Pilares de Gaia

Pilares de Gaia Yasmin Alves

Resenhas - Os Pilares de Gaia

Laura SaintCroix 26/11/2014

Os dragões nas raízes do mundo!
Ainda que eu pareça algo como suspeita para falar, eu não sou uma vaca que lambe os filhotes até furar os olhos, o que quer dizer que eu não direi mentiras só para agradar.

A história se passa num período antigo de nosso mundo, Roma. Eu admito que jamais esperava que eu um dia leria uma história com dragões nesse período (geralmente isso é em outra região que acontece!), ou seja, é um ponto que eu achei inédito e super legal.
A nossa protagonista, a jovem Julieta, tem um passado interessante. Mas vamos por partes e algo mais profissional (ou que queira parecer profissional, haha): a construção dos personagens.
Todos os personagens têm nuances claras de personalidade, como se não precisassem de nomes para identificar, pois cada um fala a seu modo e se expressa. O pavio curto da Julieta é admirável, hahaha (nenhuma relação com a criatura da capa do livro, não...)
Os personagens secundários também são interessantes, mesmo que a autora não se estenda no parlar de cada um, eles têm seus quês que chamam a atenção do leitor.

A ambientação do livro é muito boa, eu gosto de coisas mais descritivas, o que nesse ponto não é tanto, ela não se estendeu em descrições amplas, mas disse o suficiente para você se situar e entender, o que é admirável, e pode agradar a quem goste desse tipo de leitura, e agradar, por que não?, àqueles que se detêm em descrições longas, pois está é uma leitura leve e as vezes até relaxante para a cabeça, apesar da trama. E que trama! Já emendando outro assunto, as bases do mundo foram muito bem criadas; uma mitologia incrível! Uma das partes que mais me chamou atenção. A forma das crenças dos povos é um ponto alto no livro.
A protagonista deste volume é a Julieta, porém, ao que tudo indica para o desfecho deste livro num segundo volume, outros aparecerão! E eu tenho certeza, aquela certeza redundante e absoluta, que essa leitura é incrivelmente válida, e não só deste livro, mas de toda a mitologia criada pela autora. [Tudo o que eu quero dizer é que tá mara, meu povo.]

Pontos negativos: eu entrei de cara no livro pensando que seria algo mais sombrio ou denso, mas encontrei uma história que pode ser lida até por pessoas mais jovens, justamente pela forma de escrita da autora (é algo delicado e afável), e eu gostei muito. Ou seja, não é um ponto negativo, mas um ponto de reviravolta.
Outro ponto que talvez queira fazer você dar uns tabefes em alguém é a forma às vezes até birrenta da Julieta. Ela é uma menina alegre, mas a autora retratou perfeitamente o período juvenil e explosivo de sua idade (mais a GRANDE ajuda que há na história para o seu humor quente, haha, mas nada direi, nada); ela é um pouco irritante as vezes, mas uma graça. [SPOILER] Mas ao fim, um dos personagens diz a ela tudo o que nós, leitores, quereríamos dizer, e isso alivia tudo, hahaha. [/SPOILER]

É um livro ótimo, ao mesmo tempo em que é suave, é algo que te marca pelos traços que a história tem. Não é previsível, usa das criaturas mágicas existentes de forma muito habilidosa e consegue dar um tom novo a algumas delas, de forma a não manchar e sim homenagear suas mitologias dentro universo do livro.

A fluidez da leitura é ótima e o final é muito curioso, do tipo de te deixar querendo comer o segundo livro (mesmo que a autora ainda esteja escrevendo! haha).

Leiam e estejam também Sob a Sombra do Dragão! (Eu tinha que soltar uma dessa, estava a morrer de vontade, hahaha)

site: http://lareinedesarts.blogs.sapo.pt/
Madame Min 27/11/2014minha estante
Laura, eu fico sem palavras para agradecer por você ter topado o desafio de revisar o primeiro livro. Sem contar toda a ajuda oferecida e as dicas sinceras. Se SSD tomou a forma atual, foi porque teve sua intervenção também. xD
Me senti um bezerro nessa resenha. HEAUEHAUEAHEU

Laura SaintCroix 27/11/2014minha estante
Yah, AHEUAHUAEUH faz "méé".
Que isso, foi um prazer ser a revisora.

