Seleção Natural

Seleção Natural Toni Brandão

Resenhas - Seleção Natural

Clara Santos 26/03/2021

Eu esperava mais do livro,mais mesmo assim foi ótimo,estou super animada para saber oque vai acontecer o próximo livro.

Livros Encantos 23/03/2015

Seleção Natural - Top School - Livro 01

Capa - Linda com brilho muito bem feita

Ápice do Livro - Encontro de Malu e Alice

Momento Tenso - Quando Malu apronta uma de suas maldades

Diagramação - Está linda com detalhes , os capítulos horam bem distribuídos com detalhes em cada capítulo.

Um livro sobre jovens em busca de seus sonhos, e novas descobertas sobre si mesmo.

Top Scholl é uma escola que prepara jovens para serem grandes modelos e suas vagas são muito disputadas . E no final do curso tem um grande concurso que eles participam.
Nesse primeiro livro temos a seleção para as vagas , os inscritos irão se conhecendo no decorrer dos testes, feito por Antônia dona da Top School .

Nesse primeiro volume iremos conhecer um pouco mais a personalidade dos personagens, seus dilemas e sonhos .

Malu uma patricinha mimada , egocêntrica e arrogante que não mede esforços para conseguir o que quer.
Bem um skatista que sabe a beleza que tem e a usa para se estabilizar na vida.
Alice a mãe a pressiona para participar , quer ver seu sonho realizado através da filha,
Mia filha de uma ex modelo famosa , a mãe quer reviver seus tempos de glória fazendo de certa maneira presão em Mia.
Guel um garoto português que que toca som .
Ivan um personagem carismático e autêntico . ( adorei )

Os personagens vão interagindo em grupos, exceto Bem que é perseguido por Malu tentando a todo custo conquista-lo.

Bem também se encanta com a beleza de Mia e Alice.

Alguns personagens vão descobrir quais seus verdadeiros sonhos e faces de sua personalidade..

Em uma pequena confusão Antonia desconfia que Mia e Alice ,que não se simpatizaram logo a primeira vista , tem mais ligações que podemos ver . Fiquei bem curiosa com essas duas.

Teremos o resultado da seleção e uma grande surpresa nos aguarda .

Temas como bullyng, padrões de beleza e discriminação são discutidos no livro de uma forma leve , mas que nos leva a refletir .

Nossa vilã Malu me irritou com tanta prepotência e arrogância, no próximo livro irá começar as aulas na Top School termos muitas emoções com essa turma.

O autor tem uma escrita bem leve que envolve o leitor, principalmente os jovens, minha filha se encantou pela sinopse e capa do livro.

Citação de Antônia sobre a Top School
"O que se aprende na Top School
A acreditar em sonhos, a potencializa-los... e a encontrar a melhor maneira de torna-los realidade. Quem quiser brilhar no reino da Top terá que ralar."

site: http://www.livrosencantos.com/2015/03/selecao-natural-top-school-toni-brandao.html

Paula Juliana 25/03/2015

Resenha: Seleção Natural - Top School! Vol. 1 - Toni Brandão http://overdoselite.blogspot.com.br/2015/03/resenhaselecao-natural-top-school-vol-1.html

''Nem sei se eu acho isso uma ''sorte''. Estou falando sobre a minha saúde, a minha alegria, o amor que recebo da minha família, o respeito dos meus pais por eu ser do jeito que sou.''

Brilho! Glamour! Emoção!

Quem nunca sonhou com seus quinze minutinho de fama? Quem nunca sonhou com a carreira dos sonhos!? Flashes... passarelas... revistas... clipes... Fama! Dinheiro! Poder! Poder de querer ser o melhor! O mais descolado! O mais popular! O mais especial!
Mas por trás desse brilho todo... o que iremos encontrar? O que esses lindos jovens escondem? Seus medos? Suas frustrações? Suas histórias?

''Nem Mia sabe de onde está tirando essas estranhas frases que a ajudam a expressar com tanta clareza a confusão que está sentindo.''

