Açúcar Amargo

Açúcar Amargo Luiz Puntel

Resenhas - Açúcar amargo

Paulo2093 01/04/2024

A doce e amarga vida de Marta

Um livro Infanto-Juvenil com um conteúdo adulto e sério e que infelizmente o problema acontece até os dias atuais, a difícil vida dos corredores de cana, chamados de: boia fria. E a bóia é fria mesmo, pois se levanta cedo, entro em um caminhão ou ônibus, geralmente em péssimos Estados e para ganharem um salário ou diária que mal dá para sua subsistência e de suas famílias. Hoje temos os maquinário que veio para o campo tirar milhares de empregos e gerando grandes lucros para a classe de empresários deste país, empresários estes que não sabem pegar em um facão, não acordam cedo para a labuta e não sabem a vida que leva um bóia fria.
O livro retrata a vida de Marta e sua família que são obrigados a fazerem parte do grande êxodo rural que existe neste país.Trabalhar e estudar não é fácil, ainda mais quando de trata de trabalhadores braçais, mas é essa a realidade em que vive, é nela que Marta vai perceber o sentido da luta social, o preconceito e o amor.
Um livro que nos emociona do começo ao fim. E com uma lição: a luta continua.

Samanta 27/01/2024

Superou minhas expectativas
Comecei a ler este livro por indicação de uma amiga, entretanto, não esperava nada de especial vindo dele. Me enganei: a história foi se abrindo de uma forma surpreendente. A forma como é escrita, me remeteu às novelas de época da Globo.
É fato que a história não se aprofunda em diversos aspectos, e algumas resoluções são fáceis e rasas (por isso dei 4 estrelas ao invés de 5). Entretanto, a história foi capaz de me cativar e me instigar a descobrir o desenrolar da trama.
Açúcar amargo conta sobre a dura realidade dos bóias-frias, do povo comum, pobre, da classe trabalhadora, que luta para garantir o pão de cada dia. Conta sobre as injustiças sofridas por estes, que foram constantemente explorados e privados de direitos, mas que também mostra-os tomando consciência da sua força e poder quando lutam juntos por dignidade.
O livro também nos traz questões de drama familiar, o processo de transição de menina para mulher, que a nossa querida protagonista (Marta) vive, e também uma pitada de romance.
Outro ponto bastante interessante, e que me surpreendeu bastante foi a discussão que o autor nos trouxe a respeito do machismo e da relação de poder entre homens e mulheres na sociedade, a desigualdade entre os gêneros no mercado de trabalho, e trazem uma reflexão sobre o papel que as mulheres desempenham na sociedade, além de terem que conciliar a rotina de trabalho com os afazeres domésticos.

Recomendo à todos!

Nati 16/01/2024

A primeira vez que li esse livro foi por volta dos meus 8, 9 anos. Não sei porquê minha mãe comentou com uma vizinha que eu gostava de ler. Era uma época difícil, livro era um luxo. Então ela me emprestou.

Assim como hoje, li todo em um par de horas. Fiquei pensando na história por dias. Eu nunca mais esqueci desse livro. Nunca me esqueci do título ou personagens. Depois de tantos anos, é verdade algumas partes da história fugiram da memória, porém o essencial ainda estava lá. Ler este livro, foi mais do que uma experiência de leitura, foi uma visita à minha infância.

A história de Marta é comovente. Logo nos apresenta um mundo desigual em que alguns podem estudar e outros não. A obra aborda diversos temas como a questão dos chamados "bóias-fria", as dificuldades da vida do agricultor, a luta pelos direitos mínimos, a desiguladade entre homens e mulheres, o machismo que limitava as mulheres às tarefas domésticas. Marta, porém, deseja um futuro melhor, dignidade e respeito.

O núcleo familiar da personagem é complexo e com diversas nuances. Temos o sofrimento da perda, do luto, do despejo. A dinâmica familiar é difícil, com diversos embates, remorsos, raiva, tristeza. O final é realista: A luta apenas começa. Ainda há muito a conquistar e as batalhas não serão fáceis.