Bell 26/01/2015

Fantasia com boas doses de Aventura.
Os Pilares de Gaia é o livro de estréia da autora Yasmin Alves, lançado pela Editora Multifoco. Recebi um convite da autora para ler a obra. Ao ler a sinopse, logo aceitei. Como todo bom fã de Literatura Fantástica, não dispensaria uma leitura que envolva Dragões, trolls e seres fantásticos. Para um livro de estréia, tenho que dar os parabéns a autora.

Julieta cresceu em uma família romana. Dotada de uma personalidade forte, está sempre se metendo em confusões. Ela é uma menina de espírito livre e não suporta ter que se esconder atrás das boas maneiras e uma personalidade dócil. Julieta é explosiva, impulsiva, brava e corajosa. Em alguns momentos Julieta dá nos nervos, consegue ser bem irritante, mas conforme as páginas passam vemos o quanto ela vai amadurecendo. E se há uma coisa que aprecio é acompanhar esse desenvolvimento de personagens.

O mundo de Julieta desmorona ao descobrir que boa parte da sua vida é uma mentira. Ela vai atrás de sua própria história em uma jornada para se redescobrir e entender o que aconteceu no passado. Entender as suas origens são as primeiras peças de um quebra cabeça que a ajudam a compreender o porque dela nunca ter se encaixado na sociedade romana. Mas nada é tão simples assim e ela se vê como peça central de uma rixa antiga entre os celtas e romanos.

Nossa protagonista sente o peso de carregar uma sina. Ela é uma dos quatro Herdeiros que tem dentro si um dos dragões elementais. A autora explora os conflitos internos da protagonista, entre salvar a si mesma ou pensar em todo um povo que a aguarda. Julieta tem como companhia seu irmão Júpiter e Chad, um gaulês designado para protegê-la. Esses três juntos vivem boas aventuras, inclusive uma das melhores cenas do livro envolvendo trolls e trasgos. rsrs

Chad é sempre ranzinza. Gosto do humor sarcástico dele e da forma como ele se desenvolve na trama. Ele precisa provar a todos e principalmente a si mesmo, que ele pode ser um herói, assim como seu pai. Jupiter por outro lado, só quer mostrar que pode ser útil nesta jornada.

Chega um momento, em que Julieta precisa aprender a se defender, e acompanhamos o treinamento dela. Conhecemos então, o lar dos elfos e a Serenneth que em muito me lembra Galadriel.

A narrativa é em terceira pessoa, simples e fluida. A autora não se atem a descrições muito longas e as páginas passam sem nenhum esforço. As cenas de ação são bem descritas, mais um ponto para autora. Apenas uma coisa me incomodou um pouco na narrativa, foi o fato de muitas vezes ela se referir aos personagens pela cor de cabelo deles, chega uma hora que isso fica um tanto confuso.

A influência da mitologia celta, foi outro ponto que me agradou. Com direito a uma breve aparição de Morrigan e Danu em uma pequena discussão.

Não espere tramas muito complexas e sim algo mais pessoal, se atendo mais aos conflitos internos de Julieta e os resultados de suas decisões. Não é apenas o futuro dela que esta em jogo e sim o de muitas outras pessoas. Uma criança forçada a amadurecer pelas circunstancias.

Os Pilares de Gaia é um livro que cumpre o que se propõe, uma boa historia de aventura. Este primeiro livro introduz a trama e deixa espaço para muito mais nos próximos livros. Pela deixa que ficou no último capitulo, é fácil deduzir que o próximo livro sera ainda mais intenso e com muito mais aventuras. Um livro leve e interessante.

Recomendo aos fãs de Aventura, Fantasia e YA.

site: http://contosdoguerreiro.blogspot.com.br/2015/01/resenha-os-pilares-de-gaia-yasmin-alves.html