O convite está feito! A passarela está com tapete vermelho! As luzes estão no máximo!
Os holofotes... O mundo gira e SE PREPAREM!
TOP SCHOOL abriu suas portas para a SELEÇÃO mais eletrizante da história da moda!

''O próximo entrevistado é Ben. Sorridente, seguro de si, andando com a leveza de um anjo que acaba de aterrissar, olhando para os lados com a cara de quem acaba de fazer alguma capetice.
- O que o Benjamin quer que eu saiba? ''

No livro Seleção Natural do autor nacional Toni Brandão, somos apresentados a um mundo amplo... lindo, forte e até vezes cruel!

Top School é uma escola de modelos... UMA não! Ela é A MELHOR escola de modelos dos últimos tempos, O LUGAR que saiu as últimas melhores e mais famosas tops do mundo! E ela abriu nova seleção! São 20 vagas! E milhares de candidatos!
Lindos e lindas jovens em busca de seus maiores sonhos!

Nessa história somos apresentados a muitos jovens, conhecemos um pouco de suas vidas, histórias e personalidades!
É intrigas, pegação, agitação tudo em um dia de testes!

''- Além de não caber nas mesmas roupas que a maioria das meninas que estão fazendo teste aqui hoje, eu não caibo direito em nenhum rótulo. Pelo menos não nos rótulos que conheço até agora.''

São tantos personagens que no começo da história corremos para acompanhar e conseguir saber quem é quem! Nas primeiras páginas já somos conquistados por alguns, por outros não... né Malu?!!! #TutuFOFU
Ficamos curiosos, o autor começa a jogar iscas para a história de uma e outra que talvez se interlacem! Mia e Alice, lindas, loiras, amadas por suas famílias, e um mistério! O que tem essas duas em comum além de suas roupas? Ben garoto descolado, popular e saidinho que faz sucesso com as mulheres... onde ele irá se meter? Cuidado com essa boca Ben!!!! Malu que falando em boca, a língua é tão grande que não cabe nela! É a nossa vilã? Será ela tão detestável como parece, ou Malu esconde algo em meio a figura confiante e arrogante? São tantos perfis... tanta gente boa, tantas realidades e desejos, culpas e desafios!

''Quando Malu diminui o ritmo da frase para concluí-la com as palavras ''pessoas'' e ''especiais'', é como se estivesse lançando uma ogiva nuclear.''

Top School é muito mais que um teste, é uma fabrica de sonhos. No começo achei que iria encontrar uma história dessas que são fofinhas, mas bobinhas e me surpreendi, apesar da linguagem jovem, dos tramas adolescentes, que são ótimos de se acompanhar! O livro é rico, ele vêm com questionamentos sobre vários temas que são presentes nesse período de formação de personalidade, essa etapa da nossa vida que passamos por tantas coisas e tantas situações que podem fugir do nosso controle!

''Há mais mistérios entre o Céu e a Terra do que pode supor nossa vã filosofia!''

Padrões de beleza, síndrome do pânico, preconceitos quanto a paralisia, peso, riqueza e podreza, família...Qual é o seu lugar no mundo? São temas que devem ser discutidos e lembrados principalmente nessa sociedade rotulada que vivemos!

''- Alguns especiais pela sua condição de locomoção, como eu... Outras especiais pela beleza, pelo carisma, pela atitude, pela maneira de ver e de estar no mundo... E acho que é exatamente aí que você vai se dar mal.''

Adorei esse primeiro livro! A linguagem é rápida e divertida, as situações e fatos são curiosos, os temas são bons, o livro é lindo, a capa samba na cara das inimigas de tão linda! O mesmo para as páginas e a diagramação! Fofura na purpurina! #Curti
E amei os personagens, é uma juvenil que pode ser lido por todos sem medo! Muito legal!

''- Você não sabe, eu não sei... Mas nós já saberemos! Vem comigo. Temos que descobrir o que há de errado do reino da Top School!''

