A Grande Arte de Ser Feliz

A Grande Arte de Ser Feliz Rubem Alves

Resenhas - A grande arte de ser feliz

Deise.Maria 23/12/2023

A felicidade acontece em raros momentos de distração ..
Bem ao estilo de metaforas com reflexões profundas ,Rubens traz nesse livro uma seleção de cronicas onde ele aborda vários temas divididos em 3 partes : Coisas que dão alegria; Coisas do Amor e Coisas da alma.Onde ele nos faz um convite de brincarmos com o que ele escreve ,ou seja assumirmos o lugar de uma criança, abdicar um pouco de nosso corpo de adulto e vestimos a alma inocente de uma criança. Estamos perdendo a forma simples de ver as coisas sabe ,achando que felicidade está nas coisas grandiosas e na verdade ela está como descreve Guimarães Rosa, " nos momentos raros " e o que são esses momentos raros? A criança interior que mora em vc sabe encontrar a resposta.
Esse livro não é sobre autoajuda a encontrar a felicidade, ele não contém receitas ou métodos, mas possui metaforas que te leva a refletir profundamente e de certa forma brincando a entender situações simples da vida .O Rubens cita muito a obra do Guimarães e seu personagem Riboaldo,como tanbem sempre Alberto Caeiro, suas referências de inspiração literário que reflete muito sobre a vida.Eu admiro a forma como Rubens fala de Deus fora do contexto religioso sabe,o conceito dele de um Deus que não criou o inferno para punir as pessoas .Ele não consegue ver Deus dessa forma assim como eu tb nao ,o conceito dele sobre as religiões se acharem possuidoras da verdade por ter uma interpretação da Bíblia, opiniões que levam muitos leitores a acharem que o Rubens é um herege.Eu acredito que pra ler uma obra dele tem que ter uma mente aberta sabe ,minhas convicções espirituais se assemelham de certa forma as dele .
Acho também que as obras dele tem muitas críticas sociais de suma importância visto que ele é professor da Unicamp e traz consigo ideologias que podem parecer louca mas tem um Q de razão.

Andrea.Rodrigues 03/12/2023

Sentido da vida? O sentido da vida é simplesmente viver. Viver por viver! As crianças sabem disso. Viver por viver é saber que a vida é curta, que o momento está cheio de possibilidades de beleza e amor, que ele nunca mais se repetirá, e que a única coisa que podemos fazer é agarrá-lo e bebê-lo como se fosse o último.

Mateus 29/10/2023

A arte de ser feliz
Sinceramente, esse livro é tão bonito que nenhuma palavra consegue expressar o que ele é, sinto que no futuro irei lembrar das palavras e ensinamentos contidos nessas páginas. E aquele tipo de livro que quando você termina, ele continua.

O autor é um psicanalista, filósofo e poeta, parece que a sabedoria corre pelas palavras enquanto aproveito o banquete de informações.

Gabi 01/03/2023

A grande arte de ser feliz
Em algumas crônicas escolhidas, o autor fala sobre temas variados que interessam a todos nós: amor, família, medo, perda, alegrias? são valiosos os ensinamentos que ele, com poucas palavras, consegue nos passar. Conheci esse livro através de uma professora da faculdade, que, no primeiro dia de aula do semestre, leu para a turma o texto ?O que é uma pessoa feliz?? presente nesse livro. Me interessei demais e ainda bem que fui atrás de ler. Com certeza irei reler muitas vezes ainda, especialmente os textos ?A difícil arte de ser feliz?, ?amar sem esperar retribuição? e ?esforce-se por ser feliz?. É um livro que merece ser lido com um marcador do lado, pra grifar e eternizar as frases marcantes que tem. Virou livro de cabeceira!

Sâm 16/01/2023

Sobre coisas; do amor, da alma e as que dão alegria
Com certeza, esse virou um dos meus livros preferidos do Rubem e da minha vida mesmo. Tudo tão bem escrito, cheio de metáforas, analogias, de uma sabedoria ímpar, que me tirou da zona de conforto dos meus pensamentos e me fez repensar o que eu achava que sabia e construir outras percepções a cerca das "coisas" que são pautadas no livro.
Os capítulos que mais gostei, foram "PASTOREIO" e "O LUGAR ONDE DEUS NASCE" me atravessaram de um jeito que fica até difícil detalhar, mas vou colocar alguns trechos aqui abaixo:

"O Rio do Tempo faz todas as coisas desaparecerem. Por isso nada é importante. Nossas ansiedades estão destinadas ao Rio. "

"Tudo o que a gente ama vai escorrer pelo buraco do bolso."

