ele é corrido e apressado.