- O que a Paula Juliana quer que eu saiba?
Ela quer que vocês saibam que Top School é uma dica divertida, reflexiva, que como muitas pessoas, jovens ou não, tem muito o que mostrar! Quer provar seu valor, quer um espaço nesse mundo e quer fazer a diferença! Se divirtam e brilhem!

''Fingir que cabem nesse padrão ideal que inventaram para eles talvez seja a maneira que encontraram para esconder de si mesmos quem de fato eles são.''

Paula Juliana

site: http://overdoselite.blogspot.com.br/

Lira Escarlate 31/03/2015

Moda e Literatura para os jovens.
O livro da vez é um que recebi da parceria com a Companhia Editora Nacional. Fiquei muito feliz que essa parceria tenha começando tão bem, pois no pacote estavam dois livros de um autor nacional, Toni Brandão. Munida de "Top School 1 – Seleção Natural" e "Top School 2 – Beleza Roubada", o que mais poderia fazer se não cair na leitura?! Aviso logo que me surpreendi, pois esperava algo mais fútil, pois a história se passa durante a seleção para entrar na badalada escola de modelos.
Seguindo o costume, quero falar primeiro da edição. Assim, dou os parabéns à Editora Nacional pela maravilhosa capa, muito colorida e com um trabalho de textura que imita jeans, faz você querer ficar alisando o livro! Também temos uso de gliter no título e temos ilustrações de marca d’água em todas as páginas, que são no tom de rosa; sei, parece muito patricinha, mas o livro é para adolescentes e posso dizer que tudo isso combina com a pegada de moda.
Queria comentar logo sobre o enredo, mas acredito que devo falar um pouco do autor. Toni Brandão é conhecido como um autor multimídia, com projetos de êxito na literatura, teatro, televisão, cinema e internet. Sendo na literatura para pré-adolescentes e jovens que ele se destaca, com obras como "Cuidado: Garoto Apaixonado" e "O Garoto Verde".
Top School 1 – Seleção Natural é mais um livro de sucesso de Toni, pois contamos com uma leitura leve e fácil (eu o li em uma tarde, tinha que descobrir os 20 selecionados!). Isso mesmo, a história se passa em apenas um dia, onde temos a seleção anual para alunos da "Top School", a maior escola de modelos do mundo, que (claro!) fica situada no Brasil e a dona é Antonieta, uma super modelo, também responsável pelas entrevistas da etapa de seleção.
No começo do livro somos apresentados a vários personagens; admito que pode ser um pouco confuso, principalmente quando se faz o ping-pong para mostrar como a Mia e a Alicie são parecidas no seu comportamento. Ao longo da narrativa as coisas vão ficando mais fáceis, pois cada capítulo é narrado do ponto de vista de um personagem, e logo percebemos quem é que está na vez. Exemplo é o da Malu, que quando esta narrando sempre temos a presença dos tweets (sim, tweets do twitter, com hashtags e tudo mais!) que ela vive postando.
O engraçado é que não temos nenhum romance em toda história, apesar do Ben (personagem super gatinho) sempre querer pegar alguma das garotas. O foco do enredo é realmente o desejo dos adolescentes de entrarem para o mundo artístico, pois vemos personagens que não desejam ser só modelos, e a escola abre portas para todos os seguimentos. A maioria da narrativa acontece nos corredores da instituição, enquanto os mais de mil inscritos esperam para realizarem as etapas do teste.
A leitura é realmente muito divertida. Apesar de não ser uma temática que escolheria de cara, admito que gostei e que dei boas risadas com as confusões feitas pelos candidatos. Ao longo do livro, me pequei pensando que seria muito interessante se o formato da história fosse um filme ou uma série de tv... Quem sabe não fazem a adaptação?! Ainda não li "Top School 2 – Beleza Roubada", mas pretendo tirar um dia logo logo, para descobrir o que aconteceu com os nosso 20 selecionados, além de estar suspeitando que a Antonieta tem algum segredo para ser descoberto. Fica a dica de mais uma boa leitura, e por favor, não pensem que Top School é livro para meninas, pois não é! Vale a pena dar uma olhada nele.