"Pois eu lhe garanto que não existe visão de outro mundo que se compare, em beleza, a asa de uma borboleta.?

Apenas leiam!

Felipe863 27/10/2022

Crônicas para refletirmos
As crônicas do livro são separadas em três partes: 1). Coisas que dão alegria; 2). Coisas do amor; e 3). Coisas da alma. O autor escreve de forma leve e às vezes humorada, com explicações do nosso cotidiano e às vezes nostálgicos, fazendo nos lembrar do passado. Uma leitura reflexiva e boa de ler.

Alex07 15/09/2022

Após um livro muito intenso , ler Rubem Alves me acalmou o cérebro, ele escreve de um jeito que me faz parecer eu mesmo as vezes quando escrevo para sair do meu mundo conturbado kkk....
Esse livro mostra as fases em que somos felizes em várias situações, ele não joga logo de cara sabe deixa nas entrelinhas , gosto muito disso .
" Bom seria olhar para os campos e os meus pensamentos serem só os campos."

Katia Rodrigues 11/09/2022

Sobre o amor...
"Tudo começa nesse lugarzinho dolorido, chamado ?eu?. Faz muitos anos que me pergunto: ?O que é o ?eu??? Quando eu tinha 6 anos de idade, eu tinha ideias de criança na cabeça e falava ?eu?. Cresci, mudei minhas ideias, fiquei diferente. Mas continuei a falar ?eu?. Um outro ?eu?? Não.

O mesmo ?eu?. Cresci mais, estudei na universidade, li muitos livros, pensei ideias que nunca pensara. Meu mundo ficou outro. Mas continuei a falar ?eu?, o mesmo ?eu? que eu falava quando menino. Agora, velho, continuo a falar ?eu?, e, embora quase nada tenha restado do que eu pensei no passado, continuo a ser o mesmo ?eu?. Conclui que o ?eu? é um bolso que o corpo carrega. Bolso é um espaço vazio. Quando menino eu punha piões, bolas de gude, estilingues e balas no meu bolso. À medida que fui crescendo fui tirando uns objetos do meu bolso e colocando outros. Mudaram os objetos. O bolso continua o mesmo?

Houve uma coisa dentro do meu bolso que não mudou. Não é uma ideia. É uma aflição, uma pergunta. Eu era ainda menino quando a aflição apareceu. Percebi que a vida está cheia de perdas. Morreu o cachorro, morreu o passarinho, cortaram a mangueira onde estava o balanço, morreu a mãe do meu amigo (ele ficou sozinho?), a mãe da gente vai morrer, os cabelos dela estão ficando brancos? E a gente percebe que, no fim, o bolso vai se rasgar e tudo que estava guardado dentro dele vai se perder. Esse rasgo no bolso é a morte. No final, nós mesmos iremos morrer? Esses não são pensamentos de gente velha. Não precisam ser ensinados. Já nascem conosco. Minha filha tinha 2 anos quando me acordou, às 6 horas da manhã, para me perguntar: ?Papai, quando você morrer, você vai sentir saudades?? Tudo o que a gente ama vai escorrer pelo buraco do bolso. Aí bate a tristeza. Todos nós somos, metafisicamente, tristes. Esse é o nosso pecado original.

Acontece que nesse bolso mora uma outra coisa, uma chama que queima sem parar. Como ?um círio numa catedral em ruínas?, disse o Vinícius. O nome dessa chama é ?amor?. E o amor não aceita a perda das coisas amadas. Tudo que é amado, o coração quer que seja eterno. E a gente quer, então, acreditar que de alguma forma as coisas amadas não estão perdidas. Estão só guardadas. Até Nietzsche, que disse que o velho Deus tinha morrido, alimentava a louca ideia de que a vida é uma ciranda, e que tudo o que se perdeu haverá de voltar. Como na sonata de Beethoven, ?O Adeus?, 1a parte: O Adeus. 2a parte: A ausência. 3a parte: O Retorno? ?Com Deus existindo tudo dá esperança?? Deus é a esperança que o amor inventa para não perder a alegria? Ideia louca? Pode ser. Só sei que cuido bem da minha chama para que a catedral arruinada não fique na escuridão."
Cleber 11/09/2022minha estante
????

Julia Mendes 12/09/2022minha estante
Eu acho, sempre achei, desde criança, que o contrário do medo é o amor. ?

Katia Rodrigues 12/09/2022minha estante
??