A escrita do autor é muito simples, adequada para um livro infanto-juvenil. Este contato com uma realidade que por vezes parece tão distante para alguns jovens pode surpreender. Infelizmente ainda vivemos em um país em que o trabalhador rural pouco ou nada é reconhecido. Livros como esse são importantes para a formação de nossa juventude, para conhecer a realidade e as diversas histórias que existem pelo mundo. Não nego que este livro impactou sobremaneira na minha forma de ver o meu país, de compreender que o sofrimento do outro também nos afeta, que devemos ter empatia mas também lutar por uma vida mais digna. E isso significa muito.

Larissa 16/01/2024

Luta contra o machismo
Desde sempre amo a série vagalume, na minha época de escola minha carteirinha da biblioteca era CHEIA de livros da série. Encontrei vários deles na escola em que dou aula, estou relendo um por um, aos poucos lerei tudo novamente. Esse livro em específico ainda não tinha lido, e eu amei, ele me prendeu, me tirou da ressaca que eu havia entrado novamente e o mais importante, mostra uma luta, contra o machismo, mas não apenas contra isso, também uma busca por direitos trabalhistas, mas nada que seja maçante e cansativo, tem uma história por traz de tudo, um leve romance, é muito bom, vale a pena ler.

Nara.Carriel 27/12/2023

Que aventura meus amgs
Muito bom, amei demais, um dos meus favoritos DA VIDAA, uma aventura leve e rápida de ler, com ilustrações em preto e branco, além q tem um plot incrível

Madureader 21/12/2023

O meu favorito
Li essa obra prima praticamente obrigada pelo pai, mais valeu a pena cada segundo o começo do livro tem uma característica muito forte desse autor que é colocar muita informação, e esperar você organizar isso pode deixar a leitura um pouco maçante, mais se você tiver paciência você vai ter uma ótima leitura,uma que vai te surpreender e que vai te trazer questionamentos e que com certeza você vai poder usar em redações e trabalhos enfim eu realmente amo esse livro ele me marcou de uma forma muito positiva.

Silvia402 14/10/2023

Resenha - Açúcar amargo- Luiz Puntel
Eu adorei esse livro assim como todos os outros da série vaga-lume, que são histórias curtas e interessantes, são provas que a literatura brasileira tem um acervo de qualidade. Esse livro fala sobre Marta e sua família, e os dramas dos boias-frias, a vida de Marta muda com a mudança repentina da família, que tem que mudar seu modo de vida por conta da ascensão do plantio de cana de açúcar, seu pai e seu irmão tiveram que trabalhar como boias-frias, trabalhadores sem direitos e segurança, mas nessa nova cidade acontece uma tragédia na família e eles se veem obrigados a mudar novamente. Marta é uma ótima representante femina, busca uma vida melhor através dos estudos, querendo sempre provar ao pai que mulher tem sim muito valor e pode fazer o que quiser. Açúcar amargo porque o plantio é extração de cana de açúcar, era um trabalho pesado, os trabalhadores não tinham direitos e eram expostos à muitos perigos, o que amargurava suas vidas.

Clio0 29/09/2023

Do Trabalho e do Direito

É difícil dizer exatamente o quanto os jovens leitores da atualidade conseguiriam entender a realidade dessa obra de Luiz Puntel. O escritor, mais acostumado a contextualizar o quotidiano da década de oitenta, ainda tem um trabalho atual, porém sua escrita demanda, hoje em dia, de um saber específico que foi ainda mais marginalizado.

No mundo de hoje, quantas crianças sabem o que é um boia-fria? Tiveram suas casas sujas pelo picumã? Ou, em tempos de Jovem Aprendiz, entendem o valor e a dificuldade de estudar e trabalhar?