site: http://www.domaingeek.com.br/moda-e-literatura-para-os-jovens/

Fernanda 07/04/2015

Resenha: Seleção natural
CONFIRA A RESENHA NO BLOG:

site: http://www.segredosemlivros.com/2015/04/resenha-selecao-natural-toni-brandao.html

Leila 07/04/2015

Garotas e Garotos
Seleção Natural é o primeiro livro da série Top School!. Considero a série uma ótima sugestão para presentear pré-adolescentes e adolescentes sonhadoras. A série fala de tudo o que uma adolescente adora: moda, top models, paqueras, amizades e garotos e garotas em busca de seus sonhos.

A narrativa é dinâmica, descolada, divertida, repleta de gírias, enfim: é uma linguagem para adolescentes. A capa é linda, alegre, com detalhes em alto relevo e brilho. As páginas são coloridas e cheias de figurinhas. A diagramação é perfeita e agradável de ler.

O livro começa apresentando cada personagem, são vários adolescentes. Todos estão se preparando para participar de uma seleção para entrar na Top School!, uma escola que prepara modelos.

No início, ficamos um pouco confusos com tantos personagens, mas logo nos familiarizamos com todos. Cada um tem suas características próprias, que os tornam únicos. E são muito diferentes mesmo! No dia da seleção, todos se encontram e vão construindo amizades, inimizades e paqueras.

A mensagem que o livro transmite é muito bonita, principalmente para a garotada. Mostra que não adianta somente a beleza exterior. O ser humano é muito mais do que isso, há outros aspectos importantes, como o caráter. Também mostra as diferenças e ensina a respeitá-las.

Um certo mistério ronda a vida de alguns candidatos. Também há alguns acontecimentos meio sobrenaturais, o que aumenta o suspense. Seleção Natural termina com a lista dos candidatos selecionados e mantém alguns mistérios. Fica a pergunta para o próximo livro: “O que será que vem por aí?”

Resenha publicada no blog Meus Livros e Sonhos

site: www.meuslivrosesonhos.blogspot.com.br

Lea 07/04/2015

Top School!

Resenha publicada no blog Meus Livros e Sonhos

site: www.meuslivrosesonhos.blogspot.com.br

Liachristo 12/04/2015

Seleção Natural - Top School #1 - Toni Brandão - Companhia Editora Nacional
Seleção Natural é o primeiro livro que leio e resenho da Companhia Editora Nacional e do escritor Toni Brandão, desde que o blog se tornou parceiro da editora. A princípio achei que não fosse curtir muito a leitura, já que o livro é claramente voltado para a turma adolescente e pré-adolescente, mas para a minha surpresa acabei gostando e me divertindo com a leitura.

O livro narra as aventuras e desventuras de uma galera adolescente, descolada e que está sempre em busca de novidades. A parte central da história é uma super escola para modelos, e já dá para imaginar o clima de competição que acontece ali.

Apesar de ter muitos personagens e isso ter me deixado meio perdida no começo, aos poucos fui me familiarizando com eles, e depois já os identificava sem problemas. Cada um tem suas peculiaridades próprias e seus maneirismos.
A história é leve, flui fácil, e o autor usa uma linguagem bem própria desta fase.

O livro também nos mostra temas sérios como a competição desleal, fofocas, intrigas e até algumas maldades em prol de se dar bem. O autor faz com que o leitor reflita se somente a beleza exterior é capaz de trazer felicidades. E até que ponto podemos viver somente baseados nisso.

Também temos algumas surpresas, reviravoltas, e até mesmo um certo clima de mistério e sobrenatural envolvendo alguns alunos. Ao final me peguei gostando e querendo mais...

A publicação é uma delícia à parte. A capa é muito fofa, com letras coloridas e brilhosas, as páginas são rosas e as fontes escolhidas são perfeitas para proporcionar uma ótima leitura. Parabéns a editora pela bela e fofa publicação.