Thati 30/03/2022

Sobre coisas cotidianas
Aborda assuntos toa da vida comum, ordinária. Separa Olívio em três blocos: coisas que dão alegria, coisas do amor e coisas da alma.
A primeira parte pra mim foi mais ?arrastada?, a segunda foi de longo a melhor, pois aborda relações humanas, o conto ? mães e filhas (os)? é incrível. A última parte aborda mais a relação conosco e nossas crenças.

Kyra 30/12/2021

A grande arte de ser feliz
A grande arte de ser feliz. Rubem Alves. Planeta. 2014. 160p.

Rubem Alves e suas crônicas que não só acalentam nosso coração como também nos chamam a reflexão sobre as coisas que dão alegria, sobre coisas do amor e sobre coisas da alma.

Super recomendo a leitura ??

Gustavo 24/06/2021

Como poesia passa, como teologia... sérios problemas!
No final do livro ele comenta das criticas que estavam sendo feitas a sua teologia e termina com algo como "não se preocupem, todos vamos pro céu" (parafraseando).
Ou seja, preocupante. Preocupante porque é vendido como poesia, e não teologia. Meu caso mesmo, foi me indicado por uma amiga como um livro pra relaxar, tipo um "a morte e a morte de quincas berro dagua" mas ele coloca muito do que ele pensa sobre Deus.

Dei uma pesquisada do wikipedia sobre o histórico dele como pastor e teólogo, e existem alguma polemicas envolvidas. Portanto, cuidado com afirmações como "o inferno não existe" ou "Eu não respeito um Deus assim", etc.

Eu não recomendo esse livro pra ninguém porque como disse Salomão "Apanhai-me as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor", ou seja, a pessoa quer ler poesia e cai com a cabeça cheia de besteiras sobre Deus.

Beatriz 25/11/2020

Encantador
Retrata todas as coisas da vida que são simples e que muitas vezes passam despercebidos por nós. Leve de ler e encantador, muitas vezes me senti como uma amiga do autor. Me tocou profundamente. Recomendo!

Perassoli 06/09/2020

A Grande Arte de Ser Feliz
? Você gastou dinheiro comprando óculos para ver melhor. Gaste dinheiro agora dando aos seus olhos o que ver. Caso contrário, você será o tolo que compra panelas e não compra comida. ?

Que leitura deliciosa, do tipo que dá prazer de ler. Leitura rápida que permite refletir sobre tudo e ao mesmo tempo esquecer de tudo que se sabe para saber. Já é interessante saber que o autor tinha carinho pelos leitores e seus fãs ao ponto de lhes responder, até mesmo aos que não se identificavam. A reunião de várias respostas resulta neste livro maravilhoso.

Sobre as coisas que dão alegria e as coisas do amor: é um deleite refletir sobre cada tema apresentado nas crônicas. Adorei a nova visão que ele trouxe da Parábola do Filho Pródigo. Tudo o que ele diz vem de dentro dele, de acordo com suas experiências e reflexões pessoais.

A terceira parte do livro (Coisas da alma) é mais pesado que os temas anteriores, devido à profundidade dos assuntos abordados. Sempre que se fala sobre religião, Deus, inferno, fé, Bíblia, pode gerar grandes debates que, a meu ver, nem sempre é agradável. Por isso, vou me abster de comentar sobre esses temas, visto que discordei em grande parte do ponto de vista dele. Mas, como o próprio Rubem Alves disse, tudo isso é interpretação, e é inegável que "De Deus, a única coisa absolutamente certa que conhecemos é o amor".

De qualquer modo, vale a pena ler cada crônica e debater consigo mesmo sobre tudo. Concordar ou discordar, tudo faz parte daquilo que somos. Temos apenas que buscar ser melhores a cada instante e ver a beleza das coisas sem a tinta dos ancestrais, mas nua como verdadeiramente é.

Somos pintores das nossas vidas!

Danilo 18/07/2020

Perfeito!!
Que livro maravilhoso! Lindo! Amei demais. Um livro para se reler, reler e reler! Sensacional! É um livro destaque mesmo, daqueles que muda a gente, faz a gente pensar. É incrível! Amei demais! Nem sei o que dizer. Recomendo sim, leiam também!

LeandroCastro88 07/06/2020

Apaixonado por Rubem Alves?
Primeira obra que leio do autor. E na boa... Gostei demais. E já posso me dizer fã. Que escrita fantástica. Que profundidade, com simplicidade! Quero mais Rubem Alves!