Açúcar Amargo retrata, através da jovem Marta, a luta por uma carteira assinada e pela brancura nos orçamentos feitos pelas usinas de cana-de-açúcar. É uma obra triste ainda que seja mais voltada para a informação.

Não sei se recomendo justamente por achar que qualquer um abaixo da idade de dezoito anos e/ou fora da região canavieira precisará, no mínimo, de um suplemento editorial.
Geovana 29/09/2023minha estante
Eu li esse livro quando tinha uns 12 anos e gostei muito. Foi um dos primeiros da série Vagalume que tive contato.

Humberto Junior 30/09/2023minha estante
Li esse livro na adolescência quando o termo "boia-fria" era mais corrente. Tenho pensado em trabalhar sua leitura com meus alunos de ensino médio (sou professor de Geografia), não só pelo tema, mas pelo estímulo à leitura e interpretação textual em si. Recentemente trabalhei o livro "Meninos Sem Pátria" do mesmo autor com resultados interessantes.

Clio0 01/10/2023minha estante
Acho que a discussão seria interessante, especialmente se os alunos tiverem uma base sobre os últimos anos de Legislação Trabalhista, como a MEI.

Humberto Junior 01/10/2023minha estante
Gostei da dica!

Glória Virgínia 27/09/2023

Açúcar amargo mesmo
Luiz Puntel eternizou a luta dos bóias-frias nessa obra tão bela e delicada sobre esses trabalhadores que tiveram sua luta esquecida por muitos e ele se compadece pelas mulheres que foram muito importante para a causa e que eram mais desprezadas que os homens naquela situação.
Me conpadeci por Marta e odiei seu pai me envolvi na história, isso faz um livro ser bom para mim.

Aline 12/09/2023

Açúcar Amargo
Uma obra realmente "atemporal", que relata de maneira ficcional a difícil realidade do trabalho "braçal", das injustiças e preconceitos, da desvalorização e falta de respeito ao próximo. É necessário coragem, bom senso e determinação, assim como união, respeito e humildade para ser possível o crescimento do indíviduo e do coletivo, e isso tudo não falta nesta obra singela, infanto juvenil e histórica na formação de muitos leitores, hoje já adultos. Afinal, Série Vagalume, formou e ainda forma, leitores e cidadãos com zelo, conhecimento, realidade e fantasia. Marta, personagem principal, é um exemplo de luta, perseverança, amor e respeito por aqueles com quem convive. "Açúcar amargo" assim como a vida é, ora doce ora amarga, ou seja opostos que fazem do viver um equílibrio para crescer a cada momento.

Badlagirl 12/09/2023

Trabalhar e estudar não é fácil. Principalmente quando se trata do difícil trabalho dos bóias-frias nas lavouras de cana. Mas é essa a realidade em que vivem, e é nela que Marta vai aprender o sentido da luta social e do amor.

Como enfrentar, porém, o autoritarismo de Pedro, seu pai, que não lhe dá o mínimo valor? E quem será o misterioso Mudinho que apareceu repentinamente entre os bóias-frias, quando eles resolveram reivindicar seus direitos?

Pelo ponto de vista de uma jovem decidida, você vai conhecer um pouco da vida dos trabalhadores sem-terra do interior paulista.

Tanise.Lima 31/08/2023

Foi uma leitura obrigatória na escola. Não estava dando muita coisa para ele, eu ainda não estava no mundo da leitura quando comecei a ler ele, mas eu amei esse livro.

Géssica 16/05/2023

Amargura do pior tipo
Leitura obrigatória.
Meu tempo de escola não foi mostrado livro tão importante, marta vive o amargo do êxodo rural, machismo em casa e a infelicidade de todo tipo dentro de casa.
Mas ela não perde a garra e tudo é feito com determinação

Manu 01/05/2023

Leitura escolar
Li por obrigção, mas acabei me apegando aos personagens, e amando o enredo. Super recomendo, para quem busca um livro com linguagem simples e bem curtinho.