O segundo livro Beleza Roubada já está em mãos, e até o final da semana estarei engrenando na leitura e logo trago a resenha para vocês. Esta é uma série que tem tudo pra virar febre entre os adolescentes, e fazer muitos deles se identificarem com os personagens e situações. Recomendo.
Bjus doces.

site: http://www.docesletras.com.br

Rafaela 21/04/2015

Seleção Natural é o primeiro volume da trilogia juvenil Top School!, que trará à tona a vida dos alunos da escola de modelos mais badalada do Brasil.

Nesse primeiro volume vamos acompanhar a seleção dos novos alunos que terão a chance de entrar para a Top School!. Nesse ano são mais de dois mil inscritos para 20 vagas, dez meninos e dez meninas. Todo ano, dentre os alunos que frequentam a escola de modelos, é escolhido um casal para participar do concurso 'Fierce Beauty' em Nova York, a fim de representar o país. Através dessa competição os jovens conseguem um nível de destaque, podendo estourar e iniciar sua carreira na moda mundial. E quem nunca quis ser famoso e ganhar muito dinheiro? Este é o sonho que todos esses jovens perseguem através de uma vaga na tão concorrida Top School!.

O livro é narrado pela dona da escola, a ex-modelo Antônia, e a alguns jovens que concorrem as vagas, conhecendo assim suas personalidades. Como a maioria desses protagonistas conseguirá ser aprovado na seleção, teremos um maior aprofundamento da vida pessoal de cada um no segundo volume.

Dentre os garotos mais bonitos na concorrência temos Ben e Guel. Ben é o típico garoto boa pinta, rico e que acredita que sua beleza conquista a todos. Valendo-se disso, ele conquista e fica dividido entre Alice, Mia e Malu.

Malu é a típica patricinha da história, aquele tipo de personagem que o leitor não consegue gostar. Seus pais pagam uma equipe de assessoria para a garota, com um motorista, Mac-Kabelereiro e camareira. Apesar de tudo, Malu tem vergonha e recusa-se a sair com os pais porque eles são obesos. Além de toda essa crueldade familiar, a garota fará de tudo para conquistar os garotos mais lindos e acabar com as oponentes.

A grande confusão e mistério da história gira em torno de Alice e Mia, as lindas garotas loiras. Ao chegarem para os testes e verem uma a outra (vestidas da mesma maneira), o sentimento de aversão é instantâneo, e a partir desse momento sua vidas mudarão para sempre.

''(…)
Tem alguma coisa muito estranha com
aquela garota em frente a Mia...

...bem mais estranha do que ela estar
vestida igual a Alice.

Alguma coisa perigosa e que faz Mia
arregalar os olhos azuis...

… para, quem sabe, com o seu belo par
de olhos verdes, Alice tentar decifrar
o que não está conseguindo desvendar
com seu entendimento.

Mia começa a tremer.

Alice começa a transpirar.

Mia só sabe que aquele encontro está
mudando irremediavelmente tudo
dentro dela...

… e que, depois desse encontro, será
impossível para Alice continuar sendo
a mesma.''
Pág. 56, 57

O livro me surpreendeu muito positivamente. Acreditava ser mais uma daquelas histórias juvenis onde vemos garotos e garotas competindo pela fama e disputando o melhor par romântico. Toni Brandão conseguiu criar um livro que, apesar desses elementos, consegue fugir do habitual, acrescentando uma pitada de mistério na obra, com as coisas estranhas que vem acontecendo com as duas garotas.

Um fator que me cativou foi a capacidade do autor conseguir escrever um livro que se passe apenas em um dia, durante os testes da Top School!. Por mais que você pense que nada de grandioso possa acontecer, surgem diversas intrigas e cada personagem passa por algum momento de aflição, agregando um pouco de drama a obra.

Apesar de o final do livro ter aquela pitada de previsibilidade, o autor conseguiu colocar mais emoção não acabando totalmente com a disputa das vagas. Assim como os diversos mistérios e conflitos que nos foram apresentados durante o livro, que acabaram ficando sem explicação.

Com uma escrita leve e fluída, somos guiados pela história através de diversas narrativas, o que não torna a leitura cansativa, e sim uma boa e prazerosa diversão.

A edição do livro é maravilhosa, tendo na capa uma textura de jeans e glitter. As páginas são em um tom de vermelho com grandes estrelas no fundo. Tem-se diversos desenhos relacionados a história no decorrer das páginas e na folha de guarda e aba. A Companhia Editora Nacional fez um trabalho incrível com a diagramação da trilogia, edição que vale a pena ter na estante.

A trilogia Top School! tem tudo para virar febre entre os adolescentes, pois Seleção Natural foi uma ótima introdução a história com diversos mistérios que prendem o leitor. Agora, a única maneira para desvendar o que está acontecendo é ler o segundo volume, Beleza Roubada, que irá atiçar ainda mais sua curiosidade.

site: http://eterna-leitora.blogspot.com.br/2015/04/resenha-selecao-natural-toni-brandao.html

Fabi Brandes 10/05/2015

Top School 1
Olá leitores desse meu Brasil, como andam as leituras?
Hoje eu vim falar de uma leitura bem diferente no meu hall: Top School 1, seleção natural. Trata-se de um livro de literatura nacional, do aclamado Toni Brandão, um cara com diversos projetos cheios de sucessos, inclusive na TV.

Por que é diferente do que costumo ler? Por que simplesmente é uma leitura completamente voltada para o público teen ou pre-teen. O livro tem como premissa uma escola que está fazendo a seleção para o início do ano, porém, é uma escola bem diferente, já que ali, só entram candidatos a futuros modelos fotográficos ou de passarela, porém, a concorrência é muito acirrada. Imaginem que há milhares de inscrições e apenas algumas vagas.

E é nesse cenário que viemos conhecer os diversos personagens que o autor nos apresenta: Malu, Ben, Mia, Alive, Ivan, Gadra, entre muitos outros que nem cabe citar. O livro inteirinho se passa em apenas um dia, ou seja, o dia de testes para a entrada na Top School, porém, até que ponto essa galerinha é capaz e chegar para poder conquistar o tão sonhado lugar ao sol?

Malu é uma vilã de primeira a qual eu fiquei com muito nojo. Se essa era a intenção do autor, parabéns, ele conseguiu. Além de ela ser asquerosa, ela tuíta tudo o que pensa e não mede palavras. Até sobre Antônia, a dona da escola, Malu é capaz de passar. Porém, o livro trata bastante sobre os conflitos adolescentes, as emoções dos desejos à flor da pele e essa fase que pode ser tanto maravilhosa, quanto horrível.

Trata também bastante das diferenças sociais, tanto econômicas quanto raciais, entre tantos outros assuntos que eu não posso falar aqui. Acho que é um ecxelente livro pra galerinha a partir de 11 anos, perfeito pra quem está iniciando o hábito da leitura, já que os personagens são bem construídos, os diálogos são constantes, tornando a leitura fluida.

A editora ( que é nossa parceira) também está de parabéns quanto à diagramação, que é super fofa e chama a atenção de quem lê, principalmente para a idade a qual o livro de destina.

Por hoje é isso pessoal! Abraços!

site: www.amoreselivros.com.br

Julia G 11/05/2015

Seleção Natural
Antes de receber Top School 1 e 2 em parceria com a Companhia Editora Nacional, tinha visto os livros poucas vezes em blogs amigos. Eu não fazia ideia do que esperar, só sabia se tratar de um infanto-juvenil, mas as cores vivas da capa e as páginas de diagramação discreta, mas descolada, despertaram minha admiração pelo trabalho desenvolvido nessa obra.

Seleção Natural, primeiro livro da série Top School!, de Toni Brandão, conta o desenrolar do dia de testes e seleção para definir quem vai entrar na escola de modelos bem sucedida de Antônia. Milhares de adolescentes se candidataram às vagas, e o leitor acompanha os acontecimentos e emoções que surpreendem alguns deles durante a seleção.

"[...] não ser aprovado não significa nada além de 'não ser aprovado'. Claro que é chato, frustrante, mas isso não quer dizer que vocês não são bonitos ou não têm talento. Enfim, na vida, todos sabemos que existe uma teoria chamada seleção natural, que rege o movimento do mundo e impulsiona as nossas histórias para onde elas têm que ir."

Ben, Mia, Malu, Alice, Indira, Guel, Ivan e alguns outros são apresentados em 3ª pessoa na obra, e acompanhamos a todos enquanto passam pelas entrevistas, pelos testes de foto e vídeo, e pelas "aventuras" enquanto aguardam sua vez. São tantos personagens com características tão específicas que, no início, é difícil lembrar. Porém, cada um vai tomando sua forma, deixando sua marca, e com o passar das páginas todos se tornam conhecidos, com histórias individuais deliciosas de acompanhar.

Toni Brandão usa uma linguagem toda sua para contar a história, com frases curtas que mais sugerem algumas ideias do que efetivamente as dizem. No início achei que essa amarração atrapalharia a leitura, por torná-la superficial e sem polidez, mas depois que se acostuma, percebe-se o tom de ironia e humor que envolvem por completo, e talvez a própria linguagem se torne o ponto principal do livro.

Eu achei que seria uma leitura bobinha que me tiraria a paciência, pelo tema tratar de beleza e mundo da moda - que na maioria dos casos é retratado com personagens superficiais e mesquinhos. Porém, me surpreendi, porque ainda que se trate de um infanto-juvenil com esse pano de fundo, existem algumas coisas mais profundas em tela, como as relações entre adolescentes e com suas famílias.

Não dá para esperar do livro um papo cabeça e grandes mensagens para a vida, é claro, mas é uma leitura rápida e divertida, com mistérios que não fazem qualquer sentido, mas que prendem a atenção mesmo assim. Há vários pontos soltos para o próximo volume, que eu logo pretendo ler.

site: http://conjuntodaobra.blogspot.com.br/2015/04/top-school-selecao-natural-toni-brandao.html

Clã 19/06/2015

Clã dos Livros - Seleção Natural
No livro ‘Top School- 1 Seleção Natural’, o autor brasileiro Toni Brandão traz a história de jovens bonitos e talentosos que querem entrar no concorridíssimo mundo da moda.

Neste livro vemos mais do que as belezas e futilidades esperadas em um livro que conta a história de uma escola de moda. Vemos conflitos adolescentes e reflexões sobre questões importantes como diferenças sociais, padrões de beleza, preconceito, entre outros.

A Top School, da poderosa Antônia, é o local certo para aprender e conquistar um espaço no mercado. Todos os participantes passam por uma série de testes para concorrer às 20 vagas, sendo 10 para os meninos e 10 para as meninas.

Em seleção Natural conheceremos muitos jovens, com suas histórias, aflições e sonhos.

Eles vêm de todos os cantos. Com suas fichas de inscrição, aguardam o momento de contar para Antônia o que vieram fazer na Top School.

A ambiciosa Malu não mede esforços para entrar e atrair a atenção do jovem mais bonito e misterioso Ben.

O português e gato Guel faz amizade com Jako e fica interessado na irmã dele Klau, que na última hora, resolve participar do concurso, mesmo se sentindo fora dos padrões exigidos. Klau vai mostrar que a personalidade pode ser um fator importante para entrar na escola, como também é o caso da cadeirante Ingrid.

Uma indiana Gadra, ou melhor, Indira, passa por uma situação complicada para que a irmã não perca a vaga.

Ian e Olívia, amigos de Malu, não perdem uma fofoca e estão sempre atentos aos acontecimentos. Rubão, um concorrente cheio de músculos, não vai com a cara de Ian e muitas confusões entre eles acontecem.

A antenada Malu mantém sua rede social e vai informando aos seguidores todas as novidades. Muitas hashtags para explicar tudo que está sentindo.

Antônia pergunta para seus candidatos:
‘Então, o que eu devo saber sobre você?’

Cada um apresenta suas qualidades e faz testes de vídeo e câmera. A mistura de raças e classes sociais dos candidatos, faz Antônia perceber que está cada vez mais difícil escolher e selecionar jovens para as poucas vagas.

Mia é filha de uma ex-modelo famosa e pretende seguir pelo mesmo caminho. Ao chegar na escola, repara que seu visual é o mesmo que de Alice. Mal sabem elas que estavam namorando o mesmo garoto, Richard! E ainda por cima se envolvem com o mesmo menino durante o concurso: Ben.

As jovens Alice e Mia vão descobrir que tem muito mais coincidências nas suas vidas do que apenas um visual igual.

-O que a Ingrid quer que eu saiba?
-Que vim aqui para aprender a brilhar com mais intensidade. E eu espero não ser a última garota cadeirante a passar pelos testes para fazer parte da Top School!
Então, o que Antônia precisa saber sobre você?

A história ainda conta com mais personagens, hormônios e confusão. ;)
O livro é dinâmico, divertido e descreve fisicamente todas as personagens e o ambiente da escola.
A diagramação é linda, com páginas coloridas e pequenas ilustrações que representam de alguma forma as situações apresentadas.

O livro 2, Beleza Roubada já foi publicado e o livro 3 chega às livrarias em breve.

site: http://cladoslivros.blogspot.com.br/2015/05/resenha-selecao-natural-livro-1-da.html

Cássia | @procureiemsonhos 04/08/2015

Resenha feita no blog Procurei em Sonhos
Seleção Natural é o primeiro livro da série Top School, escrita por Toni Brandão e publicada pela Companhia Editora Nacional. Tive o prazer de conhecer essa obra através do blog Dropando Ideias e rolou uma super identificação, já que eu gosto bastante desse tipo de leitura para relaxar e me descontrair.

Como a maioria dos livros que dão inicio a alguma série/trilogia, durante a leitura dessa obra somos apresentados aos personagens, conhecemos seus dilemas, sonhos e objetivos. Tudo de uma forma leve e natural... São muitos os envolvidos na narrativa, então o autor fez uma espécie de vai e vem de informações. No começo fiquei um pouco perdida (sério, eu sempre tenho dificuldades no início de livros assim), mas aos poucos peguei o ritmo da leitura e pude me divertir bastante!

A trama gira em torno de uma seleção que está acontecendo em uma escola para modelos aqui no nosso Brasil. A escola é super reconhecida, então todos os participantes sonham em fazer parte do grupo dos novos alunos. Mas é claro que alguns se destacam mais do que os outros e o autor soube inserir vários dilemas, romances e intrigas em meio à narrativa. Por conta disso, o livro me lembrou bastante os filmes que assistia no Disney Channel/Sessão da tarde quando era menor, e nem preciso que essa característica fez com que a obra ganhasse mais pontinhos no meu coração...

Gostei bastante da obra como um todo. Pude sentir que a narrativa amadurecia durante os capítulos, que o autor fazia brincadeiras, que ele se dedicou ao máximo para construir uma história divertida, carismática e, ao mesmo tempo, que nos fizesse refletir sobre alguns pontos (por exemplo, uma das candidatas era cadeirante). Além disso, ele também soube brincar com as particularidades de cada etapa do processo de seleção, o que fez com que a trama ficasse mais natural.

A diagramação da obra é algo completamente espetacular e particular. Todas as páginas do livro possuem uma tonalidade rosa, além de estrelas, efeitos de mensagens de textos, elementos envolvidos nos acontecimentos de cada capítulo... Deu para perceber que a editora caprichou bastante (e eu adorei!).

Toni passou a mensagem de que somos capazes de realizar nossos sonhos, mas que, infelizmente, ainda existe muita gente que passa por cima de tudo e de todos para se sentir superior. Essa foi a característica que mais me encantou na obra, principalmente por se tratar de um livro mais infanto-juvenil com uma proposta tão diferente. Se você está em busca de uma leitura rápida, mas muito proveitosa, indico a leitura dessa obra!

site: http://www.procurei-em-sonhos.com/2015/05/resenha-top-school-1-selecao-natural.html